ANCELMO GOIS


nviado por Ancelmo Gois - 
14.12.2012
 | 
12h59m
AS FOTOS DE HOJE

Uma câmera na mão

O coleguinha e escritor Edney Silvestre, ganhador do Prêmio Jabuti, tem andado pelas ruas do Rio, atento, com sua câmera na mão. Veja seus últimos flagrantes. A foto de cima mostra o carro de uma madame impaciente que não consegue esperar sua vez e atropela a calçada para furar a fila, na esquina das ruas Garcia D’Ávila e Barão da Torre. Coisa feia. A segunda imagem é de uma bandalha cometida por bacanas que trabalham no Leblon: a turma estaciona seus carros em local proibido na Rua General Urquiza, repare. Com certeza, diz nosso Edney, eles acham que “têm mais direitos do que os cidadãos comuns”. É pena

LEBLON E IPANEMA


Reserva de vagas para carga de gelo gera estranhamento no Leblon

  • Procedimento, porém, é oficial, e foi implementado após a proibição de carga e descarga na orla
O GLOBO, COM A LEITORA MARJORIE ARIAS (EMAIL·




Placa em rua do Leblon reserva vagas para descarga exclusiva de gelo
Foto: Foto da leitora Marjorie Arias / Eu-Repórter
Placa em rua do Leblon reserva vagas para descarga exclusiva de gelo Foto da leitora Marjorie Arias / Eu-Repórter
RIO - Numa cidade onde são comuns as queixas sobre falta de vagas para carros de passeio e carga e descarga de mercadorias em local inapropriado, chama a atenção uma placa reservando vagas para caminhões que transportem apenas um tipo de produto: gelo. O flagrante foi feito pela leitora Marjorie Arias, na altura do número 20 da Avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon.
“A pergunta que não quer calar: quem é o interessado em carga e descarga de gelo que conseguiu esta autorização na quadríssima da praia? Não há um só bar ou restaurante ali. Alô prefeito, explica isso para a gente!”, escreveu a leitora ao Eu-Repórter.
Apesar da indignação de Marjorie, não há qualquer irregularidade na sinalização. A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) explica que, desde o dia 17 de novembro, quando tiveram início as alterações no trânsito do Leblon em virtude das obras da Linha 4 do metrô, está proibida a carga e descarga nas avenidas Delfim Moreira, no mesmo bairro, e Vieira Souto, em Ipanema. Para que os bares da orla não fossem muito prejudicados em seu estoque de gelo — item altamente perecível —, a prefeitura reservou oito pontos do sistema Rio Rotativo em vias próximas à praia para o carregamento exclusivo do produto.
Além das duas vagas na Rua Afrânio de Melo Franco, foram subtraídos dois pontos de estacionamento na Avenida Bartolomeu Mitre, também no Leblon; dois na Rua Henrique Dumont e mais dois na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema. A SMTR não soube informar se as vagas exclusivas para o carregamento de gelo serão mantidas após o término das obras do metrô.
Motoristas de veículos de passeio ou mesmo de caminhões transportando outros tipos de produto que pararem nas vagas “geladas” poderão entrar numa fria: o ato é considerado infração leve, com multa de R$ 54 e possibilidade de reboque.
 

SÁBADO


15/12/2012 - 12:58

Banda de Ipanema lança camiseta do carnaval 2013 neste sábado

RIO - Um dos mais tradicionais blocos de carnaval da cidade, a Banda de Ipanema lança a sua camiseta para o Carnaval 2013 neste sábado, às 16 horas, na Praça General Osório, em Ipanema. Um dos homenageados da estampa é o arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu aos 104 anos no último dia 5. A camiseta mostra dois desenhos do arquiteto: uma bandinha e a mão com uma flor, que é estampada desde 2010, quando o arquiteto se tornou o patrono da agremiação.
Outro grande homenageado é o Jongo da Serrinha, representado na camisa por atabaques e folhas de bananeiras. A ideia surgiu da lenda que diz que os antigos jongueiros, à meia-noite, ao som dos tambores, faziam nascer bananeiras que davam frutos como por encantamento.
A Banda de Ipanema em seus desfiles de 2013 festeja também os centenários de nascimento de Vinícius de Moraes, Jamelão, Paulo Tapajós, Wilson Batista, Ciro Monteiro e Rubem Braga.
Para o lançamento da camiseta, o bloco vai reunir pelo menos 20 músicos. Se chover, os músicos tocarão embaixo do toldo do Fazendola, bar colado na grade da praça, na Rua Jangadeiros.





CARNAVAL CHEGANDO


Simpatia é Quase Amor lança camiseta do carnaval 2013

  • Bloco que é o xodó de Ipanema vai se reunir no Jardim Botânico
O GLOBO (EMAIL·




Atriz Heloísa Perissé veste a camisa do bloco Simpatia é Quase Amor
Foto: Publius Vergilius / Divulgação
Atriz Heloísa Perissé veste a camisa do bloco Simpatia é Quase Amor Publius Vergilius / Divulgação
RIO - O carnaval do Simpatia é Quase Amor começa neste sábado. Antes que os ensaios comecem e o desfile aconteça, o bloco vai lançar a camiseta de 2013 durante um evento neste sábado. Assinada pelos irmãos Amador e Lula Perez, o esquenta acontecerá no Bar Belmonte do Jardim Botânico, a partir das 18h, com roda de samba animando os foliões.
Em 2012, o Simpatia levou mais de 100 mil foliões às ruas de Ipanema, saindo da Praça General Osório e indo em direção à praia. Sob o comando de Mestre Penha, 60 percursionistas, 30 tamborins e dez cuícas tocaram marchinhas e algumas músicas da MPB. Desde o carnaval de 1985, quando o bloco nasceu, é apelidado de “Simpa”. Nas cores amarelo e lilás, antes de colocar o bloco na rua, os foliões escolhem o samba que será cantado durante o desfile.
Um dos foliões mais apaixonados pelo Simpa foi Cláudio Besserman Viana, o Bussunda, que morreu em 2006. O humorista, que foi consagrado e nomeado como Rei Momo do bloco, se orgulhava do posto. O espírito carioca, bem humorado e a simpatia de sua figura fizeram com que o Simpatia adotasse o ator como padrinho do bloco. Seu primeiro desfile como Momo foi em 1989, quando os integrantes do bloco mandaram fazer uma fantasia especial para o folião.
O Simpatia é Quase Amor sempre desfila duas vezes. No sábado anterior ao carnaval, e no domingo de carnaval agita quem vai atrás do trio elétrico. Comandada por Mestre Penha, a bateria conta com 60 ritmistas que tocam marchinhas de todas as épocas.



IPANEMA CHIK


Anna Ramalho


Uma noite feliz em Ipanema

Jornal do Brasil
A "Olhar o Brasil" de Chicô Gouvêa e Paulo Reis, na Rua Garcia d´Ávila, em Ipanema, é das mais bonitas lojas do Rio. Seus objetos são únicos - da estante ao jarrão de vidro; das mais variadas mesas ao balde de gelo; passando por lustres, luminárias, almofadas - e nascem todos do privilegiado olhar do Chicô e do traço firme em sua prancheta de arquiteto.
Ontem, quando a dupla recebeu para coquetel de Natal, era só o que se comentava no encontro de pessoas das mais variadas vertentes, que lá bateram ponto, apesar do temporal assustador que caiu sobre a cidade.

AREIA POLUÍDA


Número de praias com areias impróprias sobe de 8 para 10

  • Pepê, na Barra, e Arpoador têm trechos não recomendados
  • Poluição está ligada a animais
LUDMILLA DE LIMA(


Sujeira. Trecho da Praia do Pepê, na Barra: análise mostrou que areia não está recomendada
Foto: Marcelo Piu / O Globo
Sujeira. Trecho da Praia do Pepê, na Barra: análise mostrou que areia não está recomendada Marcelo Piu / O Globo
RIO — A pouco mais de uma semana da chegada do verão, o Rio tem dez praias com areias não recomendadas. A lista, que faz parte do último boletim quinzenal do Programa Areia Carioca, da Secretaria municipal de Meio Ambiente, inclui points como o Arpoador e o Pepê, na Barra. Também receberam sinal vermelho as praias de Ipanema (no trecho da Rua Maria Quitéria), Leblon (na altura da Avenida Bartolomeu Mitre) e Urca. Próximo ao Pepê, o Quebra-Mar não passou no teste. A análise compreende o período de 24 de novembro ao dia 8 deste mês. No boletim anterior, de 9 a 23 de novembro, constavam oito praias no grupo das não recomendadas, sendo que o Pepê teve a areia classificada como boa, e o Leblon, no trecho da Bartolomeu Mitre, como regular. A coleta do Areia Carioca é feita pela prefeitura a cada 15 dias e avalia os níveis de coliformes totais, que são associados ao lixo, e de Escherichia coli, bactéria que indica a presença de fezes de animais. As praias reprovadas apresentam, a cada 100 gramas de areia, mais de 30 mil coliformes fecais e mais de 3.800 unidades de Escherichia coli.
Poluição está ligada a animais
Sobre os resultados, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, diz que a culpa é de quem leva animais às praias:
— O grande vilão das areias é o cidadão carioca que não respeita a lei e leva o cachorro para a praia. Na Zona Sul não tem cachorro abandonado.
Ele afirma que o diagnóstico identificou as fezes de animais como causadoras da poluição. Muniz nega a influência da poluição do mar sobre os resultados e cita o caso da Praia de Ramos, imprópria para banho, mas com qualidade de areia ótima — classificação atingida por apenas quatro praias da Zona Sul, de um total de 16. Ao todo, 36 trechos da orla da cidade são monitorados pelo programa.
O presidente da Associação de Surf da Barra da Tijuca, Milton Waksman, discorda do secretário em relação ao Pepê. Para ele, a areia desse trecho da praia recebe os detritos do canal do Quebra-Mar:
— Não sou a favor de animal na praia, mas tenho muita convicção de que a poluição da areia é devido à sujeira do mar. E a areia do Pepê fica muito perto do Quebra-Mar.
As praias da Moreninha, em Paquetá, e da Bica, Engenhoca e Guanabara, as três na Ilha do Governador, completam a relação de areias não recomendadas.
Por outro lado, na Zona Sul, estão em situação classificada como ótima as praias Vermelha, na Urca; de Copacabana, na altura da Rua República do Peru; de Ipanema, no trecho da Rua Paul Redfern, e do Flamengo. Na Zona Oeste, apresentam a mesma condição o Recreio (altura da Reserva), Pontal, Macumba, Prainha, Grumari e Brisa (em Sepetiba). Faz parte ainda da lista a Praia de Ramos.
Foram classificadas como boas as areias de Copacabana nos trechos das ruas Barão de Ipanema e Souza Lima; da Praia do Diabo; da Praia da Barra (na altura do Condomínio Barramares) e do Recôncavo (em Sepetiba).
Apresentaram condição regular as areias do Piscinão de Ramos e das praias de Botafogo, Leme, Leblon (altura da Visconde de Albuquerque), São Conrado (trechos do Hotel Nacional e da Asa Delta), Barra ( Avenida Ayrton Senna), Barra de Guaratiba, e Imbuca e José Bonifácio (ambas em Paquetá).
Para evitar riscos de doenças e contaminação, a Secretaria de Meio Ambiente recomenda aos banhistas que evitem contato direto com a areia e atenção com alimentos entregues às crianças.

PRAIA


Novos guarda-sóis darão toque minimalista às praias no verão

  • Barracas começarão a ser abertas no Arpoador e em Ipanema neste sábado
LUDMILLA DE LIMA(

Novas barracas que chegarão às praias neste verão
Foto: Mônica Imbuzeiro / O Globo
Novas barracas que chegarão às praias neste verão Mônica Imbuzeiro / O Globo
RIO - O verão nas areias cariocas começará este ano mais minimalista, em variados tons pastéis. E desta vez a tendência não vem com as cores dos biquínis, mas sim com os novos guarda-sóis, que começam a ser abertos no Arpoador e em Ipanema neste sábado, em substituição ao vermelho berrante das antigas barracas. As oito padronagens criadas têm a intenção de valorizar as belezas naturais das praias do Rio, com um colorido que remete à areia e ao mar, como já adiantara a coluna Gente Boa, do GLOBO. A mudança foi um pedido da prefeitura e dos barraqueiros à empresa OSC Marketing, que desenvolveu o projeto para as associações de empreendedores das praias. Já a cervejaria Itaipava é quem financia a confecção do material e fará sua distribuição gratuita nesta quinta e sexta para os vendedores das duas praias da Zona Sul.
Nesta primeira etapa, serão entregues 8 mil guarda-sóis. De acordo com a cervejaria, os barraqueiros precisarão trocar as antigas com a cor da marca pelas novas barracas, que receberam a inscrição da Itaipava — acompanhada de um textinho sobre a parceria com os comerciantes — na parte interna. Do lado de fora, lê-se “Rio, Praia Linda”, nome do convênio entre a prefeitura e as associações. A troca ocorrerá no Clube Monte Líbano, na Lagoa, e incluirá também mesas e cadeiras.
Até o fim de janeiro, 40 mil guarda-sóis com as oito diferentes estampas tomarão a orla do Pontal ao Flamengo, decretando o fim das praias vermelhas. O projeto custará ao Grupo Petrópolis, da cerveja Itaipava, R$ 1,2 milhão.
— Essa troca foi uma demanda da sociedade e dos barraqueiros, porque a praia ficava toda vermelha. Era massacrante — diz Paulo Juarez Vargas da Silva, presidente da Pró-Rio, que reúne barraqueiros da Zona Sul. — Recebíamos muitas reclamações dos moradores e também dos frequentadores, que se perdiam entre tantas barracas vermelhas. Esse projeto agradou a todos.
A nova linha segue o conceito de que os guarda-sóis devem se misturar à praia, sem camuflar a paisagem. Por isso, foram adotadas cores e formas encontradas no litoral carioca.
— O projeto tinha três premissas. Um era acabar com a monocromia e dar uma solução visual à paisagem que fosse mais plural. Outra era evitar que o guarda-sol aparecesse mais que os outros elementos da praia, contando com cores suaves que se misturassem ao contexto do cenário. A terceira era que fosse economicamente viável — diz Guilherme Borges, sócio da OSC Marketing.
Cada guarda-sol costuma ser alugado aos banhistas por um valor que varia entre R$ 4 e R$ 6. Em Ipanema e no Arpoador, conta o presidente da Pró-Rio, há cerca de 160 barraqueiros.
A partir da entrega dos kits, eles só poderão utilizar os novos guarda-sóis, como informa a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop). A princípio, a regra valerá para Arpoador e Ipanema. Se algum vendedor for flagrado pela fiscalização com outros equipamentos será multado em R$ 253 por trabalhar em desacordo com o decreto que estabelece a padronização das barracas. Do Pontal ao Flamengo, há 1.123 barraqueiros cadastrados pelo município, afirma a Seop.




PRAIA


Praias do Rio terão aulas de surfe, filmes e shows de graça no verão

Documentário lendário The Endless Summer será refilmado em paralelo às atrações, durante toda a estação

Publicado:
A

Aula de surfe é uma das atividades do projeto Endless Summer, que acontecerá em praias do Rio, de Niterói e de Búzios, na Região dos Lagos
Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo
Aula de surfe é uma das atividades do projeto Endless Summer, que acontecerá em praias do Rio, de Niterói e de Búzios, na Região dos LagosIVO GONZALEZ / AGÊNCIA O GLOBO
RIO - Aulas de surfe e stand up paddle, além de shows e exibição de filmes, tudo de graça, em um “verão sem fim”. É o projeto Endless Summer - com atrações em praias do Rio, de Niterói e de Búzios, na Região dos Lagos - que vai coincidir com a refilmagem, no Rio, do documentário “The Endless Summer“, o clássico do surfe que completa 50 anos em 2013. A produção será estrelada por Donavon Frankenreiter, surfista e músico que abre a temporada de shows no Arpoador, Zona Sul do Rio, nesta terça-feira. O evento terá início às 17h, mas o show está marcado para as 18h. O projeto é da cervejaria Skol, que trouxe ao Brasil e levará para várias partes do mundo Wes Brown, neto de Bruce Brown, diretor do primeiro filme.
Clarissa Pantoja, gerente da Plataforma Jovem da cervejaria, explica que, durante toda a estação, os shows e as aulas acontecerão em trinta praias espalhadas pelo Brasil. Enquanto isso, o documentário será gravado, e o making off da filmagem colocado em uma plataforma da internet em formato de reality show, para que o público acompanhe o processo de feitura do filme.
— O verão é um estado de espírito. A Skol nasceu no Rio, tem vínculo com praia. Então, trabalhamos no projeto e demos de frente com The Endless Summer, em que os surfistas vão em busca da onda perfeita em várias partes do mundo, durante o verão que nunca tem fim.
Donavon foi escolhido para protagonizar o documentário porque, segundo Clarissa, representa o “verão sem fim”: ele mora no Havaí e viaja o mundo para tocar e surfar, sempre na estação mais quente de cada país.
Quando o verão terminar no Brasil, a produção segue para África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Califórnia e Havaí, sempre na mesma estação. No fim do ano, o documentário deve ficar pronto e ser apresentado no Brasil, na abertura do verão de 2014, segundo Clarissa.
Quem nunca viu o filme poderá assisti-lo nas praças onde acontecerão os shows. As aulas acontecem aos sábados e domingos, às 9h, 11h, 15h e 17h, também nos lugares onde serão as apresentações, sendo ministradas por professores certificados de associações locais de surfe. Basta chegar uma hora antes no balcão de recepção montado em cada praia e ser maior de 18 anos para participar. Quem não tem a prancha não precisa se preocupar, porque haverá equipamento para as aulas nos locais.
— O pessoal faz as aulas, pode ver o filme e no final do dia tem a festa Sunset, com o show. A cara do verão — acrescenta Clarissa.
Veja as atrações e as praias onde acontecerão os shows, que terão início às 18h:
Donavon Frankenreiter
11/12 - Arpoador
15/12 – Barra da Tijuca
Gabriel O Pensador
23/12 – Copacabana
13/01 – Buzios/Geribá
Rogê
5/01 – Búzios/Geribá
26/01 – Cabo Frio/Praia do Forte
Armandinho
3/02 – Niterói/Itacoatiária
Tom Curren
9/02 - Niterói/Itacoatiara

CARTÃO POSTAL !


Pedra do Arpoador sofre com descarte de lixo e poluição no costão

Comlurb garante fazer coleta diariamente; oceanógrafo aponta “passivo ambiental” da cidade


Lixo na Pedra do Arpoador: festas e encontros no local resultam em descarte irregular
Foto: Foto do leitor José Conde / Eu-Repórter
Lixo na Pedra do Arpoador: festas e encontros no local resultam em descarte irregularFOTO DO LEITOR JOSÉ CONDE / EU-REPÓRTER
RIO - As festas que frequentemente ocupam a Pedra do Arpoador nas noites de sábado, aproveitando a paisagem, parecem deixar o próprio local de “ressaca”. Na manhã de domingo, a beleza do cenário é ofuscada pelo lixo da véspera. O flagrante foi feito pelo leitor José Conde, que encontrou garrafas e copos plásticos, latas de cerveja e cocos por toda parte.
— Chega o fim de semana e fica essa bagunça. Se você chegar por volta das 6h30min, a situação é calamitosa. É sempre a mesma coisa — diz Conde.
A sujeira no chão, porém, não é o único problema do lugar, tombado desde 1989 pelo município como patrimônio cultural. Conde também fotografou a poluição nas águas, com uma camada amarelada sobre o mar junto ao costão. Ao redor da mancha, pedaços de plástico, medeiras e latas de alumínio.
De acordo com o oceanógrafo David Zee, da Uerj, as correntes acabam jogando contra as pedras o esgoto proveniente dos canais do Jardim de Alah e da Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon. Ao bater nas rochas, ocorre o fenômeno da flotação, formando uma camada de espuma e gordura junto à superfície do mar.
— É semelhante a quando você aquece leite no microondas e se forma aquela gordura no topo da xícara. Essas formas de poluição só provam que a cidade ainda possui um grande passivo ambiental — diz Zee.
Em relação ao lixo na Pedra do Arpoador, a Comlurb informa que faz a limpeza do local todos os dias, a partir das 6h. Segundo a companhia, não há diferença na limpeza nos fins de semana e dias úteis. Ainda assim, o órgão estuda a instalação de placas informando a proibição de se jogar lixo no chão. Ao todos, seis garis se dividem em três turnos para fazer a varredura na área, com o auxílio de uma caminhão compactador.
A companhia afirma ainda que trabalha na conscientização da população por meio da campanha “Onda Limpa”, que consiste numa série de atividades lúdico-educativas para prevenir que se jogue lixo nas areias. As ações contam com a presença do gari passista Renato Sorriso e incluem brincadeiras para crianças e a distribuição de sacolas plásticas para descarte.




CRIME


Menino agredido com facada no pescoço vai prestar depoimento

Rio -  O menor ferido com uma faca, após ter sido abordado por dois homens, no último dia 2, na Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, prestará depoimento após o dia 22 desse mês. A informação é do delegado titular da 14ª DP (Leblon), Gilberto Ribeiro.
Ainda segundo o delegado, a data foi solicitada pelo pai da vítima, que está fora do Rio, e pediu para acompanhar o depoimento. O caso foi registrado na última quarta-feira, pelo responsável.
Na ocasião, o pai afirmou que o menino caminhava pela Praia de Ipanema, próximo ao Canal do Leblon, por volta das 20h, quando foi abordado por dois homens que roubaram sua mochila e pertences, esfaqueando seu pescoço em seguida.
O rapaz foi socorrido por turistas estrangeiros que o levaram de táxi até o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, onde foi atendido.

ACIDENTE



Carro bate em outro, atropela pedestre e invade portaria em Ipanema

Rio -  Um acidente entre dois carros na Rua Barão da Torre, com Henrique Dumont, em Ipanema, na Zona Sul Rio, deixou uma pessoa ferida na tarde desta segunda-feira.
A vítima, que caminhava na calçada, oi atropelada após a colisão dos carros. Após o impacto, o veículo ainda invadiu a portaria de um prédio próximo.
A via está parcialmente interditada para o trabalho dos bombeiros. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Agentes da CET-Rio seguem para orientar o tráfego.

Motorista invade garagem de prédio e atropela pedestre em Ipanema

Moradores acreditam que falta de sinal de trânsito em cruzamento provocou o aumento do número de acidentes no local

Motorista é consolada após acidente na esquina da Rua Barão da Torre com Avenida Henrique Dumont, em Ipanema; pedestre foi atropelado Foto: Gustavo Stephan / O Globo
Motorista é consolada após acidente na esquina da Rua Barão da Torre com Avenida Henrique Dumont, em Ipanema; pedestre foi atropeladoGUSTAVO STEPHAN / O GLOBO
RIO - Uma motorista de um carro de passeio invadiu a garagem de um prédio e atropelou um guardador de carro na tarde desta segunda-feira na Avenida Henrique Dumont, na altura da Barão da Torre, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. A vítima, identificada como Adílson Saturnino da Silva, sofreu ferimentos leves. Ele estava na calçada quando a motorista de um Suzuki Vitara subiu o passeio após colidir na lateral de outro veículo. De acordo com moradores da localidade, após a inversão de mão na Henrique Dumont, que passou a dar acesso da avenida Vieira Souto à Lagoa, as colisões nos cruzamentos com a avenida viraram rotina.
Moradores e comerciantes acreditam que os acidentes na região está relacionado a falta de um sinal de trânsito no cruzamento:
— Quando o tráfego de veículos na avenida Henrique Dumont seguia da Lagoa à praia não aconteciam tantos acidentes neste cruzamento. Agora eles são constantes, falta um sinal aqui — disse Martha Ribeiro.
Moradora do bairro, ela afirma que em uma semana aconteceram pelo menos três colisões nos cruzamentos da avenida Henrique Dumont.
Devido ao acidente, uma faixa da via chegou a ser interditada, mas já foi liberada. O trânsito segue intenso na região. No acidente, além do guardador, Mônica Ferreira de Oliveira, que conduzia o Suzuki, sofreu escoriações. Ambos foram socorridos por uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Adílson foi imobilizado e levado ao Hospital Miguel Couto, na Gávea. Já a motorista permaneceu no local.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/motorista-invade-garagem-de-predio-atropela-pedestre-em-ipanema-6991326#ixzz2Egkr0KVL
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

ÁREAS DE LAZER


Rio


Ipanema e Leblon terão áreas de lazer durante as obras da Linha 4

Jornal do Brasil
Frequentadores das praças Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Antero de Quental, no Leblon, vão ganhar dois espaços provisórios de lazer e ginástica durante a implantação da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca). As áreas destinadas especialmente a crianças e idosos foram construídas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Consórcio Linha 4 Sul - responsável pelas obras de Ipanema à Gávea - e serão abertas ao público nesta segunda-feira (10).
Na Nossa Senhora da Paz, além de instalar equipamentos novos, reservar espaço exclusivo para cães, recuperar as grades que cercam a praça e as mesas de jogos, investiu-se ainda em paisagismo para deixar o ambiente aprazível. Arbustos e plantas ornamentais foram retirados do centro da praça, onde acontece a obra, e transplantados para a área de lazer. O trabalho foi realizado por uma equipe especializada e coordenado pela área de engenharia florestal do Consórcio.
Na Praça Antero de Quental, o parquinho infantil foi reformado e novos equipamentos deginástica foram instalados próximo aos brinquedos para que seja mantido o trabalho da Academia da Terceira Idade.
A partir de segunda-feira, 10 de dezembro, até o final da obra, em dezembro de 2015, o parquinho infantil e a Academia da Terceira Idade (ATI) ficarão em áreas próximas à Rua Maria Quitéria, na Nossa Senhora da Paz, e à General San Martin, na Antero de Quental.
Após a inauguração das estações, as praças serão devolvidas à população com todas as características originais preservadas. Desta forma, os parquinhos e as Academias da Terceira Idade retornam a seus locais de origem.
A Linha 4 do Metrô vai ligar a Estação General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e terá aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Serão construídas seis novas estações: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; Gávea; São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra. 
A Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas mais de 2 mil carros por hora/pico no eixo Barra – Zona Sul. Assim como acontece com as Linhas 1 e 2, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.