SEMPRE IPANEMA !

..Eventos para contar histórias da mais carioca das 'louras': a cerveja


Por O Globo (granderio@oglobo.com.br)
Agência O Globo – 10 horas atrás....Email

RIO - O carioca pode até flertar com um vinho no inverno e apresentar a caipirinha para os amigos estrangeiros, mas quem costuma reinar no dia a dia, na praia, nos encontros com amigos nos bares ou dentro de casa, seja para comemorações ou para afogar as mágoas, é a cerveja bem gelada. E, para celebrar a bebida que tem a cara do Rio, O GLOBO e a Sociedade da Cerveja vão promover uma série de ações em torno da "loura". Serão feitos desde passeios histórico-boêmios até encontros culturais e musicais que terão como protagonista a bebida. A ação também incluirá visitas à fábrica da Bohemia, em Petrópolis, a mais antiga do Brasil, fundada em 1853.

Sucesso há mais de 200 anos

O projeto começou no último dia 8 num lugar cheio de história: o Centro da cidade e seu entorno. O historiador Milton Teixeira fez, durante uma hora, um tour pela área com cerca de 50 pessoas. No passeio por Praça Quinze, Rua do Mercado e arredores, Milton contou que foi no antigo Largo do Paço que a corte portuguesa desembarcou, em 1808, trazendo os dois primeiros mestres cervejeiros do Brasil. Pelo local, também chegavam os tonéis de cerveja inglesa trazidos após a Abertura dos Portos. O historiador lembrou ainda que a extinta Confeitaria Carceller, que funcionava na Rua Direita, atual Primeiro de Março, se notabilizou por ser a primeira a servir cerveja gelada no Rio, já na metade do século XIX. No fim, os participantes do passeio comemoraram do jeito que deveria ser: com uma degustação de cervejas na Brasserie Rosário.

Na quinta-feira, o passeio aconteceu em outro lugar em que a cerveja é sempre destaque - Ipanema. No bairro, a bebida pode estar na areia, nos quiosques à beira-mar e em bares conhecidos internacionalmente, como o Garota de Ipanema, um dos locais mencionados, aliás, por Milton no roteiro, encerrado na Casa de Cultura Laura Alvim. Durante quase uma hora, ele destacou a vocação cervejeira do bairro e contou curiosidades sobre o local e seus moradores.

- Toda a cultura de Ipanema é movida a cerveja. Começou quando Getúlio Vargas, em 1937, decretou o Estado Novo. Os intelectuais, os comunistas que bebiam no Centro, vieram para Ipanema, que era mais afastada e menos policiada. De lá para cá, tivemos a Banda de Ipanema, a garota de Tom e Vinícius, conhecida internacionalmente, entre outras atrações - disse Milton.

Passeio atrai público variado

O passeio de na quinta-feira mostrou que a devoção à cerveja não tem idade nem endereço. Participaram jovens, idosos, moradores de bairros próximos, como Copacabana, e até de outras cidades, como Niterói, caso da bibliotecária Valéria Cristina Silva.

- Queria saber o que a cerveja tem a ver com Ipanema. No passeio, você conhece a história de forma atraente - disse Valéria, que costuma degustar diferentes tipos de "louras" nos momentos de lazer.

O próximo passeio será no dia 3 de outubro no local mais boêmio de todos, a Lapa. Mas, antes dele, acontece uma nova atração do projeto, o "Encontro cerveja & cultura", no dia 27 deste mês, na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias, no Centro. O arquiteto Jairo de Sender e a sommelier Deise Novakoski vão falar, das 18h30m às 19h30h, sobre a evolução do design de rótulos e garrafas e da arquitetura de bares. As inscrições abrem neste domingo, dia 23, pelo site www.oglobo.com.br/projetos/sociedadedacerveja. Serão oferecidas 80 vagas.

Outro encontro, "Cerveja & música", acontecerá no dia 11 de outubro, com Mário Lago Filho e Teresa Cristina, no Solar de Botafogo. O tema será a "A velha guarda e o novo sabor gourmet". Outra edição de "Cerveja e cultura" vai acontecer no dia 25 de outubro. Deise Novakoski, Milton Teixeira e Nelson Sargento vão falar sobre histórias e contos da cerveja. Em novembro, no dia 6, o tema será a "Sonoridade gourmet", e, no dia 22, os garçons, os personagens e as personalidades do universo cervejeiro.

Visita a cervejaria

Numa outra ação do projeto, os cariocas vão ter que mostrar que entendem mesmo da bebida. Promotoras vão percorrer bares para testar o conhecimento cervejeiro dos frequentadores. A seleção será feita com um quiz, aplicado pelas promotoras munidas de iPad. Ao todo, serão cem vencedores, que vão conhecer a fábrica da Bohemia, em Petrópolis, com direito a acompanhante e transporte.

Serão cinco visitas ao local, com 20 ganhadores e acompanhantes por vez. Os interessados já podem ir treinando para o quiz nos bares, que acontece nos dias 4, 11, 17 e 26 de outubro. As visitas às fabricas ocorrem nos dias 13, 20, 27 de outubro e 3 de novembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário