DE NOVO !



Na praia, academias de graça ‘intimam’ à malhação durante o verão

  • Projeto faz 12 anos na orla e espera receber 8.000 alunos este ano
  • Corredor com paralisia cerebral começou atividade na praia

CAROLINA FARIAS(EMAIL


Italiano Felipo Tusi, de 25 anos, de férias no Rio diz que vai malhar todos os dias em que estiver na cidade
Foto: Terceiro / Carolina Farias O Globo

Italiano Felipo Tusi, de 25 anos, de férias no Rio diz que vai malhar todos os dias em que estiver na cidade Terceiro / Carolina Farias O Globo
RIO - Fazer exercícios de frente para o mar é uma boa opção para quem quer começar a entrar em forma ainda neste verão e não gosta de ficar fechado em quatro paredes. A orla da Zona Sul tem, de graça, academia e circuitos com professores que dão treinos de corrida, o que diminui a lista de desculpas para ficar sem se exercitar neste verão.
(Re)aberta no último domingo em Ipanema, na altura do Posto 10 , a Rio Academia — criada há 12 verões pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Arte e Vida — oferece 25 aparelhos de aço inoxidável e nove modalidades de aulas de ginástica. Cobiçadas em academias, aulas de ioga, Tai-Chi-Chuan e pilates fazem parte da grade.
Coordenador da academia, o professor de educação física Ricardo Portela diz que o público que procura o projeto é bem variado:
— Boa parte dos que procuram é de gente acostumada a malhar na orla. Mas também há aqueles que nunca fizeram musculação porque são tímidos, não frequentam academias. Sem contar aqueles que não podem pagar. É um público bem heterogêneo. Tem o empresário que mora na Vieira Souto malhando ao lado de um morador da Cruzada São Sebastião.
Nos últimos anos, a academia passou por Ipanema, Copacabana, Barra da Tijuca e Lagoa Rodrigo de Freitas. Este ano, a Rio Academia espera receber 8.000 alunos.
Para treinar na academia, segundo Portela, os interessados preenchem um questionário sobre sua saúde. De acordo com as respostas, os professores podem pedir um atestado médico. As informações colocadas no questionário também servirão como base para os monitores montarem o treino para o aluno. Os maiores de 65 anos obrigatoriamente têm que levar a avaliação médica.
Felipo Tusi, de 25 anos, é de Remini, cidade do litoral da Itália, e se surpreendeu com a academia gratuita na orla. Em uma volta de bicicleta, o italiano descobriu o lugar onde pretende malhar durante toda sua estada no Rio.
— É um bom estímulo para quem quer treinar. Tem professores bons e ainda é de graça. Virei todos os dias.
Exercícios ao ar livre estimulam o designer Gabriel Farias, de 33 anos, que mora na altura do posto 5, em Copacabana, e vai andando para a academia à beira-mar:
— Sempre uso essa academia. É bem melhor se exercitar ao ar livre.
A academia fica no Posto 10 até 15 de março e funciona em horários alternativos por causa do sol. Assim, o funcionamento ocorre de segunda a sexta, das 6h30m às 10h30m e das 17h às 21h; aos sábados, das 7h às 11h e das 15h às 19h; e aos domingos e feriados, das 8h às 13h. Se chover, a academia fecha.
Rio Praia Maravilhosa
No verão de dois anos atrás, Cristiano Almeida Pinho, de 21 anos, resolveu começar a correr, depois de assistir a uma maratona pela TV. Com uma perna maior que a outra e a mão direita paralisada, frutos de uma paralisia cerebral, o rapaz começou a correr no circuito do Rio Praia Maravilhosa em Ipanema. O programa existe o ano todo, mas, no verão, o volume de pessoas que procuram a atividade dobra em relação às outras estações.
— Os circuitos na areia e aeróbico são show. No começo, eu não imaginava que fosse conseguir. Mas fui gostando e melhorando cada dia mais.
O projeto tem 50 conjuntos de equipamentos na orla carioca, mas somente em quatro pontos — Posto 10, em Ipanema; fim da Praia do Leblon; altura da Rua Santa Clara, em Copacabana; e Posto 4 da Barra — há professores e outros equipamentos para ginástica e alongamento. Segundo Portela, esses lugares foram desenvolvidos para quem caminha na orla e quer começar a correr.
— Essas pessoas são orientadas a correr e também a não parar com a corrida, com os exercícios. Porque o grande problema é começar a se exercitar e parar. O legal do verão é começar um projeto de vida com exercícios. A ideia aqui não é só deixar a pessoa 'malhado', mas melhorar a qualidade de vida.
O professor citou Cristiano como inspiração para quem quer começar. O rapaz atualmente participa de provas de corrida pela cidade. A próxima deve ser a Corrida de São Sebastião, dia 20 de janeiro:
— Correr é bom. Mas qualquer outro esporte também é bom para fazer você se sentir melhor consigo mesmo. O dia em que não corro, parece que falta alguma coisa em mim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário