CARTÃO POSTAL !


Pedra do Arpoador sofre com descarte de lixo e poluição no costão

Comlurb garante fazer coleta diariamente; oceanógrafo aponta “passivo ambiental” da cidade


Lixo na Pedra do Arpoador: festas e encontros no local resultam em descarte irregular
Foto: Foto do leitor José Conde / Eu-Repórter
Lixo na Pedra do Arpoador: festas e encontros no local resultam em descarte irregularFOTO DO LEITOR JOSÉ CONDE / EU-REPÓRTER
RIO - As festas que frequentemente ocupam a Pedra do Arpoador nas noites de sábado, aproveitando a paisagem, parecem deixar o próprio local de “ressaca”. Na manhã de domingo, a beleza do cenário é ofuscada pelo lixo da véspera. O flagrante foi feito pelo leitor José Conde, que encontrou garrafas e copos plásticos, latas de cerveja e cocos por toda parte.
— Chega o fim de semana e fica essa bagunça. Se você chegar por volta das 6h30min, a situação é calamitosa. É sempre a mesma coisa — diz Conde.
A sujeira no chão, porém, não é o único problema do lugar, tombado desde 1989 pelo município como patrimônio cultural. Conde também fotografou a poluição nas águas, com uma camada amarelada sobre o mar junto ao costão. Ao redor da mancha, pedaços de plástico, medeiras e latas de alumínio.
De acordo com o oceanógrafo David Zee, da Uerj, as correntes acabam jogando contra as pedras o esgoto proveniente dos canais do Jardim de Alah e da Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon. Ao bater nas rochas, ocorre o fenômeno da flotação, formando uma camada de espuma e gordura junto à superfície do mar.
— É semelhante a quando você aquece leite no microondas e se forma aquela gordura no topo da xícara. Essas formas de poluição só provam que a cidade ainda possui um grande passivo ambiental — diz Zee.
Em relação ao lixo na Pedra do Arpoador, a Comlurb informa que faz a limpeza do local todos os dias, a partir das 6h. Segundo a companhia, não há diferença na limpeza nos fins de semana e dias úteis. Ainda assim, o órgão estuda a instalação de placas informando a proibição de se jogar lixo no chão. Ao todos, seis garis se dividem em três turnos para fazer a varredura na área, com o auxílio de uma caminhão compactador.
A companhia afirma ainda que trabalha na conscientização da população por meio da campanha “Onda Limpa”, que consiste numa série de atividades lúdico-educativas para prevenir que se jogue lixo nas areias. As ações contam com a presença do gari passista Renato Sorriso e incluem brincadeiras para crianças e a distribuição de sacolas plásticas para descarte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário