VERÃO !


Bike Rio tira folga e para de funcionar de domingo à terça-feira

  • Prefeitura estipula que concessionárias parem por não terem condições de fazer serviço, diz empresa
  • Bicicletas seriam alternativas para circular na zona sul

CAROLINA FARIAS(


Grande parte dos bicicletários do Bike Rio fica na orla carioca
Foto: Divulgação
Grande parte dos bicicletários do Bike Rio fica na orla carioca Divulgação
RIO - As “laranjinhas” também terão folga neste fim de ano. O Bike Rio, sistema de aluguel de bicicletas públicas, suspenderá seu funcionamento as 12h de domingo e só volta a funcionar na terça-feira, a partir das 15h, como avisa o site onde se faz o cadastro para o serviço.
São 58 bicicletários espalhados pela cidade, boa parte deles concentrados na região da orla da Zona Sul. As bicicletas são usadas em média sete vezes ao dia e aos domingos a média sobe para nove vezes.
As bikes seriam uma alternativa de locomoção pela Zona Sul para quem vai participar do réveillon em Copacabana, já que as ruas do bairro serão fechadas as 22h de segunda até 4h de terça.
De acordo com Peter Cabral, diretor da Samba Transportes Sustentáveis, que administra a Bike Rio, não há como oferecer o serviço porque as equipes técnicas de manutenção também não têm como circular normalmente na cidade. A decisão de suspender o sistema é tomada em conjunto com a prefeitura.
—Só no ano passado foram 6 milhões de pessoas circulando por Copacabana. A prefeitura estabelece que nessa época as concessionárias privadas suspendam o serviço. Não há condições de operar porque as equipes não têm acessos às áreas então não podemos prover o serviço.
Bolsões de transporte
Neste período, quem quiser chegar ou deixar Copacabana de ônibus terá de andar ao menos um quilômetro para chegar a um dos quatro bolsões de ônibus que serão montados em acessos do bairro. Taxistas que estiverem na região às 22h terão que deixar Copacabana e recolher passageiros em áreas vizinhas.
O principal bolsão ficará na Enseada de Botafogo, de onde partirão os ônibus para o sentido Centro-Zona Norte e Grande Tijuca, além de parte da Zona Sul. Neste bolsão todo o trecho estará gradeado a partir da altura das imediações da Churrascaria Fogo de Chão. Uma sinalização especial e agentes de trânsito que estarão em plataformas munidos de alto falantes indicarão de que lado da via os usuários irão embarcar.
Também estão sendo montados bolsões na Lagoa Rodrigo de Freitas, Prudente de Morais e Rua Real Grandeza. Esses bolsões, que tiveram a localização revista em relação ao ano passado, devem evitar que os ônibus se misturem com os pedestres.
Uma terceira área de embarque estará localizada na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, a partir da Rua Farme de Amoedo — uma distância de 1,5 quilômetro do Posto 6. Dali sairão coletivos para o Largo do Machado, Barra, Jacarepaguá e para o restante da Zona Oeste. Enquanto da Rua Real Grandeza, em Botafogo, a cerca de 1,8 quilômetro de Copacabana, partirão os ônibus em direção ao Grajaú.



Nenhum comentário:

Postar um comentário