BAIRROS .COM


Enviado por Bairros.com - 

Campanha de adoção Solidariedade Animal estará em Ipanema

Neste fim de semana, animais abandonados em vários locais do Rio e resgatados por protetores da Associação Anida e do SOS Unhas e Garras, estarão disponíveis para adoção na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, das 10h às 16h. Os interessados em adotar devem ser maior de 18 anos, levar comprovante de residência e identidade.

ACIDENTE

Mulher cai do quarto andar de loja em Ipanema


Jornal do Brasil
Uma mulher identificada como Georgina Arce caiu do quarto andar de uma loja em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na noite desta quinta-feira. No local era realizado um evento e ela era uma das organizadoras.

Segundo testemunhas, Georgina teria se desequilibrado e escorregou. A área onde ocorreu o acidente estava fechada ao público, pois o guarda-corpo estava quebrado.
A polícia vai pedir as imagens do circuito interno do estabelecimento. Georgina está internada no Hospital Miguel Couto e seu estado de saúde é bom.



CUIDADO !!!! PERIGO !!!!!


 
Fica em frente à Droga Raia na Visconde de Pirajá, 499.
 
" Cuidado: se você é daqueles que teima em atravessar fora da faixa de pedestre veja esta armadilha que está montada na Rua Visconde de Pirajá, 499.  Já reclamei com o estabelecimento (Droga Raia) e este se eximiu de responsabilidade.  De quem será a responsabilidade pelo meio-fio?? Da prefeitura, da Cet-Rio, do Estado??? Depois que alguém morrer, vão dizer: não é hora de procurar culpados...."

PROTESTO

..Moradores de Ipanema fazem ato em Laranjeiras em defesa de praça


Por Isabel de Araujo (isabel.araujo@oglobo.com.br)
Agência O Globo – 7 horas atrás....


.Moradores de Ipanema fazem ato em Laranjeiras em defesa de praça


....Mais em Brasil »....RIO - Moradores de Ipanema vão fazer uma manifestação nesta quinta-feira, às 15h, em frente à sede Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, na Rua Gago Coutinho 52, em Laranjeiras, com o objetivo de impedir uma suposta votação para o destombamento da Praça Nossa Senhora da Paz. A prefeitura, no entanto, nega que o destombamento esteja em pauta. Apesar disso, o grupo decidiu manter a mobilização.


O protesto foi convocado pelo Projeto de Segurança de Ipanema - que reúne diversas associações de moradores da Zona Sul contrárias ao projeto que prevê a derrubada de 130 árvores centenárias da praça para a construção de uma estação da Linha 4 do metrô. O grupo já reuniu 14 mil nomes num abaixo-assinado, pedindo a preservação do lugar.


- A praça é um patrimônio do bairro. É absurdo que a construção de uma estação comprometa a cobertura verde do lugar. Aquela área é o quintal das nossas crianças. Ontem (segunda-feira), recebemos a informação de que, na tarde desta quinta-feira, o conselho votaria pelo destombamento da praça. Aquela área foi tombada por decreto municipal. O prefeito precisa do aval do conselho para derrubar o decreto - disse Inês Barreto, coordenadora do Projeto Segurança de Ipanema.

Inês enfatizou que o grupo não é contrário ao metrô no bairro, mas teme a descaracterização da praça com a construção das saídas sugeridas no projeto.


- As saídas serão localizadas ao lado dos dois portões centrais, na Visconde de Pirajá e na Barão da Torre, e com isso atrairão um fluxo de 40 mil pessoas por dia para o interior da praça. Nossa área verde se transformará em simples passagem, como já ocorreu em outras praças da cidade - reclamou.


Na avaliação do engenheiro Roberto Kauffman, integrante do grupo, o ideal é que as saídas da estação fiquem localizadas na Rua Visconde de Pirajá, entre as ruas Maria Quitéria e Garcia D'Ávila, e entre a Joana Angélica e a Vinicius de Moraes. Nesses dois trechos, disse, as calçadas são bastante largas, o que daria conforto aos usuários do metrô.

O arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti também defendeu a praça e disse lamentar que a área de lazer, criada no início do século 20, corra o risco de ser destombada.


- Aquela praça é o único espaço verde de Ipanema. Estamos vivendo um momento em que a questão da vegetação é fundamental, para que se crie um mínimo de ambiente diante da verticalização que o Rio sofre. Ipanema era um bairro constituído de casas com jardins, mas o poder público permitiu que a vegetação fosse substituída pelo concreto - observou.


Através de sua assessoria, o subsecretario municipal de Patrimônio, Washington Fajardo, negou que a votação pelo destombamento estivesse na pauta desta quinta-feira. Fajardo faz parte do conselho.



..

ANCELMO GOIS


Enviado por Ancelmo Gois - 


A foto de hoje

RUBEM FONSECA, 87 anos, nosso grande escritor que prefere viver longe dos flashes, abriu uma exceção. Por uma causa nobre, claro. Ontem de manhã, o autor de “Agosto” se deixou fotografar numa visita ao ipê-roxo que plantou há uns dois anos na Praça Antero de Quental, no Leblon. O romancista está preocupado, pois o local vai virar canteiro de obras em breve, com a construção da Linha 4 do metrô. Mas o consórcio responsável procurou o mestre das letras para garantir que o ipê terá cuidados especiais e será replantado em outro ponto da praça no fim das obras. Nesse tempo, ficará cercado por tapumes. Que Deus proteja o ipê, abençoe o nosso Rubem, e a nós não desampare jamais

BICICLETAS NA ORLA

Orla de Ipanema e Leblon ganha novos bicicletários, de aço inox

Por Thamine Leta (thamine.leta@oglobo.com.br)
Agência O Globo – 10 horas atrás....


....Mais em Brasil »....RIO - A orla carioca está ficando ainda mais charmosa. Um novo modelo de bicicletário público está sendo instalado em Ipanema e no Leblon e chama a atenção de quem circula por ali. Mais moderno, feitos em aço inox e vidro, os bicicletários foram idealizados pelo design Guto Índio da Costa.

As peças, segundo a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos serão instaladas em 18 pontos até o fim de julho. Receberão os novos modelos os canteiros centrais das avenidas Delfim Moreira, no Leblon, e Vieira Souto, em Ipanema. O objetivo é que os antigos bicicletários, feitos em concreto com argolas de ferro, sejam todos substituídos.

Além do novo bicicletário, os canteiros centrais da orla de Ipanema e Leblon também serão refeitos. O projeto prevê o plantio de 14 espécies de plantas, poda, irrigação e manutenção dos espaços. A previsão é que alguns canteiros possam ser vistos até o dia 17 de junho, durante a conferência Rio+20.

Assim como o aluguel de bicicletas Bike Rio, que virou hit entre os cariocas, o objetivo dos bicicletários e novos canteiros é mudar a paisagem da orla e incentivar a mobilidade urbana.



..

DESPREZO



http://www.cartacapital.com.br/politica/cabral-despreza-a-opiniao-publica/

Edgard Catoira

13.04.2012 17:10

Cabral despreza a opinião pública


Na expansão do Metrô rumo à Barra da Tijuca a Praça Nossa Senhora da Paz será destruída, para desespero dos cariocas. Mas o governador do Rio não está nem aí
Foi-se o tempo em que governantes davam ouvidos e crédito à opinião pública, além do interesse nas pesquisas pré-eleitorais, essenciais para chegarem ao poder. Quando são candidatos, dizem o que o povo quer ouvir. Empossados, dão-lhe as costas e fazem o que querem.
Caso emblemático, sobre o qual já protestei em outro artigo, é o da forma como se pretende expandir o Metrô do Rio rumo à Barra da Tijuca, num compromisso assumido com o Comitê Olímpico Internacional, mas não com os maiores interessados, os cariocas.
Pois bem, os moradores do Rio, Ipanema em particular, não querem a destruição da tradicional Praça Nossa Senhora da Paz. Antes de qualquer tipo de intervenção, o carioca quer paz e manter o ambiente local tal como é, sob o argumento simples, mas poderoso, de que não se mexe em time que está ganhando. Afinal, um levantamento mostra que a praça possui 113 árvores, algumas mais que centenárias, que deverão ser retiradas para a construção da estação de metrô. Estação que – repito – ninguém quer ali, fora o governador Sergio Cabral.
A propósito das discussões a respeito da localização dessa rejeitada estação, a vereadora Sônia Rabello escreveu, com a lucidez de quem ama a cidade: “Em seu trajeto atual, o Metrô do Rio está circunscrito à Cidade do Rio de Janeiro. No entanto, em audiência pública (13/02) para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental da chamada Linha 4, não havia nenhum representante da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Um espanto!”
Eu não acho “espanto”. O prefeito Eduardo Paes quer se reeleger este ano e, para não perder o apoio de Cabral, não enfrenta a polêmica. Calado, não decreta o tombamento da bucólica praça, e deixa tombar as árvores que os moradores tanto querem preservar. Se não fossem as explosões diárias ouvidas em Copacabana e Ipanema, teríamos a impressão de que nada estaria acontecendo. Mas as obras e a agressão continuam avançando.

A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, possui 113 árvores, sendo que algumas delas são centenárias Foto: Os Rúpias
De qualquer jeito, fica claro que o governador Cabral é obstinado, tal como o folclórico Odorico Paraguassu, que queria inaugurar um cemitério a qualquer custo – e a escavação do metrô vai muito além de sete palmos. Por que, antes de fazer o que só ele quer, sabe-se lá com que interesse, o governador não consulta a população? Ou, então, por que não se enterra de vez e deixa todos em paz, com a Nossa Senhora da Paz tal como ela é.
A bem da verdade, temos que ter em mente que Odorico é personalidade fictícia, criada por Dias Gomes. Já Sergio Cabral, para nossa infelicidade, é real! O primeiro é comédia, o outro é tragédia.
Mas talvez a maior diferença entre Odorico e Cabral – sem contar o charme delicioso do prefeito de “O bem amado” – seja o fato de que em Sucupira não dava nem para se inaugurar um cemitério, não havia a violência que o Rio conhece tão bem e que, com a tomada de áreas de litígio pelas Unidades de Polícia Pacificadora está empurrando os bandidos para Niterói, Baixada Fluminense e Região dos Lagos, onde a criminalidade aumenta assustadoramente. Não podemos esquecer, é claro, que as áreas pacificadas, como também venho alertando aqui no site de CartaCapital, estão voltando a ser ocupadas pelo tráfico.
Resta-nos implorar:
– Governador, nós, do Rio de Janeiro, queremos tanta coisa! Tente não começar justamente por aquilo que ninguém quer. Antes de tudo, queremos paz. Com praça, Nossa Senhora e tudo!

A PRAÇA É NOSSA !


 
A PRAÇA É NOSSA

Há um conceito de irresistível apelo, que foi  transformado no título de um antigo programa de televisão e até numa canção popular, a de que a praça é nossa. Amplio essa visão conceitual: não só a praça é nossa, como todas as ruas da cidade também. "Não moro em Ipanema, o que é que eu tenho a ver com essa questão do metrô, da remoção de árvores, etc?" - essa indiferença de alguns me incomoda bastante. Gosto de saber, por exemplo, que meu antigo reduto de encontro com Cartola, Zica, Carlos Cachaça  e Dona Neuma, no Buraco da Quente da Mangueira, tornou-se de novo frequentável após a instalação de uma UPP na Estação Primeira. (Pergunto, apenas,  se a birosca da Efigênia do Balbino continua de pé).

Como poeta, vivi na Praça Nossa Senhora da Paz  uma das grandes emoções da minha vida, ao saber que Pixinguinha acabara de falecer no adro da igreja ali existente. E eu o visitara, na companhia do fotógrafo Walter Firmo, algumas horas antes.  Então, essa praça é também minha - e uma discussão ampla e democrática sobre o seu futuro não pode ficar apenas na decisão de um governante. Falam em remover árvores que, no futuro, seriam replantadas no mesmo lugar de onde pensam retirá-las. Não sou especialista em botânica e biologia, mas tenho amigos meus especialistas na matéria que me orientam nas ações que faço aqui no bairro onde vivo, Botafogo, que nunca eu o vi abordado pelos tais "Zeladores de rua" e nem visitado pelos calceteiros que teriam vindo de Portugal para ensinar seu ofício aos  operários brasileiros  que trabalham na fixação das pedras vascainas em nossas desniveladas calçadas. Nossos canteiros eram lixeiras a céu aberto, as calçadas repletas de cocô. Conseguimos, com a ajuda de vizinhos, reverter essa situação. Se a praça é nossa, vamos então discuti-la em profundidade - e em paz. Mas, se for preciso, em pé de guerra. No bom sentido, é claro. Essa mobilização me sensibiliza muito.

Herminio Bello de Carvalho  

BAIRROS .COM


Enviado por Bairros.com - 
8.6.2012
 | 
14h05m

Dio Cavalcanti faz show em Ipanema

 O cantor Dio Cavalcanti se apresenta domingo, dia 10, no Barzin, em Ipanema. O show, que começa às 21h, faz parte do projeto "Ao Vivo na Laje". Dio Cavalcant vai contar ainda com a participação de Thiago Martins, ator e cantor do Trio Ternura. No repertório, canções próprias e sucessos de artistas como Seu Jorge, Caetanos Veloso, Maria Gadú, entre outros.
Serviço: Barzin – Rua Vinicius de Moraes, 75 – Ipanema. Domingo (10) a partir das 21h. Preço: R$ 15,00 (mulher) e R$25,00 (homem). Os ingressos serão vendidos na bilheteria situada na entrada do evento. Pagamento em dinheiro e cartão de crédito ou débito.