PRÓXIMA REUNIÃO


A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, SEGUNDA FEIRA,  dia 30/07 às 18hs. no Colégio Notre Dame .

           
PAUTA
 Reunião com o governo dia 23/07

Retirada ação popular – nova ação

Pedido debate com os órgãos públicos sobre a estação N. Sra. da Paz

Documentação praça- verificação inloco das árvores a serem derrubadas.

Representação na Visconde de Pirajá  da saída  de metrô como a população quer – discreta, sem cobertura.

Abertura conta corrente PSI






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REUNIÃO DEPOIS DO DIA 30/07 SERÁ DIA 13/08 –

FESTA DO VINHO

Anna RamalhoHoje às 18h03


Festa celebra o vinho em Ipanema

Jornal do Brasil
O Quadrilátero do Charme de Ipanema - entre as ruas Anibal de Mendonça e Joana Angélica e a praia e a Lagoa - vai realizar em 04 de agosto a segunda edição do evento “Tim Tim - Celebração ao vinho”. Serão mais de 10 horas de celebração ao vinho em aproximadamente 27 estabelecimentos de uma das regiões mais badaladas do Rio.

Degustações e cooking shows gratuitos acontecerão para os clientes e visitantes das lojas participantes. Vitrines especialmente dedicadas ao mundo do vinho serão criadas. Descontos significativos nos cardápios de vinhos serão oferecidos aos clientes dos restaurantes da região participantes do evento neste dia.

Anna RamalhoHoje às 18h03


Festa celebra o vinho em Ipanema

Jornal do BrasilTamanho do Texto:+A-AImprimirPublicidadeO Quadrilátero do Charme de Ipanema - entre as ruas Anibal de Mendonça e Joana Angélica e a praia e a Lagoa - vai realizar em 04 de agosto a segunda edição do evento “Tim Tim - Celebração ao vinho”. Serão mais de 10 horas de celebração ao vinho em aproximadamente 27 estabelecimentos de uma das regiões mais badaladas do Rio.



Degustações e cooking shows gratuitos acontecerão para os clientes e visitantes das lojas participantes. Vitrines especialmente dedicadas ao mundo do vinho serão criadas. Descontos significativos nos cardápios de vinhos serão oferecidos aos clientes dos restaurantes da região participantes do evento neste dia.



Vinhos de diversas nacionalidades, procedências e castas das importadoras Casa Flora, Mistral, Grand Cru, Emporio Cose e Ana Santos Alimentos serão oferecidos ao público presente nas lojas, estimado em aproximadamente 3 mil pessoas. O evento conta também com a participação da Água Evian que oferecerá suas águas nas varandas das lojas Elle et Lui Maison na rua Garcia D´Avila e Novo Ambiente na rua Redentor. Nestes mesmos locais a Radio Ibiza comandará a trilha sonora do evento.



Vinhos de diversas nacionalidades, procedências e castas das importadoras Casa Flora, Mistral, Grand Cru, Emporio Cose e Ana Santos Alimentos serão oferecidos ao público presente nas lojas, estimado em aproximadamente 3 mil pessoas. O evento conta também com a participação da Água Evian que oferecerá suas águas nas varandas das lojas Elle et Lui Maison na rua Garcia D´Avila e Novo Ambiente na rua Redentor. Nestes mesmos locais a Radio Ibiza comandará a trilha sonora do evento.



TERRA DE NINGUÉM


Estacionamento irregular na orla de Ipanema

Veículo estacionado irregularmente na Avenida Vieira Souto, em Ipanema

Foto: Rafaella Javoski Rafaella Javoski - O Globo




RIO — O desrespeito às leis de trânsito a ordem ainda é um problema corriqueiro nas vias da Zona Sul. Apesar de Ipanema possuir uma Unidade de Ordem Pública (UOP) desde dezembro de 2011, no início da tarde desta quarta-feira um carro foi flagrado parado em estacionamento irregular na esquina da Avenida Vieira Souto com a Rua Francisco Otaviano. Enquanto a equipe do GLOBO esteve no local, nenhum agente da UOP foi visto para notificar o veículo.






METRÔ

MP-RJ pede suspensão de obras da linha 4 do metrô


Ação Civil Pública diz que há ilegalidades no licenciamento do projeto

Jornal do BrasilAutor

 O Ministério Público do Rio (MPRJ) pediu suspensão das obras da Linha 4 do Metrô até que seja concluído todo o processo de licenciamento ambiental. Com o apoio de 18 associações de moradores, a ação aponta as ilegalidades no licenciamento do projeto, que teve metade do traçado original descaracterizado, e suas consequências para a vida dos moradores da cidade. Os alvos da ação são o Governo do Estado, a Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Concessionária Rio-Barra S/A e a CBPO Engenharia Ltda.



O objetivo é fazer com que os réus apresentem o projeto completo da Linha 4 à sociedade, suspender a licença parcial concedida para projeto distinto do que está em execução, invalidar a “averbação” concedida ilegalmente à licença ambiental da Estação General Osório, integrante da Linha 1, e assegurar que a Estação Gávea seja executada em dois níveis distintos, de forma a permitir a futura ligação da Barra com o Centro, da Zona Sul com a Barra, da Tijuca com a Zona Sul (por meio da Estação Uruguai) e do Centro com os bairros de Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico e Lagoa.



O traçado original da Linha 4 do Metrô, já licitado, licenciado e aprovado pela população, previa a ligação da Barra da Tijuca à Linha 1 por meio das seguintes estações: Jardim Oceânico – São Conrado – Gávea – Jóquei (Jardim Botânico) – Humaitá – Morro de São João (Botafogo). No entanto, o projeto em execução prevê a configuração Jardim Oceânico – São Conrado – Antero de Quental – Jardim de Alah – Praça da Paz – General Osório 2.



CADEIA NELE !


Plantão 24/07/2012 - 19:50



Traficante é preso em praça de Ipanema

RIO - Um homem de 32 anos foi preso, no fim da tarde desta terça-feira, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul. Policiais Federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, que o prederam, disseram que o traficante identificado com W. N. B, fazia parte de um esquema de venda de drogas pelo telefone. No ato da prisão foi encontrado com ele uma quantidade ainda não contabilizada de haxixe, cocaína, maconha, êxtase e skank. No apartamento do homem, que fica na Rua Gastão Baiano, em Copacabana, os policias federias encontram uma balança de precisão e uma grande quantidade de dinheiro: R$ 38.9 mil, cerca de US$ 1 mil e 298. As investigações que levaram a prisão do traficante duram cerca de três meses




BAIRROS .COM


Enviado por Bairros.com - 
22.7.2012
 | 
12h00m

Lançamento da coleção verão em lojas de Ipanema

A galeria Top Center, em Ipanema, promoverá de segunda à sexta (23 a 27/07) o lançamento simultâneo das coleções de Verão 2013. As marcas Agilitá, Angela Bechara, At Last, Bia Lacerda, By Bella, Gisele Barbosa, Joey, Kriska, Lit, Lix, Lucidez, Madame Pompidu, Quantamaria, Metally, San, Shii, SK Skunk, Tai Daí e Tempo 4 são as participantes da 1ª edição da semana de lançamentos. Além das novas coleções, as grifes vão promover coquetéis, eventos e promoções durante a semana. O mall fica na Rua Visconde de Pirajá 550.

MATÉRIA COMPRADA !!! NÓS PODEMOS PROVAR ESSA MENTIRA


Voz do povo reforça projeto do governo

Jornal do BrasilAlberto Oliveira 
A elite intelectual e a chamada burguesia da Zona Sul têm se manifestado contra o atual percurso da Linha 4. Em São Paulo, situação parecida se deu no bairro nobre de Higienópolis. Descontentes com a construção de uma estação de metrô no local, os moradores protestaram contra o fluxo de "gente diferenciada" por aquelas bandas.
No Rio, pelo menos, o motivo, aparentemente, é mais nobre: defesa do meio ambiente.
O principal argumento dos que protestam é que a construção de uma estação na Praça Nossa Senhora da Paz, coração de Ipanema, provocará grandes danos ambientais ao local, principalmente pela derrubada de árvores centenárias. O governo do estado, no entanto, promete que apenas 17 das 130 existentes atualmente serão extirpadas.
A pesquisa vai dar força aos governantes que já não pretendiam ceder às pressões.

ENVIADO




Rio, 23/06/2012

À Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público Federal
Ref: estação de metrô na Praça N. Sra. da Paz

Prezado Sr. Promotor da República  - Dr. Maurício Andreoulo Rodrigues,

O Projeto de Segurança de Ipanema – PSI, movimento voluntário e apartidário de moradores do bairro, vem por meio desta, em nome de mais de 16.000 moradores e usuários de Ipanema levar a seu conhecimento o repúdio da população ao modo de como o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende fazer a estação de metrô N. Sra. da Paz, obra financiada com recursos oriundos o Governo federal através do BNDEs.

- Na proposta do Governo, a obra para se fazer a estação N. Sra. da Paz  seria feita no subsolo da praça e a céu aberto. Este procedimento obrigaria a retirada de 309 de árvores, sendo que a maioria delas quase centenárias.  Está sendo proposto a retirada e o posterior replante destes indivíduos em uma operação muito polêmica e de êxito impossível segundo a opinião de vários engenheiros ambientais consultados. O resultado seria um dano definitivo e irreversível  ao meio ambiente e à sustentabilidade do bairro.
O arvoredo da praça N. Sra. da Paz é um importante fator de oxigenação do local, aliado na despoluição do ar e de grande importância para a manutenção da temperatura ambiente, além de ser o berço e alimento de rica fauna e biodiversidade.

- Outro aspecto preocupante desta obra é a maneira como estão sendo planejadas as saídas desta estação. Segundo o projeto do Governo do Estado as saídas  seriam localizadas  rentes às grades e ao lado dos dois portões centrais da praça nas Ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre.
O número de usuários desta estação seria de 40.000 pessoas /dia. A praça, desta forma, se transformaria em trânsito perdendo totalmente as suas características de uso comunitário, quintal de nossas crianças, lugar de encontro dos idosos e deficientes e descanso dos que trabalham, estudam ou passeiam pelo bairro, seguros da  acolhedora tranqüilidade proporcionada pela exuberância de uma cobertura verde ímpar.
A localização destas saídas como estão sendo propostas, acarretaria também outro grande problema – as crianças do bairro encontram na praça uma liberdade única e necessária de expansão. Ali elas correm, jogam bola, brincam de pique esconde, sobem nas árvores etc. Como garantir a sua segurança em um local com duas saídas de escape rápido que pode estimular diversos tipos de violência?
 Estas saídas também seriam desfavoráveis ao comércio de rua. Ipanema é um bairro com comércio de rua forte, variado e inovador. Os usuários do metrô têm de sair nas calçadas onde estão as lojas e não na praça. A estação de metrô Jardim de Alá, localizada no subsolo da Rua Ataulfo de Paiva e não no do Jardim de Alá, terá sua saídas na Ataulfo de Paiva nas esquinas da Borges de Medeiros e Afrânio de Mello Franco favorecendo o Shopping Leblon e o Rio Design, exatamente os maiores concorrentes do comércio de Ipanema.

 A Praça N. Sra. da Paz é tombada há mais de trinta anos. Só isso deveria ser suficiente para que nunca se pensasse na possibilidade de sua  desfiguração.

 A população de Ipanema, moradores e usuários querem o metrô, mas  não a estação da maneira como está sendo proposta sem levar em consideração a preservação de uma cobertura verde importante e também do uso do local como praça, patrimônio da comunidade.
 Um abaixo assinado, trabalho totalmente voluntário feito pelos moradores do bairro em condomínios, praça, porta de igreja, calçadão, porta das escolas, cabeleireiros, academias de ginástica etc., coletou mais de 16.000 assinaturas, exatamente dentre o público alvo desta estação.
Ficou explícita a vontade unânime da população pela preservação do verde e do uso de sua praça.

A proposta da população para a construção desta estação é a seguinte: uso do método shield que consiste em fazer a obra usando  maquinário que vai furando e fazendo o concreto  ao mesmo tempo. É um tipo de obra totalmente subterrânea. Não seria preciso mexer em nenhuma folha das árvores da praça. Ela também não traria impacto de poeira, barulho e interrupção do trânsito para os moradores. Esta técnica é perfeitamente viável, já tendo sido experimentada em diversas obras públicas no Brasil e em vários lugares do mundo.

 A outra sugestão se refere às saídas que teriam, necessariamente, de serem localizadas afastadas do entorno imediato da praça nas calçadas da Rua Visconde de Pirajá  nas esquinas de Maria Quitéria e Joana Angélica, mas do outro lado da rua, nunca junto à praça.

 Entendemos que as nossas sugestões são muito razoáveis, atendem ao Governo que quer trazer o metrô até este ponto do bairro, aos usuários interessados, e aos moradores, não só de Ipanema , mas também de toda a cidade uma vez que esta praça é um patrimônio de todos. E ela seria integralmente preservada.

 Já levamos esta sugestão ao Governo,   inclusive publicamente, no programa Globo- Comunidade que foi ao ar dia 24/06/2012. 
Convidamos igualmente os técnicos da Casa Civil do Governo do Estado sob cuja responsabilidade está o desenvolvimento de todo este projeto, para  que venham à Ipanema debater com a população a nossa opção de obra de modo a se chegar a um consenso. Uma intervenção desta magnitude não pode ser resolvida só no âmbito dos gabinetes. A população tem de ser ouvida. A Linha 1, que agora se denomina Linha 4 foi discutida em duas audiências públicas como manda a legislação. O assunto Estação N. Sra. da Paz sequer foi tocado nestas ocasiões.

 A nossa cidade paga um preço altíssimo pela perda de seu patrimônio artístico, arquitetônico, cultural, histórico e ambiental, por não ter entendido, em tempo, que o crescimento é necessário e bem-vindo, mas ele tem de vir respeitando as características e o patrimônio de cada bairro.
O resultado é lastimável: bairros como Glória, Catete, Laranjeiras e tantos outros são hoje locais empobrecidos e degradados.
 A Praia de Botafogo é outro triste exemplo de um local com o cartão postal mais lindo do mundo e hoje é uma simples passagem, que se deseja a mais breve,  desfigurada que foi pelo viaduto que a cortou ao meio, pela insana derrubada de seus casarões e pelo descaso dedicado aos seus outrora lindos jardins.
 A exceção que confirma a regra é o bairro de  Santa Teresa, preservado à custa da luta de sua população, que hoje é um pólo turístico importante, da cidade, apesar de distante da praia.

Infelizmente,  Rio de Janeiro está trocando as suas praças por estações de metrô. Praças como Gen. Osório, Cardeal Arcoverde, Largo do Machado Saenz Penha, e Afonso Penna, todas perdidas como espaço comunitário e de forma desnecessária como se verifica em relação à praça N. Sra. da Paz.

 Desrespeitar o tombamento é apagar a memória do bairro. Uma sociedade sem memória está impedida de aprender com a própria experiência e encontrar soluções inovadoras e criativas para seus problemas.

Entendemos que o bom senso deve regular as intervenções de modo a preservarmos a ambiência e características de cada espaço, sem engessar a cidade. A construção de uma estação de metrô na praça N. Sra. da Paz, pulmão do nosso bairro, não precisa ser feita da forma como está sendo proposta em obra a céu aberto e com entradas e saídas junto ao entorno imediato da praça.
Pedimos a intervenção do Ministério Público Federal para que ajude a população na sua luta pela preservação de seu espaço.


Atenciosamente,



 Maria Ignez Barretto – coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

EM QUE PÉ ESTAMOS.....



Em que pé estamos em relação à estação de metrô N. Sra. da Paz;
 
1) entramos com uma ação popular que segue em anexo. nela pedimos uma liminar para que nada seja feito na praça até o governo vir conversar com a população.
 
2) mandamos, como é do conhecimento de todos, um convite para que os técnicos responsáveis pelo projeto da estação N. Sra. da paz venham conversar com a população a respeito da nossa proposta.
 
Existe uma maneira de fazer a estação, inclusive no sub solo da praça de forma totalmente subterrânea ( a aobra) . Qualquer engenheiro, e consultamos vários, pode atestar isto. É o método  shield que é usar o próprio tatuzão que vai furando o tunel e já concretando. É o que vai ser usado nesta linha. Então aproveitar o túnel já feito para passar o trem e nele já fazer a estação. É uma obra totalmente subterrãnea  quer seja no sub solo da Visconde quer seja no da praça, ela não afeta em nada a parte de cima . O que quer dizer - se for no sub solo da praça não é necessário tirar árvore, mexer em nada - a obra é totalmente subterânea. Se for no sub solo da Visconde a mesma coisa - não é necessa´rio interromper o trânsito, fechar o acesso aos carros dos moradores - nada.
É um método muito usado no Brasil e mundo afora para fazer obras públicas. Ontem um engenheiro e empreiteiro me disse que recentemente fizeram um estacionamento subterrâneo embaixo do Champs Elysées, com seis níveis, sem mexer em nada na superfície da avenida, sem tirar árvores, interromper o trânsito, nada.  É perfeitamente possível.
O governo pode alegar que é mais caro. mas como julgar o que é mais caro em uma obra cuja perspectiva é de 200 anos adiante? Como dizer o que é caro ou barato quando a prioridade tem de ser a preservação ambiental, histórica, artística, arquitetônica e ambiental? Será que as pessoas não percebem o preço altíssimo que a nossa cidade está pagando pela destruição de seu patrimônio, exatamente por conta de um desenvolvimento predatório que se fez sobretudo durante o século XX baseado na falsa premissa - desenvolvimento contra preservação? O que é caro - tirar ou botar a Perimetral? E tantas outras experiências que parece não estão ensinando nada a ninguém.
 
Fazendo a obra desta forma e colocando as entradas e sáidas do metrô fora do entorno imediato da praça, preservando a em seu uso comunitário e não transformando a em passagem, garantindo a segurança das crianças que usam aquele espaço para suas bricadeiras da possibilidade que duas saídas de escape rápido, exatamente no local, fatalmente  estimularão todo tipo de violência, e também fortalecendo o comércio de rua, uma das características importantes do bairro, que terão os 40..000 usuários /dia saindo em frente às suas lojas, fica tudo resolvido e muito bem resolvido. Ipanema vai ter o metrô e vai ficar integralmente preservada.
É esta discussão que temos de ter com o governo. os nossos argumentos são muito fortes e totalmente viáveis técnicamente. A proposta do é atrasada em termos de engenharia e conceituais. Não há porque não fazer a obra desta forma que estamos propondo.
 
3) Como o governo não respondeu ao nosso convite eu  o mandei para toda a mídia pedindo apoio na divulgação do mesmo, com o objetivo de fazer o governo responder sim ou não e porque.
Só consegui uma nota "en passant" na matéria de quinta feira do Globo e falei na radio Band na segunda.passada.A repercussão foi mínima e não serviu para deixar o governo constarngido e responder.
Pensei em fazer o seguinte:
a) todos mandarmos cartas ao Globo dizendo que temos a proposta correta, convidamos o governo para debater e não obtivemos resposta, que a população quer debater com o governo, que uma obra deste porte não pode ser resolvida nos gabinetes, a população tem de ser ouvida. É momento de transparência, seriedade etc. no país e que  Governo do Rio de Janeiro não pode fugir à sua responsabilidade. Algo neste teor.Acho que se todos escrevermos, o jornal não vai poder ignorar e vamos levantar a discussão. obrigando o governo a vir debater.
as cartas têm de ser endereçadas a- cartas@oglobo.com .br  - com nome completo, endereço e telefone.
 
b) também pensei que cairia bem um artigo publicado no Globo sobre o assunto. Como estamos em vésperas do julgamento do mensalão, com a Lei da Ficha Limpa valendo para estas eleiçoes e com a Lei de Acesso à Informação já vigente, acho que temos um bom gancho para chamar o Governo do Rio de Janeiro à sua responsbilidade.  Ele não pode simplesmente ignorar a vonta de mais 16.000, tem de saber que uma obra desta magnitude não pode ser feita nas sombras dos gabinetes.  Eu peço a todos que se empenhem ou em fazer o artigo ou pensar em alguém de prestígio que poderia fazê-lo.É urgente.
 
c) colocar a nossa proposta nos face books e blogs para ver se conseguimos levantar uma onda na rede. 
 
4) estamos preparando uma representação junto ao Ministério Público Federal porque a obra tem finaciamento do BNDES. Vai ser protocolada na terça ou quarta feira.
 
A guerra está difícil, mas não vamos esmorecer. Cada vez me convenço mais da absoluta razão que temos neste pleito.
 Um abraço,
Ignez