PRAIA


Onda vermelha começa a dar lugar a tons pastéis nas areias

  • Vendedores já burlam regra para novos guarda-sóis
Tópicos da matéria:
ALESSANDRO LO-BIANCO (

Mudança. O vermelho das antigas barracas foi trocado por novas cores com tons pastéis, aprovadas nas areias Foto: Marcos Tristão
Mudança. O vermelho das antigas barracas foi trocado por novas cores com tons pastéis, aprovadas nas areias Marcos Tristão
RIO - Os cariocas que aproveitaram o calor do final de semana para ir às praias de Ipanema e Arpoador notaram uma mudança radical: o vermelho dos antigos guarda-sóis foi trocado por oito estampas em tons pastéis, que buscam valorizar mais as belezas naturais com cores que remetem à areia e ao mar. Mas nem por isso o tom avermelhado deixou de ser observado pelos banhistas, que fugiram da água por causa de uma forte maré vermelha que atingiu a costa na manhã de ontem.
Sobre a troca das barracas, Juarez Vargas da Silva, presidente da Pró-Rio, que reúne barraqueiros da Zona Sul, disse que o pedido foi feito pelos próprios trabalhadores em conjunto com a prefeitura:
— Recebíamos muitas reclamações dos moradores, e também dos frequentadores das praias, que se perdiam entre tantas barracas vermelhas.
A OSC Marketing foi a empresa responsável pela criação visual do projeto, que recebeu padronagens inspiradas nos Arcos da Lapa e nos calçadões de Ipanema e Copacabana, além de opções com grafismos especiais.
— A ideia principal foi tornar a paisagem das praias mais plural, evitando que os guarda-sóis predominem sobre os outros elementos da praia. Por isso utilizamos cores mais suaves e que se misturam ao cenário, sem ofuscar a beleza natural — explica Guilherme Borges, sócio da agência.
De acordo com a estilista Aline Dantas dos Santos, moradora da Lagoa, a mudança deixou a praia mais natural, como era observada nos anos 70.
— A praia ficou com um ar mais retrô. Está parecendo com aquele visual que observamos nas imagens e filmes dos anos 70. Parece que retornamos àquela época, quando a natureza era mais aparente — diz.
Para o analista de programação Thiago Verly, que reside em Copacabana, por mais que a praia esteja cheia, a sensação não é mais de aglomeração.
— A praia ficou mais limpa, parece que está mais organizada. Sem aquele vermelho que víamos do Arpoador ao Leblon, não sinto mais aquela angústia de aperto. Parece até que a faixa de areia ficou maior e mais limpa — avalia.
Segundo o advogado Bruno Silveira, que frequenta o Posto 10 ao lado da mulher e da filha de 1 ano e 8 meses, a mudança deixou a permanência sob o sol mais confortável.
— A mudança fez diferença, pois estou com a minha filha que ainda é bem pequena, e parece que esta barraca mais clarinha absorve menos o sol do que as antigas barracas vermelhas — aposta.
Irregularidades nas areias
A cervejaria Itaipava confeccionou o material e realizou a distribuição gratuita na última sexta para os vendedores das praias de Ipanema e do Arpoador, que receberam o número limitado de 40 barracas cada um.
De acordo com a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), as regras sobre a padronização das barracas nas praias já está valendo para o Arpoador e Ipanema. A partir da entrega das novas barracas, nenhuma outra poderá ser utilizada para aluguel pelos barraqueiros. Se algum vendedor for flagrado pela fiscalização utilizando equipamentos que não fazem parte do kit entregue, será multado em R$ 253 por trabalhar em desacordo com o decreto que estabelece a padronização das barracas.
A primeira orientação dada aos vendedores foi não escrever nas lonas os nomes de suas barracas. A parte externa do guarda-sol conta com os dizeres “Rio, Praia Linda”, sendo permitido apenas uma pequena inscrição do número por parte do barraqueiro na aba. No entanto, apesar das orientações e ameaças de multa, alguns vendedores ignoraram a regra. Na altura da Rua Maria Quitéria, ontem, já podiam ser vistas algumas barracas com o nome das tendas.
Procurado pela equipe do GLOBO, o responsável por um dos espaços que não respeitou a padronização justificou:
— No início, quando começamos a alugar as barracas antigas, vermelhas, resolvemos colocar o nome do estabelecimento nas lonas pois tivemos muitas barracas roubadas. Como todos agora receberam a mesma barraca, que é de um material mais leve, de plástico, qualquer um pode fechar e levar, e não teremos como provar que é nossa, já que todas são iguais. Já teve caso de roubo até por parte de outros barraqueiros. Se isso acontecer, vou ficar no prejuízo. Então, prefiro correr o risco.
Mesmo com a presença da Guarda Municipal em toda extensão das duas praias, nenhuma ação de fiscalização tendo como alvo os guarda-sóis foi realizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário