SIMPATIA

FOTO Ana L Archer

ATA 06 / 02 / 2012

Ata da Reunião de 6 de fevereiro de 2012

Local e Horário : Colégio Notre Dame , às 18:00 h

Participantes : 14

(1) UOP/IPANEMA : Contamos com a presença da Guarda Municipal , nas pessoas do Subinspetor Julio e Comte.Neto, responsável pelas áreas de Leblon e Ipanema.

O Subinspetor Julio deu ciência aos presentes das providências tomadas relativas às reclamações anotadas na ultima reunião do dia 23/01, quando também participou o Inspetor Alex.

A Coordenadora Sra. Ignez Barreto consultou o Comte.Neto quanto ao planejamento para o Carnaval, em Ipanema.Foi informado que o assunto ainda está sendo avaliado pelo Diretor de Operações.Com toda franqueza, alertou que a maioria do efetivo deverá estar no Sambódromo, como nos anos anteriores.

A Sra.Carmelina relatou ato de vandalismo ocorrido contra seu prédio , na Rua Visconde de Pirajá, sábado, dia 4/2 , data do primeiro desfile pré-carnavalesco : Ao serem repreendidos porque urinavam no canteiro de seu Condomínio , os infratores jogaram garrafa de cerveja contra vidraça, causando quebra.Subinspetor Julio anotou.

Morador vizinho ao Restaurante Salitre , na Rua Barão da Torre reclamou de graves irregularidades cometidas por aquele restaurante.Subinspetor Julio igualmente anotou e orientou que os moradores prejudicados façam fotografias do local e que acionem também a CET Rio, em razão de o embarque e desembarque das pessoas , moradores e frequentadores entrarem em conflito, já que utilizam a área da garagem destinada ao Condomínio particular, como área de manobra do restaurante.

Registrada também reclamação contra a Big Sucos, esquina de Visconde de Pirajá com Farme de Amoedo : Às sextas , finais de semana e feriados , o estabelecimento duplica o numero de mesas e cadeiras nas calçadas, impedindo a passagem , principalmente de cadeirantes e carrinhos de bebê , que acabam sendo “ empurrados ” para a via pública, colocando a vida de seus ocupantes em perigo.

Assunto pendente : Reclamação contra o Quiosque Posto da Saúde , no calçadão da Vieira Souto, abordado na ultima reunião de 23/01 : O reclamante ficou de providenciar fotos e documentos , mas até o momento não o fez.

O Comte.Neto ao se despedir , muito gentilmente, convidou os participantes do PSI a conhecerem a Base da Guarda Municipal, localizada na Rua Mário Ribeiro , em frente ao Hospital Municipal Miguel Couto, horário de funcionamento : Das 08:00h às 17:00h..

(2) CARNAVAL EM IPANEMA : Foi informado que o Bloco Afroreggae desfilará em Ipanema , diferentemente do que fora acertado entre o PSI e a Prefeitura.Havia sido combinado que somente os blocos e Banda, com tradição no bairro o fariam.O PSI aguarda confirmação.

(3)METRÔ N.S.PAZ – (3.1.) Ignez relatou que as providências para a Exposição sobre a Praça N.Sra.da Paz estão adiantadas e que um grupo de moradores no bairro : ex-Ministro, desembargador, empresário, comerciante, atriz e músico já confirmaram presença na reunião que será agendada com o Governador; (3.2) Informada que a próxima Audiência Pública será dia 13/02, segunda-feira, na Quadra Esportiva da Rocinha, Rua Bertha Lutz.

A Coordenadora adiantou, ainda, que foi solicitado ao Promotor Carlos Saturnino que seja juntado ao processo que mantemos no MP , laudo pericial sobre o desabamento do Edifício Liberdade.
PROXIMA REUNIÃO : 20 de fevereiro/2012, segunda-feira.

Redigida por Grace Fabor

SIMPATIA

Samba do Simpatia é Quase Amor pinta Ipanema de amarelo e lilás

Bloco da Zona Sul desfila no sábado (11) e no domingo de carnaval (19).

Série do G1 relembra história e explica som dos principais blocos do Rio.


Do G1, no Rio de Janeiro

Comente agoraDesde o carnaval de 1985, o Simpatia é Quase Amor desfila pelas ruas de Ipanema. Criado de maneira despretensiosa pelos seus fundadores, saiu pela primeira vez com cerca de 300 pessoas que se aglomeraram em torno de uma kombi para curtir o samba.

O nome do bloco foi retirado do livro "Rua dos Artistas e Arredores", de autoria do hoje patrono da agremiação, Aldir Blanc. O personagem Esmeraldo Simpatia é Quase Amor é um malandro da região da Muda, na Tijuca, na Zona Norte.

Hoje, o bloco com nome de personagem fanfarrão arrasta uma multidão pela orla de Ipanema. No último desfile, foram cerca de 70 mil foliões. A avenida cheia é resultado de uma preparação que começa bem antes, na tradicional escolha da camiseta do bloco – este ano assinada pelo artista gráfico Guto Lins. “Em agosto, setembro, a gente começa a se reunir para saber qual artista que vai desenhar a camiseta. Assim a gente abre o carnaval”, diz Tomaz Miranda, diretor do Simpatia.

Quando você bota uma bateria de escola de samba dentro do bloco não funciona. É a mesma coisa que botar a bateria de bloco dentro da escola de samba"Mestre Penha, mestre de bateria do Simpatia é Quase AmorO Simpatia traz alguns elementos similares aos das escolas de samba. Além de mestre-sala e porta-bandeira e rainha da bateria, o bloco também faz a escolha do samba do ano. A disputa é acirrada e a bateria tem apenas uma semana para ensaiar com o samba escolhido até o primeiro desfile, que acontece no sábado antes do carnaval.

O experiente Mestre Penha, há mais de 20 anos à frente da bateria do Simpatia, é o responsável por deixar tudo preparado para o desfile. “Nosso pessoal é uma família, a gente gosta de tocar. A gente faz isso de coração”, ressalta Mestre Penha.

O mestre precisou montar uma oficina para organizar a bateria e garante que, agora, os ritmistas são mais preparados para tocar no bloco. "Porque quando você bota uma bateria de escola de samba dentro do bloco não funciona. É a mesma coisa que botar a bateria de bloco dentro da escola de samba", defende Penha.

ILEGAL ,E DAÍ ? ?

LOGRO AOS MORADORES DE IPANEMA

Nós os moradores do entorno do largo Banda de Ipanema e R. Teresa Aragão, em Ipanema, estamos em situação limite com a questão dos ônibus naqueles locais.
Retiraram a linha 125, transformaram-na em circular. Porém o pior aconteceu, pois as linhas 400 da empresa Braso-Lisboa e 740D de 1001 que provêm de Charitas, Niterói, ocuparam o espaço e agora são quatro, cinco veículos enormes estacionados no LOCAL PROIBIDO.
Mais uma vez fomos logrados e rompido o estado de direito da autoridade pública e dos cidadãos.
JG

CAIA NA FOLIA !




Prepare o corpo e caia na folia


Carnaval

Os foliões tem opções de sobra para curtir o pré-Carnaval da Cidade Maravilhosa.Restando pouco mais de uma semana para a maior festa do mundo, o público terá cerca de 112 blocos carnavalescos entre quinta, dia 9 de fevereiro, e segunda-feira, dia 13 de fevereiro.

A Riotur preparou um esquema especial para os blocos com maior expectativa de público, como o Cordão da Bola Preta, que terá 100 banheiros e 12 contêineres; Bloco da Preta ,150 banheiros e 12 contêineres; Simpatia É Quase Amor, 150 banheiros e 18 contêineres; Suvaco do Cristo ,140 banheiros e 4 contêineres. No total, serão 1.979 banheiros químicos durante o fim de semana.

Sexta-feira, dia 10 de fevereiro, acontece o primeiro grande desfile do Cordão da Bola Preta na Avenida Rio Branco, a partir das 18h. No mesmo dia e horário, o bloco Perereka Sem Dono, desfile em Botafogo, e o Badalo de Santa Teresa pelas ruas do bairro.

No sábado, dia 11 de fevereiro, na parte da manhã, tem desfile no Aterro do Flamengo do bloco sertanejo Chora, Me Liga, a partir das 8h, e na Urca, do Só o Cume Interessa, às 11h. Já no Simpatia é Quase Amor, que atrai uma multidão de foliões até a orla de Ipanema, a concentração é na Praça General Osório a partir das 14h.O bloco Ansiedade,que toca frevo, faz seu desfile pelas ruas de Laranjeiras a partir das 15h. O Vem Ni Mim Que Sou Facinha ensaia na Rua Jangadeiros, em frente ao Bar Zig Zag, em Ipanema, a partir das 17h. Pela Zona Norte, o bloco Tristeza É Só Alegria desfila no Engenho Novo a partir das 11h, e O Negócio Tá Feio e Teu Nome Tá No Meio concentra às 16h no Engenho de Dentro. Os blocos Vem Cá Me Dá e Entorta Mas Não Cai concentram a partir das 15h na Barra, o primeiro no Parque das Rosas, e o segundo na Avenida Lucio Costa.

Domingo, dia 12 de fevereiro, é dia de estreia: o Bloco da Preta desfila pela primeira vez na Avenida Rio Branco. A concentração começa ao meio-dia, e o desfile às 14h. Outra novidade é o bloco Timoneiros da Viola, criado esse ano em homenagem a Paulinho da Viola, que desfila em Madureira, com concentração marcada para as 8h na Rua Clara Nunes, e o desfile marcado para 10h. Outros em destaque são o bloco infantil Gigantes da Lira, em Laranjeiras, marcado para 9h; Suvaco do Cristo, marcado também para 9h, no Jardim Botânico; Fogo e Paixão, às 11h, no Largo de São Francisco, no Centro; Escravos da Mauá, às 12h na Gamboa; Empolga às 9, na Praia de Ipanema, às 16h; e o Blocão, que desfila na Avenida Atlântica às 17h, com animais de estimação e seus donos.


CHUVEIRO !TAVA DEMORANDO !


Chuveiro ecológico é furtado no mirante do Posto 9, em Ipanema

Prejuízo é de cerca de R$ 2,5 mil, afirma patrocinador do projeto na orla do Rio

O GLOBO, COM A LEITORA MARIE DE LOYS




Ducha ecológica é furtada do mirante na Praia de Ipanema

FOTO DA LEITORA MARIE DE LOYS / EU-REPÓRTER

RIO - O mirante das Ilhas Cagarras, na Praia de Ipanema, foi depredado mais uma vez. Agora, o alvo foi a ducha ecológica instalada sobre o deque de madeira do Posto 9, que foi furtada na última quarta-feira, quando o sistema de bombeamento também foi danificado, como mostra a foto da leitora Marie de Loys. O prejuízo é de cerca de R$ 2.500, calcula a Blue Sol, que doou o equipamento movido a energia solar para o projeto da Secretaria municipal de Meio Ambiente, feito em parceria com o Instituto-E. O reparo será feito dentro de dez dias, período em que a empresa produzirá peças de segurança, para evitar novas depredações.
Inaugurado em dezembro do ano passado, o deque na altura do Posto 9 precisou ser pintado novamente em janeiro por causa de pichações. Cinco dias depois, comerciantes foram flagrados fazendo mau uso do local, empilhando cadeiras e barracas sobre o ponto de observação.

“A ducha ecológica é uma iniciativa positiva e sustentável para os banhistas de Ipanema. Quando passei por ali e vi que o chuveiro tinha sido levado, fiquei indignada. Até quando as pessoas vão depredar o patrimônio público? É preciso conscientizar a população para preservar o bem comum”, observou a leitora.
Como se trata de um projeto-piloto nas praias cariocas, o sócio-diretor da Blue Sol, Luís Otávio Colaferro, disse que pretende reforçar as peças. Segundo ele, serão construídas chapas de aço para a ducha, e reforço na proteção do drive - que bombeia a água.
“É um trabalho de sucesso que está sendo melhorado. O que ocorreu foi um infortúnio, mas tentaremos melhorar o equipamento para evitar ou dificultar a ação de vândalos. Quem depreda, pratica um crime contra a própria sociedade”, afirma ele.
Além das medidas anunciadas pela Blue Sol, a Secretaria municipal de Meio Ambiente disse que “tomará as providências cabíveis a fim de repor o chuveiro o mais rapidamente possível”. O órgão afirmou que realiza constantemente campanhas de educação ambiental na orla.
Orla do Rio deve ganhar mais 200 duchas ecológicas
Após a fase de testes na Praia de Ipanema, que deve durar até o fim deste verão, a Blue Sol planeja instalar mais 200 duchas movidas a energia solar em toda a orla do Rio. O processo está em fase de negociação com a Secretaria municipal de Meio Ambiente, segundo Colaferro. Os locais serão indicados pela prefeitura, levando em conta os pontos de maior interesse. Nesta etapa, novos patrocinadores serão captados para o projeto. A expectativa é de que os aparelhos estejam nas praias no próximo semestre. Segundo o Instituto-E, o investimento total na área de Ipanema foi de R$ 60 mil.
O chuveiro capta água do lençol freático por meio de uma bomba posicionada a nove metros de profundidade. A luz do sol é convertida em energia elétrica e dá força para sugar a água. Esta fonte energética evita o aquecimento global, pois não emite carbono. Atualmente, os chuveirões instalados nas praias são alimentados por bombas a diesel, gasolina e energia elétrica.


NESSE GOVERNO,NINGUÉM SE ENTENDE !

DENÚNCIA A DESACATO A AUTORIDADE PÚBLICA

Fomos informados pela Prefeitura do Rio de Janeiro que na R. Teresa Aragão, em Ipanema,

É PROIBIDO O ESTACIONAMENTO DE QUALQUER VEÍCULO POR LEI DO DETRO E CET-RIO.

Assim mesmo as linhas de ônibus; 740 das empresas 1001 E BRASO-LISBOA, 125 DA SP, 485 DE INTERCITY continuam estacionando em tal logradouro.

FATO FLAGRANTE EM INFRINGIR A LEI E DESACATO A AUTORIDADE PÚBLICA.

JG

OLHA A ONDA !


Inea: coloração vermelha na orla não é decorrente de algas tóxicas

O órgão atribui o fenômeno à estiagem de chuvas, que ajudou a elevar a temperatura do mar

ISABELA BASTOS
Publicado:
9/02/12 - 0h06
Atualizado:
9/02/12 - 0h06




fenômeno conhecido como ‘Maré Vermelha’, na Praia de Ipanema

PAULO NICOLELLA / O GLOBO

RIO - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afastou na quarta-feira a possibilidade de que o tom avermelhado no mar, avistado em trechos da orla do Rio, seja decorrente de uma maré vermelha (proliferação de algas tóxicas). Segundo a gerente de Qualidade de Águas do Inea, Fátima Soares, a coloração avermelhada foi registrada nas praias de mar aberto de todo o estado e se deve à proliferação de um tipo de alga não tóxica, batizada de tetraselmis fp. O órgão atribui o fenômeno à estiagem de chuvas, que ajudou a elevar a temperatura do mar. O Inea alertou, contudo, que muitas praias do Rio estão impróprias ao banho por outro motivo: a alta concentração de coliformes fecais. O último boletim de balneabilidade das praias, feito na segunda-feira, informa que, das 21 praias analisadas, oito não estão próprias ao banho e cinco podem ser frequentadas, mas com restrições.
Na Zona Sul, Ipanema e Leme apresentaram altas concentrações de coliformes fecais, que as colocaram na categoria de não recomendáveis. Copacabana, Arpoador, Leblon e Vidigal tinham restrições aos trechos mais próximos as saídas de canais ou galerias de águas pluviais. Apenas a Praia do Diabo, no Arpoador, foi considerada própria ao banho. Nesta quinta-feira, técnicos do Inea farão novas medições, para um novo boletim. Apesar da água avermelhada, houve quem se arriscasse no mar de Ipanema.
— A coloração do mar tem sido vista em todo o litoral fluminense. Mas trata-se de algas que não trazem risco à saude humana. Não é aquilo que se costuma falar de maré vermelha. A classificação das praias como próprias ou impróprias teve como base a qualidade bacteriológica da água — explica a gerente.
Ainda de acordo com Fátima Soares, a proliferação das águas se deve ao período prolongado de sol, que aumentou o nível de insolação da água do mar, criando um ambiente propício à floração das algas.
Em São Conrado e na Praia do Pepino, o banho também não era recomendável na quarta-feira, assim como no Quebra-mar da Barra da Tijuca e em Barra de Guaratiba. Nas praias da Barram Joatinga, Recreio, Pontal, Prainha e Grumari, os banhistas não encontravam problemas de balneabilidade.
Na quarta, o dia foi de temperaturas mais amenas no Rio: a máxima na cidade foi de 34,7 graus em Realengo, 4,3 graus a menos que na última terça-feira, quando os termômetros bateram 39 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet). Mas de acordo com o meteorologista do instituto Climatempo, André Madeira, as temperaturas amanhã podem chegar aos 40 graus. O calor continua nesta quarta, mas com pancadas de chuva no final de tarde.
— A massa de ar quente e seco que existe sobre o Rio está enfraquecendo e isso abrirá caminho para as chuvas. O fim de semana será de menos calor, mais umidade e céu nublado. Não termos um fim de semana de céu aberto como o último — explicou Madeira.


CAGARRAS



Mutirão de limpeza nas Ilhas Cagarras recolhe 78 kg de lixo
8/2/2012 12:38, Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro


O mutirão de limpeza realizado nas llhas Cagarras, contou com 100 voluntários que recolheram 78 kg de lixo no último fim de semana
O mutirão da de limpeza realizado nas llhas Cagarras, localizadas a 5 km ao sul da praia de Ipanema, na zona sul do Rio, recolheu 78 kg de lixo no último fim de semana.

A ação foi promovida pelo projeto Ilhas do Rio, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental e contou com a participação de cerca de 100 voluntários.

Segundo a estatal, as garrafas PET lideraram a lista dos objetos recolhidos, dos 27 kg de plástico retirados, 8 kg eram só de garrafas PET. Também foram trazidos de volta para o continente 19 kg de vidros, 13 kg de metais e restos de redes de pesca. Em menor quantidade, foram encontrados pneus e baterias de caminhão, que são usadas também em barcos. Todo o material foi separado e pesado na colônia de pescadores de Copacabana.

A limpeza de detritos terrestres e submarinos foi feita nas três principais ilhas que compõem a unidade de conservação – Palmas, Comprida e Cagarra. Os resíduos coletados serão doados à Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (COOPAMA), que reciclará o material.

As Ilhas Cagarras são essenciais para reprodução e manutenção das populações de aves marinhas do Rio de Janeiro, além de ponto para alimentação, descanso e criação de golfinhos. Diversas espécies de peixes também podem ser vistas na região, porém, já é possível perceber alterações ambientais em decorrência da atividade pesqueira e de práticas predatórias no local.

Realizado pela ONG Instituto Mar Adentro, o Projeto Ilhas do Rio tem como principal objetivo fornecer dados para a elaboração de um plano de manejo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, a primeira Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral implementada, em 2010, no litoral carioca.

O projeto iniciou suas atividades em abril de 2011, tem duração de 24 meses e prevê não só o monitoramento do ecossistema local como também fomentar o envolvimento da sociedade para apoio às suas futuras regulamentações.

ALO GAROTADA !

PODE ISSO,ARNALDO ??


Muito bonito no papel.Só vai dar certo se a polícia não se omitir!
Os mijões atacaram na Vinícius ,durante a banda de Ipanema e ninguém foi incomodado

E nos blocos, pode isso, Arnaldo?

Presidente do Tribunal de Justiça dá lições para quem não quer ficar de castigo no carnaval

LUDMILA DE LIMA

Presidente do TJ recomenda moderação nos desfiles de blocos

FELIPE HANOWER / O GLOBO

RIO - Até que ponto uma brincadeira no meio do bloco é só brincadeira ou vira crime? Beijar uma foliona à força no meio da multidão vale? E servir bebida alcoólica para quem já está para lá de Bagdá? Pode isso, Arnaldo? Presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), o desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos explica que excessos no carnaval podem ser enquadrados como contravenção e até mesmo como crime.Se você é mulher e vai encarar um bloco cheio, não esqueça: o folião que se aproveita da força física para agarrar, beijar ou passar a mão é caso de polícia. O desembargador canta "Vou beijar-te agora/Não me leve a mal/Hoje é carnaval" (Máscara Negra, do Zé Keti) para mostrar que há situações toleradas (uma mão no cabelo ou no ombro), e outras não. Quando há violência, a ação pode ser classificada como importunação ofensiva ao pudor, artigo 61 da Lei das Contravenções Penais:
— No carnaval alguns excessos são tolerados pela sociedade. Mas se for além do razoável o folião pode ser preso. Existem gradações. Uma coisa é um rapaz passar a mão no cabelo. Mas, se o homem se aproveita da sua força física para agarrar e beijar à força, é no mínimo contravenção. Dependendo da extensão, pode se tornar um crime. A mulher deve procurar a polícia e, se o agressor for localizado, ele é preso em flagrante — diz o presidente do TJ.
Ele acrescenta que, nos casos de menor potencial ofensivo ocorridos no carnaval, a pessoa responde em liberdade e a pena de prisão é substituída por prestação de serviços à sociedade. Mas todos são levados à delegacia, acabado assim com o dia de folia.
A violência por trás da festa momesca vem desde os primórdios do carnaval no Rio. Até o início do século XX, havia os entrudos, brincadeiras praticadas por grupos que desfilavam pelas ruas jogando água, farinha, tinta, ovos e até urina uns nos outros.
Não pode fazer pipi na rua, desde que haja banheiro
Quem não dispensa a latinha de cerveja durante a brincadeira também deve pensar duas vezes: urinar na rua pode ser classificado como atentado violento ao pudor ou importunação pública.
No último fim de semana, durante a passagem de blocos, 96 pessoas foram detidas em flagrante fazendo xixi em espaços públicos.
— Mas é preciso que o poder público mantenha quantidade suficiente de banheiros químicos nas ruas. Para as mulheres é complicado ser ver nessa situação, depois de horas na rua, e não ter como resolver o problema. Isso tem que ser levado em consideração na hora de deter a pessoa — ressalta o desembargador.
Foliões também dão provas de má educação quando depredam equipamentos públicos e privados. No carnaval do ano passado, canteiros da orla de Ipanema e a vidraça de um edifício foram destruídos. Em situações como essas, quando há a intenção de destruir, a regra é clara: o autor do vandalismo irá responder ao crime de dano.
— Isso é um problema também de educação. Mas há os vândalos que são vândalos por natureza, gerando um prejuízo para eles mesmos destruindo o que o poder público constrói. Estes respondem ao crime de dano. Não é uma pena elevada, que dá para ser substituída por pena alternativa — afirma o presidente do TJ, destacando que a embriaguez pode piorar a situação do vândalo perante à Justiça. — Muitas vezes a pessoa se embriaga para ter coragem de fazer o que não tem coragem quando está sóbrio.
E, assim como é proibido vender ou servir bebida alcoólica a menores de idade, não se pode fazer o mesmo com quem já está bêbado. A contravenção é prevista no artigo 63, inciso II, da Lei das Contravenções Penais, lembra o juiz Joaquim Domingos de Almeida Neto, do 9 Jecrim da Barra da Tijuca:
— Como pena alternativa, os infratores poderiam prestar serviços em hospitais para tratar de pessoas embriagadas.
Aos foliões mais esquentados, o aviso é: não perca tempo brigando no bloco, apenas brinque. Confusões envolvendo grupos grandes são classificadas como crimes de rixa, iguais aos praticados por torcidas de futebol organizadas. Quando envolve poucas pessoas, cabe lesão corporal ao agressor. Dependendo da gravidade, a punição pode chegar a 4 anos. Nesta situação, e na maioria dos casos citados nesta reportagem, a punição é geralmente substituída por penas alternativas, como a prestação de serviços nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam), na Comlurb ou na conservação de parques e jardins da cidade.
Para não ser levado de "castigo" pela polícia no carnaval, Rebêlo dos Santos dá um conselho aos foliões:
— A moderação é a melhor medida para que a alegria não se transforme em problema.
LINKS PATROCINADOS


SR.PREFEITO,

CORREDORES P/ÔNIBUS

Desculpe-me Senhor Prefeito

Por minha longevidade

Se estou velha esteja certo

Não é por minha vontade

Não é também por acinte

Ao meu nobre Senhor

Quisera ficar nos vinte

Sempre cheia de figor

Hoje, meu caro amigo

Aos oitenta e um aninhos

Merecia um presente

Ao invés de insultinhos

Esse projeto criado

Para as ruas da Cidade

Com corredor exclusivo

É uma temeridade

Táxi não poder parar

Como os ônibus à direita

É muita incompetência

A Lei tem que ser refeita

Sofri pequeno acidente

E luto contra o Poder

--Como atravessar a rua

Sem poder locomover?

Fazer o meu tratamento

Tem sido bem desgastante

Ir ao médico e a Fisio

Para mim é revoltante

Pois ambos ficam à direita

Me obrigando a atravessar

De muletas ou bengala

Antes do sinal fechar

Quem fez essa aberração

É de grande incompetência

Não deve ter mãe nem avó

Merece uma advertência

E eu que trabalhei tanto

Pela sua eleição

Confesso e com tristeza

A minha decepção

Ser longeva não é crime

Não é também transgressão

É um prazer que redime

As mágoas do coração

TUNICA BRAGA

cr

CHOQUE DE ORDEM


O USO DA BICICLETA É PARA SER INCENTIVADO E NÃO REPRIMIDO!

CHOQUE DE ORDEM CONTRA AS BICICLETAS NO RIO DE JANEIRO

Nesta última segunda-feira, a apreensão de bicicletas de cidadãos cariocas mostrou mais uma vez a falta de bom-senso e a agressividade da atual prefeitura do Rio de Janeiro contra sua população.

Fiscais da prefeitura e guardas municipais, sob a operação Choque de Ordem, cortaram correntes de bicicletas presas a postes no Catete e Flamengo e as recolheram para um depósito da Comlurb.

De acordo com a Subprefeitura da Zona Sul, é proibido prender bicicletas em postes e obstruir a calçada.

Em grandes cidades do mundo, as bicicletas são vistas como solução para o trânsito caótico que se forma com o aumento populacional e a melhoria do nível de renda, que possibilita cada vez mais pessoas a adquirirem automóveis. Além disso, é uma solução saudável e ambientalmente correta, pois é um veículo não poluente e estimula o exercício físico.

No Rio, a prefeitura anterior construiu ciclovias pela cidade, mas existem poucos pontos onde se pode estacionar as bicicletas. Segundo a ONG Associação de Transporte Ativo, existem somente cerca de 3.600 vagas para um total de quatro milhões de bicicletas que circulam pelo Rio.

TAMPEM O NARIZ ! O MAU CHEIRO VAI COMEÇAR !


Blocos no fim de semana: 96 mijões são levados para delegacia

Treze mulheres estão entre os que urinavam nas ruas
O GLOBO

Mijão se coloca entre os carros para urinar na rua, durante o bloco Me Esquece, no Leblon

LEITORA ELIANE / EU-REPÓRTER

RIO - Durante a folia dos blocos pré-carnavalescos, 96 mijões - sendo 13 mulheres - foram encaminhados à 14ª DP (Leblon) neste fim de semana. A operação de combate à desordem foi feita por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) com o apoio de guardas municipais.
Agentes da Seop encaminharam neste domingo 51 mijões à delegacia durante o bloco Me Esquece, no Leblon. Havia 9 mulheres no grupo. Já no sábado, durante o Spanta Neném, na Lagoa, 20 mijões, sendo quatro mulheres, que urinavam nas ruas foram levados para a DP. A Banda de Ipanema, que reuniu 40 mil foliões, foi alvo de 25 mijões que urinavam nas ruas e que foram levados à delegacia.

Desde o início dos desfiles dos blocos pré-carnavalescos, no dia 20 de janeiro, a Seop já encaminhou para a delegacia 171 mijões, sendo 14 mulheres, por urinarem nas ruas.

“A cada ano estamos intensificando as ações contra os mijões e a prefeitura vem aprimorando o planejamento do carnaval para não causar transtornos aos moradores. A fiscalização também tem como objetivo retirar da área do desfile as esruturas dos ambulantes para garantir que os blocos possam fluir de forma ordenada cumprindo o horário previsto”, disse, por meio de nota, o sub-secretário de Ordem Pública, Marcelo Maywald.

Também durante os desfiles dos blocos de rua antes do carnaval, agentes de Controle Urbano da Seop apreenderam com ambulantes não autorizados: 1.361 bebidas diversas, 150 sacolés de cachaça, 18 garrafas de vidro, 21 isopores, seis carrinhos para transporte de mercadorias, 300 adereços e três guarda-sóis.

Foram multados 166 veículos e 18, rebocados por estacionamento irregular nas regiões onde ocorreram desfiles de blocos.



RESTOS DE UM COMEÇO DE CARNAVAL



Enviado por leitora Alessandra Rosa -

EU-REPÓRTER

Fim de semana de sol, blocos e muita sujeira no Arpoador


Fim de semana com muito sol, blocos e muita sujeira deixada por banhistas nas praias da Zona Sul. Nem o calçadão e a ciclovia se livraram do lixo, tanto que até as 7h da manhã desta segunda-feira ainda se percebia a falta de educação dos cariocas e turistas que passaram pela Rua Francisco Otaviano, no Arpoador.



PURA VERDADE !

CARTA RECEBIDA

Caro Ivan

Segundo informações históricas, outrora o edifício Liberdade sofreu um recalque diferencial devido as obras do metro, que produziu uma inclinação no edifício, poucos sabem do incidente pois na ocasião foi devidamente abafada, hoje indubitavelmente dirão se tratar de factóide. Esta inclinação foi dissimulada por um enchimento no vão formado entre prédios. Entretanto não há hoje como responsabilizar o Metro pois a desorganização na remoção dos escombros perpetrada pela Prefeitura, irá impedir uma perícia isenta. A culpa recairá ao operário que deu um prego na parede, pois o gestor público não entende que todo o acidente estrutural tem origem multi-causas, obras vão sendo realizadas, incremento de vibrações, falta de manutenção preventiva e corretiva, utilizando o coeficiente de segurança inseridas na memória de cálculo na época, até o dia que a gota transborda o copo.

Passe se houver interesse no Bairro Peixoto e verá ainda hoje diversos imóveis acometidos (trincas e fissuras) pela alteração do regime do lençol freático provocado pela interposição da obra no talvegue que é a Siqueira Campos e Figueiredo de Magalhães. Lembra que as ruas são contornadas por morros laterais com inclinação ao mar?.

Se puder divulgar esta conversa, tudo bem, principalmente para a Grace que suscitou as dúvidas em email de origem.

Quanto a "metodologia" do metro em marcar reuniões para "esclarecer" e "tirar" dúvidas dos moradores que serão afetados, é pura falácia, pois tudo o que foi prometido nada foi cumprido, estarei disposto a dar meu depoimento ao vocês moradores do entorno da N S da Paz, pois vivi os problemas, obras noturnas, interrupção de tráfego, acúmulo de poeira, aumento no número de roedores e baratas, enchentes, e até de falta d´água na rua, episodio resolvido após chamada de canais de rádio.



Na reunião que aconteceu no Santo Inácio o consenso é que o governo alterou o projeto original do metro sem uma audiência pública e aprovação junto ao órgãos ambientais, o projeto era de se fazer o metro ligando PUC-Gávea, Jardim Botânico, Humaitá a linha 1. Mesmo nosso integrates com ligações ao Metro, relatam que o projeto viria depois das obras (foi motivo de risos na reunião, sem comentários). Existe a imposição de ação do MP quanto a questão, com apoio formal de todas as associações (leblon, Ipanema, Jardim Botânico, Gávea, Botafogo etc) entretanto não tenho informações atualizadas. Quanto as estações Cantagalo e Gal Osório ficarão fechadas por anos, pois está fora do alinhamento recomendado, pois era para ser estação terminal pelo que sei.

Abçs



Fernando Azevedo Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho
eng.fera@terra.com.br
engsegfera@gmail.com

INCÊNDIO EM IPANEMA



http://youtu.be/V49hDTMzQGg


Incêndio atinge prédio em Ipanema, na Zona Sul do Rio

Curto-circuito numa clínica oftalmológica seria a causa do acidente. Não há informações sobre vítimas

RONALDO BRAGA
RENATA LEITE


Incêndio atinge prédio na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema

FOTO DO LEITOR RODRIGO CIRNE / EU-REPÓRTER


RIO - Um incêndio atingiu uma clínica oftalmológica do prédio de número 623, o PhD´s Ipanema Center, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, no início da noite desta segunda-feira. Segundo os bombeiros, um curto-circuito numa sala que guardava remédio desencadeou o fogo. Não há informações sobre vítimas.
Segundo funcionários do Centro Cirúrgico Oftalmológico, as chamas, que já foram controladas, teriam começado no 8º andar da clínica. Ainda de acordo com testemunhas, a fumaça se espalhou devagar, o que possibilitou que os pacientes fossem avisados e retirados pela escada do prédio. Os funcionários, no entanto, não souberam dizer quantos pacientes estavam na clínica no momento do incêndio.

Mesmo com o fogo controlado, às 19h35m ainda saía muita fumaça do prédio, e bombeiros quebravam os vidros do consultório para que ela saísse. Um helicoptéro também foi deslocado para o combate ao incêndio. Quando o fogo começou, por volta das 19h, pessoas que passavam pelo local viram a fumaça e avisaram ao porteiro que ligou para os outros andares. Muitos funcionários da clínica estão no local.
A Rua Visconde de Pirajá precisou ser interditada na altura do prédio. Segundo a prefeitura, o tráfego está sendo desviado pela Avenida Epitácio Pessoa.

CARNAVAL - INFORMAÇÕES

SITE OFICIAL


www.rioguiaoficial.com.br

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Mensagem original

De: ceca ambiente < ceca.ambiente@yahoo.com.br >

Prezados Senhores (a),

Segue em anexo convite para AUDIÊNCIA PÚBLICA da empresa CONCESSIONÁRIA RIO BARRA S/A, para as obras de interligação da Linha 4 (Etapa 1 – Barra da Tijuca/Gávea) com a Linha 1 (Estação General Osório), localizadas no Município do Rio de Janeiro, Audiência esta a ser realizada no dia 13/02/12, às 19:00 horas, no CENTRO ESPORTIVO DA ROCINHA, situado na Rua Bertha Lutz, n° 84, São Conrado, Município do Rio de Janeiro






TÁ MALUCO !! ???


Fotógrafa Nan Goldin cancela vinda ao Rio

Proximidade de navio preocupa banhistas no Rio

Capitania dos Portos garante que embarcação manteve distância segura em relação à praia

O GLOBO, COM OS LEITORES RAQUEL MARTINS E DANIEL LACERDA




Navio Costa Pacífica contorna a Pedra do Arpoador, no Rio

FOTO DA LEITORA RAQUEL MORGADO / EU-REPÓRTER

RIO - O trauma causado pelo naufrágio do Costa Concordia na Itália fez banhistas se alarmarem com a chegada de um gigante dos mares à orla carioca neste domingo. De Ipanema e do Leme, leitores registraram a passagem do Costa Pacífica, também da companhia Costa Cruzeiros, e se mostraram preocupados com a proximidade com que o navio navegava em relação à faixa de areia. Afinal, o acidente do dia 13 de janeiro foi causado justamente pelo choque com uma rocha, devido à pouca distância com a ilha de Giglio.

Equipes de resgate trabalham no navio Costa Concordia

Itália encerra busca por corpos no Costa Concordia

Navio volta a se mexer e operação de resgate é suspensa na Itália

"O acidente na Itália parece não ter modificado os hábitos da empresa. Flagrei um transatlântico passando muito próximo à Pedra do Arpoador em sua chegada ao Rio. Será que o Comandante estava almoçando na cabine com uma convidada especial?", escreveu a leitora Raquel Martins, fazendo referência ao jantar do comandante do Concordia, Francesco Schettino, com uma mulher momentos antes do acidente, o que poderia ter roubado a atenção do capitão.
Moradora da Avenida Vieira Souto, em Ipanema, Raquel diz que já observou a passagem de vários navios de sua janela, mas nenhum chegou tão perto como esse. Da Praia do Leme, o internauta Daniel Lacerda viu a embarcação, e estima que o navio estava a cerca de 400 metros da areia:
"Por volta do meio-dia, o transatlântico passou bem devagar na praia, atraindo olhares. Por causa da proximidade, e considerando os recentes acontecimentos, o navio causou mais susto do que admiração".
O percurso, no entanto, foi dentro da normalidade, afirma o Comandante Alexsandro Santana Azevedo, da Capitania dos Portos do Rio. De acordo com as normas de navegação da Autoridade Marítima na orla do Rio, embarcações a remo ou vela devem se manter a uma distância de 100 metros da linha base, que é a linha de arrebentação das ondas. Já quando a embarcação é motorizada, a distância aumenta para 200 metros. No caso de Copacabana, a arrebentação fica a aproximadamente 30 metros da areia, o que significa que uma navegação segura se daria a cerca de 230 metros de onde estão os banhistas.
Um navio do porte do Costa Pacífica, cujo calado é de 8,3 metros, pode navegar a cerca de 500 metros mar adentro sem riscos de encalhe, estima Azevedo. Uma ferramenta on-line que monitora o tráfego de navios e recebe informações em tempo real do percurso indica que o transatlântico estava a 600 metros da Pedra do Arpoador, e, ao adentrar a Praia de Copacabana, alinhou-se ao Canal de Cotunduba, uma área delimitada para navegação segura de embarcações de maior profundidade, a 1,3 km da areia de Copacabana.
- Acredito que o espanto tenha sido causado por ser incomum ver um navio daquele porte, mas o comandante do navio vai sempre procurar uma distância segura. Há equipamentos no navio que permitem avaliar se houve imprudência, o que não foi o caso - explicou Azevedo.
O Costa Pacífica tem 290 metros de comprimento, assim como o Costa Concordia, e 35,5 metros de largura, com capacidade para 3.792 passageiros, segundo informações no site da empresa Costa Cruzeiros. O transatlântico deixou o Porto de Santos no dia 4 de fevereiro e tem como destino Búzios, com chegada programada para as 17h de segunda-feira. No quarta-feira, volta a Santos.

QUE MERDA É ESSA ?




Carol Novaes · blocosderua, carnaval,


Raphael Braga

La comparsa “Que Merda É Essa” (¿Qué mierda es esa?) nació en el Carnaval de 1995 y a cada año elige temas polémicos.

Este Carnaval no podría ser diferente y la comparsa ha elegido bromear con el tema del fin del mundo ya que, según el calendario Maya, 2012 sería el final de todo. Quien ha diseñado la camiseta ha sido el dibujante Alecrim, que ha jugado con el tema y ha hecho el fin del mundo empezando en Brasilia.
Los compositores entregaron, hasta el día 31, sus sambas para la competición. El día 4 de febrero ocurre la elección en el Bar Paz e Amor, cuartel general de la comparsa, en Ipanema.
Servicio:
Que Merda é Essa?
Ensayos: (Rua Gárcia Dávila, 173 – Ipanema – esquina con Rua Nascimento Silva):
11/02 – Ensayo Final
19/02 – Desfile


ATENDIMENTO JURÍDICO

Classe média de Ipanema se mobiliza pelos pobres do bairro3


Sempre com atividades voltadas para o bairro, buscando novas soluções para problemas e interagindo com os moradores, o Projeto Segurança de Ipanema, o PSI, que consiste num movimento espontâneo de lideranças da classe média do bairro, está prestando, gratuitamente, atendimento jurídico aos moradores do Pavão-Pavãzinho e Cantagalo...

A cada 15 dias, duas advogadas e um estagiário estão em uma das comunidades para resolver os mais diversos problemas jurídicos como pensão alimentícia, direitos trabalhistas, pendências com empresas prestadoras de serviços...

Em três meses, já foram mais de 300 atendimentos encaminhados. O próximo encontro vai acontecer no sábado, dia 11, no Cantagalo. Bacana ver a sociedade civil chamando a si a responsabilidade e não apenas delegando ao poder público todos os encargos e deveres...

DOMINGO "

ISSO NÃO EXISTE !

LIXO !

É muito lixo !!!!!!

VIROU VARAL !


As estacas da revegetação virou varal de cangas !

BLOCO DA LIMPEZA


bloco Limpeza 2012 - Carnaval Sem Sujeira!



As Ações Sustentáveis Limpeza Na Praia - IEA iniciam o ano de 2012 com o foco no Tema da ONU / UNEP / Clean Up The World 2012 – International Year of Cooperatives / Ano Internacional do Cooperativismo – “Eu Coopero”. Portanto, o Bloco Limpeza dará o seu "Grito" de Limpeza Geral no dia 11 de fevereiro, sábado.

Várias praias estão contempladas com o "arrastão" dos voluntários ambientais, que distribuirão sacolas de plástico reciclado, luvas e um folder com educação ambiental para mantermos a nossa cidade limpa e agradável para um carnaval lindo.

Com o patrocínio da Nova Rio e vários apoiadores e instituições preocupadas com o descarte correto dos resíduos produzidos por blocos, bandas, trio elétricos, escolas de samba, dentre outros, nas praias do Rio de Janeiro, o Bloco Limpeza convida a todos a participarem desta grande Ação Ecológica, em prol dos animais marinhos e do nosso Meio Ambiente.

Esta Campanha conta com o Patrocínio da Nova Rio; e Apoio do Prezunic, Outback, Hotel Praia Ipanema, Dover Roll, Green By Missako, SABB - Coca-Cola, Odebrecht, Maxi Forma, Jeep Tour, Programa Na Praia, Amigança Produções, Video Clipping, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMAC), Agência Rio de Notícias, Guarda Municipal, Aqualittera, Aqualung, Supervídeo Produtora, Clean Up The World, Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal / Projeto Orla.

Realização: Projeto Limpeza Na Praia - Instituto Ecológico Aqualung (IEA).

Seja voluntário e lute por um Carnaval Sustentável! Faça a sua parte!

Como Participar:

Pontos de Encontro: (Início sempre às 10 horas, e finalização sempre às 13 horas, simultaneamente).

Rio de Janeiro - RJ:

A) Praia de Copacabana:

- No Posto 6, andando até a Rua Santa Clara;


- No Posto 04, próximo ao posto de Gasolina Santa Clara, estará o Grupo da Nova Rio;


B) Praia de Ipanema:

- Em frente ao Hotel Praia Ipanema, caminhando até a Rua Garcia D'Avila;

C) Praia de São Conrado:

- Em frente ao Pouso de Asa Delta, caminhando até a escadaria do antigo Hotel Nacional;

D) Praia da Barra da Tijuca:

- Quebra-Mar, andando até a Barraca do Pepê;

E) Praia de Sepetiba:

- No Coreto;

F) Ilha de Paquetá:

- Praia da Moreninha;

G) Maricá:

- Na Praia da Barra, com Início na rua 2;

H) Saquarema - Região dos Lagos / RJ:

Em Vilatur / Saquarema.

- Curso Básico / Gratuito para Coordenador de Voluntários -

Data do Curso: 09/02/2012, quinta-feira, às 16 horas

Evento em Referência: Bloco Limpeza 2012 // Carnaval Sem Sujeira!

Local do Curso: Instituto Ecológico Aqualung - IEA, no endereço:Rua do Russel, 300 / 401, Glória.

(próximo ao Sistema Globo de Rádio).

Horário:

- das 16:00hs às 17:30hs.
(Por favor, confirmar presença).

Assuntos que serão abordados:

- Geografia de cada local da Ação;

- Cuidados com os voluntários (Segundo as Normas Internacionais - ONU /UNEP / Clean Up The World);

- Procedência da distribuição dos materiais de coleta e descarte;

- Manuseio do lixo e microlixo, e segurança;

- Atendimento ao público e à imprensa.

Obs: Os Materiais desta Campanha serão entregues a todos no dia do Curso (09/02).

Por favor confirmar presença.


- Em anexo segue a Arte do Cartaz deste Evento.


- Mais informações // RSVP:


Saudações Ecológicas em prol de um mundo mais limpo e consciente;


Anna Turano

Jornalista RJ22761JP

Membro Clean Up The World RJ / Brasil

Projeto Limpeza Na Praia /

Instituto Ecológico Aqualung - IEA

E-Mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br

Telefax.:55 21 2225-7387 Cel.: 55 21 9522-1051

Nextels: 55 21 7848-3084 //7830-6842.






DIA DE LIMPEZA



Dia de limpeza nas Ilhas Cagarras

POR Leila Souza Lima


Rio - Cartão postal, importante atração turística e marca registrada do litoral carioca, as Ilhas Cagarras recebem cuidado especial neste fim de semana. O projeto Ilhas do Rio — patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental — promove um mutirão de limpeza no pequeno arquipélago, que fica 5 km ao sul da Praia de Ipanema. A ação reunirá voluntários, especialistas e membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, criado em 13 de abril de 2010, por meio da Lei nº 12.229.

Edição 2011 do Desafio da Paz: proposta é juntar esporte com ação social. Neste ano, a vez da Rocinha Foto: DivulgaçãoO conjunto de sete ilhas e rochedos — Laje da Cagarra, Cagarra, Filhote da Cagarra, Matias, Praça Onze, Comprida e Palmas — é essencial para reprodução e manutenção de aves marinhas e ponto para alimentação, descanso e criação de golfinhos. Há diferentes espécies de peixes na região, mas, segundo ambientalistas, é possível perceber alterações no ecossistema, em razão da pesca e de práticas predatórias.

A iniciativa , da ONG Instituto Mar Adentro, tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos. A limpeza abrange as três principais ilhas que compõem a Unidade de Conservação de Proteção Integral — Palmas, Comprida e Cagarra —, para retirar detritos terrestres e submarinos. O material recolhido será transportado ao Posto 6, Copacabana, para um levantamento qualitativo e quantitativo do lixo. A ideia é reconhecer as principais fontes poluidoras. Os resíduos coletados serão doados à Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), que os usará na reciclagem.

Paralelamente, no Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores Z13, no Posto 6, Copacabana, exposição fotográfica sobre biodiversidade e impactos ambientais nas Cagarras fica aberta ao público. Também é possível conferir amostras de espécies encontradas por biólogos do projeto e assistir a palestras. Tudo gratuitamente.

BANDA DE IPANEMA


Banda de Ipanema arrasta 40 mil foliões para o bairro

Já o bloco Imprensa que Eu Gamo cantou o que foi manchete

LUDMILLA DE LIMA
LEANDRA LIMA


Multidão ocupa a Avenida Vieira Souto durante o desfile da Banda de Ipanema

MARCELO CARNAVAL / O GLOBO

RIO - A dois fins de semana do carnaval, os mais animadinhos não têm do que reclamar da alegria. A Banda de Ipanema, que desfila pelo 47º ano e presta uma homenagem ao Cacique de Ramos, reuniu 40 mil pessoas, segundo estimativas da RioTur. O cálculo foi realizado a partir de imagens aéreas.
A prefeitura disponibilizou 175 banheiros químicos e 18 conteinêres pelo percurso do desfile. De acordo com as informações da Secretaria de Ordem Pública, 35 pessoas foram detidas urinando na rua, e foram encaminhadas para a delegadia. Além do efetivo da Unidade de Ordem Pública (UOP) e dos agentes das praias, 120 guardas municipais trabalharam na manutenção da ordem.
Marcado para sair às 18 horas, a Banda antecipou a saída do desfile em meia hora. O grupo saiu da Praça General Osório e seguiu pela Avenida Vieira Souto até a Rua Joana Angélica e Visconde de Pirajá, de onde retornaram para a praça.
Atrás do bloco, um grupo de seis amigos curtia a folia. Três deles, Rodolfo Monteiro, Paulo Ribeiro e Ana Cecília Basto, frequentam o bloco há 15 anos, e dizem que a alegria das fantasias os faz retornarem todos os anos.
- As fantasias são muito caricatas, e sempre achei divertido ver a criatividade dos travestis na hora de montar a fantasia - diz o psicólogo Paulo.
Rodolfo percebe uma maior diversidade de foliões nos últimos carnavais:
- De uns tempos para cá, o público hétero tem comparecido mais - comenta Monteiro.
- Todo nós moramos aqui na Zona Sul e este é um dos fatores que pesa na hora de escolher o bloco para curtir, além de toda a irreverência - acrescenta Ana Cecília.
O bloco de Ipanema homenageou também Nelson Rodrigues, Herivelto Martins, Luiz Gonzaga, Jorge Amado e J. Cascata, que completariam 100 anos este ano. Para Nelson Rodrigues Filho, que desfilava no carro dos organizadores, o carnaval estava maravilhoso:
- Essa multidão está animada e feliz há mais de três horas. O brasileiro sabe muito bem se organizar para a festa. Esse é o espírito do carnaval do Rio, a maior e melhor festa popular do mundo.
O bloco Cacique de Ramos é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. O diretor do bloco César Borges considera a homenagem do Banda de Ipanema "exepcional".
- Estamos num momento em que as pessoas estão reconhecendo a grande dedicação que há 50 anos temos com o público do Cacique. A homenagem da Banda [de Ipanema] feita hoje e a que a Mangueira prepara para a Sapucaí é algo, para nós, excepcional. Ficamos extremamente felizes.
Imprensa que Eu Gamo canta o que foi manchete
O desfile do bloco Imprensa que Eu Gamo começou às 15h30m deste sábado no Mercadinho São José, em Laranjeiras. Segundo a estimativa da Polícia Militar, a diversão contou com 3 mil pessoas. Organizado por jornalistas, o bloco foi embalado por um samba cuja letra é um manancial de referências a assuntos que dominaram a imprensa nos últimos tempos, da Luiza que voltou do Canadá aos ministros demitidos do governo Dilma.
Os autores da música, aliás, já são quase compositores cativos do bloco: é a terceira vez consecutiva que vencem o concurso da escolha do samba. No quesito organização, tudo correu bem: a prefeitura enviou um efetivo de dez fiscais do controle urbano e 60 guardas municipais para monitorar o desfile.

Desliga da Justiça por ‘um carnaval mais família’

O bloco Desliga da Justiça se concentrou, no início da tarde deste sábado, na Praça Santos Dumont, no Baixo Gávea. Eram esperadas 2.500 para o desfile, segundo a Riotur. Este ano, o bloco resolveu sair mais cedo - a concentração começou às 11h - e acabou atraindo menos pessoas. A estrutura montada pela Riotur foi aprovada por foliões.

Na Gávea, o Desliga da Justiça seguiu ocupando a Praça Santos Dumont sem grandes transtornos no início da tarde. Dezenas de ambulantes trabalham na área do bloco, mas a maioria é cadastrada. Houve dezenas de banheiros químicos na praça, sem grandes filas. Equipes de limpeza e segurança organizaram o uso dos sanitários.

- O bloco era mais tarde, mas o nosso objetivo é fazer um carnaval família, sem muvuca. Por isso, passamos a concentração para o fim da manhã - diz Marcelo Erthal, um dos fundadores do Desliga.
Este é o terceiro ano do bloco, que no desfile do ano passado atraiu cinco mil foliões. A bateria foi formada por 60 integrantes de diferentes blocos e oficinas de batuque do Rio. O bloco é famoso por ter muita gente fantasiada. Os integrantes da bateria usam roupas de super-herois.

- Aqui não pode entrar com latinha nem garrafa - conta um dos funcionários contratados para monitorar os banheiros.

A irreverência também é uma marca do Desliga. Alexandre Morand, que toca surdo no bloco, foi para a pracinha fantasiado de super OB.

- Não basta ser OB, tem que ser usado - brincou o folião.

O administrador Lucas Bellis brincava ao som do Desliga da Justiça vestido de Capitão Asa. Para enfrentar o calor da fantasia, ele instalou um pequeno ventilador debaixo da roupa. Um canudinho acoplado ao macacão matava a sede do folião, com vodca e energético.

- Vou para Dubai no carnaval e por isso estou aproveitando o pré-carnaval. O bloco não está muito cheio e a estrutura está bem boa - avaliou.

O empresário Beto Warwar levou as filhas gêmeas, Juliana e Carolina, de 7 anos, para o bloco. As duas aproveitavam o carnaval bem próximo ao cercadinho que protegia a bateria.
- Moro na Gávea, e aqui o carnaval é bem família, bem tranquilo. Nunca teve problema. E a infraestrutura está aprovada - disse Beto.

Spanta Neném ganha corda para separar foliões dos carros

Na Lagoa, o Spanta Neném fez o seu desfile a partir do Parque do Cantagalo. O bloco, num acordo com a prefeitura, saiu mais cedo do que o previsto. O início do desfile estava marcado para 13h, mas o grupo começou a andar às 12h30m. A novidade este ano é que o bloco contratou, por conta própria, homens de apoio para segurar uma corda que separa os foliões, na ciclovia e na calçada, das pistas de trânsito. No ano passado, muita gente foi para o meio da rua, atravancando o tráfego. Agentes da CET-Rio organizam o trânsito - que flui sem problemas - durante a passagem do bloco. E fiscais do Choque de Ordem da prefeitura retiraram do meio dos foliões os ambulantes com carrinhos, mesmo os credenciados. Com isso, quem foi atrás do bloco pôde dançar e brincar o carnaval sem obstáculos. O clima no Espanta foi basicamente jovem, mas isso não impede que crianças estejam no grupo, caindo na folia.

- A gente saiu um pouquinho mais cedo para não gerar transtornos - diz Diogo Castelão, um dos fundadores do bloco, explicando que o desfile vai até o Clube Caiçaras.

A universitária Marcela Tavares explicou porque vai ao Espanta todos os anos:
- Eu venho todos os anos porque é um dos blocos mais famosos, e o que tem a melhor letra de samba - avaliou Marcela, acrescentando que o bloco tem ainda um clima de paquera. - É um bloco Zono Sul, por isso encontro muita gente conhecida, e a paquera rola muito.
Amiga de Marcela, a também universitária Raissa Py garantiu:


- Aqui tem muita gente bonita.

O desfile do Espanta teve o apoio de dois carros de som. Apesar dos banheiros químicos instalados pela prefeitura e pelo próprio bloco, os foliões encontraram longas filas nos sanitários.
O Spanta Neném esteve no seu 10º desfile e apresentou um samba próprio, além de também tocar sambas clássicos nos momentos das paradinhas da bateria. Esta é formada por cem ritmistas, a maioria proveniente de oficinas de batuque da escola de samba São Clemente e do projeto social do Spanta no Morro Dona Marta. Outra iniciativa do bloco foi instalar, em parceria com patrocinadores, cerca de 40 banheiros químicos no trajeto do desfile, que se somam aos colocados pela prefeitura. Foliões continuam chegando à Lagoa, e o bloco tem um clima bem familiar, com muitas crianças.


CARNAVAL CHEGANDO !

ESCOLHA COM MUITA ATENÇÃO SUA CARONA !

CARNAVAL CHEGANDO !

BAGUNÇA !