PRAIA


Novos guarda-sóis darão toque minimalista às praias no verão

  • Barracas começarão a ser abertas no Arpoador e em Ipanema neste sábado
LUDMILLA DE LIMA(

Novas barracas que chegarão às praias neste verão
Foto: Mônica Imbuzeiro / O Globo
Novas barracas que chegarão às praias neste verão Mônica Imbuzeiro / O Globo
RIO - O verão nas areias cariocas começará este ano mais minimalista, em variados tons pastéis. E desta vez a tendência não vem com as cores dos biquínis, mas sim com os novos guarda-sóis, que começam a ser abertos no Arpoador e em Ipanema neste sábado, em substituição ao vermelho berrante das antigas barracas. As oito padronagens criadas têm a intenção de valorizar as belezas naturais das praias do Rio, com um colorido que remete à areia e ao mar, como já adiantara a coluna Gente Boa, do GLOBO. A mudança foi um pedido da prefeitura e dos barraqueiros à empresa OSC Marketing, que desenvolveu o projeto para as associações de empreendedores das praias. Já a cervejaria Itaipava é quem financia a confecção do material e fará sua distribuição gratuita nesta quinta e sexta para os vendedores das duas praias da Zona Sul.
Nesta primeira etapa, serão entregues 8 mil guarda-sóis. De acordo com a cervejaria, os barraqueiros precisarão trocar as antigas com a cor da marca pelas novas barracas, que receberam a inscrição da Itaipava — acompanhada de um textinho sobre a parceria com os comerciantes — na parte interna. Do lado de fora, lê-se “Rio, Praia Linda”, nome do convênio entre a prefeitura e as associações. A troca ocorrerá no Clube Monte Líbano, na Lagoa, e incluirá também mesas e cadeiras.
Até o fim de janeiro, 40 mil guarda-sóis com as oito diferentes estampas tomarão a orla do Pontal ao Flamengo, decretando o fim das praias vermelhas. O projeto custará ao Grupo Petrópolis, da cerveja Itaipava, R$ 1,2 milhão.
— Essa troca foi uma demanda da sociedade e dos barraqueiros, porque a praia ficava toda vermelha. Era massacrante — diz Paulo Juarez Vargas da Silva, presidente da Pró-Rio, que reúne barraqueiros da Zona Sul. — Recebíamos muitas reclamações dos moradores e também dos frequentadores, que se perdiam entre tantas barracas vermelhas. Esse projeto agradou a todos.
A nova linha segue o conceito de que os guarda-sóis devem se misturar à praia, sem camuflar a paisagem. Por isso, foram adotadas cores e formas encontradas no litoral carioca.
— O projeto tinha três premissas. Um era acabar com a monocromia e dar uma solução visual à paisagem que fosse mais plural. Outra era evitar que o guarda-sol aparecesse mais que os outros elementos da praia, contando com cores suaves que se misturassem ao contexto do cenário. A terceira era que fosse economicamente viável — diz Guilherme Borges, sócio da OSC Marketing.
Cada guarda-sol costuma ser alugado aos banhistas por um valor que varia entre R$ 4 e R$ 6. Em Ipanema e no Arpoador, conta o presidente da Pró-Rio, há cerca de 160 barraqueiros.
A partir da entrega dos kits, eles só poderão utilizar os novos guarda-sóis, como informa a Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop). A princípio, a regra valerá para Arpoador e Ipanema. Se algum vendedor for flagrado pela fiscalização com outros equipamentos será multado em R$ 253 por trabalhar em desacordo com o decreto que estabelece a padronização das barracas. Do Pontal ao Flamengo, há 1.123 barraqueiros cadastrados pelo município, afirma a Seop.




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