EMAIL RECEBIDO

 

 
Por favor , coloque no face , no blog , mande p/o G1 , e para mais a quem interessar possa  :
 
Insistir na tese de " elitismo " é , no mínimo , muita ignorância , para não dizer burrice , coisa de gente que não tem mesmo outro argumento mais concreto.Por que :
 
(1) Estação de Metrô em Ipanema , não é novidade - Estação General Osorio foi inaugurada em dezembro de 2009.Antes, ninguém do bairro havia se manifestado, contrariamente  :
 
(2) Os não-residentes  já tinham acessibilidade ao bairro famoso através das muitas linhas de ônibus , com pontos finais na Praça Gal.Osorio e Posto 6, próximo ao Arpoador.Quem vinha , continuará vindo, portanto ;
 
(3) A Presidente da AMIpanema sempre é contatada, quando querem - os responsaveis pela obra - alguma opinião que lhes seja favoravel.Curioso que a minha associação - AMORI / Associação de Moradores Recanto de Ipanema , constituída no ano de 2000 ,mais antiga portanto e registrada com CNPJ  , jamais foi consultada.A AMORI sempre apoiou  as manifestações pró-Praça , promovidas pelo Projeto de Segurança de Ipanema.Na ultima pesquisa  feita em 2011 , porta a porta , 98% dos associados da AMORI se manifestaram contra a construção da Estação N.Sra.da Paz.Pesquisa que foi encaminhada ao Ministério Publico.Na AGO de ontem , 29/10/12, constituiu comissão que acompanhará o tal " estudo " ( Me engana que eu gosto ) para o tunel no Maciço e respiradouros, na Lagoa ;
 
(4)Que tanto ódio destilado é esse , Meu Deus ?! Ipanema tem um conjunto de pessoas diferenciadas , sim : São socialites , empresários ...mas também aposentados " barnabés " ; estudantes ; trabalhadores de um modo geral.
Tem também o bairro famoso ( insisto no " famoso " porque já percebí que a grita daqueles que  não se conformam com a nossa resistência ,nossa garra tem um nome : INVEJA ! ) uma Comunidade , ex-favela Cantagalo , cravada no Maciço de mesmo nome , há mais de 40 anos.Mesmos problemas vivenciados pelos moradores do  Complexo do Alemão ...;
 
(5)O jornalzinho distribuído pelo Consorcio RIOBarra mostra a ilustração da futura estação adentrando a Praça.Várias árvores de grande porte serão destruídas.Logo, será descaracterizada, sim.E , pior, tombamento desrespeitado.Tombamento que bem se vê -  " Made in Brazil ".E como já disseram antes : Este não é um País sério ...
 
O argumento utilizado pelo Governo - divulgado no jornal hoje -  para derrubar a Liminar obtida pelos 6 moradores, é fraco.Na Audiência Publica de 27/02/2012 o Promotor Carlos Saturnino proferiu que " O estudo é imprestável.Deve ser refeito ".Foi aplaudisíssimo por 500 pessoas , inclusive Freixo,Molon, Andrea Gouvea Vieira, Luiz Paulo Correa da Rocha, presentes.Essa história de que o estudo existe Há 3 anos...esquisito, para não dizer suspeito !
 
A luta continua.Os cães ladram, a caravana passa... " 
 
Avante , Ipanema !
Abraços fortes, destemidos ,
Grace 

Um comentário:

  1. Os moradores de Ipanema não são preconceituosos com os moradores de bairros distantes e da Baixada, conforme acusaram algumas pessoas. Não são apenas pessoas pobres que utilizam o metrô. Muitos moradores de Ipanema, inclusive de terno e gravata, pessoas de classe média, de bom nível sócio-cultural, também utilizam o metrô e ônibus: isto é uma verdade e todos sabem disto.

    Somos a favor do metrô no bairro. Devemos conciliar, de forma amistosa, os dois lados da questão: a necessidade de se construir o metrô com a necessidade de se preservar o agradável e tranquilo espaço de lazer para crianças, idosos e pessoas de todas as idades. Quando falamos em evitar a circulação de milhares de usuários do metrô, por dia, dentro da Praça N. Sra. da Paz, nos referimos a todos os usuários, incluindo os próprios moradores de Ipanema a que me referi acima. Caso contrário, a Praça se tornaria tão movimentada e agitada como as calçadas da Rua Visconde de Pirajá, a principal do bairro, e que é utilizada também pelos próprios pedestres moradores do bairro.

    Todos nós, em qualquer um dos bairros da cidade, seja na Zona Sul, seja na Zona Norte, seja na Baixada, sentem falta de um lugar de lazer e descanso tranquilo para suas crianças, idosos e pessoas de qualquer idade. Ruim mesmo é ter que confinar estas pessoas de nossas famílias em um play-ground fechado dentro de um condomínio, como os que estão construindo atualmente em vários bairros. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça como esta.

    A Praça N. Sra. da Paz é aberta a todos os moradores de todos os bairros da cidade. As pessoas que vêm de metrô e ônibus para Ipanema são bem-vindas a desfrutar da mesma. Apenas estamos propondo a estação fora da Praça, para evitar que se transforme numa imensa calçada agitada, com pessoas indo e vindo apressadas.

    Hélio Bandeira

    ResponderExcluir