LIXO ZERO

Lixo Zero fiscaliza areias das praias na Zona Sul

  • Agentes percorrem Ipanema, Leblon e Lagoa
  • Mais de 1,3 mil pessoas foram autuadas em todo Rio
CIBELLE BRITO (


Homem joga lata de cerveja na lixeira, no Posto 9 Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Homem joga lata de cerveja na lixeira, no Posto 9 Márcia Foletto / Agência O Globo
RIO — A Comlurb continua neste fim de semana a fiscalização do Programa Lixo Zero nas praias da Zona Sul, e na área de lazer da Lagoa. Segundo informações da companhia, 30 profissionais percorrerão as areais. Neste domingo, os agentes municipais começaram a atuar nas praias de Ipanema e do Leblon e continuaram a fiscalização no Leme e em Copacabana.
A fiscalização está sendo feitas por duplas formadas por agentes da Comlurb e guardas municipais. Na manhã deste domingo, banhistas do Leblon ainda tinham dúvidas quanto a aplicação da lei e foram orientados pelos profissionais.
— A proposta da lei é muito boa, mas é preciso esclarecer em que circunstância a multa será aplicada porque as latas de lixo nem sempre estão perto e muitas vezes a gente junta o lixo perto da barraca para recolher na hora de ir embora. Será que corremos o risco de ser multados? — indagou o economista José Francisco Coutinho, que foi orientado pelo agente da Comlurb a armazenar o lixo acumulado em saco plástico.
Além da fiscalização, houve divulgação do Lixo Zero na areia do Posto 9, em Ipanema, entre as ruas Farme de Amoedo e Vinicius de Moraes, com cartazes informativos e distribuição de sacolas plásticas. Já os donos de barracas garantem que estão contribuindo com a conscientização:
— Estamos falando com nossos clientes e distribuindo saquinhos juntos com as cadeiras. Já dá para sentir que a areia está bem mais limpa e os banhistas estão mais conscientizados — disse Reginaldo Silva, da barraca do Bigode, no Leblon.
De acordo com Vinicius Roriz, presidente da Comlurb, desde o dia 20 de agosto 1.366 pessoas foram autuadas em todas as regiões onde o programa foi implantado. A companhia não divulgou dados específicos das multas aplicadas na areia.
— Começamos a operação nas areias no último fim de semana e temos um balanço positivo em relação à limpeza da praia — afirma Roriz, lembrando que o Lixo Zero começará na próxima terça-feira nos bairros da Glória, Catete, Flamengo, Botafogo, Laranjeiras e Cosme Velho:
— Vamos aumentar a abrangência pelos bairros do Rio, mas continuaremos atuando com efetivo de profissionais no Centro, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea.
O Programa Lixo Zero prevê multas de R$ 98 até R$ 3.000 para quem fizer descarte irregular de lixo nas áreas públicas. Em Copacabana, os fiscais atuam desde o início do mês, e desde a última terça nas ruas do Leblon, Ipanema, Lagoa, Jardim Botânico e Gávea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário