AREIA POLUÍDA


Número de praias com areias impróprias sobe de 8 para 10

  • Pepê, na Barra, e Arpoador têm trechos não recomendados
  • Poluição está ligada a animais
LUDMILLA DE LIMA(


Sujeira. Trecho da Praia do Pepê, na Barra: análise mostrou que areia não está recomendada
Foto: Marcelo Piu / O Globo
Sujeira. Trecho da Praia do Pepê, na Barra: análise mostrou que areia não está recomendada Marcelo Piu / O Globo
RIO — A pouco mais de uma semana da chegada do verão, o Rio tem dez praias com areias não recomendadas. A lista, que faz parte do último boletim quinzenal do Programa Areia Carioca, da Secretaria municipal de Meio Ambiente, inclui points como o Arpoador e o Pepê, na Barra. Também receberam sinal vermelho as praias de Ipanema (no trecho da Rua Maria Quitéria), Leblon (na altura da Avenida Bartolomeu Mitre) e Urca. Próximo ao Pepê, o Quebra-Mar não passou no teste. A análise compreende o período de 24 de novembro ao dia 8 deste mês. No boletim anterior, de 9 a 23 de novembro, constavam oito praias no grupo das não recomendadas, sendo que o Pepê teve a areia classificada como boa, e o Leblon, no trecho da Bartolomeu Mitre, como regular. A coleta do Areia Carioca é feita pela prefeitura a cada 15 dias e avalia os níveis de coliformes totais, que são associados ao lixo, e de Escherichia coli, bactéria que indica a presença de fezes de animais. As praias reprovadas apresentam, a cada 100 gramas de areia, mais de 30 mil coliformes fecais e mais de 3.800 unidades de Escherichia coli.
Poluição está ligada a animais
Sobre os resultados, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, diz que a culpa é de quem leva animais às praias:
— O grande vilão das areias é o cidadão carioca que não respeita a lei e leva o cachorro para a praia. Na Zona Sul não tem cachorro abandonado.
Ele afirma que o diagnóstico identificou as fezes de animais como causadoras da poluição. Muniz nega a influência da poluição do mar sobre os resultados e cita o caso da Praia de Ramos, imprópria para banho, mas com qualidade de areia ótima — classificação atingida por apenas quatro praias da Zona Sul, de um total de 16. Ao todo, 36 trechos da orla da cidade são monitorados pelo programa.
O presidente da Associação de Surf da Barra da Tijuca, Milton Waksman, discorda do secretário em relação ao Pepê. Para ele, a areia desse trecho da praia recebe os detritos do canal do Quebra-Mar:
— Não sou a favor de animal na praia, mas tenho muita convicção de que a poluição da areia é devido à sujeira do mar. E a areia do Pepê fica muito perto do Quebra-Mar.
As praias da Moreninha, em Paquetá, e da Bica, Engenhoca e Guanabara, as três na Ilha do Governador, completam a relação de areias não recomendadas.
Por outro lado, na Zona Sul, estão em situação classificada como ótima as praias Vermelha, na Urca; de Copacabana, na altura da Rua República do Peru; de Ipanema, no trecho da Rua Paul Redfern, e do Flamengo. Na Zona Oeste, apresentam a mesma condição o Recreio (altura da Reserva), Pontal, Macumba, Prainha, Grumari e Brisa (em Sepetiba). Faz parte ainda da lista a Praia de Ramos.
Foram classificadas como boas as areias de Copacabana nos trechos das ruas Barão de Ipanema e Souza Lima; da Praia do Diabo; da Praia da Barra (na altura do Condomínio Barramares) e do Recôncavo (em Sepetiba).
Apresentaram condição regular as areias do Piscinão de Ramos e das praias de Botafogo, Leme, Leblon (altura da Visconde de Albuquerque), São Conrado (trechos do Hotel Nacional e da Asa Delta), Barra ( Avenida Ayrton Senna), Barra de Guaratiba, e Imbuca e José Bonifácio (ambas em Paquetá).
Para evitar riscos de doenças e contaminação, a Secretaria de Meio Ambiente recomenda aos banhistas que evitem contato direto com a areia e atenção com alimentos entregues às crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário