FEIRA DE ANIMAIS


Enviado por Bairros.com - 

Campanha de adoção de animais neste sábado em Ipanema

Neste sábado, das 10h às 16h, será realizada mais uma edição da Campanha de Adoção Solidariedade Animal, na Praça General Osório. A edição será apadrinhada pelo casal Italo Guerra e Ariela Massoti, e quer estimular a adoção de animais que nasceram com algum problema físico decorrente do próprio nascimento ou de maus tratos.

Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, e estar com um comprovante de residência e identidade em mãos. Maiores informações pelo e-mail andrealambert@terra.com.br ou nos telefones 9632-8115 e 9316-6030.

METRÔ


Pedras rolam de encosta na Lagoa durante obras do metrô

Vistoria da Defesa Civil não aponta riscos imediatos na área. Geo-Rio fará nova inspeção



Moradores pedem a instalação de grades de proteção contra novos deslizamentos
Foto: Foto do leitor Cesar Ramos Filho / Eu-Repórter
Moradores pedem a instalação de grades de proteção contra novos deslizamentosFOTO DO LEITOR CESAR RAMOS FILHO / EU-REPÓRTER
RIO - Quanto mais avançam as obras de perfuração de rochas para expansão da estação General Osório do metrô, maior é a apreensão dos moradores da Lagoa: pedaços de pedra começaram a se desprender da encosta e rolar Morro do Cantagalo abaixo, como mostra o leitor Cesar Ramos Filho. Segundo ele, alguns carros do seu condomínio, que fica na altura do número 2042 da Avenida Epitácio Pessoa, já foram atingidos. Uma vistoria da Defesa Civil nesta sexta-feira não identificou riscos imediatos aos imóveis no entorno.
— O surgimento da fenda coincidiu com o início das obras. Parte do morro começou a ruir e pedaços de pedra estão caindo nos carros estacionados no nosso condomínio. Algo grave pode acontecer se esse problema não for tratado — afirma Cesar.
O morador pede a instalação de grades de proteção na encosta, a fim de evitar novos prejuízos para os moradores. Ele afirma que a fenda possui mais de quatro metros de altura e três de largura - e cresce mais a cada dia.
Após ser procurada pelo GLOBO, a Defesa Civil realizou uma vistoria no local na tarde desta sexta-feira. Segundo o órgão, não foi constatado perigo imediato aos edifícios próximos. A Defesa Civil, porém, disse que encaminhará um laudo para a Fundação Geo-Rio pedindo uma avaliação mais aprofundada.
A Geo-Rio informou, em nota, que aguarda a chegada do pedido da Defesa Civil para marcar uma visita ao local. As possíveis medidas de prevenção só poderão ser tomadas após a vistoria in loco, segundo o órgão. No fim do ano passado, a fundação já havia realizado uma inspeção na área, que não constatou riscos para os moradores.
“A Geo-Rio informa que realizou vistoria na Avenida Epitácio Pessoa, número 2042, no fim do ano passado, a pedido da Defesa Civil do Município. Na ocasião, a Fundação não identificou risco na área”, diz a nota.
A Secretaria de Estado de Transportes (Sectran) negou que o descolamento das pedras tenha relação com as obras de expansão do metrô.

SERÁ PRECISO UM DESMORONAMENTO PARA QUE SE FAÇA ALGUMA COISA ???


METRÔ




Moradores de Ipanema fazem ato em Laranjeiras em defesa de praça

Prefeitura nega que destombamento seja votado por Conselho de Patrimônio


A Praça Nossa Senhora da Paz: grupo não quer estação do metrô
Foto: Simone Marinho/2-5-2012 / O Globo
A Praça Nossa Senhora da Paz: grupo não quer estação do metrôSIMONE MARINHO/2-5-2012 / O GLOBO
RIO - Moradores de Ipanema vão fazer uma manifestação nesta quinta-feira, às 15h, em frente à sede Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, na Rua Gago Coutinho 52, em Laranjeiras, com o objetivo de impedir uma suposta votação para o destombamento da Praça Nossa Senhora da Paz. A prefeitura, no entanto, nega que o destombamento esteja em pauta. Apesar disso, o grupo decidiu manter a mobilização.
O protesto foi convocado pelo Projeto de Segurança de Ipanema — que reúne diversas associações de moradores da Zona Sul contrárias ao projeto que prevê a derrubada de 130 árvores centenárias da praça para a construção de uma estação da Linha 4 do metrô. O grupo já reuniu 14 mil nomes num abaixo-assinado, pedindo a preservação do lugar.
— A praça é um patrimônio do bairro. É absurdo que a construção de uma estação comprometa a cobertura verde do lugar. Aquela área é o quintal das nossas crianças. Ontem (segunda-feira), recebemos a informação de que, na tarde desta quinta-feira, o conselho votaria pelo destombamento da praça. Aquela área foi tombada por decreto municipal. O prefeito precisa do aval do conselho para derrubar o decreto — disse Inês Barreto, coordenadora do Projeto Segurança de Ipanema.
Inês enfatizou que o grupo não é contrário ao metrô no bairro, mas teme a descaracterização da praça com a construção das saídas sugeridas no projeto.
— As saídas serão localizadas ao lado dos dois portões centrais, na Visconde de Pirajá e na Barão da Torre, e com isso atrairão um fluxo de 40 mil pessoas por dia para o interior da praça. Nossa área verde se transformará em simples passagem, como já ocorreu em outras praças da cidade — reclamou.
Na avaliação do engenheiro Roberto Kauffman, integrante do grupo, o ideal é que as saídas da estação fiquem localizadas na Rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Maria Quitéria e Garcia D’Ávila, e entre a Joana Angélica e a Vinicius de Moraes. Nesses dois trechos, disse, as calçadas são bastante largas, o que daria conforto aos usuários do metrô.
O arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti também defendeu a praça e disse lamentar que a área de lazer, criada no início do século 20, corra o risco de ser destombada.
— Aquela praça é o único espaço verde de Ipanema. Estamos vivendo um momento em que a questão da vegetação é fundamental, para que se crie um mínimo de ambiente diante da verticalização que o Rio sofre. Ipanema era um bairro constituído de casas com jardins, mas o poder público permitiu que a vegetação fosse substituída pelo concreto — observou.
Através de sua assessoria, o subsecretario municipal de Patrimônio, Washington Fajardo, negou que a votação pelo destombamento estivesse na pauta desta quinta-feira. Fajardo faz parte do conselho.



METRÔ


Moradores temem impacto de obra do metrô em Ipanema

Receio é que escavações na Praça Nossa Senhora da Paz afetem prédios e árvores de praça

A prefeitura vai retirar algumas árvores da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

Pablo Jacob / O Globo

RIO - Mesmo já em fase de sondagem e prospecção, as obras da nova estação do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, continua causando polêmica. Alguns moradores temem que as escavações causem danos às edificações e às árvores da praça. Como não conseguiram impedir o projeto, que já obteve a licença de instalação, os moradores — que fizeram várias manifestações e conseguiram um abaixo-assinado com mais de 16 mil adesões — querem agora mudar os locais de acesso à estação, previstos para o calçadão no entorno da praça.


Ignez Barreto, coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, disse que espera um diálogo com o governo do estado, para mostrar que as entradas podem ficar no calçadão da Rua Visconde de Pirajá, o que preservaria a praça e serviria de incremento para o comércio do bairro.

— Um obra de mais de R$ 7 bilhões, que vai mexer com a vida do bairro, não pode ser decidida apenas no gabinete — disse Ignez Barreto.

Em meio aos protestos contra o projeto, o governo não divulga a data do início das escavações. Informa apenas que as próximas etapas da obra ainda não têm data marcada e que, quando o trabalho interferir na rotina da Zona Sul, todos serão previamente informados.

Para jornalista, praça é a alma de Ipanema

A jornalista Sandra Louzada, moradora do bairro e uma das ativistas da luta contra o projeto, teme danos à Nossa Senhora da Paz, que, para ela, é alma de Ipanema, além de ser um bem tombado. Para os moradores, bastariam duas estações no bairro: a da Praça General Osório e a do Jardim de Alah.

— Se o túnel do metrô, como nos informaram, vai passar pela praça em sentido diagonal, não é preciso uma estação na área. Bastaria que fizessem passagens que levem as pessoas até a plataforma — argumentou Sandra.

Em mais um apelo, Sandra Louzada enviou um documento ao Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio, pedindo para que a retirada de árvores seja proibida.

— Nós não somos contra o progresso, mas achamos que é hora de crescer com cuidado, com preservação. Nós não somos contra o metrô. Somos usuários do metrô, mas achamos que as medidas de proteção ao meio ambiente, que estão na pauta do governo brasileiro, devem guiar os caminhos do metrô. Não sabemos que projeto o governo defende para a praça, ele não foi divulgado, mas se a passagem do tatuzão (equipamento que faz as escavações) abaixo da Rua Visconde de Pirajá não interromperia o trânsito sobre ela, conforme anúncio do governo, certamente a praça não precisaria ser fechada — acrescentou Sandra.

A licença de instalação da estação da Nossa Senhora da Paz de instalação foi apresentada no dia 25 de junho pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e pela presidente do Instituto estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos. A licença foi aprovada com uma série de restrições, entre elas, a redução do número de árvores a serem transplantadas: de 113 para 17. O Conselho Diretor do Inea aprovou ainda a exigência de replantio de 400 árvores no bairro.

Estado diz que só árvores menores serão removidas

Sem divulgar o mapeamento das árvores que serão removidas, o governo do estado garantiu que apenas as árvores menores que ficam na parte central serão transplantadas. Ela serão retiradas e levadas para um horto até que as obras sejam concluídas. Depois, essa árvores serão replantadas na praça. As maiores, localizadas nas extremidades da praça, não serão retiradas.

PEGA LADRÃO

PMs prendem assaltantes em Ipanema


Rio - Policiais do 23º BPM (Leblon) prenderam dois homens acusados de assaltar uma farmácia em Ipanema, na Zona Sul, na noite desta quarta-feira.

Os PMs foram avisados por um motociclista sobre os suspeitos. O carro dos suspeitos foi parado após sair do Túnel Zuzu Angel, na

altura da Rocinha. Com eles, foram encontrados uma arma e R$ 322. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).



ISSO É BRASIL L L L L L L L L !


O novo trem chinês em avaliação no centro de manutenção da Metrô Rio: suspeita de inadequação Marcelo Carnaval/25-04-2012 / O Globo
RIO - O Ministério Público estadual pediu esclarecimentos à concessionária Metrô Rio, à Secretaria estadual de Transportes e à Agência Reguladora de Transportes Públicos (Agestransp) sobre as reformas que vêm sendo realizadas para alargar túneis e estreitar as plataformas de estações do metrô. O objetivo, de acordo com reportagem do “RJ- TV” da Rede Globo, é esclarecer se as obras estão sendo feitas para adaptar as instalações aos trens comprados na China e que ainda não entraram em circulação.
Segundo o Sindicato dos Metroviários, teste operacionais feitos de madrugada teriam demonstrado que, por serem mais leves, as composições balançariam mais em comparação com a frota antiga. Isso, na avaliação da entidade, aumentaria os riscos de as composições se chocarem contra as paredes dos túneis e pilastras. Diretor do sindicato, Antônio Luís da Silva disse que as raspagens nas plataformas cortam de dez a 20 centímetros. A concessionária Metrô Rio negou a ligação entre as obras e os novos trens.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mp-pede-informacoes-sobre-obras-no-metro-5505905#ixzz20y8YXeiW

FALTA DE LUZ

..Falta de luz na Lagoa, Ipanema e Jd. Botânico congestiona trânsito


Por Pablo Rebello (pablo.rebello@oglobo.com.br)


Agência O Globo - 19 minutos atrás

RIO - Os motoristas que seguem pela Lagoa e Jardim Botânico na manhã desta segunda-feira precisarão de um pouco de paciência. O trânsito encontra-se complicado no bairro devido à falta de luz que resultou no mau funcionamento de alguns semáforos. Segundo a CET-Rio, não estão funcionando os sinais dos cruzamentos Borges de Medeiros x Mário Ribeiro; Saturnino de Brito x Rua Jardim Botânico; Mãrio Ribeiro x Rua Raul Machado; Lineu de Paula Machado x Saturnino de Brito e Epitácio Pessoa x Borges Medeiros. Em Ipanema, um semáforo apresneta mal funcionamento na Avenida Vieira Souto, altura da Rua Garcia D´Ávila. CET-Rio está no localOperadores da CET-Rio buscam orientar o fluxo de veículos nestes cruzamentos.

A Light confirmou problemas na rede de abastecimento de algumas ruas da Lagoa e Jardim Botânico. Técnicos foram encaminhados para a região para reestabelecer o sistema. A assessoria da Light não soube informar o motivo da queda de energia, mas afirmou que a situação já foi parcialmente resolvida.

Na Avenida Niemeyer, uma colisão entre um ônibus e um carro de passeio deixa o trânsito lento nesta manhã de segunda-feira. O acidente ocorreu pouco depois do Vidial, no sentido Leblon. Agentes da CET-Rio encontram-se no local para orientar o fluxo de veículos e resolver o nó provocado pela colisão.

O trânsito também apresenta complicações na Avenida Brasil, onde um engavetamento entre três carros na altura de Deodoro provoca a formação de longas filas de veículos que se estendem até Realengo. Lentidão também no Viaduto do Gasômetro. No Elevado da Perimetral, a movimentação é intensa no sentido Aterro do Flamengo. O trânsito ainda é lento na Autoestrada Lagoa-Barra, sentido Barra da Tijuca.

Neste momento, chove fraco em Guaratiba, Jardim Botânico, Barra da Tijuca, Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Urca, Copacabana, Grota Funda e Tijuca. É recomendado que os motoristas redobrem a atenção para evitar acidentes.



..

ORLA


Grades são substituídas por vidros em condomínios da orla carioca

Paisagem fica visualmente mais limpa; medida é aprovada por moradores

P

Na orla da Zona Sul, vários prédios já trocaram as grades por vidros
Foto: Felipe Hanower / Agência O Globo
Na orla da Zona Sul, vários prédios já trocaram as grades por vidrosFELIPE HANOWER / AGÊNCIA O GLOBO
RIO — Gradear propriedades privadas virou febre nos anos 90 e desde então faz parte do visual da maioria dos edifícios do Rio. Mas, apesar da sensação de segurança, é consenso que o amontoado de ferro não beneficia a beleza e a estética da cidade maravilhosa. Pensando nisso, muitos condomínios da orla carioca vêm substituindo as grades metálicas por vidros, que deixam a paisagem visualmente mais limpa.
Para o consultor de desenvolvimento urbano da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário (Ademi), David Caderman, o vidro resgata a ideia de que os edifícios estão integrados à cidade:
— Substituir grades por vidros já é um avanço muito grande. É uma forma de conseguir um contato com a rua, com as pessoas, de resgatarmos a ideia de fazer parte de um ambiente urbano, o que perdemos com a instalação de grades.
Na opinião de arquitetos, o ideal seria que os gradis fossem totalmente extintos. Enquanto a insegurança não permite isso, o vidro passa a ser uma alternativa menos agressiva aos olhos.
— A grade denuncia uma sociedade aprisionada. Acredito que o vidro seja um passo para o amadurecimento de todos, para que um dia possamos retirar tudo e viver sem essas divisões — diz o arquiteto Alfredo Britto.
O empresário Ronaldo Fucci, ex-síndico de um prédio na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, que fez a substituição há três anos, defende o uso dos vidros:
— Usamos por dois motivos. Primeiro, porque é muito mais bonito. Outro motivo é a deterioração dos ferros da grade por conta da maresia.— contou o Fucci.
Mas a estética envidraçada tem suas desvantagens. A manutenção custa caro e a limpeza deve ser feita com frequência maior que a das grades. Os síndicos também vêm tendo dor de cabeça, pois muitas portarias deste material foram pichadas ao longo da orla.
— Picharam nosso vidro e a mancha não saiu com nenhum produto. Tivemos que trocá-lo por um novo. Além disso, no carnaval quebraram uma outra vidraça — contou Ronaldo, que fez seguro para os vidros de seu edifício.
E não é barato investir na nova estética: o preço do metro linear fica em torno de R$ 1.500, dependendo do vidro.

LIBERADO !



Defesa Civil libera prédio em Ipanema, mas rua permanece fechadaComenteFelipe Martins

Do UOL, no Rio

 A Defesa Civil municipal liberou na tarde desta sexta-feira (13) o prédio localizado no número 138 da rua Joaquim Nabuco, em Ipanema, na zona sul do Rio, cuja fachada apresentava risco de desabamento. Segundo o órgão, o problema limita-se apenas à fachada, por isso os moradores receberam permissão para circular pelo edifício.

 O risco de desabamento da fachada do prédio localizado na rua rua Joaquim Nabuco, em Ipanema, na zona sul do Rio, obrigou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) a bloquear a via, no início da madrugada desta sexta-feira (13), entre a rua Bulhões de Carvalho e a avenida Vieira Souto Luiz Roberto Lima/Futura PressA via, que foi fechada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) no início da madrugada, entre a rua Bulhões de Carvalho e a avenida Vieira Souto, permanece bloqueada. Durante a manhã, a interdição foi estendida até a pista sentido Ipanema da avenida Atlântica, no trecho entre as ruas Rainha Elisabeth e Joaquim Nabuco

O trânsito é intenso em dois bairros da zona sul do Rio devido ao bloqueio. e as retenções afetam Ipanema e Copacabana, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

A CET-Rio recomenda que o motorista evite a orla da avenida Vieira Souto e opte pela avenida Borges de Medeiros e pelo Túnel Rebouças para seguir para o Centro. O desvio também é realizado para a rua Conselheiro Lafaiete e pela avenida Rainha Elizabeth, com possibilidade de retorno para a rua Francisco Otaviano.

Uma operação especial de trânsito foi organizada na região, com operadores da CET-Rio e guardas municipais orientando os motoristas.