METRÔ


MINORITÀRIA ????  NÓS TEMOS 20 MIL ASSINATURAS  E VOCÊS ??????

QUEM É O XERIFE DE IPANEMA ???? QUEM MANDA MAIS ??????

NÓS SOMOS APENAS MORADORES  VOLUNTÁRIOS !




Estado consegue liminar autorizando obras do metrô


Governo do estado conseguiu na Justiça suspender a liminar obtida por moradores que impedia início das obras do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

POR Christina Nascimento

Rio - O estado conseguiu nesta segunda-feira na Justiça suspender a liminar que determinou a paralisação das obras do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz. As intervenções são para ligar a Estação General Osório, em Ipanema, à Barra da Tijuca. O governo argumentou que a obra foi precedida por três anos de estudos e projetos.

A liminar que parou as atividades na praça foi concedida sexta-feira pela juíza da 14ª Vara de Fazenda Pública, Neusa Regina Leite. Seis moradores entraram com o pedido. Eles alegaram que dezenas de árvores seriam derrubadas para a instalação de canteiro de obras.

“O governo se manteve irredutível a ouvir o que pede a sociedade. Vamos entrar com agravo de instrumento para tentar novamente que a obra volte a ser parada. Precisamos ser ouvidos. Não somos contra o metrô, mas queremos a preservação ambiental”, disse o diretor do Projeto de Segurança de Ipanema, Tony Teixeira, que mora em Copacabana.



Obras da Linha 4 do Metrô foram embargadas, mas Justiça concedeu liminar que permite continuidade
Foto: Paulo Araújo / Agência O DiaO presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema, Carlos Monjardim, criticou a ação para paralisar a obra: “Esse grupo é minoritário. Está configurado que eles têm um empurrãozinho político. Quem articula o movimento, nem mora em Ipanema ou no Leblon”.

A praça Nossa Senhora da Paz teria 40% de sua área isolada por tapumes este mês. A promessa era de que em um ano e meio a população teria metade da praça de volta, com a maior parte das árvores preservada, além do plantio de outras 100. Os tapumes da Linha 4 já tomam, também, a Praça Antero de Quental e o Jardim e Alah.



2 comentários:

  1. Os moradores de Ipanema não são preconceituosos com os moradores de bairros distantes e da Baixada, conforme acusaram algumas pessoas. Não são apenas pessoas pobres que utilizam o metrô. Muitos moradores de Ipanema, inclusive de terno e gravata, pessoas de classe média, de bom nível sócio-cultural, também utilizam o metrô e ônibus: isto é uma verdade e todos sabem disto.

    Somos a favor do metrô no bairro. Devemos conciliar, de forma amistosa, os dois lados da questão: a necessidade de se construir o metrô com a necessidade de se preservar o agradável e tranquilo espaço de lazer para crianças, idosos e pessoas de todas as idades. Quando falamos em evitar a circulação de milhares de usuários do metrô, por dia, dentro da Praça N. Sra. da Paz, nos referimos a todos os usuários, incluindo os próprios moradores de Ipanema a que me referi acima. Caso contrário, a Praça se tornaria tão movimentada e agitada como as calçadas da Rua Visconde de Pirajá, a principal do bairro, e que é utilizada também pelos próprios pedestres moradores do bairro.

    Todos nós, em qualquer um dos bairros da cidade, seja na Zona Sul, seja na Zona Norte, seja na Baixada, sentem falta de um lugar de lazer e descanso tranquilo para suas crianças, idosos e pessoas de qualquer idade. Ruim mesmo é ter que confinar estas pessoas de nossas famílias em um play-ground fechado dentro de um condomínio, como os que estão construindo atualmente em vários bairros. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça como esta.

    A Praça N. Sra. da Paz é aberta a todos os moradores de todos os bairros da cidade. As pessoas que vêm de metrô e ônibus para Ipanema são bem-vindas a desfrutar da mesma. Apenas estamos propondo a estação fora da Praça, para evitar que se transforme numa imensa calçada agitada, com pessoas indo e vindo apressadas.

    Hélio Bandeira

    ResponderExcluir
  2. APAGOU MEU COMENTÁRIO EH?????
    QUE DEMOCRÁTICOS VOCÊS????
    OLHA A FACETA AUTORITÁRIA AÍ!
    PARABÉNS IGNEZ, CONTINUE ASSIM E CAIA NO DESCRÉDITO!

    NÃO É PARA SER UM MOVIMENTO APARTIDARIO E LIVRE????

    CADE A LIBERDADE?
    NEM DECÊNCIA DE ME RESPONDEREM VOCÊS TEM.

    ResponderExcluir