Alemanha -  A Zona Sul vai ganhar uma nova linha de metrô, além da 4, que já está emconstrução para ligar Barra da Tijuca a Ipanema. O novo trajeto metroviário, anunciado oficialmente ontem pelo estado, irá da Gávea até a área central da cidade, passando por Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras. A licitação do percurso será feita ano que vem.
Autoridades do governo estadual e da concessionária Rio Barra anunciaram a expansão ao receber em Shwanau, na Alemanha, a Tunnel Boring Machine, o Tatuzão, supermáquina que escavará trecho da Zona Sul da Linha 4. Nos próximos 60 dias, serão instalados os tapumes das obras no Leblon e Ipanema.
Representantes da Rio Barra e Fichtner recebem o Tatuzão da Herrenknecht | Foto: Divulgação
Representantes da Rio Barra e Fichtner recebem o Tatuzão da Herrenknecht | Foto: Divulgação
O plano é aproveitar o Tatuzão, após a conclusão da Linha 4, prevista para dezembro de 2015. Após os Jogos de 2016, as obras do novo trajeto seriam iniciadas. “Queremos deixar esse projeto pronto e licitado para que, no futuro, quando terminar a obra da Linha 4, seja possível ao governo do estado utilizar o Tatuzão nessa nova linha”, disse o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner.
A necessidade de metrô no trajeto anunciado foi a maior crítica ao traçado da Linha 4. Mas, no projeto em estudo, o Tatuzão sairia da Gávea e seguiria por baixo da Rua Jardim Botânico, ao passo que o antigo plano era passar pelo Horto.
Outra novidade é a criação de uma saída da Estação Gal. Osório na Lagoa, no local onde estava previsto um túnel de ventilação. A estação foi expandida para ser o ponto de montagem e partida do Tatuzão. “Vale lembrar que não é uma estação nova, mas uma oportunidade de moradores da Lagoa se aproximarem do metrô”, disse o subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira. Para o início dos trabalhos na Estação N.S. da Paz, e intervenções no trânsito, a CET-Rio avalia estudo de impactos no tráfego em trechos da Av. Ataulfo de Paiva.
A ligação da Barra e Ipanema pelo metrô tem o objetivo de tirar 2 mil carros por hora em horários do rush. Para garantir transporte público no trecho entre o Terminal Alvorada e a Estação Jardim Oceânico do metrô, Fichtner afirmou que a prefeitura prevê uma estação do corredor de ônibus BRT no Jardim Oceânico.
Gigante cava com ‘uma mão’ e monta túnel com outra
O ‘gigante’ recebido simbolicamente ontem pelo governo do Rio escava 15 metros por dia e é a maior escavadora já usada na América Latina. Será trazido ao Brasil em 19 contêineres em janeiro. A máquina de 2,8 mil toneladas vai ser montada entre março e agosto numa caverna da ampliação da Estação General Osório e de lá começará a escavação para a Estação Jardim de Alah. No trecho do Alto Leblon, será adaptada para cortar pedra.
O equipamento promete impacto mínimo à estrutura de prédios e vias, já que se desloca por baixo das ruas e, enquanto avança, constrói anéis nas paredes por onde passa. Da Barra até a Gávea, as escavações são feitas pelo método ‘escava e explode’, com duas detonações diárias.
“(O tatuzão) é como cavar com uma mão e com a outra evitar que qualquer coisa caia no buraco”, descreve o representante da filial brasileira da fabricante Herrenknecht, Jonny Altstadt.
Dentes da parte frontal escavam, empurrados por sistema de pressão. Terra, areia e pedras entram na máquina e são direcionadas para trás por esteira que enche caminhões. O material será levado à noite a aterro sanitário. A cada 1,8 m, braços mecânicos montam anéis de sustentação do túnel. Será instalada fábrica de anéis na Leopoldina.
Transtorno nos trilhos: panes no MetrôRio e na SuperVia
Em mais um capítulo de problemas sobre trilhos, ontem foi o quarto dia consecutivo de panes na SuperVia. No MetrôRio também um trem enguiçou na Estação Gal Osório e o tráfego de trens até a Estação Cantagalo foi interrompido por 45 minutos, até as 16h45.
As duas estações chegaram a ser fechadas. A Agetransp apura o incidente.
Já nos trilhos da SuperVia, um clarão assustou passageiros na altura da estação de Ricardo de Albuquerque ontem à noite.
Segundo alguns usuários, a composição parou logo após um estrondo. Os passageiros foram transferidos para outro trem. Mais cedo, às 19h, um trem que seguia para Belford Roxo apresentou danos em Del Castilho. Usuários desembarcaram e houve atrasos.