GENERAL OSÓRIO

ABANDONARAM NOSSA PRAÇA,AGORA PERTO DAS ELEIÇÕES ,APARECEM !!!!!!


A praça em Ipanema é deles, na maior parte do tempo

Por Clara Passi (clara.passi.personale@oglobo.com.br)
Agência O Globo – 5 horas atrás....Email

Em visita recente à Praça General Osório, O GLOBO-Zona Sul flagrou exemplos de queixas frequentes dos moradores de Ipanema. Por volta do meio-dia, um grupo fazia da praça uma sala de estar. Moradores de rua deitavam-se sobre pedaços de papelão e urinavam em cantos da praça. Meninos fumando cigarros brincavam sobre as bicicletas laranjas disponíveis para aluguel. A Guarda Municipal, que policia a área com duplas de agentes, abordou o grupo depois de cerca de uma hora, dispersando-o. De acordo com a assessoria da corporação, os agentes não podem infringir o direito de ir e vir dos moradores de rua, mas devem orientá-los a não deitar nos bancos da praça, depredar o patrimônio público ou causar desordem.

Pedras portuguesas soltas, um buraco fundo no calçamento, uma cabine abandonada com pichações e muito lixo, embora houvesse garis trabalhando, também compunham o cenário na semana passada.

- É preciso haver mais guardas na praça. Tem muito morador de rua a qualquer hora do dia. Tenho medo de passar por aqui à noite - diz Jorge da Silva, morador da área. - E os jardins são pisoteados durante a Feira Hippie (aos domingos).

Procurada, a Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos afirma que já consertou o piso de pedras portuguesas. A cabine, que, segundo o órgão, havia sido colocada a pedido da Guarda Municipal, foi retirada. A Comlurb informa que limpa o local diariamente, durante o dia e a noite, e que está recuperando os canteiros.

A Secretaria municipal de Assistência Social, por sua vez, diz que trabalha diariamente na política de proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O monitoramento, inclusive em Ipanema, acrescenta, acontece também à noite.

Polo gastronômico à noite; depósito de dia

Os restaurantes Fazendola, Banana Jack e Brasileirinho, na Rua Jangadeiros, montam, com permissão da prefeitura, suas mesas à noite na Praça General Osório, formando um polo gastronômico movimentado. Mas, de dia, fazem o espaço público de depósito, outra queixa dos frequentadores da praça. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) informa que a permanência do mobiliário dos restaurantes na praça está sendo tolerada até que uma solução definitiva seja encontrada pelos estabelecimentos, no menor prazo possível. Procurados, os donos dos restaurantes não deram data para a retirada.

- A desordem de todo tipo é o que mais nos incomoda na praça - diz o aposentado Joaquim Gonçalves, frequentador da praça. - Enquanto a situação não se resolve, tentamos conviver com os moradores de rua; não adianta olhá-los de cara amarrada. E tiro meu relógio quando passo por aqui à noite.

Hoje, Carlos Osório, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, fará uma vistoria na Praça General Osório, com o objetivo de identificar os principais problemas. Carlos Monjardim, da Associação de Moradores de Ipanema (Ama-Ipanema), o acompanhará.



..

Nenhum comentário:

Postar um comentário