METRÔ


Ignez Barreto
Em movimento inédito, ordeiro, pacífico e apartidário, a população de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, vem lutando com muita garra e fé pela preservação da Praça Nossa Senhora da Paz, ameaçada pela sanha destruidora do governo estadual.
A polêmica gira em torno do modelo de construção da estação do metrô no subsolo da praça e do insensato projeto de localização de seus acessos.
O governo pretende um tipo de obra que rasga uma grande vala na praça, sacrifica dezenas de árvores centenárias, com os acessos à plataforma dos trens localizados praticamente no centro da praça.
A população do bairro pede apenas que a obra seja feita pelo método subterrâneo, para que não seja necessário mexer numa única folha e para que o espaço continue livre para crianças, idosos, portadores de necessidades especiais, ponto de encontro para o papo do fim de semana, como é há quase cem anos.

Acima e abaixo, a Praça da Paz e alguns de seus donos 

O método proposto por nós é o de tecnologia de ponta usada em todo o mundo, inclusive no Rio de Janeiro. Os acessos à plataforma ficariam nas calçadas da rua Visconde de Pirajá, principal artéria comercial do bairro, como aliás é comum em quase todas as cidades servidas por trens subterrâneos, meio de transporte que reputamos muito importante.
O governo estadual se nega ao diálogo. Recusa apelos e convites talvez porque saiba que o que nós pleiteamos é o que bom senso indica. Fomos obrigados a entrar na Justiça, obtivemos uma liminar com todos os nossos pedidos deferidos.
A juíza nomeou um perito para que se esclareça se o que a população propõe é viável. E é. O governo cassou a liminar só no que se refere à retomada das obras.
Está declarado o conflito. A população irá até o último recurso. Arregaçou as mangas para levantar fundos e poder fazer frente ao pagamento do perito. Formamos grupos de voluntários, cada um dá um pouquinho de seu tempo e estamos pedindo aos moradores e frequentadores de nosso bairro que contribuam com o que puderem.
Em quinze dias já arrecadamos mais de R$8.000,00. Para essa finalidade abrimos uma conta poupança no HSBC, Agência 0310, c/p 018177-0.
Muitos se perguntarão: tanto barulho por uma praça em um bairro já favorecido pelo mar e pela lagoa?
Vamos pensar juntos: a preservação social, ambiental, histórica, cultural e arquitetônica da Praça da Paz, coração de Ipanema, já seria um motivo mais do que justo. Mas o problema não se encerra aí.
Estamos lutando por nossos direitos contra um adversário que não deveria assim se comportar, mas sim como aliado da população que paga os impostos com os quais ele se dá ao luxo de contratar advogados caríssimos, imprimir e distribuir folhetos luxuosos, gravar vídeos, utilizar agências de publicidade e assessorias de imprensa, enquanto nós para fazer ouvir nossa voz precisamos coletar real por real.
A alma da democracia está no diálogo sério e transparente entre o poder público e a sociedade que o elegeu.
Escolhemos essa forma de convívio no pacto que deveria nos unir ao governo.
Mas esse governo escolheu a desunião. Ao nos defrontar com seu modo de agir, de feitio antidemocrático, só visto nas ditaduras, reagimos e nos expressamos sinalizando que o caminho correto seria uma política pública em consenso com a população.
No entanto, ao contrário, o governo estadual faz questão de mostrar seu desprezo pela opinião pública, corrompendo o pacto democrático tão duramente conquistado por todos nós. Ele se esquece que está aqui para nos servir e que a praça é nossa.

Ignez Barreto é coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

Exemplos de estações que não arruinaram suas cidades:

Londres, pleno Piccadilly Circus

 
Nova York, entrada de estação grudada numa praça

São Paulo, acesso à estação numa calçada da Paulista

3 comentários:

  1. Ainda há tempo, sim, para ser adaptar o projeto da Praça Nossa Sra. da Paz. Temos mais de três anos pela frente até 2016. O Maracanã, que é uma obra muito mais difícil do que uma estação de metrô, começou a ser reformado há apenas dois anos e falta pouco para ficar pronto. O Governo demorou para iniciar as obras do metrô, apesar de já saber há três anos que as Olimpíadas 2016 serão no Rio. Agora está com pressa, quer correr e atropelar a preservação ambiental, enquanto que existe projeto alternativo que preserva a Praça N. Sra. da Paz intacta com todas as suas árvores atuais e ainda mantém a estação de metrô em seu subsolo (a ser escavado exclusivamente pelo equipamento "Tatuzão", que já será usado em outras partes da obra).

    ResponderExcluir
  2. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma praça como esta!!!
    Governador, lembre-se de que o termo Democracia, que vem da antiga Grécia, significa 'Governo do povo, pelo povo e para o povo'. Isto significa que o Sr. e os seus Secretários de Estado necessitam conversar com a população que os elegeu e pagam impostos - e é com o dinheiro destes impostos que os Srs. recebem seus salários.

    ResponderExcluir
  3. Acabamos de realizar a Rio+20, Conferência Mundial do MEIO AMBIENTE!!! Será que o Governo do Rio estava apenas esperando todos os líderes dos países do mundo irem embora para pensar em destruir a Praça N. Sra. da Paz???

    ResponderExcluir