RUA VINÍCIUS DE MORAES


Não bastasse o lixo espalhado pelo chão ao pé da árvore,agora temos mais um bar com várias mesas e cadeiras na rua !

Pobre do Vinícius ,ele nunca ia imaginar que a rua batizada com o nome dele fosse virar o LIXO DE IPANEMA.

As lojas colocam seus papelões e caixas do lado de fora,esperando que algum burro sem rabo (que é proibido) passe para pegá-los.Aí fica desse modo espalhado igual chiqueiro!

Ainda querem que a gente denuncie as coisas erradas.Do que adianta??? ninguém faz absolutamente NADA!

Quanto ao bar,deve estar pagando à Prefeitura a locação da nossa calçada!
De noite ,quando não chove,fica tão cheio que é difícil de passar
ILEGAL E DAÍ ?????

CARNAVAL 2012


Banda de Ipanema ensaia neste sábado

Foliões poderão cair no samba nas zonas sul, norte e centro da cidade

do R7 |

Jéssica Ventura/R7/Arquivo 2011

Foliões acompanham blocos de rua pelo Rio

Publicidade

A folia está solta nas ruas do Rio de Janeiro com os blocos pré-carnavalescos. Neste final de semana, os cariocas poderão acompanhar a tradicional Banda de Ipanema, em Ipanema, na zona sul, que tem ensaio marcado para as 15h deste sábado (28).

Os blocos se concentrarão em bairros das zonas sul, norte e centro da cidade. É hora de acompanhar a programação do R7 e cair no samba.

Sábado, dia 28/1

Nem muda nem sai de cima
Bairro: Tijuca
Duração: 19h às 22h

Banda de Ipanema
Bairro: Ipanema
Duração: 15h às 20h

POLO MAIS IPANEMA

Polo Mais Ipanema - Gastronomia, Turismo, Cultura e Lazer"


Antigo Polo Turístico Gastronômico da Rua Jangadeiros recebe novo nome

O Polo Turístico Gastronômico da Rua Jangadeiros, e, Ipanema, passa a se chamar "Polo Mais Ipanema - Gastronomia, Turismo, Cultura e Lazer", de acordo com decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado dia 26 de janeiro (quinta-feira), no Diário Oficial do Município, que também altera o limite geográfico do antigo polo.

Integrante do Programa Polos do Rio, o "Mais Ipanema..." tem início na Rua Barão da Torre, esquina com a Rua Vinícius de Moraes, até a Rua Jangadeiros, seguindo até a Rua Visconde de Pirajá, ruas Gomes Carneiro e Bilhões de Carvalho até a Rua Francisco Otaviano, e Rua Francisco Bhering até a Avenida Vieira Souto até a Rua Vinicius de Moraes, retornando à Rua Barão da Torre.

CARNAVAL 2012

Blocos de rua continuam ensaios neste fim de semana

Jornal do Brasil



Os blocos de rua continuam seus ensaios e desfiles pelas ruas da cidade. Neste sábado, dia 28, a Zona Sul vai receber o ensaio da Banda de Ipanema. O bloco faz o lançamento da camiseta do carnaval 2012 e ensaia na Praça General Osório, a partir das 15 horas.


Este será o primeiro ensaio da Banda de Ipanema, que teve o evento programado para a última semana cancelado.


Na Zona Norte, o Bloco Vaca de Braz de Pina faz seu segundo ensaio aberto ao público, na Praça Arapogi. A concentração começa as 15 horas.


Já na Tijuca, o Nem Muda nem Sai de Cima continua sua preparação para o carnaval 2012 com mais um ensaio aberto na Avenida Maracanã, às 17 horas, enquanto o Raizes da Tijuca desfila pela Rua General Roca um pouco mais cedo, às 15 horas. O Bloco segue até a Praça Saens Pena.
No mesmo horário, o Vou Treinar e Volto Já faz ensaio parado na Rua Martins Pena.

E para fechar o final de semana de folia ainda tem o Bloco Só Caminha, em Botafogo, no domingo, dia 29. A folia começa e termina no Largo dos Leões, passando pelas ruas do bairro. A concentração é a partir das 12 horas.

METRÔ

Apareceu a primeira pessoa lúcida falando sobre as possíveis causas do desabamento na Cinelândia !

VERÃO EM IPANEMA
















Olha que coisa mais linda mais cheia de graça..................... Isso é Ipanema no verão !!!!!

foto - Amigos do face

VERÃO


PUBLICIDADE

Rio de Janeiro bate recorde de calor nesta quarta-feira

Mas frente fria chega à cidade neste fim de semana, e tempo fica instável
O GLOBO


A quarta-feira ensolarada faz cariocas lotarem a Praia de Ipanema

PABLO JACOB / O GLOBO

RIO - Foi registrada nesta quarta-feira no Rio a temperatura mais alta desde o início do verão, no dia 21 de dezembro do ano passado: 39 graus, na Saúde. De acordo com o Climatempo, o recorde anterior era de 37,7 graus, registrado no dia 23 de dezembro. Este ano, o dia mais quente havia sido 15 de janeiro, com 37,5 graus.

A manhã desta quarta-feira já foi de muito calor no Rio. Às 10h, os termômetros já passavam dos 30 graus em vários bairros. Em Jacarepaguá, por exemplo, a temperatura chegava aos 33 graus. Ao meio-dia, segundo o Centro de Operações da prefeitura, fazia 37 graus no Centro. Apesar do forte calor, não há previsão de chuva para esta quarta-feira na cidade do Rio.

Mas o sol e o calor dos últimos dias não vão se repetir no fim de semana. Segundo o Climatempo, a partir de sexta-feira, uma frente fria deixará o tempo instável no Rio e em outras áreas do estado. Poderão ocorrer chuvas volumosas, raios e fortes rajadas de ventos. O calor que tem feito no Rio também vai diminuir. No sábado, a mínima será de 20 graus, e a máxima de 28. No domingo, as temperaturas serão ainda menores, com mínima de 19, e máxima de 27 graus.
A frente fria que está vindo do Sul do país começará a se aproximar do estado na quinta-feira. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, na quinta ainda haverá sol, mas o calor e a chegada dessa massa de ar vão facilitar a formação de nuvens carregadas e as pancadas de chuva poderão ocorrer no meio da tarde.

Maioria das praias da Zona Sul está imprópria para banho

As praias do Flamengo, Botafogo, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema. Leblon e São Conrado estão impróprias para banho, segundo relatório de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Também não é recomendado entrar no mar na Barra de Guaratiba, Joatinga, Pepino, do Quebra-mar até o Pepê, nas praias de Ramos, Ilha de Governador e Paquetá.
Somente Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Arpoador, Diabo, Praia Vermelha e Pontal de Sernambetiba estão liberadas para os banhistas.

UM DIA DE PRAIA NO METRÔ !


Lixo e areia tomam os vagões da Linha 1 do Metrô Rio

Leitores flagram sujeira deixada por passageiros nas composições

O GLOBO, COM OS LEITORES GLÓRIA ABREU E RONALDO THEOBALD


Jornais e garrafas espalhados por vagão do MetrôRio

FOTO DA LEITORA GLÓRIA ABREU

RIO - Não só de problemas na circulação de trens vivem os passageiros do metrô no Rio. Sacolas plásticas, garrafas pet, jornais e areia têm acompanhado os passageiros. Como denunciam os leitores Glória Abreu e Ronaldo Theoabald, a sujeira tomou conta das composições da Linha 1, no fim da noite de segunda-feira (23).

“Apesar de o metrô na cidade do Rio ter uma tarifa de R$ 3,10, os vagões estão sujos com jornais velhos, embalagens de biscoitos, garrafinhas de água mineral e latas de refrigerantes. Aos domingos e feriados, as condições pioram com a areia da praia”, observou o leitor.

A leitora Glória Abreu disse que embarcou por volta das 20h na estação Largo do Machado e desceu na Siqueira Campos. Durante o trajeto, observou passageiros se desviando de jornais e garrafas plásticas pelo chão. Segundo ela, debaixo dos bancos havia também montes de lixo. Embora a limpeza seja de responsabilidade da concessionária, a leitora reconhece que falta conscientização dos usuários, que contribuem muito para sujar os vagões.

“Nunca vi uma sujeira tão grande nesse meio de transporte, com restos de jornais espalhados no meio do caminho e também debaixo dos bancos, além de muita areia. Como fazer para que estas pessoas tenham a devida consciência de que o lixo deve ser jogado exclusivamente na lixeira?”, questionou a leitora.

FERIADÃO

Em feriadão de sol e infrações de todo tipo, mais de mil veículos são multados na orla

Calor deixou as areias lotadas e um mar de irregularidades
JOYCE CAETANO
MARIO CAMELO

O estudante Éverton Viana caminha com o seu porco na areia

HUDSON PONTES / AGÊNCIA O GLOBO

RIO - Após um longo período sem um fim de semana ensolarado, uma multidão de banhistas aproveitou o feriado prolongado e as altas temperaturas para buscar um lugar ao sol nas areias das praias. Mas o calor também gerou um mar de irregularidades, velhas conhecidas de outros verões. Após três dias, de sexta a domingo o balanço final das operações da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) registrou os números da desordem. Ao todo, 1.257 veículos foram multados e outros 66 rebocados por estacionamento irregular no trecho que vai do Leme ao Recreio dos Bandeirantes. Em Ipanema, uma cena chamou a atenção. Um porco, que atende pelo nome de Madredeus, também resolveu aproveitar o sol. O estudante de aviação Éverton Viana, dono do animal, disse que é a segunda vez que o bicho o acompanha no banho de mar.

— Nunca me incomodaram. Nem mesmo quando estou próximo dos fiscais. Não vejo problema algum. Os porcos são bem limpos, e o meu gosta de praia — disse o estudante, mostrando-se preocupado com o bem-estar do animal. — Trago frutas, hidratante e o filtro solar fator 60 para proteger a pele dele.

Fila em banheiro gera reclamação

Em Copacabana e Ipanema, seis veículos — cinco Kombis e uma van — com problemas na documentação estavam sendo usados indevidamente como depósitos de mercadorias e foram rebocados. Próximo à água, a fiscalização orientou banhistas, evitando a prática de 1.143 jogos, como altinho e frescobol, e a presença de 251 cães nas areias do Flamengo ao Recreio.
As filas para usar o banheiro do Posto 8, em Ipanema, foram motivo de reclamação. De acordo com frequentadores, a interdição do Posto 9 para obras causou o problema.
— Essa obra não acaba, e ficamos sem opção. Falam da repressão a quem urina na rua, mas não criam uma estrutura para acomodar tantos turistas nas praias — reclamou o aposentado Sebastião Batista.

Próximo ao Posto 8, uma embarcação podia ser vista perto da areia, fora do limite de 50 metros de distância da arrebentação das ondas, determinado pelas Normas de Autoridade Marítima, da Capitania dos Portos.

A eficácia das cadeiras suspensas de observação usadas pela Guarda Municipal foi questionada por banhistas. Utilizadas desde o réveillon para monitorar e combater irregularidades $nas areias, elas mal foram ocupadas ontem, devido ao calor.

— Em duas horas que estou na praia, só os vi subir na cadeira uma vez. É impossível ficar lá em cima nesse calor. Elas ainda são de ferro. Isso é desperdício de dinheiro público e falta de planejamento — avaliou o aposentado José Jorge Contursi.

No Arpoador, banhistas se arriscaram saltando das pedras sem serem repreendidos por guarda-vidas. Ambulantes não autorizados vendiam alimentos mal refrigerados e perecíveis $areias. Já no Leme, o maior problema, além do lixo, foi a prática de jogos, como frescobol e futebol, fora do limite de distância permitido.

— Não adianta reclamar. Mesmo com a fiscalização, eles não param de jogar. Os agentes vêm e apreendem as bolinhas, mas logo eles voltam. Deve haver uma campanha maior de conscientização — opinou uma frequentadora do Leme, que pediu para não ser identificada.
Na Barra da Tijuca, também não faltaram maus exemplos. Ontem, na $do Posto 8, a Seop apreendeu 250 mídias piratas. O responsável pela mercadoria foi levado para a 16 DP (Barra da Tijuca). Também na Zona Oeste, 29 barraqueiros foram multados, durante o feriado prolongado, por apresentarem irregularidades como ausência do titular cadastrado no local, perturbação da ordem pública, mau estado de conservação da barraca e uso da orla como depósito.
O lixo também é um problemas na região. Frequentadores do Pepê reclamam da falta de coleta e de lixeiras que transbordavam em alguns pontos.

— A Comlurb só realiza a coleta à noite. Durante o dia é essa sujeira — protestou Gabriela de Aquino.

Apesar das reclamações, a assessoria de imprensa da Comlurb informou em nota que, na altura do Pepê, são disponibilizados 40 contêineres, colocados estrategicamente em duplas. Segundo o órgão, a limpeza é realizada 24 horas por dia, em três turnos.


TOM

Zona Sul se entrega ao doce balanço da bossa-nova

Lojas, novo filme em homenagem a Tom Jobim e casa de show mantêm vivo o culto ao estilo musical que nasceu nos anos 50 na região

PATRICIA DE PAULA

Na Toca do Vinicius, referências à bossa-nova estão por toda parte

PEDRO TEIXEIRA

É no mês de janeiro que se comemora o Dia Nacional da Bossa-Nova, mais precisamente na próxima quarta-feira, data escolhida não por acaso: trata-se do aniversário de Tom Jobim. Mas, como há mesmo coisas que só o coração pode entender, um grupo de apaixonados faz questão de festejar o estilo o ano inteiro. Para eles, assim como o amor, a bossa-nova também é fundamental.
— Dedico minha vida à divulgação da bossa-nova, esse bem tão valioso da Humanidade. Tenho orgulho do meu papel na sociedade — afirma Carlos Alberto Afonso, dono da Toca do Vinicius, em Ipanema.
Canções da bossa-nova tomam conta do ambiente, cheio de CDs e discos de vinil, além de livros sobre o gênero. A cada cliente que chega, Afonso dá uma pequena aula sobre o estilo.
— Fui professor durante muito tempo e carrego isso até hoje. Se eu fosse apenas um comerciante, não estaria aqui. Ficaria em casa cercado por meus discos e livros e nada mais — afirma.
A bossa-nova foi inspiração para o último Fashion Rio, que teve como tema “Sou Rio, essa bossa é nossa”, com direito a exposições de capas de discos criados pelo designer Cesar Vilella.


VERGONHA MESMO !

Colunáveis botam a boca no trombone no Facebook

Jornal do Brasil Anna Ramalho

Soltando o verbo

Papo no Facebook, hoje, juntava duas poderosas e ricas cidadãs, ambas moradoras da Avenida Vieira Souto, em Ipanema: Vera Andrade e Bethy Lagardère.

Recém-chegada de Punta del Este, Vera registrava sua justa indignação com a muvuca que tomou conta de seu pedaço, onde até porco de coleira deu o ar da graça.

METRÔ


Quatro estações do metrô são reabertas após pane em sinalização

Rio - Passageiros do metrô enfrentam muitos atrasos na manhã desta segunda-feira.
Entre 10h50 e 11h20, segundo a concessionária MetrôRio, as estaçōes Ipanema-General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde foram fechadas após pane no sistema de sinalização automática. Os passageiros que optaram por não aguardar a reabertura dos serviços foram ressarcidos. As linhas 1 e 2 trafegam com intervalos irregulares.


No início da manhã, uma composição apresentou problema no fechamento de portas na estação da Glória. Quem seguia em direção à Ipanema precisou desembarcar e seguir viagem em outro trem. As composições da linha 2 fazem o trajeto até a estação Ipanema. Normalmente a viagem desta linha vai até Botafogo.


Passageiros tiveram que desembarcar na estação Glória | Foto: Leitor @lfraga10

Na estação Botafogo, de acordo com testemunhas, há pelo menos 20 minutos de espera. Passageiros reclamam de atrasos e paradas de dez minutos entre as estações da Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. Algumas pessoas passam mal por conta do grande acúmulo de passageiros nas estações e composições.


HOTEL FASANO


Carros obstruem calçada em frente ao Fasano, em Ipanema

Hotel diz que infração ocorre por conta da escassez de vagas no bairro nos fins de semana

O GLOBO, COM O LEITOR DANIEL REIS


Carros estacionam sobre a calçada do Hotel Fasano e ignoram a presença do reboque da prefeitura

FOTO DO LEITOR DANIEL REIS
RIO -
Nem o Choque de Ordem parece dar jeito no estacionamento irregular de veículos na frente do Hotel Fasano, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, durante os finais de semana. O leitor Daniel Reis afirma que viu a ação dos fiscais da Secretaria Especial de Ordem Pública ao aplicar multas e rebocar carros parados em locais proibidos na orla da Zona Sul neste sábado. No entanto, os motoristas que deixaram seus veículos sobre o passeio em frente ao hotel saíram ilesos, sem serem incomodados pela fiscalização da prefeitura, segundo ele.
“A lei não deveria ser aplicada para todos?”, indagou o leitor em seu relato ao Eu-repórter.
A Secretaria Especial de Ordem Pública afirma que o Fasano tem uma área de recuo, que permite ao motorista parar sobre a calçada sem ser multado. Seria o caso dos veículos de cor prata no canto esquerdo da foto acima, que não obstruem o passeio. Já os dois carros estacionados no lado direito da calçada, um deles de cor laranja, atrapalham a passagem de pedestres.
O órgão afirmou que não haveria como obter o número de multas aplicadas naquele trecho da Vieira Souto no último sábado. Balanço parcial mostra que a Operação Choque de Ordem nas praias multou 362 carros e rebocou outros 21 por conta de estacionamento irregular em toda extensão da orla do Rio.
A gerente de comunicação do Fasano, Paula Bezerra de Mello, se desculpou pelo ocorrido, mas disse que a falta de vagas é um problema crônico em toda Ipanema, especialmente nos finais de semana. Segundo ela, os manobristas do estabelecimento levam até 40 minutos para estacionar um veículo em local adequado nos dias de grande movimento. Essa demora provocaria um acúmulo de carros na porta do hotel - um problema antigo que o Fasano afirma trabalhar para resolver.
O luxuoso hotel de Ipanema não é o único a lidar com a irregularidade. Carros já foram flagrados sobre a calçada em frente aos hotéis Copacabana Palace e Golden Tulip, ambos na Avenida Atlântica, em Copacabana. Neste último, os veículos pertenciam a uma comitiva da Presidência da República.
Estacionar veículos sobre a calçada é uma infração grave, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A irregularidade obriga pagamento de multa de R$ 127,69, perda de cinco pontos na carteira de habilitação e remoção do carro.
LINKS PATROCINADOS


HOTEL FASANO


Carros obstruem calçada em frente ao Fasano, em Ipanema

Hotel diz que infração ocorre por conta da escassez de vagas no bairro nos fins de semana

O GLOBO, COM O LEITOR DANIEL REIS


Carros estacionam sobre a calçada do Hotel Fasano e ignoram a presença do reboque da prefeitura

FOTO DO LEITOR DANIEL REIS
RIO -
Nem o Choque de Ordem parece dar jeito no estacionamento irregular de veículos na frente do Hotel Fasano, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, durante os finais de semana. O leitor Daniel Reis afirma que viu a ação dos fiscais da Secretaria Especial de Ordem Pública ao aplicar multas e rebocar carros parados em locais proibidos na orla da Zona Sul neste sábado. No entanto, os motoristas que deixaram seus veículos sobre o passeio em frente ao hotel saíram ilesos, sem serem incomodados pela fiscalização da prefeitura, segundo ele.
“A lei não deveria ser aplicada para todos?”, indagou o leitor em seu relato ao Eu-repórter.
A Secretaria Especial de Ordem Pública afirma que o Fasano tem uma área de recuo, que permite ao motorista parar sobre a calçada sem ser multado. Seria o caso dos veículos de cor prata no canto esquerdo da foto acima, que não obstruem o passeio. Já os dois carros estacionados no lado direito da calçada, um deles de cor laranja, atrapalham a passagem de pedestres.
O órgão afirmou que não haveria como obter o número de multas aplicadas naquele trecho da Vieira Souto no último sábado. Balanço parcial mostra que a Operação Choque de Ordem nas praias multou 362 carros e rebocou outros 21 por conta de estacionamento irregular em toda extensão da orla do Rio.
A gerente de comunicação do Fasano, Paula Bezerra de Mello, se desculpou pelo ocorrido, mas disse que a falta de vagas é um problema crônico em toda Ipanema, especialmente nos finais de semana. Segundo ela, os manobristas do estabelecimento levam até 40 minutos para estacionar um veículo em local adequado nos dias de grande movimento. Essa demora provocaria um acúmulo de carros na porta do hotel - um problema antigo que o Fasano afirma trabalhar para resolver.
O luxuoso hotel de Ipanema não é o único a lidar com a irregularidade. Carros já foram flagrados sobre a calçada em frente aos hotéis Copacabana Palace e Golden Tulip, ambos na Avenida Atlântica, em Copacabana. Neste último, os veículos pertenciam a uma comitiva da Presidência da República.
Estacionar veículos sobre a calçada é uma infração grave, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A irregularidade obriga pagamento de multa de R$ 127,69, perda de cinco pontos na carteira de habilitação e remoção do carro.
LINKS PATROCINADOS


IPANEMA ! SÓ MESMO AQUI !


Cachorro surfa e porco de estimação pega sol na Praia de Ipanema

Tradicional praia carioca foi palco de cenas inusitadas, nesse domingo (22)

iG Rio de Janeiro


Cachorro surfa e porco de estimação pega sol na Praia de IpanemaTradicional praia carioca foi palco de cenas inusitadas, nesse domingo (22) Seu nome* Seu e-mail* Mensagem * campos obrigatórios

Praia é lugar de todas as tribos – literalmente. Tanto que nesse domingo (22), a praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi o local de cenas inusitadas. Em vez das mulheres bronzeadas e dos homens sarados, quem chamou a atenção foram os animais de estimação. No mar, um homem fazia stand up paddle com seu cachorro. Já na areia, um porco de estimação pegava sol com o seu dono – com direito a coleira e potinho com água. Confira as fotos:

ARPOADOR



RESORT NA PRAIA DE IPANEMA



Chuveiro de águas frescas,brisa do mar,e o acampamento se instala e não é incomodado.
Pela manhã a sujeira fica de presente,eles saem do esconderijo,por que da calçada não dá para ver,e vão se instalar pouco adiante para despistar !

ESSE É O NOSSO CARTÃO POSTAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PERIGO NO ARPOADOR

NINGUÉM PARA TOMAR CONTA !

ALERTA DE CHUVA

..Mais 35 favelas do Rio terão sirene de alerta de chuva

Por Isabela Bastos (isabelab@oglobo.com.br)

Agência O Globo –



RIO - Mais 35 comunidades do Rio ganharão 55 conjuntos de sirenes de alerta contra deslizamentos até abril. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, a maioria dos equipamentos será instalada em 20 localidades da Zona Norte. Seis morros da Zona Sul - entre eles Cantagalo, em Ipanema; Pavão-Pavãozinho e Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana; e Santa Marta, em Botafogo - foram incluídos na lista, que tem ainda seis comunidades do Centro e de Santa Teresa e três da Zona Oeste.

Primeiro equipamento foi instalado há um ano

A meta, segundo o subsecretário de Defesa Civil, Marcio Motta, é atender às famílias que moram em 3.478 imóveis em áreas de risco nessas favelas, segundo mapeamento feito pela Geo-Rio. A cidade já tem 117 conjuntos de sirenes instalados em $66 comunidades. Hoje, faz um ano que o primeiro equipamento foi instalado no Morro do Borel, na Tijuca.

A implantação das novas sirenes começou pelo Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, que tem 120 casas em áreas de risco e receberá quatro conjuntos de auto-falantes. O subsecretário explicou que a instalação dos equipamentos ficará centrada, de início, nas comunidades da Zona Norte, para só então partir para Zona Oeste, Centro e Zona Sul. Isso porque a prefeitura pretende, depois do carnaval, fazer um grande simulado de alerta para chuvas fortes na Zona Norte. Um segundo simulado, voltado para as comunidades da Zona Sul, será realizado em abril.

- Não descartamos incluir nesses simulados as comunidades que já têm sirenes. Queremos fazer simulados maiores e não ações em cada comunidade - esclareceu Márcio Motta.

Na Zona Sul, serão instaladas sirenes no Morro do Can$, onde foram mapeadas 40 casas em áreas de risco; Ladeira dos Tabajaras, com 50 imóveis; Pavão-Pavãozinho, com 124 residências; Santa Marta, com 150; Fazenda Catete, com 50 casas; e Guararapes, com 130. Em Santa Teresa, as comunidades Júlio Otoni e Fallet, com 150 imóveis em situação de risco, também foram incluídas na lista.

Prefeitura também instalará 25 pluviômetros

O Morro de São Carlos e a comunidade do Rato, ambas no Estácio, também ganharão sirenes. Nesses pontos, segundo levantamento da Geo-Rio, há 315 imóveis em áreas de risco. Já no Catumbi, serão contempladas as comunidades da Mineira (com 115 imóveis em risco) e Azevedo Lima (com 180).

Ainda de acordo com o subsecretário, até abril, serão instalados mais 25 pluviômetros (equipamentos que medem a quantidade de chuva) nas comunidades. A cidade tem hoje 91 desses equipamentos já em funcionamento.