VERÃO


Rio tem a segunda tarde mais quente do ano, diz Climatempo

  • Marca de 41 graus foi registrada na Saúde
Tópicos da matéria:
O GLOBO (EMAIL

Com calor de 41 graus, cariocas e turistas lotam a Praia de Ipanema
Foto: Custódio Coimbra / O Globo
Com calor de 41 graus, cariocas e turistas lotam a Praia de Ipanema Custódio Coimbra / O Globo
RIO — A tarde desta terça-feira, dia de Natal, foi a segunda mais quente do ano, segundo o Climatempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 41 graus na Saúde, na região central da cidade. O recorde de calor este ano foi de 41,2 graus, em 19 de setembro, no bairro de Santa Cruz.
O verão começou na sexta-feira às 9h11m (horário de Brasília) prometendo temperaturas acima da média na capital. O ar quente e úmido provocou sensação térmica de 43 graus. De acordo com o Climatempo, nos últimos dias de dezembro, as temperaturas ficam meio grau acima da média de 31,9 graus. As chuvas devem encerrar o mês de dezembro 25% acima do registro histórico de 185 mm na capital.
Já no mês de janeiro, com média climatológica de 33,1 graus, os termômetros devem marcar até um grau a mais, segundo o Climatempo. As chuvas devem ficar próximo à média de 187 mm, com tendência de diminuir um pouco.
O mês de fevereiro também deve ser mais quente que o normal. As temperaturas ficam até um grau acima da média de 34,3 graus. O volume de chuva também deve ficar abaixo dos 91,3 mm da média para o mês.
Verão no estado
O prognóstico elaborado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos três meses no estado revela que a temperatura e o volume de chuvas ficarão próximos à média histórica.
A meteorologista Ludmila Pochmann, do Cptec, diz que a média de chuvas no estado deve ficar entre 600 e 700 mm nos três meses de verão. Somente o oeste do Rio, na divisa com o estado de Minas Gerais, pode ter uma variação maior de precipitação, o que pode elevar o volume de chuvas no estado para 800 mm.
As temperaturas dos três meses devem ficar próximas às da média climatológica, entre 31 graus e 33 graus, segundo a meteorologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário