DESORDEM PÚBLICA


Desordem na ciclovia, problema crônico no Arpoador

Guarda Municipal já multou 798 veículos neste ano na Rua Francisco Otaviano


Caminhão de entrega força ciclistas a rodar pela calçada junto à Pizza Hut
Foto: Foto do leitor Aluísio Ezequiel / Eu-Repórter
Caminhão de entrega força ciclistas a rodar pela calçada junto à Pizza HutFOTO DO LEITOR ALUÍSIO EZEQUIEL / EU-REPÓRTER
RIO - O agradável passeio de bicicleta entre as duas praias mais famosas da cidade reserva seus percalços. Ao pedalar pela ciclovia da Rua Francisco Otaviano entre Ipanema e Copacabana, o ciclista pode se deparar com um caminhão ou um táxi e ser forçado a sair da pista, avançando sobre veículos ou pedestres. Morador do Arpoador, o leitor Aluísio Ezequiel passa por esta situação rotineiramente.
motoristas.
— Eles bloqueiam toda a pista. A gente até tenta conscientizar os motoristas, mas a situação sempre se repete. Além disso, tem os motoqueiros que invadem a ciclovia para fugir do engarrafamento — reclama Ezequiel.
O restaurante admite as dificuldades para receber produtos no local. De acordo com o gerente Raphael Gomes, a orientação passada aos fornecedores é para não usar a ciclovia. No entanto, a entrega de farinha, caso do flagrante retratado, é mais problemática. O gerente explica que o elevado peso dos sacos faz com que os fornecedores estacionem na pista dos ciclistas, pela proximidade com o estabelecimento.
— Assim que vê, a gente pede para que retirem, mas às vezes as coisas fogem da nossa alçada. Tentamos manter o melhor relacionamento possível com a vizinhança — diz Gomes.
O relato de Ezequiel não foi o único que chegou recentemente ao Eu-Repórter sobre bloqueios na ciclovia da Rua Francisco Otaviano. A leitora Marcela Leone registrou um táxi parando em cima da pista para deixar um passageiro. Segundo ela, skatistas e ciclistas que transitavam pelo local no momento tiveram de desviar para evitar uma colisão.
A Guarda Municipal garante manter fiscalização frequente na via. Segundo a corporação, 798 multas já haviam sido aplicadas na Rua Francisco Otaviano até a última quinta-feira (06). Estacionar sobre a ciclovia é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e gera multa de R$ 127,69, além da perda de cinco ponto na CNH.
A punição é pior para quem trafega com um veículo no caminho dos ciclistas: R$ 547, 62 de multa e sete ponto na CNH. Procurado, o Sindicato dos Taxistas do Rio se limitou a dizer que “seus associados têm a instrução para parar onde pede o cliente, contando que não haja obstrução do trânsito e sempre respeitando a lei”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário