BAGUNÇA EM IPANEMA


Ciclistas sem vagas na orla de Ipanema

RIO - Mesmo durante a semana, ciclistas que frequentam a Praia de Ipanema deparam com a área do bicicletário tomada por motos. O GLOBO-Zona Sul flagrou o desrespeito em diversos pontos da orla, próximo às ruas Maria Quitéria, Farme de Amoedo e Joana Angélica.
- É um absurdo isso; já temos poucos locais para deixar a bicicleta e ainda vamos dividi-los com as motos? - reclama Michele Chevrand, do grupo do Ciclovia Já.
- Se o poder público não é capaz de garantir nem um lugar adequado para se estacionar a bicicleta, esperar respeito ao ciclista por parte dos condutores de veículos se torna uma piada de mau gosto - reforça o ciclista Rodrigo Toledo.
Abordados, motociclistas que pararam nas vagas para bicicletas alegaram não encontrar lugar para estacionar, e acrescentaram que funcionários do Rio Rotativo estariam cobrando ilegalmente pelo estacionamento de seus veículos junto ao automóveis de passeio, nas ruas de Ipanema.
Pelo decreto municipal 24.455, de 2004, as motocicletas estão isentas de pagamento de estacionamento desde que parem, nas vias públicas, em locais destinados a elas. Em abril deste ano, a Associação de Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ) assinou um acordo de conduta com o prefeito Eduardo Paes, para garantir que a Guarda Municipal (GM) não multasse quem estacionasse nestas condições.
O presidente da AMO-RJ, Aloísio Cesar Braz, condena a atitude dos motociclistas que alegam não ter outra alternativa e estacionam irregularmente.
- Isso é desculpa de um certo grupo de motociclistas que teima em estacionar nas vagas de bicicletas. Todo mundo na Zona Sul sabe que conseguimos mais vagas para motos. E os guardadores sabem que é lei não cobrar de nós - afirma.
Atualmente, a CET-Rio destina 580 vagas para motos na Zona Sul, sendo 120 em Ipanema. A GM informa que a orla do bairro tem patrulhamento permanente, e que a irregularidade é considerada infração grave, prevendo multa de R$ 127,69 e remoção do veículo, além da perda quatro pontos na carteira de habilitação. De janeiro até agora, a GM multou 546 veículos, entre carros e motos, por estacionamento sobre a calçada da Vieira Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário