SALVEM A PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ !

Assunto: Salvem a Praça Nossa Senhora da Paz!
 

Amigos,

Iniciamos na última sexta-feira uma grande campanha pela preservação da Praça Nossa Senhora da Paz. O projeto de expansão do Metrô na Zona Sul, proposto pelo Governo Estadual, não respeita a última cobertura verde do bairro. Sua proposta de construir a Estação de Metro Nossa Senhora da Paz a céu aberto resultará na destruição de todos os valores que a Praça representa. Cerca de 113 das 309 árvores da praça serão retiradas para as obras, acabando com o ecossistema local.
 
Precisamos pressionar para que a obra respeite o pulmão de ipanema!

Clique aqui e pressione já: www.paneladepressao.org.br/campaigns/95

Infelizmente, as notícias sobre a praça não são muito boas. Nessa segunda-feira começaram a colocar alguns equipamentos e tapumes. O Governo argumenta que fez algumas audiências públicas e conversou com as associações de moradores, mas a realidade é que nenhuma dessas reuniões resultou em um acordo entre o governo e a sociedade civil.

A Praça Nossa Senhora da Paz é um importante patrimônio tombado, turístico, cultural, histórico, ambiental e faz parte da memória da nossa cidade. Há quase 90 anos é parte da vida de gerações de cariocas e turistas. Sua cobertura verde com árvores centenárias é parte sustentável do micro clima local. Atende às minorias da população - crianças, idosos e cadeirantes - que sob suas acolhedoras sombras encontram um lugar de lazer e convivência social.

Exigimos que a obra seja feita usando método subterrâneo e tecnologia de ponta. De acordo com esse método a obra não atingiria a superficie da Praça preservando-a integralmente. É uma proposta perfeitamente viável e factível e amplamente usada no mundo todo.
 
O PSI com apoio total da população tem feito o possível procurando diálogo com o Governo mas parece que estamos batendo em um muro de concreto. A nossa única arma é a pressão. Se o Regis Fichtner, o Julio Lopes e o secretário de obras recberem milhões de e-mails de protesto, talvez resolvam se posicionar. 

Clique no link pra enviar a sua mensagem de protesto, envie para todos os amigos, familiares e vizinhos para que façam o mesmo!  
 
www.paneladepressao.org.br/campaigns/95

Precisamos salvar a Praça!

Ignez

3 comentários:

  1. Para que a pressa em destruir a Praça N. Sra. da Paz e cortar várias de suas enormes árvores se existe um projeto alternativo que, além de preservar a Praça intacta com todas as suas árvores, ainda mantém a nova estação de metrô na região da Praça?

    ResponderExcluir
  2. O prefeito pede a compreensão dos cariocas sobre os transtornos no trânsito causados pelas obras da região portuária mas se esquece de pedir o mesmo com relação às obras do metrô de Ipanema. Transtornos no trânsito causados pela adaptação do projeto da estação, para preservar a Praça N. Sra. da Paz, são aceitáveis. Compensa suportar um ou dois anos de transtornos, quando o benefício é manter uma área verde belíssima por muitas décadas mais. A pressa para aprontar a cidade para a Copa e Olimpíadas atropela a preservação ambiental. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça com esta.

    ResponderExcluir

  3. Vontade de destruir o Verde.
    Maldade pura.

    ResponderExcluir