EMAIL RECEBIDO


Rio de Janeiro, 30 de junho de 2012-06-30



Prezados vizinhos,

Durante dois anos participei continuamente de atividades junto ao Projeto de Segurança de Ipanema, comparecendo às reuniões quinzenais, elaborando atas e outros recursos, como também, apresentações de sugestões para melhorias no bairro de Ipanema.

Venho assistindo ultimamente aos debates sobre a construção da estação do metrô na Praça N. Sra. Da Paz sendo que chamou-me atenção o fato de que tem-se a impressão que as autoridades públicas evitam acatar proposições dos moradores.

Percebo que muito pouco do que foi solicitado nesses cinco anos, por aquele Projeto, foi atendido. Nós daqui do entorno  da Praça Gen. Osório até ao Arpoador vimos solicitando melhorias que também não são atendidas, inclusive com apresentação de propostas de solução, como o caso da transposição de linhas de ônibus.

Dessa forma, fico a refletir o que impede o poder público favorecer a população em seus anseios por melhor convivência com o meio-ambiente, haja vista os protocolos últimos da CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Cordialmente,
JGuia

PÉ DE MARACUJÁ


Pé de maracujá avança pela fiação elétrica em Ipanema

Planta pode causar apagão em residências próximas, diz especialista. Comlurb fará remoção




Carregado de frutos, pé de maracujá cresce sobre a rede elétrica em esquina de Ipanema
Foto: Foto da leitora Maria Luisa Macedo Quintella / Eu-Repórter
Carregado de frutos, pé de maracujá cresce sobre a rede elétrica em esquina de IpanemaFOTO DA LEITORA MARIA LUISA MACEDO QUINTELLA / EU-REPÓRTER
RIO - Um pé de maracujá pode provocar um apagão? Em Ipanema, sim. Como mostra a leitora Maria Luisa Macedo Quintella, a planta se alastrou pela fiação elétrica que cruza a esquina das ruas Visconde de Pirajá e Maria Quitéria, entre as mais movimentadas do bairro da Zona Sul. Segundo Luiz Sebastião Costa, engenheiro elétrico da Uerj, a planta pode provocar curto-circuito na rede em um dia de chuva ou ventos fortes, o que deixaria as residências do entorno sem luz.
- É a natureza mostrando a sua força. Um belo pé de frutas, carregadinho, surgiu no meio dos prédios. Mas também temos de ter bom senso. Se tem alguma parte que representa risco para a rede, tem que ser podada - pondera a leitora.
Segundo o professor Costa, do Departamento de Engenharia Elétrica da Uerj, a poda precisa mesmo ser feita o mais rapidamente possível. Ele afirma que as plantas facilitam a possibilidade de queda do circuito, em especial sob condições adversas, como em dias com muito vento e chuva, o que poderia causar falta de energia nas casas do entorno.
A pedido do Eu-repórter, a Comlurb fez uma vistoria na rede nesta terça-feira (26) e constatou que a poda do pé de maracujá é realmente necessária. Os técnicos da companhia ressaltaram, porém, que o procedimento deve ser feito com muita cautela para evitar interrupção do fornecimento de energia, já que a planta se alastrou pelos fios da rede domiciliar.
O trabalho ainda não tem data para ser realizado, mas a Comlurb adiantou que terá de ser feito em um fim de semana, já que a esquina é muito movimentada. O objeitvo é minimizar o incômodos para motoristas, pedestres e moradores. A operação contará com a ajuda da CET-Rio para fazer o controle do tráfego.
Em março, uma reportagem mostrou o péssimo estado de conservação de diversos postes pela cidade. Em um deles, na Rua Barão de Itapagipe, no Rio Comprido, uma planta envolvia a fiação e parte do poste. O problema foi solucionado cinco dias depois da publicação da reportagem.



QUANTA FISCALIZAÇÃO !


Abandonado, quiosque é destruído e vira abrigo de ratos em Ipanema

Comlurb promete remover entulho, que obstrui passagem de pedestres na calçada




Entulho atrai ratos e baratas à calçada da Rua Francisco Otaviano, entre Copacabana e Ipanema
Foto: Foto da leitora Martha Gomes Giannini / Eu-Repórter
Entulho atrai ratos e baratas à calçada da Rua Francisco Otaviano, entre Copacabana e IpanemaFOTO DA LEITORA MARTHA GOMES GIANNINI / EU-REPÓRTER
RIO - O doce balanço a caminho do mar tem sido impedido há meses por destroços do que já foi um quiosque de flores na Rua Francisco Otaviano, perto da entrada do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, Zona Sul. Como mostra a leitora Martha Gomes Giannini, além de atrapalhar a passagem dos pedestres pela calçada, o entulho tem atraído ratos e baratas. No verão, ressalta a leitora, o acúmulo de água parada ainda provoca o temor sobre a existência de um possível foco do mosquito da dengue.

- É um absurdo deixarem a situação chegar nesse ponto justamente em uma das regiões mais valorizadas da cidade. E tudo aparenta estar abandonado há um bom tempo. Os camundongos passam entre os pedestres. É algo simplesmente horrível - reclama Martha ao Eu-repórter.
A Comlurb disse ter enviado uma equipe para averiguar a situação no local. Após receber autorização da Subprefeitura da Zona Sul, a companhia informou que iria limpar a área ainda na tarde desta terça-feira.
Apesar de estar localizado em uma área nobre da cidade, entre os bairros de Copacabana e Ipanema, o Parque Garota de Ipanema sofre com problemas de conservação e insegurança. Em outubro do ano passado, o Eu-repórter mostrou que grades soltas, brinquedos quebrados e pouco patrulhamento policial desestimulava ao uso da área de lazer por moradores e visitantes. Na época, a Polícia Militar informou que implantaria patrulhas com motos no local.
Parque foi adotado pela iniciativa privada em 2008
O Parque Garota de Ipanema, que ocupa 25,8 mil metros quadrados, foi inaugurado em 1978. Dezesseis anos depois, passou a integrar a área de proteção ambiental das pontas de Copacabana e do Arpoador. Já serviu de palco para shows gratuitos memoráveis, como o do cantor Tim Maia.
Em 2008, ele foi adotado pelo Instituto-E, da Grendene, que já investiu mais de R$ 600 mil no local. O dinheiro doado é usado prioritariamente para reformas de emergência.



 Leonardo Gorges, com a leitora Martha Gomes Giannini


ATA 18 / 06 /2012


P.S.I. Projeto de Segurança de Ipanema
Ata da reunião 18 de Junho de 2012.


1)    Ignez irá participar do Programa Globo Comunidade, no qual irá o Subsecretário da Casa Civil Rodrigo Vieira, e o Geólogo Newton, que será gravado dia 19 de Junho.
2)    Ignez irá propor a construção da Estação no subsolo da Rua Visconde de Pirajá entre a Rua Maria Quitéria e a Rua Garcia D Ávila.
3)    Ziraldo autorizou o PSI usar o seu slogan e desenho, do 11° Mandamento: Não Desmatarás.
4)    Iremos fazer novo Ato na Praça, no dia 07 de Julho.
5)    Iremos fazer manifestação “Salve a Praça” no dia 21, na Rio+20 na Cúpula dos Povos no Aterro.
6)    Temos que voltar a recolher contribuições para a nova Manifestação do dia 7 de Julho.
7)    No dia 19 de Julho teremos solenidade do Light Recicle, no Morro do Cantagalo.
8)    Próxima reunião dia 09 de Julho.



PROPOSTA DE METRÔ


Assunto: Fw: ´proposta estação de metrô n. sra. da paz - planta - projeto de segurança de ipanema
 

 
 
 
Segue,para  conhecimento de todos, abaixo o link com a planta da estação de metrô N. Sra. da Paz, proposta ao Governo do Estado
pelo Projeto de Segurança de Ipanema.Compartilhem, divulguem!
 
 
.Na nossa proposta, como você pode ver no link a estação ficaria não no subsolo da praça e sim no da Rua Visconde de Pirajá entre Maria Quitéria e Garcia d'Avila, o que protegeria a praça integralmente tanto no seu uso comunitário quanto no seu ambiente, tão importante para a sustentabilidade do bairro.É uma proposta tecnicamente viável. Ela segue o mesmo modelo da estação Jardim de Alá que não ficará no sub solo do JA, mas sim no da Ataulfo de Paiva entre a Borges de Medeiros e Afranio de Mello Franco, coincidentemente do exato tamanho da quadra entre a Maria Quitéria e a Garcia.As saídas seriam nas calçadas da Visconde neste trecho.
..
O PSI entende que a comunidade deve ser ouvida e que sua participação em qualquer proposta de políticas públicas têm de ser levada em conta, inclusive , para que as mesmas cheguem ao melhor bom termo possível.
A nossa proposta para a construção desta estação contempla alguns aspectos  importantes:
 
- respeito a um bem tombado;
- desnecessidade de propor um destombamento que claramente desagrada à maioria da população, não só do bairro, mas de toda a cidade;
- preservação integral da praça e da ambiência do bairro;
- sustentabilidade do bairro - oxigenação, manutenção da temperatura nos níveis atuais e ajuda na despoluição do ar;
- sentimento de acolhimento e aumento da auto estima da população por ver suas reivindicações atendidas;
- acabar com a polêmica proposta de transpante de árvores;
- garantir à população que sua praça vai continuar sendo praça e não um lugar onde 40.000/dia serão despejadas;
- não derrubar nenhuma árvore.
 
Por outro lado teremos uma obra mais traumática para o bairro e sobretudo para a população que mora na quadra entre a Maria Quitéria e Garcia d'Avila.
- o impacto da obra vai ser perfeitamente assimilado pelo bairro porque obra sempre vai haver. A praça fechada para as obras também seria um transtorno pois as crianças, idosos, deficientes e toda a população que usa a praça e que  ficaria sem o espaço. A obra em apenas uma quadra do bairro vai afetar somente aqueles moradores específicos. Para estes, temos meios de minimizar ao máximo os transtornos. Já estamos estudando propostas a serem levadas para o governo. em reunião a ser marcada de acordo com a melhor conveniência de todos.
De toda forma para o bairro como um todo e no longo prazo a nossa proposta atende muito melhor.
- teremos um bairro todo preservado e com metrô;
- se o metrô traz valorização dos imóveis em qualquer circunstância em um local que não vai se degradar - como ocorreu em todos os locais onde as estações de metrô foram feitas em praças e sem o necessário estudo deste tipo de impacto - Gen. Osório, Cardeal Arcoverde, Largo do Machado, Sanez Pena, Afonso Pena - a valorização vai ser muito mais expressiva.
 
O Rio de Janeiro paga um preço altíssimo pela perda de seu patrimônio arquitetônico, artístico, cultural, social ,histórico e pela perda de sua memória, exatamente por ter adotado uma polítca de desenvolvimento que não contemplou a preservação deste patrimônio.
A cidade foi crescendo deixando para trás bairros empobrecidos, degradados e descaracterizados. A  excessão à regra fica por conta de bairros como Santa Teresa - o único sem praia e que se constitue em pólo turístico cada vez mais importante, exatamente por estar todo preservado. Urca e Grajaú também são exemplos bem sucedidos de preservação patrimonial.
O PSI e todos seus voluntários se colocam inteiramente à disposição do governo para participar de qualquer reunião com moradores, prestadores de serviço  e comerciantes do bairro para apresentar e discutir  esta nova proposta.Temos certeza de que governo e população unidos, vão poder dar um exemplo de seriedade e transparência no trato da coisa pública, que vai resultar em Ipanema preservada integralmente, mas com bom serviço de metrô. É o que todos queremos.
 
um abraço,
Ignez

METRÔ


Lagoa pode ter acesso para metrô de Ipanema

Ideia é criar passagem de usuários entre estação General Osório e a Epitácio Pessoa, onde está previsto canal de ventilação

Ruben Berta
Publicado:
Atualizado:

TRECHO DA AVENIDA Epitácio Pessoa, entre os prédios de número 2.014 e 1.976, onde deverá ser feita a ligação com a estação de Ipanema
Foto: Angelo Antonio
TRECHO DA AVENIDA Epitácio Pessoa, entre os prédios de número 2.014 e 1.976, onde deverá ser feita a ligação com a estação de Ipanema Angelo Antonio
RIO - O governo estadual está estudando a possibilidade de construir um acesso de passageiros entre a Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, e a estação do metrô General Osório, em Ipanema. Para isso, a ideia é aproveitar um canal de ventilação subterrâneo, de cerca de 400 metros, que deve ser construído como parte das obras de ligação entre as linhas 1 e 4, na Zona Sul, e torná-lo apto para a passagem de usuários. O projeto já foi aprovado internamente e será analisado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Moradores ficaram apreensivos com projeto
De acordo com a Secretaria estadual de Transportes, o canal de ventilação está previsto para passar no espaço entre dois prédios, os números 1976 e 2014 da Epitácio Pessoa. O projeto foi exposto na semana passada para cerca de 20 representantes de condomínios locais, que ficaram apreensivos com a possibilidade de transtornos. O governo informou, em nota, que, durante a construção do túnel, “moradores poderão ouvir ruídos”, mas que “não está prevista qualquer alteração no transito que cause prejuízo à fluidez”.
A primeira etapa da obra, caso seja aprovada pelo Inea, será a contenção de uma encosta que fica bem próxima aos prédios. O objetivo é evitar que as escavações representem risco à segurança das edificações. Esse projeto também terá de ser analisado pela GeoRio. A previsão do estado é que os trabalhos possam começar em até 90 dias, contanto que sejam reunidas todas as autorizações.
Originalmente, o canal de ventilação seria construído da General Osório até a Rua Nascimento Silva, em Ipanema. Segundo a Secretaria de Transportes, porém, esse plano — que já tinha autorização do Inea — foi abortado por causa da baixa qualidade geológica no trecho e da necessidade de desapropriações. A ideia de transformar o canal em acesso de passageiros entre a Lagoa e a estação também colaborou para arquivar esse primeiro projeto.
Ainda de acordo com a Secretaria de Transportes, não foi estabelecido exatamente em que ponto da Epitácio Pessoa sairá o canal de ventilação, cuja função é permitir a entrada e a saída de ar, proporcionando qualidade ambiental à linha do metrô. Segundo o órgão, o túnel não servirá de passagem para veículos. Ele poderá ser usado, em casos excepcionais, para a retirada de materiais da obra, se houver dificuldades técnicas para a utilização do túnel da Gastão Bahiana, primeira opção para este tipo de serviço.
A construção do canal de ventilação é apenas uma das muitas intervenções que devem ocorrer na Zona Sul em função das obras de extensão da Linha 4 do metrô. Conforme o GLOBO mostrou em maio, haverá oito canteiros na região, que devem gerar diversas alterações no trânsito. Só no primeiro ano de trabalho, está previsto que 270 caminhões de entulho vão trafegar diariamente pelas ruas de Ipanema, Leblon e Lagoa. O número subirá para 449 em 2013, chegando a 607 em 2014. Haverá interdições de ruas, praças e até do estacionamento do Parque do Cantagalo.
Estado garante que todos serão bem informados
Segundo a Secretaria de Transportes, “as obras são feitas para haver melhorias para os moradores, usuários do metrô em geral, e, naturalmente, todos os cuidados e alertas são tomados pelo estado para que todos estejam bem informados e atendidos em projetos desse tipo”.
Coordenadora da ONG Projeto Segurança de Ipanema, Ignêz Barreto, que vem acompanhando de perto o processo de implementação da ligação do metrô entre Barra e Zona Sul, disse que terá que analisar o projeto do canal de ventilação para se pronunciar sobre o projeto. Ela afirmou que a grande preocupação da região no momento é com a construção de uma estação na Praça Nossa Senhora da Paz:
— É um local fundamental para a sustentabilidade do bairro, que foi perdendo todas as suas áreas verdes ao longo do tempo. Podemos perder um verdadeiro pulmão da nossa região.



 

TEATRO IPANEMA

O DIA on line
Três dias de festa gratuita para reabrir o Teatro Ipanema


Cinquenta artistas vão se apresentar no espaço, que foi restaurado

Rio - Palco de montagens antológicas, o Teatro Ipanema, que estava fechado para obras desde fevereiro, reabre suas portas hoje, totalmente restaurado, com uma programação gratuita que conta com participação de 50 artistas, entre eles Fernanda Montenegro, José Wilker, Débora Bloch, Evandro Mesquita e Louise Cardoso.



Evandro Mesquita (sentado, à esq) com 19 anos, em ‘Hoje é Dia de Rock’
Foto: Arquivo pessoalO projeto ‘Três Noites a Caminho do Mar’, concebido por Hamilton Vaz Pereira, reverencia, através de teatro, música, dança, poesia e vídeo os 44 anos do teatro. Até quarta-feira, sempre às 20h30 e com entrada franca, haverá apresentações diferentes no espaço, que foi criado por Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque em 1968 e comprado em dezembro pela Prefeitura do Rio.

Com a reforma, o teatro ganhou, entre outras melhorias, novo tratamento acústico, camarins remodelados e banheiro para cadeirantes. “O Teatro Ipanema é um legado que precisa ser preservado por sua importância histórica e cultural, abrigando espetáculos de alto nível que marcaram gerações”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Emílio Kalil.

Evandro Mesquita vai participar com a trupe do Asdrúbal Trouxe o Trombone, grupo do qual fez parte nos anos 70 e 80, da leitura de ‘Hoje é Dia de Rock’, amanhã, ao lado de Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Perfeito Fortuna, Nina de Pádua e Patrycia Travassos.“Vai ser incrível reencontrar a turma. Essa foi a primeira peça que fiz, aos 19 anos”, recorda Evandro, que também viu nascer no Teatro Ipanema a Blitz. “É uma referência muito importante para mim”, conta, comovido, Evandro Mesquita.