METRÔ



Moradores reivindicam mudanças no projeto do metrô de Ipanema

Grupo defende que usuários da estação não passem por dentro da praça.

Animação feita em computador mostra como ficará estação N. Sra. da Paz.

Do G1 RJ

Moradores de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recolheram assinaturas para um abaixo-assinado que defende mudanças no projeto da Estação Nossa Senhora da Paz, na manhã desta sexta-feira (31). O grupo defende que os acessos à estação subterrânea não fiquem próximos às grades da praça.

Mais de 300 assinaturas foram recolhidas. A vizinhança reivindica também que os acessos sejam distribuídos em pontos, de forma que os usuários do metrô não precisem passar por dentro da praça. O RJTV mostrou animação feita em computador de como vai ficar a estação de metrô (veja no vídeo acima).

Manifestantes levaram maquete de como querem a estação N. Sra. da Paz (Foto: Matheus Giffoni/ G1)A organizadora do ato, Ignez Barreto, diz que o grupo nunca foi contra a passagem do sistema pelo bairro de Ipanema. "Só achamos que os acessos têm que ficar fora da praça, de frente para o comércio."

Morador do bairro há 54 anos, Achilles Lobo, de 75, diz que uma estação na praça prejudicaria os usuários do espaço. "Muitos idosos e cadeirantes comemoram aniversários e tomam sol aqui. Sem contar as crianças que têm mais liberdade", explica. "A Praça Nossa Senhora da Paz é importantíssima para a saúde e educação dos usuários."

Posição da linha 4

A assessoria de imprensa da linha 4 alegou que o projeto foi debatido com a população e que foram feitas duas audiências públicas, além de encontros com associações de moradores e de empresários.
A empresa informou que para compensar a derruba de árvores na praça General Osório, serão plantadas mudas em outras áreas do bairro.

Segundo o metrô, os acessos à estação foram definidos através de estudos que levaram em conta critérios de engenharia, segurança, comodidade e demanda. A empresa afirma que os usuários não vão precisar entrar ou cruzar a praça para acessar o metrô.

Os moradores também pedem que a obra provoque menos impactos na praça e no entorno. Mas o metrô alega que assim a obra ficaria mais cara, colocaria em risco as estruturas de prédios vizinhos e não eliminaria a necessidade de escavações na região da praça Nossa Senhora da Paz.

O grupo de moradores alega que é possível fazer a obra com menos impactos na rotina do bairro. A linha quatro do metrô vai ligar a estação General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, na Barra, e terá quinze quilômetro de extensão.



2 comentários:

  1. O impasse em relação à estação do metrô na Praça N. Sra. da Paz não se restringe apenas a preservação das árvores centenárias dentro de um espaço belíssimo que é quase um parque. Para se construir a estação, o governo planeja fechar com tapumes todo o perímetro da Praça, para transforma-la em canteiro de obras, com estacionamento de tratores, caminhões, estocagem de material e alojamento de diversos operários. Mesmo que as escadas de acesso para a estação fiquem situadas em calçadas fora da Praça, ainda assim a Praça ficaria toda estragada com as obras. Vale lembrar que durante a reforma da Praça XV, na década de 90, operários cortaram raízes de portentosas árvores. Após as obras, as árvores tombaram facilmente, em um dia de chuva forte e ventos velozes, por causa da falta de sustentação das raízes. Com certeza, isto também aconteceria na Praça da Paz.

    Os moradores de Ipanema não são preconceituosos com os moradores de bairros distantes e da periferia, conforme acusaram algumas pessoas. Estamos propondo a estação fora da Praça, apenas para evitar a destruição da mesma pelas obras do metrô. Logo, não somos contra a vinda de pessoas de bairros distantes: nenhum morador de Ipanema foi contra na época em que construíram a estação Gal. Osório, no mesmo bairro.

    O prefeito pede a compreensão dos cariocas sobre os transtornos no trânsito causados pelas obras da região portuária mas se esquece de pedir o mesmo com relação às obras do metrô de Ipanema. Transtornos no trânsito causados pela adaptação do projeto da estação, para preservar a Praça, são aceitáveis. Compensa suportar um ou dois anos de transtornos, quando o benefício é manter uma área verde belíssima por muitas décadas mais. A pressa para aprontar a cidade para a Copa e Olimpíadas atropela a preservação ambiental. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça com esta.

    Várias praças e ruas onde foram construídas estações de metrô ficaram completamente desfiguradas, e feias, em relação ao que eram anteriormente. Estruturas de concreto puro e o piso com lajotas hexagonais, também de concreto, prevalecem no chão e nas calçadas em volta de todas as estações, o que demonstra uma falta de imaginação e descuido com um paisagismo melhor.

    A apenas recente falta de conservação na Praça N. Sra. da Paz (poças de água atraindo mosquitos, vegetação mal-cuidada) demonstra uma aparente proposital desatenção da Prefeitura. Parece até que a Prefeitura quer afugentar os frequentadores, principalmente idosos e crianças, para então se justificar: "A Praça é pouco frequentada mesmo... não há problema em demolir a mesma para fazer o Metrô e estacionamento subterrâneo."

    Hélio Bandeira

    ResponderExcluir
  2. Os moradores de Ipanema não são preconceituosos com os moradores de bairros distantes e da periferia, conforme acusaram algumas pessoas. Não são apenas pessoas pobres que utilizam o metrô. Muitos moradores de Ipanema, inclusive de terno e gravata, pessoas de classe média, de bom nível sócio-cultural, também utilizam o metrô e ônibus: isto é uma verdade e todos sabem disto. Somos a favor do metrô no bairro. Devemos conciliar, de forma amistosa, os dois lados da questão: a necessidade de se construir o metrô com a necessidade de se preservar o agradável e tranquilo espaço de lazer para crianças, idosos e pessoas de todas as idades. Quando falamos em evitar a circulação de milhares de usuários do metrô, por dia, dentro da Praça N. Sra. da Paz, nos referimos a todos os usuários, incluindo os próprios moradores de Ipanema a que me referi acima. Caso contrário, a Praça se tornaria tão movimentada e agitada como as calçadas da Rua Visconde de Pirajá, a principal do bairro, e que é utilizada também pelos próprios pedestres moradores do bairro.

    Todos nós, em qualquer um dos bairros da cidade, seja na Zona Sul, seja na Zona Norte, seja na Baixada,sentem falta de um lugar de lazer e descanso tranquilo para suas crianças, idosos e pessoas de qualquer idade. Ruim mesmo é ter que confinar estas pessoas de nossas famílias em um play-ground fechado dentro de um condomínio, como os que estão construindo atualmente em vários bairros. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça com esta.

    A Praça N. Sra. da Paz é aberta a todos os moradores de todos os bairros da cidade. As pessoas que vêm de metrô e ônibus para Ipanema são bem-vindas a desfrutar da mesma. Apenas estamos propondo a estação fora da Praça, para evitar que se transforme numa imensa calçada agitada, com pessoas indo e vindo apressadas.

    Hélio Bandeira

    ResponderExcluir