PRAIAS DO RIO

Praias do Rio de Janeiro sofrem com aumento da poluição



Em média anual, Inea registrou aumento da poluição em todas as praias da Zona Sul e de Niterói


 Renan Almeida

Com 635 km de litoral, o Rio de Janeiro tem nas praias um de seus principais atrativos. Motivo de orgulho para a população e espécie de símbolos do famoso jeitão carioca, no entanto, esses adorados refúgios de lazer e esporte têm sofrido com o aumento da poluição. No ano passado, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) registrou queda recorde na média anual de qualidade das águas em quatro das sete praias oceânicas da Zona Sul do Rio e em todas as cinco praias da Região Oceânica de Niterói. A situação é a pior registrada em mais de 10 anos de avaliações.

O Inea é responsável pelo monitoramento das praias no Estado do Rio de Janeiro. O instituto faz um acompanhamento sistemático das condições das águas por toda a orla a fim de obter informações tanto para uso cientifico, na gestão ambiental, como para informar o público sobre as condições de banho nos locais. A avaliação é baseada nos critérios determinados pelo Padrão de Balbeabilidade do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Em 2011, as praias de Ipanema, Arpoador e Leme fecharam, pela primeira vez, o ano com a qualificação média anual em Ruim, ao lado do Leblon. O resultado indica que estas praias estiveram impróprias para banho durante quase metade do ano. A Praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo, também registrou queda, passando de Ótima para Boa. Em São Conrado, a situação é crítica. Desde 2008, é considerada imprópria durante mais da metade do ano. Nas praias não oceânicas - aquelas banhadas pela Baía de Guanabara -, apenas a Praia Vermelha, na Urca, apresentou condição Boa.

O cenário em Niterói também preocupa. Na Região Oceânica, as antigas casas começam a ser substituídas por condomínios de prédios. E o horizonte, até então embelezado por ilhas monumentais, é tomado por inúmeras plataformas e navios de exploração de petróleo. Pela primeira vez desde o início do levantamento, em 2000, o Inea rebaixou de Ótima para Boa a média anual da qualidade das águas nas praias de Itacoatiara, Piratininga e Sossego. Itaipu fechou o ano em Mácondição e Camboinhas, também pela primeira vez, caiu para Regular.

A piora na qualidade das águas gera preocupação com o meio ambiente, no entanto a gerente de avaliações do Inea, Fátima Soares, afirma que os resultados causam mais transtorno aos banhistas do que ao sistema marinho propriamente. "A condição imprópria ao banho implica muito mais para o banhista, que perde aquele espaço, aquela importante área de lazer, do que para o sistema costeiro. A faixa litorânea tem uma hidrodinamica muito forte, é comum ter muitas variações, então não chega a causar um impacto violento", explica a especialista.

Fátima Soares, conta que além dos despejos, períodos muito chuvosos tendem a piorar a qualidade da água, pois fazem com que o resíduo orgânico encontrado na superfície seja carregado para o mar e areia. "O ano passado foi atípico, choveu bastante. Mas isso mão é uma desculpa. Indica que muitas coisas devem ser melhoradas na questão de drenagem e infraestrutura", observa.

Pescadores protestam

A colônia de pescadores da Praia de Itaipu, em Niterói, diz que a atividade na região está em crise por conta da redução no número de peixes. Eles apontam o despejo de resíduos oriundos da dragagem do Porto de Niterói como o grande culpado. Uma denuncia já foi apresentada ao Ministério Público do Estado. "Hoje a gente vai pescar e volta com a metade do que costumávamos pegar", conta Paulo Soares, que trabalha na região há 20 anos.

O presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói, Guilherme Flach, disse que, apesar de já ter feito uma série de reclamações sobre o despejo, as autoridades não efetuaram nenhuma ação para resolver o problema.

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) não se pronunciou a respeito da dragagem do Porto de Niterói. Eles informaram que estão trabalhando no Programa Sena Limpa, iniciado em fevereiro deste ano, com o objetivo de despoluir seis praias da cidade até 2014. Serão realizadas obras de recuperação nas praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca e na praia da Bica, na Ilha do Governador.

Segundo a SEA, a prefeitura está instalando redes de coleta de esgoto e retificação das galerias pluviais no Leme. Já no Leblon, as intervenções vão incluir a captação de todo o esgoto de comunidades vizinhas. Os dejetos, que atualmente são lançados no canal do Jardim de Alah será desviado para o emissário de Ipanema, a cerca de 3km da costa.

A expectativa é de que a praia de Ipanema seja despoluída até dezembro deste ano, a do Leme até Junho de 2013, Urca até outubro de 2013, da Bica até novembro de 2013, São Conrado até dezembro de 2013 e a do Leblon até dezembro de 2014.



SÓ VENDO PARA CRER !


PRÓXIMA REUNIÃO




            A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, SEGUNDA FEIRA,  dia 21/05 às 18hs. no Colégio Notre Dame .

           
PAUTA


 N. Sra. da Paz –– abaixo assinado – “Varal Acima Assinado” – reunião Regis Fichtner advogado –laudo ambiental – contato Odebrecht - Sinduscom.

Exposição dia 02/06


Cantagalo- projeto Light/Hortifruti.



ACESSE O NOSSO BLOG – WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

PROJETODEIPANEMA@gmail.COM.

ENTRE NO FACEBOOK  E INDIQUE NOVOS AMIGOS -  PSI IPANEMA

Twitter: @psi_seguipanema

HTTP//WWW.flickr.com/photos/psi ipanema

DEDIC – 14ª. DP – 23322866/ 23322880

DISQUE DENÚNCIA – 22531177

REUNIÃO DEPOIS DO DIA 21/05 SERÁ DIA 04/06 –

CARA DE PAU !



Enviado por Bairros.com - 
17.5.2012
 | 
10h04m
EU-REPÓRTER

Estacionamento irregular em Ipanema por um cafezinho

O bacana da foto não teve dúvida: estacionou em cima da calçada para tomar um cafezinho na Rua Garcia D'avila, em Ipanema. Cadê o choque de ordem?

FALTA DE LUZ


Zona norte e sul do Rio ficam sem energia

Uma máquina retroescavadeira atingiu um cabo de energia na manhã desta quinta-feira, 17, e deixou mais de 11 bairros da zona norte e sul do Rio de Janeiro sem energia. Por volta das 12h30, segundo a empresa responsável pela distribuição de energia a 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, a situação estava normalizada.

A falha interrompeu o fornecimento de energia nos bairros do Leblon, Copacabana, Ipanema, Leme, Jardim Botânico, Lagoa, Botafogo, Urca, Rio Comprido, Tijuca, Andaraí e Grajaú.


A pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve o desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica em uma subestação de Furnas. Ainda segundo a Light, uma máquina retroescavadeira, utilizada em uma obra da empresa, causou o problema ao atingir um cabo de energia.













QUE LIXO VAI FICAR NOSSA PRAÇA !




Prezado Sr. Agostinho Vieira

Obrigado.

 

O senhor foi o primeiro a mostrar como ficará a Praça da Paz - DESENHO ANEXO - , destruida, depois da derrubada das árvores e sua reformulação por nossos políticos - pelo jeito vão pavimentar quase tudo com concreto - , como fizeram na Praça General Osório. Isso, otimistamente, considerando ótimos resultados do replantio que pretendem - inacreditável e incrível agressão a qualquer lógica -.
x
Uma sugestão: aproveite estes dias amenos e visite a praça, pois terá uma grande satisfação; é quase um jardim botânico. Leve a sua gravura para comparar com o deserto que será a praça depois  - se tudo correr maravilhosamente bem, em 2016!!!!!!!!!!!, como prevê o "desenho" - . Vá a um prédio vizinho, fotografe e compare a fotografia com o "desenho" dos especialistas.  Publique, "se autorizarem", o desenho e a realidade de hoje, lado a lado.
Provavelmente, o senhor nunca teve oportunidade de conhecer um lindo recanto - a praça - ou não prestou atenção.
Por favor compare os bairros de Copacabana - a área e o elevado gabarito dos prédios - com tres estações de metrô com Ipanema, bairro mínimo espremido entre a Lagoa e o mar , com muitas casas e predios limitados e bem baixos (também precisa de tres?? estações). Há muito menos moradores em Ipanema... nem metade.
Concordo que devem existir razões "muito especiais" para tal decisão. Acredito que o motivo principal é o altíssimo custo da obra; nenhum político deixa de assinar um contrato desses.. Embora, até agora, não tenha sido localizada na Praça a "Cachoeira" - tem, apenas, um pequeno lago sujo com patinhos nadando. Mas que tem uma cachoeira ainda invisível, tem.
Não sou ambientalista mas deploro o absurdo que está acontecendo - pobres velhos e crianças que tanto precisam de um ambiente ameno e agradável-.

Obrigado mais uma vez

Breno Cauduro

P.S.: favor encaminhar cópia para Zuenir Ventura.

VAZAMENTO

 Vazamento de água interdita rua em Ipanema


Rio - A Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, Zona Sul do Rio, está parcialmente interditada no trecho entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Prudente de Morais devido a um vazamento de água. O trecho encontra-se em meia pista. Para acessar a Visconde de Pirajá, os motoristas também podem optar por seguir pela Rua Prudente de Morais e pela Rua Vinícius de Moraes.

Neste momento, técnicos da Cedae trabalham para solucionar o problema e liberar a via. Operadores da Prefeitura orientam o trânsito no local, que apresenta boas condições

ATA 7 / 5 /2012



Ata da Reunião de 7 de maio de  2012
Local e Horário : Colégio Notre Dame , às 18:00 h
Participantes : 15

(1)EVENTO “VARAL” Pça.N.Sra.da PAZ
Debatido o planejamento do evento que ocorrerá no próximo sábado,12/5.Coletadas até o momento, 12000 ( doze mil ) assinaturas no abaixo-assinado.No dia 12 mais folhas estarão disponíveis para aqueles que se manifestarem favoráveis à causa de nosso movimento qual seja a preservação da Praça, contrários à retirada de 113 árvores.
Em 14/5 a Coordenadora Ignez -  acompanhada de um grupo de voluntários do PSI - será recebida pelo Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sr.Régis Fitchner, ocasião em que lhe será entregue todo resultado apurado;

(2) MP / BEBIDAS ALCOOLICAS / CARNAVAL
A Coordenadora Ignez acompanhada de integrantes do PSI esteve com a Promotora da Vara de Infância e Adolescência para tratar da venda de bebidas alcoólicas por menores de idade, prática que vem sendo verificada nos últimos carnavais, em nossa cidade e, sobretudo em Ipanema.Deverá  ser realizada  ação conjunta com outros Promotores, de outras Tutelas do Ministério Publico Estadual;

(3)MOÇÃO ALERJ
     Foi comunicado aos presentes que a Deputada Aspasia ,/PV propôs moção na ALERJ pelo reconhecimento do trabalho do PSI/Projeto de Segurança de Ipanema, em prol do bairro.A cerimônia será no próximo dia 5 de julho, às 10:00h ,naquela Casa;
(4) ARTIGO “POR UM PUNHADO DE VOTOS
      Comentado o excelente artigo , sobre a questão da estação NSPaz, publicado no Globo,  recentemente, de autoria do Coordenador do PSI,  Rogério Esteves;

(5)LIGHT/HORTIFRUTI
     Divulgada a parceria entre a concessionária e o estabelecimento Hortifruti , visando maior conscientização, por parte dos moradores, quanto ao recolhimento de lixo, na Comunidade do Cantagalo.Até aqui as tentativas têm se mostrado insatisfatórias.
Estará sendo proposta a troca de material reciclável por redução nas contas de luz. 

PRÓXIMA REUNIÃO     21 de maio de 2012 ,  segunda-feira
Ata redigida por Grace Fabor                                                                             

MENSALÃO JÁ


Mutirão nacional pelo julgamento do Mensalão. RJ: 20/5, 11h, Posto 9
 

 

 
 
ESTE MUNDO POSSIVEL
RSS
TWITTER
LINKEDIN
FACEBOOK
MUTIRÃO NACIONAL PELO JULGAMENTO DO MENSALÃO JÁ!
Atos e coleta de assinaturas para a petição ao STF ocorrerão no dia 20 de maio
Rio de Janeiro: Posto 9, Ipanema, 11h
Um mutirão nacional pedindo agilidade no julgamento do Mensalão será realizado neste domingo, 20 de maio. A manifestação está sendo organizada pela rede de movimentos contra a corrupção e a impunidade. A meta principal é coletar mais assinaturas para a petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) por celeridade no processo. Já foram computadas 28 mil assinaturas, sendo 18 mil na Internet e 10 mil no papel, em diversos estados do país.
O processo do Mensalão no STF acaba de completar 4 anos e 6 meses e as denúncias ocorreram há mais de 7 anos.
Movimentos de doze cidades confirmaram (até 15/5) a participação no mutirão e os organizadores aguardam novas adesões. Estão programadas manifestações no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Vitória, Florianópolis, João Pessoa, Cascavel (PR), Botucatu (SP), Jaú (SP), Dracena (SP) e Panorama (SP).
Cadeia de frente para o mar
No Rio, o Movimento 31 de Julho contra a Corrupção realizará a manifestação no Posto 9, em Ipanema, às 11h. Será montada a alegoria de uma prisão de frente para o mar. Grupos de outras cidades também montarão suas réplicas de celas e cadeias. Segundo Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho, “não será por falta de xadrez que os juízes do STF terão motivo para atrasar ainda mais o julgamento”.
As manifestações são pacíficas, garantidas pela Constituição. Os organizadores recomendam que, a critério dos movimentos locais, seja requerida proteção policial com a necessária antecedência.
Incerteza sobre o julgamento
O motivo da mobilização é a dúvida sobre a realização do julgamento do Mensalão pelo STF neste semestre, abrindo a possibilidade de prescrição de diversos crimes e de candidaturas de acusados, que poderão escapar da Lei da Ficha Limpa. Ainda não é certo que o ministro Lewandowski concluirá a revisão do processo em tempo hábil e percebe-se que aumenta a pressão de áreas do governo para retardar o julgamento.

Na Internet, o abaixo-assinado pelo Julgamento do Mensalão está no Portal Petição Pública, no seguinte endereço:
Os termos da petição são os seguintes: “Aos Ministros do STF: Fazemos um apelo a V.Exas para não permitirem que os crimes do Mensalão prescrevam antes do julgamento e que pedidos de vistas e adiamentos beneficiem os acusados. O processo está em tramitação há muito tempo. Deixar que ocorra prescrição e que os acusados continuem a se aproveitar da demora do julgamento significará verdadeira oficialização da impunidade no Brasil”.
A petição tem o apoio de diferentes setores da sociedade. Entre as pessoas que aderiram estão: o príncipe D. João de O. E Bragança, os deputados Luiz Paulo Correa da Rocha, Chico Alencar e João Batista de Araújo (Baba), o ex-ministro Marcílio Marques Moreira, o empresário Ivan Botelho, o diretor de tevê Daniel Filho, a cantora Olívia Byinton e os economistas Paulo Guedes, Elena Landau e Pérsio Arida.
O abaixo-assinado será entregue em seguida no STF pelos movimentos Transparência Brasil e Queremos Ética na Política. O endereço para remessa das folhas com as assinaturas é:
Comissão Organizadora SOS STF / Missão Ampulheta em Brasília:
A/C: Sr. Rodrigo Netto
SHIS QI 13, conj. 12 casa 05
Lago Sul – BSB / DF – CEP: 71635-120
Informações atualizadas sobre o mutirão pelo julgamento do Mensalão no dia 20 de maio podem ser obtidas na página do evento no Facebook:
http://www.facebook.com/events/291176100966036/
Outras informações no Rio de Janeiro:
Marcelo Medeiros e Ana Luiza Archer
movimento31dejulho@gmail.com
Telefone: 21-8165-4444
Mutirão Nacional pelo Julgamento do Mensalão Já! Domingo, 20 de maio. Cidades confirmadas em 15/5:
- BELÉM (PA) - Basílica Santuário N S de Nazaré
- BELO HORIZONTE - Praça da Liberdade
- BOTUCATU (SP) - Praça do Bosque – Centro, 19/5, 10h
- CASCAVEL(PR) - Lago Municipal, 14h
- DRACENA (SP) - Praça Arthur Pagnozzi, 8h
- FLORIANÓPOLIS (SC) -Trapiche da Av. Beiramar Norte, 10h
- JAÚ (SP) - Praça da República, 17/5, 14h
- JOÃO PESSOA (PB) - Coleta itinerante
- PANORAMA (SP) - Em frente ao Mercado São João
- RIO DE JANEIRO (RJ) - POSTO 9 - 11h
- SÃO PAULO (SP) – MASP, 10h e Universidade Uninove
- VITÓRIA (ES) – Praia de Camburi (Hotel Aruan), 15h

ZUENIR VENTURA


considerou que foi "imperioso ter ajuizado ações de embargo em todas as instâncias do poder público"
 
Zuenir Carlos Ventura nasceu em Além Paraíba , é jornalista e escritor brasileiro. É colunista do jornal O Globo e da Revista Época.
A coluna Gente Boa denunciou que "113 árvores, algumas com mais de 60 anos, serão retiradas da Praça N. S. da Paz para a construção da estação de metrô". Dessas, se contei direito, 41 têm o tronco tão volumoso que eu não conseguiria abraçar. Os geniais autores da extravagante ideia dizem que elas serão transferidas para outro local e depois voltarão à origem. Olhando as gigantescas árvores, cujas raízes se espalham pelo chão, fiquei curioso de saber como será a operação de extração, transporte e transplante. Na Amazônia, os desmatadores usam grossas correntes para arrancar e arrastar os troncos. Será que vão usar aqui o mesmo sistema? Quem sabe? Outra pergunta é por que, em vez de devastar a praça, ponto de encontro de idosos e local de diversão da criançada, não se faz a estação desapropriando algum imóvel no entorno, como já foi sugerido? Não sei. Vai ver que é para construir outro monstro arquitetônico como o da Praça General Osório, que o governador e o prefeito devem achar bonito.

Por muito menos, em 1980, ainda com ditadura militar, um pioneiro movimento de protesto ecológico ficou como marco de resistência cívica. Quando souberam que para construir um condomínio iam derrubar uma centenária figueira, moradores do Jardim Botânico liderados pelo editor e jornalista Leonel Kaz se mobilizaram, protestaram, recorreram à Justiça e conseguiram que o projeto fosse modificado para que a árvore permanecesse de pé. Além disso, um decreto municipal garantiu a integridade da "Figueira da Rua Faro", que continua lá até hoje como símbolo da luta pela preservação ambiental no Rio.
Falando depois sobre a vitoriosa campanha, Kaz ressaltou a importância dos abaixo-assinados, das passeatas, das notícias na imprensa, mas considerou que foi "imperioso ter ajuizado 
ações de embargo em todas as instâncias do poder público". Portanto, Associação de Moradores e 
Projeto de Segurança de Ipanema, é importante recorrer ao Ministério Público, Ibama, Iphan, Inepac e secretarias. Alô, Carlos Minc!
É claro que ajudaria muito se um pouco da energia e da animação despendidas pelos milhares de foliões ipanemenses no carnaval se transformasse em indignação e resolvesse criar o bloco Ocupe a Praça. Nele, até o velhinho aqui seria capaz de desfilar. Puxado pela Alice, claro.
Tendo em vista a experiência vivida na troca de um celular, a grande artista plástica Thereza Miranda aconselha "os idosos a não irem à loja da Vivo de Ipanema sem uma pessoa que entenda de celular, para não serem enganados". É que, em casa, seu filho constatou que o aparelho que lhe fora dado como novo era de péssima qualidade, muito pior do que o antigo, que apresentava defeito. Além disso, a loja se recusou a reparar o erro.

CARTA CAPITAL



http://www.cartacapital.com.br/politica/cabral-despreza-a-opiniao-publica/

Edgard Catoira

13.04.2012 17:10

Cabral despreza a opinião pública

Na expansão do Metrô rumo à Barra da Tijuca a Praça Nossa Senhora da Paz será destruída, para desespero dos cariocas. Mas o governador do Rio não está nem aí
Foi-se o tempo em que governantes davam ouvidos e crédito à opinião pública, além do interesse nas pesquisas pré-eleitorais, essenciais para chegarem ao poder. Quando são candidatos, dizem o que o povo quer ouvir. Empossados, dão-lhe as costas e fazem o que querem.
Caso emblemático, sobre o qual já protestei em outro artigo, é o da forma como se pretende expandir o Metrô do Rio rumo à Barra da Tijuca, num compromisso assumido com o Comitê Olímpico Internacional, mas não com os maiores interessados, os cariocas.
Pois bem, os moradores do Rio, Ipanema em particular, não querem a destruição da tradicional Praça Nossa Senhora da Paz. Antes de qualquer tipo de intervenção, o carioca quer paz e manter o ambiente local tal como é, sob o argumento simples, mas poderoso, de que não se mexe em time que está ganhando. Afinal, um levantamento mostra que a praça possui 113 árvores, algumas mais que centenárias, que deverão ser retiradas para a construção da estação de metrô. Estação que – repito – ninguém quer ali, fora o governador Sergio Cabral.
A propósito das discussões a respeito da localização dessa rejeitada estação, a vereadora Sônia Rabello escreveu, com a lucidez de quem ama a cidade: “Em seu trajeto atual, o Metrô do Rio está circunscrito à Cidade do Rio de Janeiro. No entanto, em audiência pública (13/02) para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental da chamada Linha 4, não havia nenhum representante da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Um espanto!”
Eu não acho “espanto”. O prefeito Eduardo Paes quer se reeleger este ano e, para não perder o apoio de Cabral, não enfrenta a polêmica. Calado, não decreta o tombamento da bucólica praça, e deixa tombar as árvores que os moradores tanto querem preservar. Se não fossem as explosões diárias ouvidas em Copacabana e Ipanema, teríamos a impressão de que nada estaria acontecendo. Mas as obras e a agressão continuam avançando.
A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, possui 113 árvores, sendo que algumas delas são centenárias Foto: Os Rúpias
De qualquer jeito, fica claro que o governador Cabral é obstinado, tal como o folclórico Odorico Paraguassu, que queria inaugurar um cemitério a qualquer custo – e a escavação do metrô vai muito além de sete palmos. Por que, antes de fazer o que só ele quer, sabe-se lá com que interesse, o governador não consulta a população? Ou, então, por que não se enterra de vez e deixa todos em paz, com a Nossa Senhora da Paz tal como ela é.
A bem da verdade, temos que ter em mente que Odorico é personalidade fictícia, criada por Dias Gomes. Já Sergio Cabral, para nossa infelicidade, é real! O primeiro é comédia, o outro é tragédia.
Mas talvez a maior diferença entre Odorico e Cabral – sem contar o charme delicioso do prefeito de “O bem amado” – seja o fato de que em Sucupira não dava nem para se inaugurar um cemitério, não havia a violência que o Rio conhece tão bem e que, com a tomada de áreas de litígio pelas Unidades de Polícia Pacificadora está empurrando os bandidos para Niterói, Baixada Fluminense e Região dos Lagos, onde a criminalidade aumenta assustadoramente. Não podemos esquecer, é claro, que as áreas pacificadas, como também venho alertando aqui no site de CartaCapital, estão voltando a ser ocupadas pelo tráfico.
Resta-nos implorar:
– Governador, nós, do Rio de Janeiro, queremos tanta coisa! Tente não começar justamente por aquilo que ninguém quer. Antes de tudo, queremos paz. Com praça, Nossa Senhora e tudo!


VARAL DE ASSINATURAS






VARAL DE ASSINATURAS









PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ


                                                          A Praça nossa Senhora da Paz
                                                                                                                 Izabel Mattos

Desde tempos imemoriais se diz que a praça é nossa. Nossa, de todo o povo, aberta a quem nela quiser vir se reunir, descansar, namorar, brincar ou simplesmente se sentar e apreciá-la. Pois então vamos brigar por este bem coletivo que corre grande risco. Nas últimas décadas do século passado e neste começo de século em que vivemos, tem ocorrido uma constante depreciação deste espaço  tão caro para nós. Praças mal cuidadas, aviltadas por mobiliários urbanos que nada tem a ver com ela, usos muito distantes das suas finalidades originais.
            Pois agora querem destruir a praça N. S. da Paz, pondo abaixo dezenas de árvores centenárias, para  se construir ali uma estação de metrô e, desconfiamos, para levar adiante um antigo projeto de colocar sob ela um grande estacionamento.
            Sem entrarmos no mérito do absurdo de se construir uma linha única, um extenso minhocão de dezenas de quilômetros ligando a Pavuna à Barra, com tudo o que isto pode causar de problemas em seu funcionamento, quero ressaltar a má escolha do local para a segunda estação em Ipanema.
            A praça N. S. da Paz, com suas frondosas árvores, é um oásis neste emaranhado de prédios e carros em que se transformou o bairro de Ipanema. Crianças e velhos diariamente ali têm seus momentos de lazer. É um prazer enorme sentar em seus bancos e observar a vida que corre por suas alamedas. As crianças pequenas, com suas mães ou babás, expandem livremente suas naturezas neste paraíso enorme (para elas) e aberto, uma vez sem os entraves dos limitados espaços dos apartamentos em que vivem.  Em torno do lago, cheios de peixes, correndo por entre as muitas plantas e observando os pássaros, as crianças vão apreendendo o significado da diversidade da vida e suas peculiaridades. Para os adultos é um momento de quebra na rotina cotidiana, e a conversa rola solta enquanto ficam de olho nos pequenos que brincam. Mas o povo da terceira idade curte igualmente este jardim. O novo espaço de ginástica é frequentemente usado por aqueles que, embora saibam que não podem parar o tempo, querem pelo menos chegar bem à reta final. Alguns buscam simplesmente o sol, seu grande aliado nesta luta. E os namorados, poetas, trovadores e todo tipo de trabalhador têm ali uns momentos de descanso e sonhos. Até os cães tem seu lugar neste espaço democrático, com uma pista para correrem. Todos, dos mais velhos aos mais novos, vão  recarregar, por instantes que seja, suas energias neste lugar mágico e calmo. Ali a ordem é o vagar lento, o correr inocente das crianças, a meditação. Jamais a correria de quem precisa alcançar o próximo metro.
            Como seu próprio nome diz, é um oásis de paz e não podemos deixar que se a destrua em nome de praticidades ou interesses espúrios. Por mais que se diga que será reconstruída, jamais esta dama antiga e charmosa que domina o coração de Ipanema voltará a ser a mesma.

AGRADECIMENTO



Queridos parceiros de luta,
 
estamos todos de parabéns! Nosso evento foi um sucesso de público e de mídia. A população do bairro está realmente mobilizada em torno da causa da preservação ambiental e patrimonial da nossa praça.A energia foi muito boa. O PSI trabalhou com afinco e convicção, cada qual fez a sua parte e os moradores do bairro aderiram com paixão. Não quero citar o nome de ninguém porque entendemos que cada qual deu o melhor de si, dentro de sua maneira de ser, limitações profissionais ou familiares etc. Mas gostaria de falar na Ana Luiza, neta da Roselene, com apenas 12 anos e que trabalhou firme como uma adulta.Obrigado, Ana Luiza!
Coletamos 1690 assinaturas, só hoje, de modo que já devemos ter passado de 15.000!
Vamos continuar pressionando e a próxima manifestação vai ser a exposição com a história da praça no dia 02/06.

PRAÇA DA PAZ


Moradores fazem manifestação contra obras do metrô na Nossa Senhora da Paz

Eles deram um abraço simbólico na praça ao som de ‘Cidade maravilhosa’


Moradores de Ipanema foram à praça protestar na manhã deste sábado
Foto: Fábio Rossi
Moradores de Ipanema foram à praça protestar na manhã deste sábadoFÁBIO ROSSI
RIO - As árvores da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ganharam faixas com os dizeres “cuidado: frágil”, além de cartazes que traziam mensagens de preservação à natureza e simulavam manchas de sangue. As ações fizeram parte de uma manifestação, na manhã deste sábado, contra as obras do metrô, que devem derrubar 113 árvores centenárias que fazem parte do local. O ato - que, segundo os manifestantes, reuniu cerca de três mil pessoas - foi seguido de um abraço simbólico e de uma caminhada ao redor da praça, ao som de “Cidade maravilhosa”.
— A praça é abrigo de uma fauna rica que vive neste meio ambiente, é o quintal das nossas crianças, ponto de encontro de estudantes e um oásis para os idosos e deficientes. Não somos contra o progresso com a instalação do metrô, mas não apoiamos a derrubada das árvores — diz a coordenadora do projeto Segurança de Ipanema, Ignêz Barreto, organizadora do evento.
Em um mês o grupo coletou 12 mil assinaturas que ficaram expostas em varais na praça e, segundo Ignêz, devem chegar a 15 mil neste fim de semana:
— A adesão foi enorme. Conseguimos que num sábado de sol, pelo menos três mil pessoas passassem por aqui para assinar o protesto.
As obras farão parte da construção da Linha 4 do Metrô, previstas para ser iniciadas em junho. Em Ipanema, outros dois canteiros serão montados nas esquinas das ruas Barão da Torre com Farme de Amoedo e Visconde de Pirajá com Aníbal de Mendonça. As calçadas e parte das ruas serão fechadas. A promessa do estado é que parte das árvores volte a seu lugar de origem após as obras.








PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

CADA UM DIZ UMA COISA !


Moradores de Ipanema fazem manifestação contra obras de nova estação do metrô


Manifestantes são contra queda de árvores na Praça Nossa Senhora da Paz



Thaiana de Oliveira - 12.05.2012 às 10:46


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Um grupo de moradores realizaram uma manifestação, na manhã deste sábado (12), na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul da cidade. Eles protestam contra as obras para a construção de uma estação do Metrô Rio no local. O ato é organizado pelo Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), um movimento voluntário criado pelos próprios moradores para preservar valores tradicionais do bairro.

Segundo os manifestantes, as obras irão causar a derrubada de árvores. O abaixo-assinado feito pela ONG já reúne mais de dez mil assinaturas. Durante o protesto, as folhas foram penduradas em varais montados na praça.

Segundo o governo do estado, as entradas da estação vão ficar nas laterais da praça, com acesso pelas ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre. Com isso, não será necessário entrar na área da praça para acessar a estação. O órgão afirma ainda que a estação vai ser construída no subsolo, e os acessos serão nas bordas, junto à calçada, ocupando 2% da área da praça.

O grupo argumenta que a praça, um dos espaços urbanos históricos do bairro, não pode ser descaracterizada. Além disso, o projeto argumenta que Ipanema não precisaria de mais uma estação de metrô. Atualmente, o bairro conta com a estação da Praça General Osório, da Linha 1, e há previsão para a instalação de um outro terminal no Jardim de Alah, que fará parte do projeto da Linha 4.

Em nota, a Secretaria Estadual de Transportes afirmou que a "a estação Nossa Senhora da Paz será construída sem a descaracterização da praça". A expectativa é que 13 árvores sejam cortadas e outras 100 sejam transplantadas para um horto, onde serão tratadas e replantadas ao fim da obra. Ao todo, a Praça Nossa Senhora da Paz conta com 309 árvores.