METRÔ


Pedras rolam de encosta na Lagoa durante obras do metrô

Vistoria da Defesa Civil não aponta riscos imediatos na área. Geo-Rio fará nova inspeção



Moradores pedem a instalação de grades de proteção contra novos deslizamentos
Foto: Foto do leitor Cesar Ramos Filho / Eu-Repórter
Moradores pedem a instalação de grades de proteção contra novos deslizamentosFOTO DO LEITOR CESAR RAMOS FILHO / EU-REPÓRTER
RIO - Quanto mais avançam as obras de perfuração de rochas para expansão da estação General Osório do metrô, maior é a apreensão dos moradores da Lagoa: pedaços de pedra começaram a se desprender da encosta e rolar Morro do Cantagalo abaixo, como mostra o leitor Cesar Ramos Filho. Segundo ele, alguns carros do seu condomínio, que fica na altura do número 2042 da Avenida Epitácio Pessoa, já foram atingidos. Uma vistoria da Defesa Civil nesta sexta-feira não identificou riscos imediatos aos imóveis no entorno.
— O surgimento da fenda coincidiu com o início das obras. Parte do morro começou a ruir e pedaços de pedra estão caindo nos carros estacionados no nosso condomínio. Algo grave pode acontecer se esse problema não for tratado — afirma Cesar.
O morador pede a instalação de grades de proteção na encosta, a fim de evitar novos prejuízos para os moradores. Ele afirma que a fenda possui mais de quatro metros de altura e três de largura - e cresce mais a cada dia.
Após ser procurada pelo GLOBO, a Defesa Civil realizou uma vistoria no local na tarde desta sexta-feira. Segundo o órgão, não foi constatado perigo imediato aos edifícios próximos. A Defesa Civil, porém, disse que encaminhará um laudo para a Fundação Geo-Rio pedindo uma avaliação mais aprofundada.
A Geo-Rio informou, em nota, que aguarda a chegada do pedido da Defesa Civil para marcar uma visita ao local. As possíveis medidas de prevenção só poderão ser tomadas após a vistoria in loco, segundo o órgão. No fim do ano passado, a fundação já havia realizado uma inspeção na área, que não constatou riscos para os moradores.
“A Geo-Rio informa que realizou vistoria na Avenida Epitácio Pessoa, número 2042, no fim do ano passado, a pedido da Defesa Civil do Município. Na ocasião, a Fundação não identificou risco na área”, diz a nota.
A Secretaria de Estado de Transportes (Sectran) negou que o descolamento das pedras tenha relação com as obras de expansão do metrô.

SERÁ PRECISO UM DESMORONAMENTO PARA QUE SE FAÇA ALGUMA COISA ???


Nenhum comentário:

Postar um comentário