1º MUNDO !!!!!!




Metrô 24 horas sim, mas com muito sufoco

  • Superlotação, escadas rolantes e elevadores parados foram as principais queixas de usuários durante carnaval

SORAYA BATISTA(EMAIL)

Corpo a corpo. Na corrida atrás dos blocos de carnaval, usuários encaravam uma batalha diária por espaço no metrô Foto: Freelancer / Fernanda Dias
Corpo a corpo. Na corrida atrás dos blocos de carnaval, usuários encaravam uma batalha diária por espaço no metrô Freelancer / Fernanda Dias
RIO - O último dia de carnaval foi de grande movimento nas estações do metrô que receberam foliões que aproveitaram o fim do feriado para ir a blocos e à praia. Nos dias de festa, a concessionária MetrôRio foi alvo de uma enxurrada de reclamações. Por causa do excesso de passageiros, algumas estações, mais procuradas, ganharam longas filas, o que irritou os usuários.
Ontem, na estação do Largo do Machado, passageiros reclamavam da superlotação, uma das críticas mais frequentes durante todo o carnaval.
— O vagão está muito cheio, mas, quando tem um “espacinho”, a gente não fica tão sufocada. Essa semana já peguei o metrô muito pior. A gente não podia nem se mexer — afirmou a dona de casa, Maria Cláudia Alves.
Outros problemas eram observados na estação de Ipanema, onde, além de foliões, havia muito movimento de pessoas indo à praia. Lá, o elevador que dá acesso à área dos guichês estava inoperante. Seguranças precisaram carregar um cadeirante pela escada rolante. Pai do rapaz, Paulo Afonso Ribeiro afirmou que a situação é rotineira.
— Sempre que viajo de metrô com meu filho, um dos elevadores está com defeito. A nossa sorte é que os seguranças são muito solícitos — afirmou Paulo Afonso.
As redes sociais foram tomadas por críticas à operação da MetrôRio, durante o carnaval. Além da superlotação, havia reclamações sobre escadas rolantes com defeito, saídas fechadas em estações e ar condicionado desligado em vagos.
Escadas rolantes desligadas
Em nota, a MetrôRio informou que, durante a operação especial de Carnaval, trabalhou com todos funcionários da sua área operacional para garantir o transporte dos clientes com segurança e rapidez. A concessionária explicou que algumas escadas rolantes, em estações com fluxo muito grande de pessoas, foram desligadas por motivo de segurança para reduzir o risco de acidentes.
Sobre os elevadores em Ipanema/General Osório, a concessionária informou que somente um estava parado e seria reparado pela equipe de manutenção ainda ontem. A MetrôRio disse ainda que, no período de carnaval, contou com uma equipe de manutenção trabalhando 24 horas para resolver problemas técnicos da frota, como falhas no sistema de ar refrigerado. A concessionária negou que tenha havido fechamento de alguma estação. Mas, sim, um procedimento padrão para controlar o fluxo de passageiros nos acessos do lado de fora das estações de modo que as plataformas não operassem acima da capacidade. A estratégia foi usada em todas as estações por onde passaram blocos com grande concentração de foliões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário