EMAIL RECEBIDO


IPANEMA E SUSTENTABILIDADE


Como é do conhecimento de todos o modelo de gestão adotado globalmente, vem exterminando a vida na Terra de maneira tão progressiva que não nos deve faltar mais do que oitenta anos de sobrevivência.

Diversos cientistas têm-nos alertado porém, o ser humano, parece-nos , incrédulos e não querem ver os sinais a sua volta, como por exemplo o lixo despejado nas ruas pelas populações em sua mobilidade urbana.

Durante minha participação no Projeto de Segurança de Ipanema alertei para o impacto que o bairro sofreria com a abertura do metrô, estação General Osório e, ainda agora, as estações N. S. da Paz e Jardim de Alah.

O impacto mencionado acima diz respeito a grande explosão demográfica sofrida pelo bairro, haja vista seu reduzido tamanho e fenômenos de massa. Com esta demanda populacional, virá naturalmente a competição inconsciente por espaço que incluirá  a agressividade e destruição do outro  como forma de autoproteção (Skinner,B.F.).

Assim, para que possamos suportar os dias que nos restam com alguma harmonia e segurança, propôe-se algumas ações a título de sugestão:

1-     autopercepção de que fazemos parte de universo onde tudo está interligado principalmente nossas células e fisiologia corpórea. Fazemos parte do todo cósmico;
2-     cortar o exagero de compras, evitar o hiperconsumo,  como por exemplo adquirir produtos que possuam refil;
3-     evitar sair de automóvel nos horários de pique;
4-     evitar sacolas em excesso, leve uma ecobag;
5-     não deixar os cães sujarem as calçadas, praias, reservas e outros locais públicos;
6-     despejar o lixo nos locais apropriados; caçambas, recipientes da COMLURB. Esta empresa pública de excelência em gestão, está apta ao recolhimento de detritos de maior volume; não coloque-os nem despeje-os nas portas das residências de seus semelhantes nem contrate carregadores que o façam.

JGuia,
Rio de Janeiro, 29/1/2013

Referências bibliográficas
Ø      Manual de Etiqueta, Movimento Planeta Sustentável, Ed. Abril, 2012.
Ø      Diamond, Jared, Como as Sociedades Escolhem o Fracasso e o Sucesso,
            Ed. Record, Rio de janeiro, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário