PANELAÇO EM IPANEMA


Obra do metrô chega nesta segunda à Zona Sul com tapumes e protesto

Associação de Ipanema fará panelaço na Praça Nossa Senhora da Paz

Canteiro de obras . Tapumes já montados na Praça Nossa Senhora da Paz Foto: Agência O Globo / Camilla Maia
Canteiro de obras . Tapumes já montados na Praça Nossa Senhora da PazAGÊNCIA O GLOBO / CAMILLA MAIA
RIO— Assim como já ocorreu na Praça Nossa Senhora da Paz, o Jardim de Alah e a Praça Antero de Quental começarão a receber canteiros de obras do metrô a partir desta segunda. Mas a instalação de tapumes para a construção da Linha 4 tem causado controvérsia. A forma como as obras serão executadas e a falta de diálogo entre o poder público e os moradores são os principais alvos de queixa. A partir das 10h, o projeto Segurança de Ipanema realiza um panelaço na Praça Nossa Senhora da Paz.
— O transtorno para nós, moradores, será muito grande. Hoje há recursos tecnológicos que dispensam tanta intervenção —critica Ignez Barreto, coordenadora do movimento, que reclama da falta de diálogo por parte das autoridades.— Nós mandamos ofícios e eles nunca nos responderam.
Segundo o governo estadual, o trabalho foi planejado com o objetivo de causar o menor impacto possível para a população e para o meio ambiente. Os 5,7km de túneis subterrâneos na Zona Sul serão escavados com o equipamento TBM, conhecido como Tatuzão, que dispensa explosões e a abertura de valas nas ruas.
— Sabemos que nas primeiras semanas será um caos. A solução é fazer uma fiscalização intensa — diz Augusto Boisson, presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon, que elogia o trabalho do governo. — Eles escutaram nossas sugestões.
Segundo a prefeitura, a instalação dos canteiros de obras será gradual. Nas duas praças, serão mantidas áreas de lazer. O canteiro da Antero de Quintal levará uma semana para ser instalado, e 62% da praça ficarão livres. A segunda fase deixará liberados 26% dela.
O engenheiro civil Roberto Campos, morador do Leblon, acredita que esta é a melhor maneira de construir:
— É um mal necessário.
Começam em novembro as mudanças no trânsito do Leblon para a construção das estações Jardim de Alah e Antero de Quental. Gradativamente, serão fechados ao tráfego de veículos dois trechos da Avenida Ataulfo de Paiva, entre as avenidas Borges de Medeiros e Afrânio de Melo Franco, e entre a Rua General Urquiza e a Avenida Bartolomeu Mitre.






2 comentários:

  1. O prefeito pede a compreensão dos cariocas sobre os transtornos no trânsito causados pelas obras da região portuária mas se esquece de pedir o mesmo com relação às obras do metrô de Ipanema. Transtornos no trânsito causados pela adaptação do projeto da estação, para preservar a Praça N. Sra. da Paz, são aceitáveis. Compensa suportar um ou dois anos de transtornos, quando o benefício é manter uma área verde belíssima por muitas décadas mais. A pressa para aprontar a cidade para a Copa e Olimpíadas atropela a preservação ambiental. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça com esta.

    ResponderExcluir
  2. Para que a pressa em destruir a Praça N. Sra. da Paz e cortar várias de suas enormes árvores se existe um projeto alternativo que, além de preservar a Praça intacta com todas as suas árvores, ainda mantém a nova estação de metrô na região da Praça?

    ResponderExcluir