JÁ VIROU FALTA DE NOTÍCIA !


Prefeitura pede apoio da PM para altinho de domingo em Ipanema

Para secretário da Ordem Pública, evento convocado pela web é ‘provocação descabida’


Banhistas jogam altinho no Posto 8 em Ipanema
Foto: Marcos Tristão / O Globo
Banhistas jogam altinho no Posto 8 em IpanemaMARCOS TRISTÃO / O GLOBO
RIO — O secretário Especial da Ordem Pública, Alex Costa, pediu apoio da Polícia Militar no patrulhamento da Praia de Ipanema depois que frequentadores do Posto 9 marcaram, pela internet, um altinho para domingo. O local foi palco de uma conflito entre guardas municipais e banhistas na terça-feira. Na ocasião, os agentes foram chamados para reprimir a prática esportiva próximo ao espelho d’água, o que é proibido entre 8h e 17h, e entraram em confronto com as pessoas que estavam no local. Em entrevista à Rádio CBN, o secretário criticou a convocação para o altinho:
— Isso é um absurdo, não se pode incitar a algazarra, provocar o agente público. Qual a necessidade? Qual o objetivo disso, se a regra já existe desde 2009 e vem sendo conduzida de uma forma tranquila. Isso é desnecessário, é uma provocação descabida — afirmou Alex Costa, lembrando que, no último fim de semana, foram registradas 311 ocorrências de prática esportiva ilegal nas praias — Todos foram advertidos, e repeitaram a orientação dos guardas — disse ele.
O secretário afirmou que o tumulto foi um fato isolado, mas reconheceu que os guardas erraram ao revidarem a agressão dos frequentadores da praia. Ele se disse chocado com a imagem veiculada na internet que mostra um grupo de agentes agredindo um rapaz, que os desafiava mesmo após o fim da confusão.
— Isso é inadmissível e desnecessário. A Guarda Municipal não pode se nivelar pelos banhistas. Isso não é orientação nossa. Não é isso que eles aprendem na academia — condenou o secretário.
Alex Costa reafirmou que a Corregedoria da Guarda Municipal está investigando a agressão e vai punir os envolvidos. Para ele, os guardas deveriam ter procurado a Polícia Militar logo depois de os banhistas terem se negado a parar o altinho.
— Se a Guarda Municipal é recebida de forma truculenta e ameaçadora, tem que se retirar e chamar a polícia. Se os banhistas não respeitaram a norma mesmo depois de advertidos, os guardas tinham de ter avisado à PM. Essa é a nossa orientação — explicou Alex Costa, ressaltando que a prática de altinho é permitida na área junto ao calçadão durante o dia todo, e em qualquer parte depois das 17h — Temos que ter regras na praia, são regras mínimas de convivência.
Desordem agora é no Posto 8
Um grande efetivo de guardas municipais patrulha o Posto 9 da Praia de Ipanema nesta quinta-feira. Dois dias depois de confrontos com banhistas, homens do Grupo de Operações Especiais se concentram nesse trecho da praia desde a manhã desta quinta-feira. Na areia, banhistas não estão jogando altinho próximo ao mar. Em compensação, no Posto 8 da mesma praia, banhistas jogam altinho junto ao mar, e ambulantes circulam livremente vendendo alimentos proibidos, como camarão no espeto e queijo coalho. Um deles usava até um megafone para anunciar o produto. Flagrante foi feito pela equipe do Globo.
Na terça-feira, a areia da Praia de Ipanema se tornou um cenário de confronto entre banhistas e guardas municipais, com direito a lançamento de cocos, cadeiras e guarda-sóis. A briga aconteceu por volta das 16h, depois que um grupo que jogava altinho perto do espelho d’água foi abordado pelos agentes. A prática é proibida das 8h às 17h. No entanto, o que seria apenas a repressão a uma atividade ilegal se transformou num conflito que tomou grandes proporções.
Nesta quarta-feira, por volta das 14h, alguns frequentadores desafiaram a proibição de jogar altinho na beira d’água entre as 8h e as 17h, e levaram bolas para perto da arrebentação. Quando agentes da Guarda Municipal, que reforçavam o patrulhamento na região por causa do tumulto da véspera, pediram a eles que interrompessem a atividade, os jogadores disseram que não iam parar e foram apoiados por quem estava na areia. Diante da resistência, os guardas pediram mais reforços. Outros 40 homens da Guarda Municipal chegaram. Em vez de descerem para areia, fizeram um paredão no calçadão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário