SOLAR MENINOS DE LUZ


PETIÇÃO

Por favor ajude a divulgar o abaixo-assinado «Pela democracia. Sou a favor do MP (Ministério Público) conduzir investigações criminais». A melhor maneira de o fazer é informar seus amigos que ele existe.

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Abaixo existe um texto que pode copiar e colar em sua própria mensagem de email, para ajudar a divulgar o abaixo-assinado «Pela democracia. Sou a favor do MP (Ministério Público) conduzir investigações criminais»:


Para divulgar, «Copiar e Colar» o texto abaixo em seu próprio email e enviar a seus contatos.
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Meus Amigos / Minhas Amigas,

Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado online: «Pela democracia. Sou a favor do MP (Ministério Público) conduzir investigações criminais»

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N32580

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.

Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!

Obrigado,
Maria Amélia Barretto Peixoto

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Uma nota sua no email que envia a seus amigos pode fazer a diferença para um abaixo-assinado de sucesso.


Todos devemos ajudar a promover o abaixo-assinado, e agora é sua vez.


O poder da Internet está em suas mãos!


Cumprimentos,
PeticaoPublica.com.br

METRÔ


Ipanema: cúpula de estação do metrô está com dias contados

Acesso deverá ser reinaugurado, depois de obras do trecho Barra-Zona Sul, com novo visual


Feiura. Cobertura da Estação General Osório vai sumir da paisagem, diz estado
Foto: Domingos Peixoto/23-11-2012 / O Globo
Feiura. Cobertura da Estação General Osório vai sumir da paisagem, diz estadoDOMINGOS PEIXOTO/23-11-2012 / O GLOBO
RIO — A cobertura, em forma de croissant, do acesso à Estação General Osório — que enfeia a paisagem da praça em Ipanema — pode estar com os dias contados, segundo informou o governo do estado. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria estadual da Casa Civil, em resposta à reportagem “Estações fora dos trilhos”, o acesso será reinaugurado, depois de obras do trecho Barra-Zona Sul, com novo visual, “em harmonia com as demais estações da Linha 4 do metrô”. O governo não informou, no entanto, quando isso ocorrerá.
Inaugurada em dezembro de 2009, a Estação General Osório é uma das mais criticadas, sendo considerada uma afronta à bela paisagem da cidade. Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, a cúpula é uma contribuição negativa para a arquitetura da cidade.







COISA HORROROSA !

Estações fora dos trilhos

Para especialistas, entradas do metrô destoam da paisagem ou foram descaracterizadas



Estação de metrô da praça General Osório, em Ipanema, é uma das mais criticadas por especialistas
Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

Estação de metrô da praça General Osório, em Ipanema, é uma das mais criticadas por especialistasDOMINGOS PEIXOTO / AGÊNCIA O GLOBO
RIO - Qualquer comparação com Moscou ou Frankfurt é desleal, isso não se discute. Banhada a cobre e conhecida como “palácio subterrâneo”, a rede metroviária da capital russa remete aos gastos nababescos do governo Stalin. Já a cidade alemã conta com 86 estações que atendem a praticamente todos os seus bairros e mais parecem obras de arte. Mas mesmo longe da bagagem histórica do Velho Mundo, os acessos aos terminais do metrô carioca poderiam ser muito mais harmoniosos e integrados às belezas naturais da cidade. Essa é a avaliação de arquitetos e urbanistas ouvidos pelo GLOBO. Especialistas que elegeram a boca da Estação General Osório, inaugurada em 2009, como a representante de uma arquitetura totalmente fora dos trilhos.
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães diz que a única coisa a unir as entradas de estações do metrô da cidade, principalmente as mais recentes, é justamente a ausência de qualidade.
— As estações foram deteriorando à medida que o metrô foi avançando. As últimas que foram inauguradas são absolutamente incongruentes. É inaceitável que o Rio tenha em sua paisagem um elemento da natureza da estação General Osório. Uma contribuição totalmente negativa para a qualidade espacial e arquitetônica da cidade — critica Magalhães.
Ele lembra que, nos anos 80, o interior de algumas estações tinham grande qualidade. Um exemplo eram as paredes com pastilhas de vidro da Carioca e do Largo do Machado, hoje totalmente descaracterizadas, depois de terem sido pintadas. As pastilhas foram aplicadas pela empresa Projeto Arquitetos Associados (PAAL), que atuou no metrô de 1968 a 1984. Aos 81 anos, o arquiteto Jayme Zettel, autor do projeto da Estação de Botafogo, diz que ela também foi modificada. Antes, a boca da estação não tinha cobertura. Mais um caso de descaracterização.
— Essas estruturas foram colocadas para preservar as escadas rolantes. Não fazem parte do projeto original. E todas essas mudanças foram acontecendo sem que nos consultassem. As antigas estações foram projetadas com espaço contínuo, influência da escola de Oscar Niemeyer — observa Zettel, confessando não gostar dos contornos dos novos modelos. — Fico um pouco aflito com essas novidades. É até difícil falar sobre isso. Todo o material que selecionávamos nos projetos, em granito, mármore, era bastante durável. Hoje em dia, a qualidade é assustadora.
Reação semelhante tem o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio (CAU-RJ), Sydnei Menezes. Ele diz que as estações carecem de um tratamento arquitetônico integrado à realidade urbana. Sydnei defende a realização de concursos para escolher os arquitetos que vão fazer os projetos das unidades das novas linhas de metrô:
— Não que as estações tenham que ser todas iguais. A cidade é dinâmica, e a arquitetura reflete este dinamismo. Mas há de haver ao menos uma linguagem comum. As saídas da General Osório e da Rua da Alfândega (na Uruguaiana) são um horror; a da Cinelândia, idem. A Cardeal Arcoverde é a única onde houve uma integração interessante com a praça. O metrô deveria promover concursos públicos abertos a todos os arquitetos.
Menezes destaca os metrôs de Paris e Barcelona como os mais bem resolvidos na interação com o cotidiano:
— Gosto dos metrôs tradicionais de Paris e Barcelona. Em Paris, eles incluem alguns elementos de modernidade, como os elevadores para atender aos portadores de deficiência. Nada disso compromete o resultado final, pelo contrário. Arquiteto serve exatamente para isso: aliar a arte de criar à técnica.
Arquiteto conselheiro do IAB, Ricardo Villar também faz observações contundentes. Para ele, as estações não seguem linhas arquitetônicas.
— Falta bom gosto e capacidade. Uma empresa que faz o que fez, aquele horror no meio da Avenida Presidente Vargas (referindo-se à Estação Cidade Nova), nem precisa de muita análise — afirma Villar.
Projeto da Linha 4 já com críticas
Desde 1978 no ramo, João Batista Corrêa, responsável pela concepção das estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Cidade Nova, não faz juízo de valor sobre a cúpula da estação General Osório — “este projeto específico não é meu e, por questão ética, não posso comentar” — e lembra que a Cardeal Arcoverde foi premiada, à época da inauguração, pelo IAB.
— É preciso levar em consideração que há muitos entraves que fazem com que os projetos não sejam executados totalmente de acordo com o que imaginamos. Os métodos construtivos das estações são totalmente diferentes — diz Corrêa. — Na General Osório, participei do projeto conceitual e fiz o elevador do Cantagalo. O elevador foi premiado pelo World Architecture Festival (WAF), em Barcelona, e pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Todos têm direito de opinar. Procuramos atuar em coerência com a cidade. Não é fácil fazer metrô no Brasil.
As seis estações da Linha 4, que ligará Ipanema à Barra, já têm o conceito definido. As entradas dos terminais nos 16 quilômetros do trajeto seguirão os mesmos contornos da Estação da Praça Nossa Senhora da Paz. A boca da Estação de Ipanema terá uma cobertura transparente, o que já é criticado por moradores. O estado diz que os projetos são de técnicos do governo, e a RioTrilhos não quis comentar as críticas aos projetos das entradas do metrô.


ACIDENTE


Acidente entre moto e táxi deixa um jovem morto em Ipanema

Taxista diz que vítima estava em alta velocidade




Motociclista morre na colisão com um táxi em Ipanema
Foto: Carlos Ivan / O Globo
Motociclista morre na colisão com um táxi em IpanemaCARLOS IVAN / O GLOBO
RIO - Um acidente entre um táxi e uma moto na Avenida Vieira Souto, sentido Copacabana, na altura da Rua Farme de Amoedo, deixou uma pessoa morta na madrugada deste domingo. Rafael Vilar, de 20 anos, que pilotava uma Yamaha 600, placa KVR-3372, morreu no local. Segundo o taxista Elenildo Gomes Barbosa, de 41, o acidente ocorreu no momento que ele cruzava a pista dirigindo o táxi Santana, placa HGS-2715, sentido Leblon para Copacabana. Ainda de acordo com o motorista, o rapaz estava em alta velocidade quando colidiu contra o táxi. O lado dianteiro da carona do carro ficou destruído.
— Passei quando o sinal do cruzamento estava verde. O rapaz veio em alta velocidade com a moto. Só senti o impacto da batida no carro. Estava embarcado com um casal de passageiros, mas ninguém ficou ferido. Já tinha passado por aquele cruzamento pelo menos três vezes antes do acidente. Foi uma fatalidade — contou o taxista.
Apesar de o motorista do táxi ter informado que o sinal do cruzamento estava verde, no momento da perícia, a sinalização estava apagada. O local foi periciado pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), e o caso registrado na 14ª DP (Leblon). De acordo com a delegada Ana Paula Costa Marques, as circunstâncias do acidente só deverão ser esclarecidas após o laudo pericial. O taxista prestou depoimento na delegacia e foi liberado. A polícia deverá solicitar imagens de câmeras de trânsito e de segurança de edifícios da região.
— Será preciso levar em conta a posição do corpo na pista e as frenagens — disse a delegada, observando que o sinal do cruzamento estava desligado e que foram feitas várias alterações na região devido às obras do metro.
De acordo com amigos da vítima, o rapaz tinha saído de uma festa na Mansão Niemeyer, no Leblon. Ele teria ficado pouco tempo no evento e seguia para casa, em Copacabana. Amigos e os pais de Rafael estiveram no local do acidente e se emocionaram ao ver o corpo do rapaz sendo retirado da pista. Apesar de estar usando capacete, ele sofreu várias fraturas pelo corpo.
O corpo de Rafael será enterrado à tarde, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
No fim da madrugada, um homem morreu após ser vítima de um mal súbito quando dirigia seu veículo, na Rua São Francisco Xavier, na altura do Senai, no Maracanã, Zona Norte. O veículo bateu em um poste. Ele morreu no local.



ACIDENTE


Acidente entre táxi e moto deixa um morto em Ipanema

Apesar de estar de capacete, motociclista sofreu várias fraturas e morreu na hora

Do R7 |

Um acidente entre um táxi e uma moto deixou o motociclista morto na madrugada deste domingo (25), na avenida Vieira Souto, em Ipanema, zona sul do Rio. A informação é do Corpo de Bombeiros.

A vítima seguia na sentido Copacabana quando bateu na lateral direita de um táxi, que estava em direção ao Leblon. Apesar de estar de capacete, o motociclista sofreu várias fraturas e morreu na hora.

Por causa do impacto, a porta do passageiro acertou o braço do motorista do táxi, que prestou depoimento na Delegacia do Leblon (14ª DP) sobre o acidente.