Rio -  O ensaio da tradicional Banda de Ipanema movimentou ontem a Praça General Osório, em Ipanema. E como este ano o bloco faz homenagem ao Jongo da Serrinha, os foliões foram brindados com a apresentação de dois símbolos culturais do Rio: as marchinhas e o samba dividiram espaço com os tambores do jongo.
Os músicos de Banda (foto) treinaram com os do Jongo da Serrinha | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Os músicos de Banda (foto) treinaram com os do Jongo da Serrinha | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Para Cláudio Pinheiro, presidente da Banda, o entrosamento entre os grupos foi imediato: “As batidas de um e de outro são diferentes e, por isso, a gente vem treinando junto para fazer um desfile bonito. Mas a empatia e o entrosamento foram imediatos. Afinal, alegria e boa música são linguagens universais”, disse, lembrando ainda que os dois, a Banda de Ipanema e o Jongo da Serrinha, são patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro.

Luiza Marmello, uma das coordenadoras do Jongo da Serrinha, estava feliz com a homenagem: “O jongo é considerado o pai do samba. Apesar das diferenças, há também muita afinidade. Somos, os dois, retrato da história e da cultura.”

Quem foi ao ensaio da Banda de Ipanema aprovou a mistura. “Venho aos ensaios há cinco anos. E agora, com essa mistura dos tambores do jongo, estou achando melhor ainda”, disse o estudante Leonardo Pimenta, de 24 anos.