METRÔ


Tapumes para obras do metrô mudam paisagem da Zona Sul

Na Praça Antero de Quental, no Leblon, ciclovia é bloqueada


Mudanças. Tapumes das obras do metrô são instalados na Praça Antero de Quental, no Leblon
Foto: Marcos Tristão / O Globo
Mudanças. Tapumes das obras do metrô são instalados na Praça Antero de Quental, no LeblonMARCOS TRISTÃO / O GLOBO
RIO — Mesmo sem data certa para o início das escavações e das interdições no trânsito, moradores da Zona Sul já começam a perceber na paisagem os primeiros passos para a construção da Linha 4 do metrô na região. Depois da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, os tapumes agora se espalham pelo Jardim de Alah, além de vias como a Rua Igarapava e a Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon. A Praça Antero de Quental teve 38% da sua área cercada. No caminho, a ciclovia que beira a Avenida Bartolomeu Mitre foi bloqueada.
— Moro no Leme e vou e volto de bicicleta todos os dias para a PUC. Esse trecho é o único em que não tenho mais como usar a ciclovia. Temos que nos espremer nas ruas — reclamou o universitário Louis de Billy, instantes após bater em outro ciclista que vinha no sentido contrário e ainda resvalar numa van, na Avenida Bartolomeu Mitre, na tarde de segunda-feira.
A área delimitada pelos tapumes na Antero de Quental tem o formato de um grande L. De acordo com a assessoria de imprensa do consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras do trecho entre Ipanema e Gávea, o cercamento da praça deve aumentar ainda mais na segunda fase dos trabalhos, quando a área ocupada chegará a 74%. Somadas, as duas primeiras fases vão durar 18 meses. Após a terceira e última fase, a previsão é ocupar 64% do terreno.
Também de acordo com o consórcio, foram instalados cones nos arredores da praça para assegurar uma passagem exclusiva para pedestres e ciclistas. Há ainda funcionários orientando o fluxo, mas, mesmo assim, em apenas meia hora no local, uma equipe do GLOBO flagrou um acidente.
A partir desta terça-feira, começarão a funcionar na Praça Nossa Senhora da Paz, no Jardim de Alah e na Antero de Quental tendas temporárias para que moradores possam tirar dúvidas sobre as obras da Linha 4. Posteriormente, serão construídas centrais fixas de atendimento. Também é possível obter informações pelo telefone 0800-0210620 ou no site www.metrolinha4.com.br.
Na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, a primeira fase da obra ocupará 40% da área de lazer. Na segunda fase, o canteiro tomará 92% da área da praça. As fases 1 e 2 também terão duração de 18 meses. Na terceira etapa, 54% da praça serão devolvidos à população. O restante continuará ocupado.
No Jardim de Alah, foi iniciada a ocupação do trecho junto à Avenida Epitácio Pessoa, entre a Lagoa (a partir da segunda quadra esportiva) e a Rua Visconde de Pirajá. Na segunda fase, o canteiro será instalado junto à Avenida Borges de Medeiros, entre a Prudente de Morais e a Rua Professor Antônio Maria Teixeira. Na terceira, o canteiro ocupará, até o fim da obra, todo o Jardim de Alah, com exceção da área de dragagem do canal, junto à praia, e da quadra esportiva junto à Lagoa.
Na Igarapava e na Ataulfo de Paiva, há pequenas ocupações na calçada para trabalhos de sondagem. A previsão para a conclusão de todo o trecho Barra- Ipanema é dezembro de 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário