METRÔ NA PRAÇA DA PAZ NÃO !

FALHA DE COMUNICAÇÃO !

PRAÇA GENERAL OSÓRIO



BANDA DE IPANEMA SÓ DIA 28 !

BANDA DE IPANEMA

Guarda Municipal

Banda de Ipanema: GM-Rio atua com 134 guardas



A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai atuar com efetivo total de 134 guardas na apresentação da Banda de Ipanema, evento Pré-Carnaval, que acontece no próximo sábado, dia 21, na Praça General Osório, em Ipanema. As ações de controle urbano, fiscalização de posturas municipais, ordenamento do trânsito, interdições e atendimento ao público em geral começam a partir das 13h.

MOTOS

..Pouco espaço para duas rodas

Por Ronaldo Braga (ronaldo@oglobo.com.br) Agência O Globo –


RIO - Já foi o tempo em que era vantagem ter uma motocicleta na hora de encontrar um local para estacionar no Rio. Enquanto a frota em duas rodas cresce a passos largos na cidade - 9% contra 3,5% dos carros de passeio, entre janeiro e dezembro de 2011, segundo o Detran -, a prefeitura ainda corre atrás do prejuízo. Apesar de a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) garantir que está aumentando a quantidade de vagas nas ruas, a média hoje é de uma para cada 81 motos. Já para os carros, é de uma para 44 veículos.

- Atualmente é um desafio conseguir vaga. Eu não sabia que um dia iria acontecer isso comigo, de motocicleta. E com a implementação da Unidade de Ordem Pública em bairros da Zona Sul, o estacionamento nas calçadas vem sendo intensamente fiscalizado. O problema é que não houve planejamento, simplesmente proibiram, sem a criação de locais apropriados - desabafa o jornalista Alexandre Dantas, morador da Gávea, que enfrenta o problema diariamente no Leblon e em Ipanema.

Com exceção dos 32 mil táxis, a frota de carros de passeio no Rio chegou a 1.887.579 veículos em dezembro do ano passado. A quantidade de vagas no sistema Rio Rotativo é de 43 mil. Já para as 227.311 motos, há cerca de 2.800 vagas. De acordo com a CET-Rio, estão sendo criados diariamente novos espaços - que são retirados dos carros - para dar conta do crescimento da demanda sobre duas rodas. A frota total de veículos na cidade é de 2.489.377.

CET-Rio amplia número de vagas

A CET-Rio informou que na última semana foram inauguradas mais 175 vagas para motos em Ipanema. Até o fim do mês, há previsão de novos espaços também no Leblon e em Copacabana. As placas estão sendo confeccionadas e, segundo o órgão, o estacionamento é gratuito. As vagas estão sendo alocadas numa proporção de sete motocicletas para cada espaço do Rio Rotativo antes destinado prioritariamente aos carros.

Enquanto as novas vagas não chegam, nas redes sociais chovem reclamações na comunidade Motociclistas Cariocas. O analista de sistemas Arthur de Souza Brasil, que trabalha num banco na Praia de Botafogo, diz que as autoridades deveriam se espelhar no tratamento de países da Europa:

- Cerceando o uso das motocicletas, o poder público está transformando em problema algo que é solução em todas as grandes metrópoles. Nada mais natural do que ver em Roma, Londres ou Barcelona centenas de motocicletas ou scooters estacionadas lado a lado, em áreas demarcadas no passeio público.

Na semana retrasada, o corretor Jorge Paiva presenciou guardas multando motos em calçadas do Leblon, em transversais com pouquíssimo movimento de pedestres.

- São poucas as ruas que têm faixas demarcando o estacionamento e, para disciplinar, é fundamental que isso seja feito. A cada dia au$o número de usuários de duas rodas, que optam por esses veículos por causa dos engarrafamentos diários - diz Paiva, morador de Botafogo.

Recentemente, o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ), Aloísio César Braz, distribuiu uma nota a integrantes da entidade com orientações sobre estacionamento. Segundo ele informou, após se reunir com técnicos da CET-Rio, onde não houver vagas demarcadas nas vias públicas da cidade, os motociclistas deverão estacionar nas vagas demarcadas para os veículos, em cumprimento à legislação do Código de Trânsito Brasileiro, a 45 graus.

- Esclarecemos que a motocicleta deverá ser estacionada e posicionada com a roda traseira no meio fio, a 45 graus. Estacionar com a roda da $nesse local dá multa. Além disso, o motociclista poderá ter sua moto apreendida. Lembro, mais uma vez, que estacionar as motocicletas na calçada é proibido por lei - alerta o presidente da AMO-RJ.

Ele lembra ainda que o benefício da gratuidade do pagamento do estacionamento é garantido pelo decreto-lei municipal 24.455, publicado no Diário Oficial do Município em julho de 2004.

- Qualquer que seja o problema encontrado em caso de estacionamento nas áreas reservadas aos veículos, o motociclista deverá chamar a Guarda Municipal - orientou.

Para o professor e motociclista José Reis Alves, de 45 anos, houve falta de planejamento urbano para esses veículos.

- Esqueceram de prever como $a essa quantidade de motociclistas. Não é só no Centro, mas também na orla. Outro dia, parei na calçada e levei uma multa de mais de R$ 100. Entro no trabalho às 9h, mas, se chegar às 8h30m, já não encontro vaga alguma. Mesmo cedo, tenho que parar longe do colégio - comenta ele.

O inspetor José Ricardo Soares, coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, reforça que o motociclista não deve estacionar na calçada em hipótese alguma. Uma cena comum na cidade - a de entregadores que param o veículo enquanto vão a um prédio - é considerada infração:

- O motoboy deve estacionar numa vaga, como faz um motorista de carro de passeio. Outra irregularidade comum, que é considerada gravíssima, é andar com a moto pe$calçada. Muitas vezes, os entregadores, quando estão procurando o número de um edifício, cometem essa infração.

Sobre o tráfego de motos entre os carros, Soares admite que o Código de Trânsito Brasileiro não é claro. O artigo 57 diz que "os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista, sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, ficando proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas".

- Não há orientação para que os agentes multem os motociclistas que circulam entre os veículos, a não ser que eles trafeguem de uma forma que leve perigo a ele ou a terceiros - comenta o inspetor

BANDA DE IPANEMA




Começa o Carnaval de rua do Rio;
Banda de Ipanema desfila no sábado

Blocos esperam foliões no centro e zona sul da cidade nesta sexta-feira

.Do R7
..
...Mariana Costa/R7/Arquivo 2011.

Tradicional Banda de Ipanema fará ensaio parado, com marchinhas e sambas.
.


...Para deixar os cariocas em clima de folia, já que o Carnaval está cada vez mais próximo, os blocos de rua da cidade do Rio de Janeiro começarão nesta sexta-feira (20), feriado de São Sebastião, e se estenderão até sábado (21), com a tradicional Banda de Ipanema.

A festa vai contagiar a Lapa, no centro, com o bloco Tião dos Embaixadores da Folia, que sairá da rua Gomes Freire, às 18h, nesta sexta. As pessoas poderão chegar cedo ao local para aproveitar ainda mais a bagunça, já que a concentração começará às 14h.

Em Santa Teresa, também na região central do Rio, o Bloco Aconteceu fará seu primeiro ensaio na rua Áurea, a partir das 18h. Na zona sul, em Copacabana, o bloco Boca Maldita vai “ferver” as ruas do bairro, às 19h.

Para fechar os festejos deste final de semana com chave de ouro, no sábado, a Banda de Ipanema fará o primeiro ensaio parado na rua General Osório, em Ipanema. Por isso, os foliões devem chegar a partir das 15 horas para curtir as marchinhas e sambas.

BANDA DE IPANEMA




Banda de Ipanema avisa que ensaios
começarão na próxima semana

Calendário de blocos do site da Prefeitura do Rio divulgou data incorreta

.do R7
..
...Mariana Costa/R7/Arquivo 2011
.
Banda vai homenagear Cacique de Ramos no Carnaval 2012.


...Um dos maiores e mais tradicionais blocos de rua do Rio de Janeiro, a Banda de Ipanema, começará o aquecimento para a festa de 2012 no dia 28 de janeiro, em Ipanema, zona sul da cidade, a partir das 18h, e não no sábado (21), como foi divulgado no site da Prefeitura da cidade.

Os cariocas poderão cair na folia com o ensaio parado na rua General Osório, ao som de marchinhas e sambas da história do Carnaval. A concentração será às 15h no local, e o grande homenageado pelo grupo neste ano será Cacique de Ramos.

A banda também vai lembrar o centenário de grandes músicos e escritores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Nelson Rodrigues e Jorge Amado.

A Guarda Municipal atuará com um efetivo de 134 agentes no evento. As ações de controle urbano, fiscalização, ordenamento do trânsito, interdições e atendimento ao público em geral começarão às 13h.

Dos 476 blocos inscritos, 51 tiveram seu desfile negado. Na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, dos 46 pedidos, 44 foram aceitos. Na Ilha do Governador, desfilarão 22 blocos. No centro da cidade, passarão 76, e na Grande Tijuca, serão 43. A zona norte terá 63 blocos.

PRAIA DE IPANEMA



Feriado no Rio deixa praia de Ipanema lotada

Temperatura não passou de 28ºC com pancadas de chuvas na zona norte

.Do R7 20/01/2012 às 14h46
..
...Welington Júnior/Agência Estado.
.



...Mesmo com temperaturas mais amenas, as praias do Rio de Janeiro ficaram lotadas nesta sexta-feira (20) de feriado prolongado de São Sebastião, padroeiro da capital. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura mais alta desta sexta, às 12h, foi de 28ºC, com umidade de 75%, o que eleva a sensação térmica de calor. Por volta das 14h50, chovia na zona norte e região central do Rio.

PRAIA DE IPANEMA

Projeto verão do Globo apresenta Luis Carlinhos no feriado




O Projeto Verão Rio do jornal O Globo presenteia cariocas e turistas com um show especial do cantor e compositor Luis Carlinhos nas areias da praia de Ipanema (tenda montada em frente ao Country Clube).

A apresentação acontece em comemoração ao feriado de São Sebastião, padroeiro da Cidade Maravilhosa, no próprio dia 20, às 18h.

Luis Carlinhos receberá para este luau Fabio Allman e Pepê Barcellos, parceiros de música que já se apresentaram juntos em outras ocasiões.

Serviço:
Show: Luis Carlinhos + convidados
Local: Praia de Ipanema (em frente ao Country Clube)
Dia: Sexta-feira, dia 20
Horário: 18h


QUE BELEZA !!!!!!!!!!!!!!!!!

BAIRROS.COM

Enviado por Bairros.com -

Amoedo lança revista virtual

A rede de lojas de construção e decoração Amoedo acaba de lançar sua revista virtual. No endereço os internautas podem ver ofertas semanais, dicas de decoração dadas por arquitetos, além todas as novidades e tendências do mundo da construção.

Quem quiser, também poder dar opiniões, sugestões e solicitar mais informações sobre os produtos.

CANTAGALO









Jovem do Morro do Cantagalo cria agência de turismo para mostrar comunidade
Júlia Dias Carneiro

Da BBC Brasil no Rio de Janeiro


GMT

Mayara Moura e Joice Rocha querem que os benefícios do turismo fiquem no Morro do Cantagalo


Desde que o tráfico armado foi expulso do Morro do Cantagalo, no fim de 2009, a jovem Mayara Moura vê aumentar o fluxo de turistas na favela onde cresceu, na zona sul do Rio de Janeiro, com vista privilegiada para as praias de Ipanema, do Leblon e da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Ela considera os visitantes bem-vindos, mas não gosta de vê-los subir e descer a favela recém-pacificada sem travar contato com os moradores, e sem que esse fluxo traga benefícios para a própria comunidade.

Notícias relacionadasJovens de favelas do Rio desenvolvem 30 ações para suas comunidadesRio tenta reverter atraso na oferta de serviços em favelas pacificadasTrês anos de UPPs no Rio: Entenda os avanços e desafios do programa


Tópicos relacionadosBrasilDessa percepção nasceu a ideia de criar uma agência de turismo local, que vai oferecer visitas guiadas, eventos culturais e hospedagem nas casa de moradores, nos moldes de um bed & breakfast.

"O objetivo do projeto é ajudar a comunidade de todas as formas possíveis", diz Mayara, que no último sábado fez uma reunião com moradores interessados em oferecer quartos para turistas.

Batizada de Dropando na Comunidade, a iniciativa que Mayara, 20 anos, está desenvolvendo com a amiga Joice Rocha, 16, vai ser lançada no próximo dia 29 com uma feijoada na quadra da Alegria da Zona Sul, escola de samba do Cantagalo.

Elas vão investir a maior parte dos R$ 10 mil de que dispõem inicialmente em obras nas casas de moradores, para adequar os quartos a serem oferecidos para visitantes a padrões turísticos.

O projeto é um dentre 30 que estão sendo colocados em ação por jovens de seis favelas pacificadas no Rio. Eles fazem parte da Agência de Redes para a Juventude, criada para estimular jovens empreendedores a desenvolverem suas próprias soluções para suas favelas.

Incremento de rendaAs áreas de atuação dos projetos vão de cultura a reciclagem, de saúde a educação. Mayara aposta que a vocação da sua favela para o turismo pode ser revertida em um incremento de renda para o Cantagalo - agora facilmente acessível graças a um elevador inaugurado em 2010, que vai de Ipanema para o alto do morro em menos de 30 segundos.

"Ter esse retorno para os moradores é o desafio", diz Bianca Freire-Medeiros, pesquisadora do CPDOC/FGV que desde 2005 estuda turismo em favelas do Rio, sobretudo na Rocinha.

"Na Rocinha, o turismo já existe há bastante tempo. A maior parte das visitas é organizada por grupos externos, mas há artesãos locais que vivem do turismo. Só que é um grupo pequeno em relação ao universo de moradores", aponta.

Como parte de uma pesquisa para a FGV feita no ano passado a pedido do Ministério do Turismo, Freire-Medeiros entrevistou 900 turistas na chegada ao Aeroporto Internacional do Rio. A pergunta era se fariam passeios por favelas.

"Vimos que a visita já está muito incorporada à imagem do Rio. A favela é como futebol, samba, carnaval", diz. Por outro lado, ainda existe uma resistência em relação a hospedagem, afirma, e os turistas deixam pouco dinheiro nas favelas.


Para Mayara, o turismo pode mudar a opinião das pessoas em relação à favela
"Eles compram uma água, mas têm uma resistência enorme a comprar comida. Muitas vezes são instruídos pelas agências ou por seus próprios consulados a não comer."

Mudança de imagemO projeto idealizado por Mayara e Joice tem a ambição não apenas de trazer um incremento de renda para os moradores, como mudar a imagem que pessoas de fora têm da favela. E isso vale não apenas para estrangeiros, mas também para brasileiros.

"Algumas pessoas ainda têm aquela visão de que é impossível entrar na favela, de que pode acontecer alguma coisa ruim, e é isso que a gente quer mudar", diz.

A presença da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Cantagalo faz com que os moradores possam passar mais segurança para os visitantes, diz Mayara, e mudar a imagem de violência que, em sua opinião, foi tradicionalmente exagerada pela mídia.

"Mesmo antes de o tráfico sair da comunidade, a gente tinha uma vida normal. Não era confronto todo dia. Às vezes acontecia alguma coisa e tínhamos que ficar dentro de casa, mas no dia-a-dia as crianças brincavam na rua, as mães iam trabalhar, era uma vida normal."

É um pouco desta vida normal que Mayara quer compartilhar com os turistas, mostrando, nas visitas guiadas, um pouco da cultura local e dos projetos culturais que são desenvolvidos por moradores, como grupos de hip hop (H2BK), de balé (Dançando para Não Dançar) e os painéis de grafite que contam a história da comunidade em suas vielas (o Museu de Favela, ou MUF).

"Acho que um dos principais benefícios do turismo é a troca de culturas, de experiências, de ideias. Quando a gente aprende um pouco de outra cultura, a gente adere um pouco, mesmo que seja o mínimo."

MANUAL DA ORDEM PÚBLICA

Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012


OPERAÇÃO CHOQUE DE ORDEM


Os movimentos sociais do bairro de Ipanema vêm reivindicando ações em prol da melhoria de qualidade de vida, relativas à segurança e, conseqüentemente, ao meio-ambiente.

Nosso bairro tem sofrido entre outros agravantes, estes, relatados a seguir:

1- grande densidade demográfica;
2- circulação maciça de ônibus e outros veículos;
3- deseducação da população com relação ao lixo, pichações e pouco comportamento social.

Dessa forma, no sentido de apoiar e incentivar a OPERAÇÃO CHOQUE DE ORDEM da Prefeitura do Rio de Janeiro, toma-se a iniciativa de transcrever neste espaço, o MANUAL DE ORDEM URBANA que foi lançado quando do início daquele projeto chamado ainda de IPABACANA:

1- NÃO ANDAR COM CACHORRO SEM COLEIRA, E NÃO DEIXAR DE RECOLHER SUAS FEZES. POR QUÊ?
O animal de estimação merece todo o carinho, e o passeio é muito saudável, porém, esse passeio não pode ser um incômodo para os outros.

2- NÃO ESTACIONAR O CARRO NA CALÇADA. POR QUÊ?
Calçada é feita para o pedestre. Você já imaginou a dificuldade de um cadeirante ou de uma mãe com carrinho de bebê ao andar em uma calçada tomada de carros?

3- ANDAR DE BICICLETA NA CICLOVIA E NÃO ESQUECER O CAPACETE.
POR QUÊ?
Por motivos de segurança. BICICLETA NA CALÇADA OU NA ÁREA DE
LAZER PODE PROVOCAR ACIDENTE.

4- NÃO DAR DINHEIRO PARA MENORES DE RUA. POR QUÊ?
Lugar de criança é na escola. A criança em sinal, ou mesmo no meio da rua
Pedindo dinheiro, provavelmente está sendo explorada por terceiros ou mesmo
pelos pais.

5- NÃO JOGAR LIXO NA RUA. POR QUE?
Quem acaba pagando a limpeza desse lixo é você, com seus impostos . Além,disso piora a imagem de nossa cidade, emporcalhando as ruas e entupindo bueiros.

6- NÃO COMPRAR MERCADORIAS SEM SABER A PROCEDÊNCIA.
POR QUÊ?
Muitas vezes a mercadoria vendida nas ruas é pirataria ou é de procedência
criminosa. Não se pode esquecer a nota fiscal.

7- NÃO AVANÇAR O SINAL E NÃO PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE OU
CRUZAMENTO. POR QUÊ?
O carro mal conduzido vira uma arma. Assim como as calçadas, a faixa de pedestres se destina ao pedestre e, muitas vezes, um único carro em um cruzamento produz um transtorno para centenas de motoristas.

8- SEJA SOLIDÁRIO. POR QUÊ?
AJUDAR O PRÓXIMO É SEMPRE IMPORTANTE. GENTILEZA GERA GENTILEZA. ASSIM, VOCÊ COM PEQUENOS ATOS CONSEGUE GRANDES MUDANÇAS E TORNA O MUNDO MAIS HUMANO E MENOS VIOLENTO!

JGuia
Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2012

NA CALADA DA NOITE..........



ESSA ÁRVORE DESAPARECEU !

RUA MARIA QUITÉRIA COM VISCONDE DE PIRAJÁ


IPANEMA BEM CONSERVADA !

GOLZINHO DE OURO - PRAIA DE IPANEMA

Rider promove o primeiro campeonato de ‘Golzinho de Ouro’ do Rio de Janeiro


Campeonato amador vai oficializar a modalidade de pelada que os cariocas mais adoram, unindo o esporte favorito dos brasileiros com a descontração das areias de Ipanema.

Logo depois do carnaval, e ainda no calor do verão, a Rider coloca os pés dos cariocas fincados nas areias da Praia de Ipanema – em frente à Rua Aníbal de Mendonça - para o primeiro campeonato ‘Golzinho de Ouro’ da cidade, que terá início nos dias 03 e 04 de março. A ideia da marca de chinelos é que o projeto entre para o calendário do Rio de Janeiro, oficializando a modalidade de pelada de praia tão conhecida dos cariocas, com três jogadores em cada time e sem goleiro. Os jogos, com duração de 15 minutos, acontecerão durante um final de semana, sempre aos finais de tarde, antes do pôr-do-sol.

Nesta primeira edição, 288 cariocas – amadores, maiores de 16 anos – poderão se inscrever, gratuitamente, para disputar o campeonato, que contará com 48 equipes de 6 jogadores cada, sendo 3 em campo e 3 reservas. Na primeira fase, 16 grupos formados por sorteio, com 3 equipes cada, disputam 48 jogos; na segunda, as 16 equipes classificadas disputam um sistema de eliminatórias simples, conhecido como mata-mata.

Os semifinalistas perdedores disputam, em seguida, o terceiro lugar e, ao fim, o vencedor é conhecido. O charme é que, seguindo a tradição que já impera nas areias da orla carioca, o gol será demarcado sempre com um par de chinelos Rider.

.[As inscrições estarão disponíveis a partir de janeiro no site www.rider.com.br].

TEATRO IPANEMA

..Prefeitura lança novo edital de ocupação de teatros



Por Luiz Felipe Reis (luiz.reis@oglobo.com.br)


Agência O Globo



Quase um mês após o prefeito Eduardo Paes anunciar que iria manter o modelo de ocupações para a gestão e programação dos teatros da prefeitura, a secretaria municipal de Cultura abriu, anteontem, a concorrência para uma nova versão do edital de Ocupações da Rede Municipal de Teatros para os próximos dois anos. Os pretendentes têm até o dia 31 de janeiro para enviar suas propostas.- É o mesmo modelo, mas com modificações e correções - diz o secretário de Cultura, Emilio Kalil. - Espero divulgar os resultados em março.

Entre as modificações está a inclusão de três novas salas no modelo de ocupação: os teatros do Jockey e Gonzaguinha (já da prefeitura, mas que só agora integram o modelo de ocupação) e o Ipanema, que acaba de ser comprado pela prefeitura por R$ 4 milhões - o contrato foi assinado na última sexta-feira.

- No ano passado, a prefeitura anunciou que havia comprado o espaço, mas só começamos a negociar mesmo recentemente - diz Carlos Ribeiro, um dos herdeiros do Teatro Ipanema.

Além da inclusão de teatros, as verbas para a gestão de cada sala vão dobrar. Entre outras novas cláusulas estão: o compromisso trimestral de prestação de contas para os gastos dos recursos públicos e a exigência de que os gestores compartilhem informações e planos de programação artística com a prefeitura antes de fecharem suas agendas. As cooperativas de produtores teatrais agora também poderão concorrer no edital, e a prefeitura irá subsidiar as produções do programa Domingo a R$ 1.

- A maior parte das mudanças é para corrigir a forma de gestão, e não a programação. Queremos aproximar o diálogo da prefeitura com a programação artística, mas com liberdade, porque a curadoria não pode nunca ser censurada.

Enquanto as novas ocupações não chegam, a prefeitura vem prorrogando os contratos dos últimos gestores de cada sala - Carlos Gomes, Maria Clara Machado, Café Pequeno, Ziembinski, Sérgio Porto e Baden Powell. Eles serão válidos por até seis meses. A medida ocorre já que a prefeitura havia resolvido suspender as ocupações, mas, após voltar atrás na decisão, procurou os antigos gestores e ofereceu a eles a possibilidade de seguir até que as ocupações sejam efetivadas.

- Repassaremos a fração da verba correspondente ao período de cada trabalho - explica Kalil.

A prorrogação tem uma cláusula que anula sua validade assim que as novas ocupações forem aprovadas.

- Respeitaremos todos os compromissos firmados - promete o secretário. - As novas ocupações irão gerir uma programação já em andamento. Assim, terão tempo de pensar e acertar o início de sua curadoria artística, quando o último compromisso da gestão anterior for encerrado.

Entre os antigos gestores, Joelson Gusson (Sérgio Porto), Paulo Reis (Café Pequeno), Christina Fagundes (Maria Clara Machado), Breno Sanches (Ziembinski) e Sandro Chaim (Carlos Gomes) estão viabilizando a prorrogação de seus contratos. Gusson e Reis irão apresentar um novo projeto de ocupação, enquanto os outros analisam o edital. Já Felipe Portinho e Ana Azevedo, responsáveis pela Sala Baden Powell, não irão prorrogar seus contratos e nem enviar à prefeitura uma nova proposta de ocupação.

- É ótimo dobrar a verba, mas dinheiro não é tudo. Tentei muito me reunir com o Kalil, mas nunca consegui. Falta comprometimento - diz Portinho.

..

EMAIL RECEBIDO



BOM DIA ,



sabe aquela sensação de estar faltando alguma coisa e você não sabe dizer o que é?? pois bem,descobri.O bar Garota de Ipanema retirou a árvore que

ficava em frente ao bar na Vinícius ! Me lembro de que quando chovia o guarda chuva batia nela.

Uma amiga tirou as fotos ,vou ver se consigo.

Falei com dois garçons ,que me disseram que foi o IBAMA que veio tirar.

Me engana que eu gosto!

Essa árvore atrapalhava os clientes !

Do que adianta a gente brigar,se esses estrangeiros fazem o que querem aqui ! Tenho certeza que em Portugal é crime,já aqui............... fica por isso mesmo.

Abraços R

ANIMAIS AO VOLANTE




A análise das 60 000 multas aplicadas nos bairros contemplados com o programa de choque de ordem no trânsito comprova que a bandalheira está incorporada na rotina carioca

por Carla Knoplech 18 de Janeiro de 2012
Carro parado em fila dupla no Leblon é autuado: repressão a uma cultura permissiva e marcada pela falta de solidariedade com outros motoristas

Lançadas no ano passado com o propósito de ser uma arma certeira do poder público contra o caos urbano, as Unidades de Ordem Pública (UOPs) se espalharam pela cidade. Em sua essência, elas apresentam uma forma de atuação peculiar, voltada para o tratamento de choque em uma determinada região, com foco nas questões do trânsito. A experiência, que começou pela Tijuca, já chegou também ao Centro, Leblon e Ipanema. Sua próxima escala, prevista para o fim deste mês, será em Copacabana.
Um balanço da operação, produzido a pedido de VEJA RIO, sinaliza que ainda temos um longo caminho pela frente até alcançar a tão sonhada civilidade ao volante. De 18 de abril, quando entrou em funcionamento a pioneira célula da Tijuca, até o dia 20 de dezembro, foram aplicadas nada menos que 60 000 multas. Ou, em média, houve uma quantidade de 250 infrações por dia. É infração que não acaba mais. No ranking das ocorrências (veja o quadro na página ao lado), o estacionamento irregular, muitas vezes sobre as calçadas, aparece em primeiro lugar, responsável por 25% das anotações. Em seguida vêm o avanço de sinal e a conversa ao celular, com 14% cada uma delas. Na lista, um item em especial chama atenção, em razão das consequências graves que pode acarretar: há quase 2 500 autuações por trânsito pela contramão. “A mudança de cultura e comportamento é um processo muito lento”, afirma o secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa. “Não há solidariedade entre os motoristas.”

As UOPs foram inspiradas na teoria das janelas quebradas, formulada nos anos 80 pelos criminologistas americanos James Q. Wilson e George Kelling. Eles pregavam que a tolerância zero a pequenos delitos, como ataques ao patrimônio, era o primeiro passo para evitar a escalada da violência. Assim, os agentes em ação no Rio de Janeiro têm a missão de coibir com o mesmo rigor tanto uma infração grave de trânsito como a distribuição de panfletos no espaço público, algo aparentemente inofensivo. Diante de tanto trabalho, foram destacados 1 000 guardas municipais para atuar nas quatro áreas contempladas com o programa. A intenção da prefeitura é triplicar o efetivo até o fim do ano. Cada policial sai à rua com um palmtop, usado para registrar e fotografar as irregularidades. Uma vez multado, o veículo recebe um constrangedor adesivo no vidro (veja a reprodução ao lado). Os dados do computador de mão, por sua vez, são transmitidos a uma central de controle, que processa a localização exata dos agentes. Como já acontece nas Unidades de Polícia Pacificadora, que privilegiam quem é novato na Polícia Militar, sua prima-irmã municipal também busca trabalhar com guardas recém-formados para evitar vícios.

Cabe a eles a exaustiva tarefa de mitigar a desordem urbana, que, em maior ou menor grau, é uma chaga da cidade. Nem mesmo áreas nobres, em que a população teoricamente possui um padrão educacional mais elevado, escapam da bagunça. Implantada em dezembro, a UOP de Ipanema investiu sobre uma série de problemas bem conhecidos dos moradores do bairro. A principal artéria, a Rua Visconde de Pirajá, padece com as filas duplas, uma transgressão que atravanca o fluxo de veículos. Aos domingos, quando a Praça General Osório fica tomada por uma feira hippie, a infração mais comum é o estacionamento irregular, transtorno que se agrava nos fins de semana de sol e praia lotada. No vizinho Leblon, as mazelas se repetem. Porta-voz das reclamações do bairro, a presidente da associação de moradores, Evelyn Rosenzweig, enumera queixas de todo tipo, de carrocinhas de ambulantes nas ruas a ciclistas que pedalam pelas calçadas. “É louvável a intenção da prefeitura, mas ainda falta energia por parte dos guardas para resolver os problemas”, opina.
Do outro lado do Túnel Rebouças, no entanto, há boas notícias. Na Tijuca, primeiro bairro a receber o projeto, houve a redução de um terço no número de roubos a transeuntes. Detectou-se ainda a diminuição nos registros de furtos e lesões corporais. Como foi previsto, o maior patrulhamento das ruas refletiu positivamente nos índices de segurança. Agora, fica a esperança de que a repressão aos maus motoristas ajude a tornar nosso asfalto bem menos selvagem.




DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES DO PSI

Rio 02/01/2012

DATAS DAS REUNIÕES DO PSI EM 2012


Janeiro – dias - 09 - 23

Fevereiro 06 - 27

Março 12 - 26

Abril 09 - 23

Maio 07 - 21

Junho 04 - 18

Julho 09 - 30

Agosto 13 - 27

Setembro 10 - 24

Outubro 08 - 22

Novembro 05 - 19

Dezembro 10


Antecipadamente agradeço,

Um abraço

Ignez

ATA - 9 / 01 / 2012

Ata da Reunião de 9 de janeiro de 2012

Local e Horário : Colégio Notre Dame às 18:00 h

Participantes : 20

Representante do Poder Público : Sra. Luiza Salatino-Assessora do Secretário de Ordem Publica , Sr.Alex Costa.



(1) CARNAVAL EM IPANEMA : Os trabalhos foram iniciados com a leitura de e-mail enviado por uma de nossas voluntárias à coluna Gente Boa/Segundo Caderno do Jornal O Globo , repudiando nota divulgada, de forma equivocada ,naquela coluna ,em 6 de janeiro ultimo.Reprodução de referido texto poderá ser conferido no blog que o PSI mantém.

Foi informado que houve redução no numero de blocos que desfilarão em Ipanema , este ano, resultado de todo um trabalho, reuniões havidas ao longo de 2011 e de acertos entre Prefeitura e Sebastiana-Liga Independente dos Blocos .

A lista de blocos , Banda de Ipanema ,datas e seus respectivos horários poderão ser conferidos igualmente no blog.Alertamos que já no próximo dia 4 de fevereiro, sábado,

começarão os primeiros movimentos pré-carnavalescos.

Levando-se em conta os transtornos e excessos verificados no carnaval-2011 pedimos redobrada atenção para que os Condomínios, especialmente os da orla, tomem as devidas providências antivandalismo.



(2) UOP/IPANEMA – A Coordenadora Ignez fez a apresentação da Sra.Luiza Salatino,

Assessora do Secretário de Ordem Publica – Sr.Alex Costa.Em seguida fez um balanço da UOP , no bairro , no primeiro mês desde sua implantação.Alguns presentes relataram diretamente irregularidades cometidas no bairro bem como a atuação , muitas vezes falha e deficiente , da Guarda Municipal.A Sra. Luiz Salatino anotou todas as queixas, informando que ela própria realiza inspeções-surpresa , caminhando pelo bairro e chamando a atenção dos GM’s, pessoalmente, quando necessárias.

Ana Luiza fez reclamação quanto à desordem na orla , por volta das 18:30h quando barraqueiros da praia estão recolhendo suas mercadorias ao mesmo tempo em que passantes – muitos turistas nessa época do ano – estão transitando pelo calçadão.Mostrou para a Assessora foto feita no local , comprovando sua denuncia.A Assessora informou que tomará as devidas providências, assim como , a todas as reclamações que têm chegado , via e-mail , nesse trabalho de parceria que o Projeto de Segurança vem realizando, a fim de que os devidos ajustes sejam feitos para o sucesso das medidas de ordenamento.

Foi igualmente informado que alguns ambulantes – deficientes físicos e/ou visuais,

têm autorização especial da Prefeitura para trabalhar nas ruas.



(3)METRÔ N.S.PAZ – Ignez relatou sobre a reunião havida recentemente com o Sr.Washington Fajardo , da Secretaria de Patrimônio, intermediada pelo Vereador Paulo Messina.Este lembrou de questão havida na Ilha do Governador , com a Colônia de Pesca existente no local¸ com algumas características muitos similares à polêmica da

obra pretendida na Pça.NSPaz.Tiveram os responsáveis naquela Colônia de Pescadores sucesso no seu pleito e fortalecimento de suas argumentações.

Geólogo foi consultado informalmente por uma de nossas voluntárias sobre a segurança da obra : Este alertou que as preocupações, temores da maioria dos moradores procede.Relatou sobre as condições de terreno onde Ipanema se encontra – já que o bairro foi construído sobre extenso areal e que nos primórdios tempos a Lagoa Rodrigo de Freitas sequer existia já que o mar foi recuado, em obras de urbanismo e não por causas naturais.

Soubemos recentemente que obra para construção de um grande prédio , tomando meio quarteirão, na Rua Jardim Botânico, esquina da Rua Conde Afonso Celso foi embargada em razão de nos trabalhos terem encontrado sitio arqueológico – vestígios de antigo ancoradouro, utilizado na época do Brasil-Colônia.Pesquisando no Google tomamos ciência de que no passado todo o entorno da Lagoa , em alguns pontos , era utilizado como ancoradouro.A própria Lagoa RF não existia nos moldes como a conhecemos.

Ela foi criada para escoar águas dos rios que desciam das encostam onde atualmente se encontra o maciço de morros onde hoje estão o Corcovado e as antenas do Sumaré.

Em obras realizadas pela mão do homem, em trabalho de urbanismo e não por causas naturais.Em razão disso , todo cuidado é pouco.Isso também tem que ser levado em consideração.

Uma voluntária chamou a atenção que o tal “ tatuzão” ., ou “ Shield” equipamento que o Governo do Estado pretende usar , pela primeira vez , nesse trecho é o mesmo que em São Paulo causou enorme cratera , quando da construção de determinada estação de metrô.Outra voluntária lembrou que até a estação Gal.Osório, está construída ,na verdade, em área territorial de Copacabana, toda a construção foi realizado em outro tipo de solo.

Em razão de todos os acidentes ocorridos recentemente , por falhas nas ações preventivas por parte de nossas autoridades , haja visto os casos de : bondinho Santa Tereza; explosão de bueiros no Centro e Zona Sul; explosão de restaurante na Pça.Tiradentes ; acidente com barcas Rio-Niteroi ; deslizamento no Morro do Bumba(favela foi construída sobre lixão ); Maior acidente de toda a História brasileiraf1 , na Região Serrana do Estado – todos ainda não solucionados, o Projeto de Segurança Ipanema solicitou ao Promotor Carlos Saturnino, que acompanha nosso caso, todo seu empenho especial na apuração dessa denuncia - objeto de nossa consulta ao geólogo, a fim de minimizar nossa angustia e temor, que são enormes.

“Não adianta chorar sobre o leite – leia-se : sangue, suor e lágrimas – derramado “.

Toda cautela é pouca.



PROXIMA REUNIÃO : 23 de janeiro/2012, segunda-feira.

Redigida por Grace Fabor

CAI CAI ..........

Esse poste não demora vai cair e pior em cima de crianças que estudam no CNA !

DESCASO !


Comerciantes empilham cadeiras e barracas em mirante de Ipanema

Material de barraqueiros impede acesso de visitantes. Multa é de R$ 253, segundo prefeitura

O GLOBO, COM O LEITOR DANIEL SAMPAIO


Barraqueiros utilizam deque em Ipanema como apoio para cadeiras, mesas e isopores

FOTO DO LEITOR DANIEL SAMPAIO

RIO - Mal foi inaugurado e o mirante instalado na Praia de Ipanema já ganhou uma nova utilidade além da de observar melhor as Ilhas Cagarras. Como mostra o leitor Daniel Sampaio, o deque de madeira montado pela prefeitura é usado como ponto de carga e descarga de comerciantes que trabalham nas barracas da areia. O flagrante foi feito no último domingo, mas, segundo o internauta, a prática tem sido recorrente desde a inauguração do local, no final do ano passado.
“É uma atitude típica do brasileiro confundir o espaço privado com o público. As cadeiras e outros objetos ficam ali sempre no início da manhã e no final da tarde, quando os barraqueiros montam e desmontam seus postos”, observou o leitor.



A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) disse que intensificará a fiscalização na área para evitar a irregularidade. O órgão informou ainda que “caso seja comprovada a irregularidade, o ambulante autorizado poderá ser autuado, com multa no valor de R$ 253, além de ter os equipamentos e as mercadorias apreendidas”.

O mirante começou a ser montado em outubro do ano passado pela Secretaria municipal de Meio Ambiente. No último dia 13, o deque apareceu pichado. A Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que a retirada da tinta deve ser concluída nesta terça-feira (17).
Com 72 metros quadrados, o deque tem uma ducha ecológica, que funciona com placas de energia solar. Orçado em R$ 60 mil, o projeto foi financiado pelo Instituto-E/Grendene, que já cuida de um canteiro com vegetação de restinga plantadas em Ipanema.

DEQUE LIMPO !

A Prefeitura limpou a pichação do deque de Ipanema.

Agora ficam as perguntas ; o que vai acontecer primeiro !

1 - vão pichar de novo ?????
ou
2 - os barraqueiros vão destruir, jogando as cadeiras de propósito ??????

Façam suas apostas !!!!!!!

FRADINHOS

.

Prefeitura realiza programa antifradinhos em Ipanema e no Leblon


Rio - A Prefeitura do Rio realiza esta semana uma nova etapa da Operação Antifradinho na Zona Sul da cidade. Desta vez, a retirada dos fradinhos será feita nas ruas Garcia D'Ávila e Anibal de Mendonça, em Ipanema, e Dias Ferreira e Visconde de Albuquerque, no Leblon. No total foram expedidas 83 notificações a imóveis com fradinhos irregulares. Condomínios e estabelecimentos comerciais terão 30 dias para cumprir com as solicitações da Prefeitura.

Na vistoria, as equipes também identificaram a necessidade de recuperação de calçadas quebradas (13), de pavimento em pedras portuguesas (78) e de jardineiras (10).

O objetivo da operação é melhorar a ambiência da cidade e remover balizadores dos logradouros onde há grande circulação de pedestres. O estacionamento irregular continuará a ser combatido com aplicação de multas e utilização de reboques.


.

MIRANTE DE IPANEMA

Prefeitura retira pichações de mirante na praia de Ipanema


Rio - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, dá início nesta segunda-feira à retirada de pichações no mirante das Cagarras, altura da Rua Vinício de Moraes, na praia da Ipanema, Zona Sul da cidade. O equipamento foi alvo de pichações na última quarta-feira.

Para o trabalho de limpeza, que faz parte do Programa Antipichação da Prefeitura, foram mobilizadas equipes com material especial para retirada de pintura em madeira plástica. A previsão é de que o serviço seja finalizado amanhã. O Mirante das Cagarras é fruto de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Intituto e, e foi instalado há cerca de um mês.

Na próxima quarta-feira, dia 18 de janeiro, o Programa Antipichação estará na Praia da Brisa, em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, para a retirada de pichações na pedra da orla. Equipes da Comlurb realizarão o trabalho que será concluído em dois dias.

O Programa Antipichação, tem por objetivo remover pichações em áreas públicas com utilização de equipes especializadas e material próprio, de modo a proteger a integridade de monumentos naturais e urbanos. Sempre que possível também são aplicadas pinturas com tinta antipichação, que facilitam o trabalho de remoção em caso de reincidência. Por ano a Prefeitura investe R$ 300 mil na limpeza de pichações na cidade.

“A Prefeitura está intensificando os trabalhos de limpeza e retirada de pichações em áreas públicas. Para o êxito desta ação é importante a colaboração da população denunciando atos de pichação e vandalismo contra o patrimônio público”, disse o secretário de Conservação e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio.


.

ONDA LIMPA



Onda Limpa": Comlurb faz campanha de conscientização na praia

Jornal do Brasil

campanha "Onda Limpa" da Comlurb, empresa vinculada à Secretaria de Conservaç?o, chegou à praia de Ipanema sábado, e ao Piscin?o de Ramos domingo, dia 15.


Com o slogan "Eu Apoio", garis fizeram uma campanha de conscientização com os banhistas.

De acordo com a Comlurb, tanto na praia da Zona Sul como em Ramos, foi percebida uma melhora significativa no comportamento dos frequentadores, que reduziram sensivelmente a quantidade de resíduos nas areias.

O grupo de garis cantores do Chegando de Surpresa passearam entre os banhistas, e Renato Sorriso, o gari passista, deu um toque de apito e um cartão vermelho em quem estivesse jogando lixo fora dos contêineres, orientando a fazerem o descarte correto dos resíduos. Com o apoio da Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Ordem Pública, os garis utilizaram megafones na hora de alertar os banhistas.


Renato Sorriso dá seu show na praiaNo próximo fim de semana, o evento acontece nas praias de Copacabana e do Pontal.

A TERRA DO VALE TUDO !


Calçadas de Ipanema


Sei que os bares que colocam mesas na calçada em geral são autorizados pela prefeitura, mas eles têm de cumprir com determinadas regras de ocupação das calçadas como espaço de pelo menos 1.5 metros para que as pessoas, cadeirantes carrinhos de bebê etc. não tenham a passagem impedida. Neste caso não estão cumprindo as regras. É muito complicado o problema destes bares. O fato é que eles acabam servindo bebida para quem não está sentado ( o que não é ilegal) mas acaba criando aquela confusão, barulho e real impedimento do ir e vir da população. Sugiro que se comece a estudar uma solução para que poderia ser, por exemplo , não dar mais de 1 alvará para bares por quarteirão. Os restaurantes fechados, não oferecem nenhum problema, inclusive porque como as pessoas não ficam bebendo na rua acabam por fechar bastante cedo.O Garota de Ipanema, por exemplo, não vende bebida na rua.

Outro assunto que eu sempre esqueço de falar, já comentei com o Leonardo e o problema continua sem solução. Tem um cache-pot todo quebrado, se desfazendo na esquina de Visconde com Maria Quitéria. Ele está assim há meses, e não sei qual seria a grande dificuldade de retirá-lo do local.

Um abraço,
Ignez


Bar TODOMEU na rua Maria Quitéria entre ruas Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes, dia 14.01 às 20:55hs. Vejam na foto que a pista de veículos também é usada pelo estabelecimento, o segurança tem o seu banco no asfalto, além do garçon em pé. Quem vem da Prudente de Moraes precisa passar entre as mesas dos clientes. Um cadeirante não consegue passar pela calçada. O que é isto? Desordem autorizada?

PEGA LADRÃO !!!

.
Homem é preso e 2 menores são apreendidos com arma em Ipanema


POR MARCELLO VICTOR

Rio - Marcos Vinícius Gomes Marinho, de 22 anos, foi preso e um menor de 15 e outro de 17 foram apreendidos, na madrugada deste domingo, em Ipanema, Zona Sul do Rio. Segundo policiais do 23º BPM (Leblon), o trio foi denunciado por um taxista que passava pela Rua General San Martin e presenciou o grupo tentando assaltar uma vítima. Os PMs foram acionados e conseguiram efetuar as prisões. Uma pistola 9mm com a numeração raspada foi apreendida. Eles são suspeitos de praticarem assaltos na região.

O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon). Os menores foram encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA)..
.

OLHA O VISUAL !




NEM COM ESSE VISUAL OS PORCOS RESPEITAM !

NÃO TINHA NENHUM GARI EM TODA A ORLA ,DO LEBLON AO ARPOADOR !