MENOS 3 SALAS DE CINEMA


Cinemas saem de cartaz na Casa Laura Alvim

Grupo Estação não renova contrato de ocupação das salas


Sem final feliz. A Casa de Cultura Laura Alvim: os três cinemas fecharam as portas na sexta-feira
Foto: Letícia Pontual/6-1-2010 / O Globo
Sem final feliz. A Casa de Cultura Laura Alvim: os três cinemas fecharam as portas na sexta-feiraLETÍCIA PONTUAL/6-1-2010 / O GLOBO
RIO — Já deficitário, o circuito de cinemas da cidade está mais curto desde sexta-feira, com a saída do grupo Estação da Casa de Cultura Laura Alvim. Responsável pela programação das três salas do centro cultural de Ipanema desde 2006, a empresa decidiu não renovar o contrato de ocupação do espaço, que venceu no último dia 14. Até quinta-feira, o Estação Sesc Laura Alvim exibia, entre outros, os filmes “Um divã para dois”, “Intocáveis” e “De volta para casa”.
— Tínhamos a possibilidade da renovação por mais 18 meses, conforme o próprio contrato estipulava — explica Marcelo França Mendes, diretor do Estação, que programa outras 13 salas na cidade. — Porém, avaliamos que o valor do aluguel, que foi proposto por nós mesmos na última concorrência, deixou a equação econômica das salas muito complicada. Apesar de trabalharmos sempre com boa média de público, as salas deram prejuízo em todos os últimos 18 meses. Logo, não seria interessante continuar com o contrato.
Lygia Marina Pires de Moraes, diretora do centro cultural, lamentou:
— Estou tristíssima por ter que fechar os nossos cinemas. Eles eram o carro-chefe da casa. Havia pessoas que vinham ao Laura Alvim sem precisar saber o que estava em cartaz, porque sabiam que iam encontrar coisa boa.
O espaço é administrado pela Secretaria estadual de Cultura e foi doado por sua última proprietária, Laura de Villalba Alvim (1902-1984), em 1983, para que fosse utilizado como centro cultural. Além dos três cinemas, a casa abriga um café, uma livraria, um teatro com 245 lugares, uma galeria de arte e um museu. Segundo Lygia, o contrato de ocupação dos cinemas é renovado a cada dois anos. Uma nova licitação já está em andamento.
— O resultado do edital sairá na segunda-feira — informa Lygia. — Só não sabemos quantos candidatos estão participando da licitação e quanto tempo levará para que o o novo arrendatário assuma a programação dos cinemas, porque todos esses trâmites são gerenciados pela Funarj

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário