SUGESTÃO DE UM MORADOR 1






Aqui em Ipanema, poderia ser feito uma exposição fotográfica com fotos de moradores (amadores)
e o titulo seria : " O maior IPTU e o menor capricho" ou " O lugar mais caro é o mais esculhambado"

tenho até umas fotos, como dessa arvore toda fechada de cimento,
e que a prefeitura me respondeu por e-mail
que ela estava ótima!!!

COMEÇANDO A DESTRUIÇÃO !


SEMPRE IPANEMA !

..Eventos para contar histórias da mais carioca das 'louras': a cerveja


Por O Globo (granderio@oglobo.com.br)
Agência O Globo – 10 horas atrás....Email

RIO - O carioca pode até flertar com um vinho no inverno e apresentar a caipirinha para os amigos estrangeiros, mas quem costuma reinar no dia a dia, na praia, nos encontros com amigos nos bares ou dentro de casa, seja para comemorações ou para afogar as mágoas, é a cerveja bem gelada. E, para celebrar a bebida que tem a cara do Rio, O GLOBO e a Sociedade da Cerveja vão promover uma série de ações em torno da "loura". Serão feitos desde passeios histórico-boêmios até encontros culturais e musicais que terão como protagonista a bebida. A ação também incluirá visitas à fábrica da Bohemia, em Petrópolis, a mais antiga do Brasil, fundada em 1853.

Sucesso há mais de 200 anos

O projeto começou no último dia 8 num lugar cheio de história: o Centro da cidade e seu entorno. O historiador Milton Teixeira fez, durante uma hora, um tour pela área com cerca de 50 pessoas. No passeio por Praça Quinze, Rua do Mercado e arredores, Milton contou que foi no antigo Largo do Paço que a corte portuguesa desembarcou, em 1808, trazendo os dois primeiros mestres cervejeiros do Brasil. Pelo local, também chegavam os tonéis de cerveja inglesa trazidos após a Abertura dos Portos. O historiador lembrou ainda que a extinta Confeitaria Carceller, que funcionava na Rua Direita, atual Primeiro de Março, se notabilizou por ser a primeira a servir cerveja gelada no Rio, já na metade do século XIX. No fim, os participantes do passeio comemoraram do jeito que deveria ser: com uma degustação de cervejas na Brasserie Rosário.

Na quinta-feira, o passeio aconteceu em outro lugar em que a cerveja é sempre destaque - Ipanema. No bairro, a bebida pode estar na areia, nos quiosques à beira-mar e em bares conhecidos internacionalmente, como o Garota de Ipanema, um dos locais mencionados, aliás, por Milton no roteiro, encerrado na Casa de Cultura Laura Alvim. Durante quase uma hora, ele destacou a vocação cervejeira do bairro e contou curiosidades sobre o local e seus moradores.

- Toda a cultura de Ipanema é movida a cerveja. Começou quando Getúlio Vargas, em 1937, decretou o Estado Novo. Os intelectuais, os comunistas que bebiam no Centro, vieram para Ipanema, que era mais afastada e menos policiada. De lá para cá, tivemos a Banda de Ipanema, a garota de Tom e Vinícius, conhecida internacionalmente, entre outras atrações - disse Milton.

Passeio atrai público variado

O passeio de na quinta-feira mostrou que a devoção à cerveja não tem idade nem endereço. Participaram jovens, idosos, moradores de bairros próximos, como Copacabana, e até de outras cidades, como Niterói, caso da bibliotecária Valéria Cristina Silva.

- Queria saber o que a cerveja tem a ver com Ipanema. No passeio, você conhece a história de forma atraente - disse Valéria, que costuma degustar diferentes tipos de "louras" nos momentos de lazer.

O próximo passeio será no dia 3 de outubro no local mais boêmio de todos, a Lapa. Mas, antes dele, acontece uma nova atração do projeto, o "Encontro cerveja & cultura", no dia 27 deste mês, na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias, no Centro. O arquiteto Jairo de Sender e a sommelier Deise Novakoski vão falar, das 18h30m às 19h30h, sobre a evolução do design de rótulos e garrafas e da arquitetura de bares. As inscrições abrem neste domingo, dia 23, pelo site www.oglobo.com.br/projetos/sociedadedacerveja. Serão oferecidas 80 vagas.

Outro encontro, "Cerveja & música", acontecerá no dia 11 de outubro, com Mário Lago Filho e Teresa Cristina, no Solar de Botafogo. O tema será a "A velha guarda e o novo sabor gourmet". Outra edição de "Cerveja e cultura" vai acontecer no dia 25 de outubro. Deise Novakoski, Milton Teixeira e Nelson Sargento vão falar sobre histórias e contos da cerveja. Em novembro, no dia 6, o tema será a "Sonoridade gourmet", e, no dia 22, os garçons, os personagens e as personalidades do universo cervejeiro.

Visita a cervejaria

Numa outra ação do projeto, os cariocas vão ter que mostrar que entendem mesmo da bebida. Promotoras vão percorrer bares para testar o conhecimento cervejeiro dos frequentadores. A seleção será feita com um quiz, aplicado pelas promotoras munidas de iPad. Ao todo, serão cem vencedores, que vão conhecer a fábrica da Bohemia, em Petrópolis, com direito a acompanhante e transporte.

Serão cinco visitas ao local, com 20 ganhadores e acompanhantes por vez. Os interessados já podem ir treinando para o quiz nos bares, que acontece nos dias 4, 11, 17 e 26 de outubro. As visitas às fabricas ocorrem nos dias 13, 20, 27 de outubro e 3 de novembro.



PRÓXIMA REUNIÃO




            A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, SEGUNDA FEIRA,  dia 24/09 às 18hs. no Colégio Notre Dame .

           
PAUTA

ação cautelar de produção antecipada de provas

ação popular

 abaixo assinado

Próximos passos praça – divulgação mídia obra subterrânea em Milão



ACESSE O NOSSO BLOG – WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

PROJETODEIPANEMA@gmail.COM.

ENTRE NO FACEBOOK  E INDIQUE NOVOS AMIGOS -  PSI IPANEMA

Twitter: @psi_seguipanema

HTTP//WWW.flickr.com/photos/psi ipanema

DEDIC – 14ª. DP – 23322866/ 23322880

DISQUE DENÚNCIA – 22531177


LIVRO LANÇADO

Livro lançado no Rio retrata a evolução eleitoral brasileira


20 de setembro de 2012 • 10h37 • atualizado às 10h59


O cientista político Jairo Nicolau lançou o livro "Eleições no Brasil - Do Império aos dias atuais" na livraria da Travessa, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro



Foto: Mônica Garcia/Especial para Terra


O cientista político Jairo Nicolau lançou na noite da última quarta-feira, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, o livro "Eleições no Brasil - Do Império aos dias atuais", que retrata a evolução do processo eleitoral no País ao longo de quase 200 anos. Segundo ele, a obra foge do lugar comum dos outros trabalhos escritos sobre pleitos eleitorais, já que detalha as regras que nortearam as eleições do império até hoje, e não se debruça em mostrar questões que geralmente são abordadas como os bastidores das campanhas, o perfil dos candidatos ou do eleitorado. Para Nicolau, as eleições brasileiras são as mais transparentes do mundo e a urna eletrônica foi uma das principais ferramentas para legitimar esse processo.


"Eu considero as nossas eleições como uma das melhores do mundo. Eu arriscaria dizer que hoje somos os melhores. Temos pequenos deslizes, pequenos problemas, que a legislação está sempre correndo atrás, mas na média nós temos mais que celebrar o nosso sistema de eleições. A urna eletrônica acabou praticamente com as fraudes de votação e apuração e a logística são exemplares", afirmou o autor. Segundo ele, o livro foi feito e pensado para atingir todos os cidadãos brasileiros e não somente os estudiosos ou acadêmicos, pois está ancorado em um trabalho mais abrangente e de fácil entendimento.



"O propósito é o grande público. Ele tem notas, pesquisa acadêmica, mas não é um livro que foi escrito para ser lido pelos colegas da academia. Ele tem uma pretensão de atingir um público maior. Essa é uma história que precisava ser contada. Com a minha formação de cientista político tentar comparar a experiência eleitoral no Brasil, não é só comparar o Brasil com outros países, mas comparar os diversos momentos da historia político-brasileira e tentar dar um sentido a esse processo todo", disse Nicolau.



Diminuição do coronelismo

Para o autor, que também é professor titular do departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tanto o Nordeste como o Sul ou o Centro-Oeste fazem parte da mesma logística eleitoral que o Brasil vive. Porém, o fato de algumas cidades ficarem distantes dos centros urbanos podem ocasionar problemas do tempo do Brasil Colônia, onde algumas fraudes eleitorais ainda podem acontecer, como a corrupção em alguns pleitos eleitorais.



"Acho que no interior do Nordeste hoje o coronelismo é muito menor. O tempo está passando as normas estão se universalizando, o controle público está melhorando e a própria urna eletrônica ajudou nesse controle. Acho que a principal distinção no Brasil são as eleições nas cidades maiores, as cidades mais urbanas, com população maior, e o campo. Desde a colônia é difícil um controle nessas regiões mais afastadas dos centros urbanos", ressaltou.



DENÚNCIA FEITA VÁRIAS VEZES !



ESSA DENÚNCIA JÁ FOI FEITA VÁRIAS VEZES E NUNCA TOMARAM PROVIDÊNCIAS A RESPEITO !
ENQUANTO NÃO HOUVER UM ACIDENTE DE GRANDE PROPORÇÕES NADA VAI MUDAR.
ESSES MOTORISTA SÃO LOUCOS EM POTENCIAL!

Claudio (morador da Rua Xavier Leal)

É um absurdo a velocidade com que ônibus e vans trafegam na Av. Rainha Elizabeth após a Rua Bulhões de Carvalho em direção a praia e a grande maioria em direção a Praça General Osório.

O maior perigo está na curva para entrar na Rua Teresa Aragão sentido Pça Gal Osório.

Já ocorreram vários acidentes onde esses veículos, quando não conseguiram completar a curva por excesso de velocidade, invadiram a calçada e derrubaram (inúmeras vezes) a proteção de concreto colocada ali.

As marcas das freadas estão no asfalto.

Eles fazem desse trecho uma verdadeira "chicane" de Fórmula 1 completando o "S" após o Supermercado Zona Sul para entrar na Av. Prudente de Moraes.

Precisa URGENTE instalar um radar de R$ 40 km/hora ou no máximo R$ 50 Km/hora entre as ruas Canning e a Tereza Aragão

Minha sugestão só tem um objetivo: POUPAR VIDAS.

PARA QUEM CURTE !


Olá, 
 
 
Estamos organizando dois concertos de órgão que acontecerão em outubro. Trata-se da V Semana Internacional de Arte Organística.
 
Esses eventos acontecerão logo no início do mês, nos dias 5 e dia 10 de outubro. No primeiro concerto, teremos a oportunidade de ouvir e assistir pelo telão o organista espanhol Roberto Fresco, que é titular da Catedral de Madri.
 
No segundo concerto, tocará a organista holandesa Leonore Lub, titular da igreja em Noordbroek, em Groningen, Holanda. Esse concerto tem o patrocínio do Consulado Geral dos Países Baixos. Também poderemos, além de ouvir a organista, assistir a todo o concerto no telão.
 
Reserve essas datas entre os seus compromissos! Conto com sua presença para prestigiar esses dois artistas. O programa e os dados com detalhe você confere no final desta carta. A entrada é franca.
 
Organista: Roberto Fresco (Espanha)
Dia: Sexta-feira, 5 de outubro, às 19h, no Mosteiro de São Bento
Rua Dom Gerardo, 68, Centro (Perto da Praça Mauá)
 
Organista: Leonore Lub (Holanda)
Dia: Quarta-feira, 10 de outubro às 17h30min, na Igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares
Rua Primeiro de Março, 36, Centro (próximo à Praça XV)
 
Se você tiver alguma dúvida, não deixe de me contatar.
 
 
Nos encontramos lá!!!!
 
Um abraço
 
Domitila Ballesteros
tels (021) 9379-4103

BELO EXEMPLO !


 
 
Os candidatos à próxima eleição, inclusive o Sr. Eduardo Paes, estão a  utilizar os canteiros e jardins centrais da Av. Vieira Souto, recentemente reflorestados, como suporte para suas publicidades políticas, obviamente danificando o que foi feito.
Por outro lado, é interessante sugerir que sejam colocados pequenos protetores, pequenos gradis, pois serão destruídos com o pisotear da população.

BREVE COMEÇA !


Autorização para desfile de blocos de rua para carnaval 2013 será feita pela internet

Essa é a primeira vez que a Riotur usa a internet para os pedidos de autorização


Autorização para desfile de blocos de rua para carnaval 2013 será feita pela internet. Na foto, desfile do Monobloco em fevereiro deste ano
Foto: Arquivo O Globo / Ana Branco
Autorização para desfile de blocos de rua para carnaval 2013 será feita pela internet. Na foto, desfile do Monobloco em fevereiro deste anoARQUIVO O GLOBO / ANA BRANCO
RIO - Os organizadores dos blocos de rua poderão pedir a autorização para o carnaval 2013 pela internet. O preenchimento do cadastro no site www.carnavalderua2013.com.br poderá ser feito a partir desta quarta-feira até o dia 10 de outubro. Os pedidos serão analisados pela Riotur, que poderá mudar trajetos e horários de desfiles caso seja necessário.
O secretário Especial de Turismo, Pedro Guimarães, disse, em entrevista coletiva, que o site será monitorado online pela equipe da Riotur para que as informações complementares sejam exigidas dos organizadores.
Os critérios para conseguir a autorização para desfile continuam os mesmos do carnaval deste ano, segundo o secretário. Entre os requisitos, estão a tradição do bloco, tempo de desfile, número de foliões e área da cidade. Na Zona Sul, os números continuam limitados.
Entre os dias 1º e 10 de dezembro de 2012, a Riotur emitirá uma autorização preliminar. A definitiva, no entanto, só será fornecida entre os dias 2 e 9 de janeiro de 2013, após análise dos dados enviados e de documentação.
Duas portarias referentes ao Carnaval 2013 foram divulgadas no Diário Oficial desta quarta-feira. Uma delas estabelece limites para os desfiles de blocos nos bairros do Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras, devido ao expressivo crescimento do carnaval de rua nesses locais. A outra define critérios para a utilização de carros de som nas orlas de Leblon e Ipanema durante os desfiles dos blocos.


RIO 40º


No Rio, calor de quase 40ºC lota praia de cariocas e turistas em plena quarta

Ipanema foi um dos cenários mais requisitados pelos banhistas.
Segundo Inmet, é o dia mais quente do ano.

Cristiane CardosoDo G1 Rio
8 comentários
Cariocas e turistas aproveitam a quarta-feira (19) ensolarada (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Cariocas e turistas aproveitam a quarta-feira (19) ensolarada em pleno setembro. (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
No termômetro do posto 9, na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, um calor de 38 graus é registrado por volta das 13h desta quarta-feira (19).  Nas areias da praia, estudantes, trabalhadores cariocas e turistas aproveitavam o verão antecipado. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia, é o dia mais quente do ano.
A aposentada Teresa Pfister foge do calor do meio dia embaixo da barraca (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Aposentada Teresa Pfister foge do sol do meio dia
debaixo da barraca.(Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Ana Cecília de Sales, de 41 anos, chegou à praia por volta de 13h. Até o horário do seu trabalho, a empresária desfrutou de uma hora e meia de mar carioca, segundo informou.
"Eu faço o meu horário. Então, hoje eu tenho até uma hora e meia para aproveitar", declarou Ana Cecília.
A aposentada Teresa Pfister, de 58 anos, também quis tirar vantagem do dia de calor. Moradora de São José do Turvo, distrito de Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro, ela, que chegou à praia às 10h30, se refugiou debaixo da barraca para fugir do sol de meio-dia.
"Estou aproveitando o sol mais ou menos. Estou escondidinha aqui embaixo da barraca porque neste horário, o sol é muito forte", contou a aposentada.
Moradoras do Estácio, Taiane Daflon, de 19, aproveitam o descanso do estudo na praia. "Hoje não teve aula, então vim praia", contou.
No Rio, o calor intenso na manhã e tarde desta quarta-feira (19). (Foto: Cristiane Cardoso/G1)No Rio, o calor intenso na manhã e tarde desta
quarta-feira (19). (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Havia também quem estivesse desfrutando do tempo sem trabalho para apreciar um dos cartões postais mais requisitados do Rio.
Os amigos Bruno Santos, de 29 anos, e Alex Alves, de 32, que se refrescaram do calor com um banho de mar e uma cerveja gelada, chegaram por volta do 12h com a intenção de ficar até 16h.
Já a cabeleireira Elaine Araújo, de 23 anos, se deu uma folga para aproveitar a praia com a amiga Rafaela Farias, de 24, estudante de radiologia.
"Hoje ela está de patroa (referindo-se a Elaine). Eu só vou ficar aqui na praia até umas 15h30 porque hoje eu tenho aula na faculdade", contou Rafaela.
Em Copacabana, na Avenida Atlântica, termômetro chegou a marcar 43 graus. (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Em Copacabana, termômetro chegou a marcar
43 graus. (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Em Copacabana, o termômetro da Avenida Atlântica com Joaquim Nabuco chegou a registrar 43 graus por volta das 11h. Para se refrescar do intenso sol, além do banho de mar, os chuveirinhos foram requisitados pelos banhistas.
Segundo meteorologia, não há previsão de chuva para esta quarta. Para o fim de semana, contudo, há previsão de tempo chuvoso durante o dia e a noite. A umidade relativa do ar foi reistrada abaixo de 50% no período da tarde.

CARTÃO POSTAL????????ONDE??????


Moradores de rua montam acampamento em Ipanema

Com pedaços de papelão, eles improvisam abrigo na areia

Publicado:

No cartão-postal. Uma barraca montada por moradores de rua na Praia de Ipanema: os mendigos ocuparam uma área de vegetação de restinga
Foto: Pablo Jacob / O Globo
No cartão-postal. Uma barraca montada por moradores de rua na Praia de Ipanema: os mendigos ocuparam uma área de vegetação de restingaPABLO JACOB / O GLOBO
RIO - Morar de frente para o mar de Ipanema, um dos endereços mais famosos do Brasil, mais precisamente no quarteirão da Avenida Vieira Souto entre a Rua Aníbal de Mendonça e a Avenida Henrique Dumont. Uma realidade para poucos, numa área da cidade onde o metro quadrado custa, em média, R$ 35 mil. Foi esse o local, um dos mais belos cartões-postais do Rio, escolhido por um grupo de moradores de rua para montar acampamento. Com pedaços de papelão, eles instalaram uma pequena cabana na areia, em meio à vegetação de restinga, uma área de proteção ambiental. Agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) contam que já os retiraram do local várias vezes, mas eles sempre retornam.
Moradores do bairro reclamam da desordem, como mostrou a colunista Lu Lacerda em seu blog, na segunda-feira. Além de acamparem na areia de Ipanema, os moradores de rua fazem fogueiras e todas as necessidades fisiológicas no local. Na terça-feira, por volta das 10h e num calor de mais de 34 graus, um homem dormia tranquilamente debaixo da casinha de papelão. Na calçada junto aos prédios, na esquina da Henrique Dumont, uma mulher carregava os seus pertences e transformou o canteiro em casa.
Cerca é usada como cabide e varal
Roselene Moraes, que vive na Rua Prudente de Morais e frequenta diariamente a praia, disse que o número de moradores de rua aumentou no bairro. Ela contou que, à noite, são montados acampamentos em vários pontos da praia.
— Quem passa no calçadão não consegue ver os que estão no meio da vegetação. Eles ficam nas cabanas à noite e chegam a usar a cerca de arame, instalada para proteger a vegetação, como cabide e varal — reclama Roselene.
A Seop informou que rotineiramente tem tirado as pessoas desses locais e que a sua atribuição é apenas impedir que elas se fixem em áreas públicas.
Já a Secretaria municipal de Assistência Social informou que, desde janeiro, 2.200 moradores de rua foram abordados na orla do Leblon ao Leme. Do total, 1.084 foram recolhidos de dia e 1.116, pela equipe de abordagem noturna (que atua das 22h às 4h). Cinquenta por cento eram adultos, 10% idosos, 22% crianças ou adolescentes e 18% jovens.
A própria Secretaria de Assistência Social reconhece, no entanto, que esse número pode incluir abordagens feitas a uma mesma pessoa, já que os abrigos não são fechados, no caso dos adultos, e muitos preferem não permanecer no local, voltando para as ruas.

ATA 10 -SET


ATA  REUNIÃO PSI – 10-SET-2012

1-      “PROJETO MEU RIO”

2-      Panela de Pressão
O PSI está elaborando um texto a ser enviado para a página Panela de Pressão da plataforma Meu Rio. O objetivo é pressionar:
Governo do Estado do RJ
- chefe e sub-chefe da casa civil do Governo do RJ
Prefeitura Municipal  do RJ
Conselho  Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio
Secretaria Municipal do Meio Ambiente
O assunto será a preservação da Praça Nossa Sra da Paz c/ suas características ambientais e suas árvores centenárias.

3-      AÇÃO CAUTELAR PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS
A  minuta já está pronta, dependendo de algumas assinaturas. Achilles Lobo será o advogado representante dos moradores de Ipanema. A ação define alternativas da obra Metrô -Ipanema, assegurando as estruturas dos imóveis que estarão na rota do “Tatuzão”. Esta ação obriga o governo do estado a responder no prazo de 90 dias.

4-      AÇÃO POPULAR
Ficará para depois de Ação Cautelar.

5-      MINISTÉRIO PÚBLICO Federal
Não aceitou a ação, já que o BNDES, financiador da obra, é órgão federal.

6-      IPHAN
Vai enviar comunicação oficial se será aceito.

SUGESTÕES:
- Tony: enviar cartas para os síndicos das ruas Barão da Torre e Visconde de Pirajá, alertando para os riscos às estruturas dos prédios situados nessas ruas.
- Eliane Mattos: documentos do governo em relação a um seguro para os moradores dos prédios localizados na rota do “Tatuzão”.
Eliane Mattos assessora da Aspásia Camargo sugeriu que a Alerj solicitasse uma audiência pública  para a discussão da obra do metrô em Ipanema – Praça N. Sra. da Paz e passagem do tatuzão -  a ser realizada  na  ALERJ com  representantes do governo estadual,  a fim de tratar do projeto das obras do Metrô-Ipanema, enfatizando e garantindo a segurança dos imóveis localizados nas ruas por onde o “Tatuzão” irá passar, evitando desabamentos e danos maiores aos mesmos e aos moradores. Também nesta audiência vai ser debatida a questão da obra subterrânea. Por que o governo insiste em construir a estação em obra a céu aberto, se existe tecnologia para fazer a obra subterrânea que não vai causar interrupção do trânsito, fechamento da praça para a população durante as obras, barulho, poeira e sobre tudo a preservação integral da cobertura verde , uma vez que este tipo de obra não atinge a superfície.

7-      OBRAS METRÔ-IPANEMA
Por que a céu aberto e não subterrânea ?
Este debate ao qual o governo não poderá se furtar de comparecer, será providenciada, após as eleições

PRÓXIMA REUNIÃO: 24/SETEMBRO, 2ª FEIRA, 18H – COLÉGIO NOTRE DAME

Ata elaborada por Bernadete Pinheiro