VINÍCIUS A RUA DO LIXO !


Prefeitura diz que obra em prédio de Ipanema não tem licença

Além de irregular, intervenção em cobertura bloqueia calçada

Publicado:
RIO — A ocupação de quase toda a calçada da Rua Vinícius de Moraes, na altura da Avenida Vieira Souto, próximo à orla de Ipanema, por uma obra não foi autorizada pela prefeitura, conforme noticiou na sexta-feiraa coluna de Ancelmo Gois, no GLOBO. Segundo a Secretaria municipal de Urbanismo, a reforma da cobertura do prédio 310 da Avenida Vieira Souto estava autorizada sem que fossem previstos acréscimos. A instalação dos tapumes, que ocupam 4,5 metros de uma calçada de 5,5 metros, porém, ainda está em análise. Também não foi liberada a instalação de um elevador de carga.

O uso do elevador de carga teria como objetivo evitar incomodar os moradores do edifício, ao não terem que lidar com materiais sendo transportados pelas dependências do condomínio.Na manhã de sexta-feira, fiscais da secretaria foram ao local e informaram aos responsáveis pela obra que terão que regularizar a situação da construção. As intervenções deverão ficar paralisadas até que o responsável obtenha as licenças. A calçada foi encolhida pela obra há cerca de um mês.
Bloqueio por quatro caçambas
Os pedestres que passam pela via, entretanto, reclamam do caminho agora estreito, piorado por uma sequência de quatro caçambas de entulho.
— O outro lado da rua já tem muitos canteiros de plantas e árvores. Agora, o lado da obra ficou apertado. Ainda tem um poste, fica complicado passar. Parece loja em compras no período do Natal. Li que vão tirar uma banca de jornal de lugar no Leblon porque as obras do metrô vão deixar a calçada com apenas com 1,5m. Aqui pode deixar como está? — questiona a babá Ana Cláudia Oliveira, de 47 anos, que caminhava com uma criança de 4 anos e um bebê em um carrinho pelo trecho.
Apartamento está sendo reformado por completo, assegura vizinho
Um morador de um prédio vizinho conta que a cobertura, que ocuparia toda a área superior do prédio, está sendo completamente reformada. O dono da cobertura e responsável pela obra foi autuado pela Secretaria de Urbanismo.
— Ela tem uma área total que nos outros andares é ocupada por três apartamentos. Moradores do prédio me disseram que a reforma é tão extensa que irá demorar pelo menos dois anos. Imagina esse tempo todo com esse trambolho aí, roubando quase toda a calçada — disse o morador, sem se identificar.
Obras sem licença são frequentemente denunciadas à prefeitura, que tem dificuldades de fiscalização. Em fevereiro deste ano, moradores de um prédio na Gávea levaram um susto ao sentirem tremores. Atribuíram o problema a uma obra no apartamento da cobertura. A obra continuava, apesar de já ter sido embargada duas vezes.






PERIGO !


IPANEMA ABANDONADA


Sem sinalização, cruzamento em Ipanema tem acidentes em série

Semáforo foi arrancado por caminhão, e indicação na pista não foi refeita após asfaltamento


Dois carros bateram nesta quinta-feira, no terceiro acidente provocado pela falta do sinal de trânsito no cruzamento da Rua Barão da Torre com a Rua Henrique Dumont
Foto: Foto do leitor Marcello de Freitas/ Eu-Repórter
Dois carros bateram nesta quinta-feira, no terceiro acidente provocado pela falta do sinal de trânsito no cruzamento da Rua Barão da Torre com a Rua Henrique Dumont Foto do leitor Marcello de Freitas/ Eu-Repórter
RIO - É como uma equação matemática: um acidente que retirou os sinais da Rua Barão da Torre e da Rua Henrique Dumont, em Ipanema, somou-se à falta de sinalização horizontal nas vias e de um agente de trânsito para controlar o fluxo de veículos. Resultado: a multiplicação de colisões. Já são três em cinco dias.
O leitor Marcello de Freitas conta que, na semana passada, um caminhão-baú arrancou os fios que sustentavam os semáforos do cruzamento. O motorista parou, soltou a fiação que havia ficado presa no veículo e seguiu viagem, sem que os moradores conseguissem anotar sua placa. No mesmo dia, Freitas diz ter ligado para o 1746 para notificar sobre o incidente e pedir a reposição da sinalização.
— No domingo do feriadão houve um acidente com feridos. Vieram os bombeiros, ambulâncias e a polícia. Tornei a ligar para a prefeitura e para a ouvidoria, que deu um prazo de cinco dias úteis para resposta. Mesmo avisando sobre o acidente, disseram que eu teria que esperar. Pedi, então, que colocassem um guarda ou algum sinal provisório, pois novos acidentes iriam acontecer — conta Freitas.
Infelizmente, seu palpite estava certo. Na tarde de quarta-feira, houve uma nova batida, que gerou mais ligações para a prefeitura, tendo a mesma resposta: um pedido de espera. No início da manhã desta quinta-feira, aconteceu o terceiro acidente, ainda sem que qualquer providência fosse tomada.
Até esta quinta-feira, nenhum guarda municipal havia sido deslocado para controlar o trânsito das duas ruas e evitar novos acidentes. Da mesma forma, a Cet-Rio não disponibilizou nenhum de seus 727 agentes terceirizados que são contratados para ordenar o trânsito da cidade para atuar no cruzamento, que une duas ruas importantes de Ipanema, com intenso movimento de veículos.
A pintura no chão das ruas também ainda não foi refeita, quase dois meses após a pista ser renovada pelo programa Asfalto Liso, da secretaria municipal de Obras. O órgão promete executar a sinalização horizontal das vias até o dia 15 de dezembro. Até lá, porém, os motoristas que não conhecem o local poderão ter dificuldade para identificar o perigo do cruzamento.
— A cada freada que escutamos, ficamos com medo de que haja uma nova batida. Algo tem que ser feito antes que aconteça o pior — pede Freitas.

COLETA DE FUNDOS PARA A PERÍCIA




 

ESTAMOS NOS ORGANIZANDO EM GRUPOS QUE TRABALHAM DE ACORDO COM SUAS DISPONIBILIDADES PORQUE TODOS TÊM SEUS COMPROMISSOS PROFISSIONAIS, FAMILIARES ETC, MAS TEMOS CONSEGUIDO PELO MENOS DUAS VEZES POR SEMANA FICAR POR DUAS HORS NA PRAÇA, NA PORTA DA IGREJA , NO CALÇADÃO. FIZEMOS COLETA NOS DIAS 2, 3 E 4/11. NO FINAL DE SEMANA DE 10 E 11/11 CHOVEU MUITO E NÃO DEU E NOS DIAS 15,17,18,19.  HOJE COM A CHUVA NÃO DEU.FORAM SETE SESSÕES DE COLETA E MAIS OS DEPÓSITOS NA CONTA- POUPANÇA NO HSBC, CONSEGUIMOS ARRECADAR r$ 7,165,00.
 
AS PESSOAS NAS RUAS ESTÃO MUITO MOBILIZADAS E A PERCEPÇÃO DE QUE A POSSIBILIDADE DE SE FAZER A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO N. SRA. DA PAZ NO MÉTODO SUBTERRÂNEO, CAVANDO O POÇO DE ACESSO PARA A OBRA NO MEIO DA PRAÇA ONDE FICA O MONUMENTO, QUE É FACILMENTE REMOVÍVEL,  E FAZENDO A ESCAVAÇÃO POR DEBAIXO DA TERRA PARA CONSTRIUIR  A ESTAÇÃO E DEPOIS QUE DESTA  PRONTA, TAPA SE O BURACO E RECOLOCA SE O MONUMENTO SEM A NECESSIDADE DE SE TOCAR EM UMA ÚNICA ÁRVORE E TAMBÉM A COLOCAÇÃO DOS ACESSOS NÃO RENTE ÀS GRADES DA PRAÇA, MAS SIM NAS CALÇADAS DA VISCONDE DE PIRAJÁ  NAS ESQUINAS DE MARIA QUITÉRIA E JOANA ANGÉLICA, SÃO POSSIBILIDADES REAIS, FACTÍVEIS E QUE NÃO EXISTE NENHUM IMPEDIMENTO TÉCNICO INTRANSPONÍVEL E QUE A PERÍCIA PODERÁ ATESTAR, ESTÃO ADERINDO COM TODO ÍMPETO.ELAS COLOCAM O QUE QUEREM E PODEM E DE GRÃO EM GRÃO VAMOS CONSEGUINDO O DINHEIRO PARA O PAGAMETO DA PERITA E DAS CUSTAS JUDICIAIS.
 
A CONTA POUPANÇA TEVE UM PEQUENO PROBLEMA PORQUE O GERENTE INEXPERIENTE NÃO NOS PEDIU TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E A MATRIZ DO BANCO EM SP BLOQUEOU A CONTA. JÁ ENTREGAMOS A DOCUMENTAÇÃO PEDIDA E NA QUARTA FEIRA DEVE ESTAR TUDO REGULARIZADO.
 
TIVEMOS ALGUMAS DESPESAS QUE SAIRAM DESTE FUNDO:
- IMPRESSÃO E CÓPIAS DA SEGUNDA AÇÃO CAUTELAR  =R$ 468,36
- IMPRESSAÕ DE 10.000 FOLHETOS EXPLICATIVOS DE NOSSA PROPOSTA E O NÚMERO DA CONTA - POUPANÇA QUES ESTÃO SENDO DISTRIBUÍDOS NOS EVENTOS DE COLETA                 = 360,00
- RECONHECIMENTO DE FIRMAS                                            =   11,00
- FITA ADESIVA FORTE PARA FIXAR CARTAZ                          =   12,00
-XEROX E CONFECÇÃO DE PENDRIVE COM AS CAUTELARES, DESEMBARGOS DE DECLARAÇÃO, AGRAVOS ETC. PARA A ADVOGADA                                                                             =  100,00
CUSTAS DA 2A. AÇÃO CAUTELAR                                           =  606,77
 
O TRABALHO VAI AVANÇANDO, MAS PRECISAMOS DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS. QUEM TIVER TEMPO DISPONÍVEL PARA IR PARA A RUA É SÓ ME MADAR UM E-MAIL DIZENDO DIAS E HORÁRIOS QUE A GENTE VAI ENCAIXANDO.
 
A CONTA- POUPANÇA É HSBC - AG.0310 - C/P - 018177-0 A TITULAR É SYLMA REIS.
 
SE VAMOS CONSEGIR OU NÃO QUE O GOVERNO MODIFIQUE O PROJET, NÃO SABEMOS, MAS A PPULAÇÃO QUER E VAI ATÉ O O ÚLTIMO RECURSO
 
IGNEZ

ORLA


Ciclistas sem vagas na orla de Ipanema

Motos ocupam bicicletários em vários pontos diariamente



Desrespeito aos ciclistas. Motociclistas estacionam irregularmente em bicicletário da Avenida Vieira Souto, em frente à Rua Maria Quitéria
Foto: Eduardo Naddar - O Globo
Desrespeito aos ciclistas. Motociclistas estacionam irregularmente em bicicletário da Avenida Vieira Souto, em frente à Rua Maria Quitéria Eduardo Naddar - O Globo
RIO - Mesmo durante a semana, ciclistas que frequentam a Praia de Ipanema deparam com a área do bicicletário tomada por motos. O GLOBO-Zona Sul flagrou o desrespeito em diversos pontos da orla, próximo às ruas Maria Quitéria, Farme de Amoedo e Joana Angélica.
— É um absurdo isso; já temos poucos locais para deixar a bicicleta e ainda vamos dividi-los com as motos? — reclama Michele Chevrand, do grupo do Ciclovia Já.
— Se o poder público não é capaz de garantir nem um lugar adequado para se estacionar a bicicleta, esperar respeito ao ciclista por parte dos condutores de veículos se torna uma piada de mau gosto — reforça o ciclista Rodrigo Toledo.
Abordados, motociclistas que pararam nas vagas para bicicletas alegaram não encontrar lugar para estacionar, e acrescentaram que funcionários do Rio Rotativo estariam cobrando ilegalmente pelo estacionamento de seus veículos junto ao automóveis de passeio, nas ruas de Ipanema.
Pelo decreto municipal 24.455, de 2004, as motocicletas estão isentas de pagamento de estacionamento desde que parem, nas vias públicas, em locais destinados a elas. Em abril deste ano, a Associação de Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ) assinou um acordo de conduta com o prefeito Eduardo Paes, para garantir que a Guarda Municipal (GM) não multasse quem estacionasse nestas condições.
O presidente da AMO-RJ, Aloísio Cesar Braz, condena a atitude dos motociclistas que alegam não ter outra alternativa e estacionam irregularmente.
— Isso é desculpa de um certo grupo de motociclistas que teima em estacionar nas vagas de bicicletas. Todo mundo na Zona Sul sabe que conseguimos mais vagas para motos. E os guardadores sabem que é lei não cobrar de nós — afirma.
Atualmente, a CET-Rio destina 580 vagas para motos na Zona Sul, sendo 120 em Ipanema. A GM informa que a orla do bairro tem patrulhamento permanente, e que a irregularidade é considerada infração grave, prevendo multa de R$ 127,69 e remoção do veículo, além da perda quatro pontos na carteira de habilitação. De janeiro até agora, a GM multou 546 veículos, entre carros e motos, por estacionamento sobre a calçada da Vieira Souto.