METRÔ


Ipanema: cúpula de estação do metrô está com dias contados

Acesso deverá ser reinaugurado, depois de obras do trecho Barra-Zona Sul, com novo visual


Feiura. Cobertura da Estação General Osório vai sumir da paisagem, diz estado
Foto: Domingos Peixoto/23-11-2012 / O Globo
Feiura. Cobertura da Estação General Osório vai sumir da paisagem, diz estadoDOMINGOS PEIXOTO/23-11-2012 / O GLOBO
RIO — A cobertura, em forma de croissant, do acesso à Estação General Osório — que enfeia a paisagem da praça em Ipanema — pode estar com os dias contados, segundo informou o governo do estado. Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria estadual da Casa Civil, em resposta à reportagem “Estações fora dos trilhos”, o acesso será reinaugurado, depois de obras do trecho Barra-Zona Sul, com novo visual, “em harmonia com as demais estações da Linha 4 do metrô”. O governo não informou, no entanto, quando isso ocorrerá.
Inaugurada em dezembro de 2009, a Estação General Osório é uma das mais criticadas, sendo considerada uma afronta à bela paisagem da cidade. Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, a cúpula é uma contribuição negativa para a arquitetura da cidade.







2 comentários:




  1. Atenção : SERA VERDADE ?

    Chegaram informações de que como a montagem do
    TATUZAO esta atrasada , vão começar a cavar o buraco da r. Barao da Torre pelo método tradicional, isso e :
    com perfuracoes a dinamite !

    Espero que nao seja verdade essa informação pois o
    Subsolo de Ipanema e composto de AREIA e nesse
    caso seria loucura demais !

    ResponderExcluir
  2. Ainda há tempo, sim, para ser adaptar o projeto da Praça Nossa Sra. da Paz. Temos mais de três anos pela frente até 2016. O Maracanã, que é uma obra muito mais difícil do que uma estação de metrô, começou a ser reformado há apenas dois anos e falta pouco para ficar pronto. O Governo demorou para iniciar as obras do metrô, apesar de já saber há três anos que as Olimpíadas 2016 serão no Rio. Agora está com pressa, quer correr e atropelar a preservação ambiental, enquanto que existe projeto alternativo que preserva a Praça N. Sra. da Paz intacta com todas as suas árvores atuais e ainda mantém a estação de metrô em seu subsolo (a ser escavado exclusivamente pelo equipamento "Tatuzão", que já será usado em outras partes da obra).

    ResponderExcluir