MENTIRAS


Canteiros centrais de Ipanema ainda não receberam proteção

  • Riotur garante que jardins serão cercados antes de desfile deste sábado

ELENILCE BOTTARI(EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
RAFAELLA JAVOSKI (


Desprotegido. Um dos canteiros da Avenida Vieira Souto que acabaram de ser recuperados
Foto: Domingos Peixoto / O Globo
Desprotegido. Um dos canteiros da Avenida Vieira Souto que acabaram de ser recuperados Domingos Peixoto / O Globo
RIO — Para eles, o rufar dos tambores parece mais anunciar a chegada do batalhão de fuzilamento do que a simples passagem de um bloco. São os canteiros da orla de Ipanema, que, durante todo o ano, recebem cuidados especiais de moradores e servidores municipais. Nas três semanas de festas carnavalescas, no entanto, são pisoteados e, em muitos casos, transformados em lixeira e banheiro por milhares de foliões.
Para tentar evitar danos, a prefeitura cercou os jardins junto aos prédios da Avenida Vieira Souto. Já os 20 canteiros centrais — que acabaram de ser recuperados pelo município, em parceria com a iniciativa privada — não receberam qualquer proteção até agora. A Riotur garante que eles também serão cercados, até a hora do desfile da Banda de Ipanema, que começa às 17h30m deste sábado. Até o fim da tarde de sexta-feira, no entanto, nada havia sido feito. No caso do Leblon, a promessa é que os canteiros das ruas internas sejam protegidos até o próximo dia 1º.
A recuperação dos canteiros de Ipanema foi feita pela prefeitura em conjunto com a concessionária Serttel/Samba e parceria do Itaú Unibanco. Além de projetos paisagísticos terem sido desenvolvidos, os canteiros receberam palmeiras, gerânios vermelhos, gazânias prateadas, grama e dianelas.
Para o presidente da Associação Comercial de Ipanema e Leblon, Jaime Monjardim, com ou sem as cercas, o destino dos canteiros já está selado:
— No ano passado, após a passagem dos blocos, 80% dos canteiros de vegetação de restinga (na praia) ficaram destruídos. Foi feito um grande esforço para recuperar essa vegetação. E agora a prefeitura exorbita ao permitir o desfile de 40 blocos (na verdade são 15, segundo a lista da Riotur) no bairro. Mesmo com as cercas, que são de plástico, não há como conter essa multidão.
Desfiles vão mudar trânsito
Um total de 820 guardas, entre agentes de controle urbano e de trânsito, vai atuar nos 36 desfiles que acontecem neste fim de semana na cidade. Hoje à tarde, saem em Laranjeiras o Imprensa Que Eu Gamo e o GB Bloco, das 15h às 19h. Nesse período, haverá diversas alterações no tráfego.
Em Ipanema, onde a Banda de Ipanema inicia sua concentração às 16h na Gomes Carneiro, também haverá mudanças. O bloco começa a desfilar às 17h30m pela orla, passando pelas ruas Joana Angélica, Visconde de Pirajá e terminando na Praça General Osório. Desde o primeiro minuto de hoje, está proibido o estacionamento na Gomes Carneiro (entre a Prudente de Morais e a Vieira Souto), na Vieira Souto (ambas as pistas), na Joana Angélica, na Visconde de Pirajá e na General Osório.
Amanhã, o Me Esquece se concentra às 8h e desfila das 10h às 14h na Rua Jardim Botânico, da Pacheco Leão até a Praça Santos Dumont. A Jardim Botânico será interditada nesse trecho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário