METRÔ

/08/2013 16h31 - Atualizado em 15/08/2013 16h31

Tatuzão de obras da linha 4 do Metrô Rio começa a ser transportado

Equipamento é o maior já utilizado em obras metroviárias no Brasil.
A primeira viagem de transporte foi na madrugada desta quinta-feira (15).




Este é o maior tatuzão da América Latina, e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil (Foto: Divulgação\ Linha 4 do Metrô )Tatuzão é o maior da América Latina, e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil (Foto: Divulgação\ Linha 4 do Metrô )
O equipamento conhecido como Tatuzão, que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô Rio terminou de ser pré-montado na Leopoldina, na Região Central da cidade, e começou a ser levado na madrugada desta quinta-feira (15) para o túnel no subsolo, ao lado da Estação General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, onde está sendo montado para iniciar a escavação.
O transporte do equipamento será feito em 92 viagens, em rotas especiais e durante a madrugada, para minimizar o impacto no trânsito. As peças saem da Leopoldina já na ordem de montagem.
Segundo a assessoria da empresa responsável pelas obras, este é o maior Tatuzão da América Latina e o maior equipamento já utilizado em obras metroviárias no Brasil. Com 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de diâmetro, a máquina escava de 15 a 18 metros de túnel por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente no Rio de Janeiro.
A Linha 4 do Metrô ligará a Barra da Tijuca à Ipanema e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia. A previsão é que cerca de 2 mil veículos não circulem mais nas ruas por hora/pico.
Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.
O passageiro poderá seguir sem baldeação do Jardim Oceânico, na Barra, à Estação Uruguai, na Tijuca. O trajeto Barra-Ipanema será feito em 15 minutos e o Barra-Tijuca em 50 minutos (veja vídeo das obras no Youtube.)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário