METRÔ


Enviado por Marceu Vieira -

praça n.s. da paz

Metrô responde a moradores de Ipanema

O governo Cabral reagiu a nota publicada aqui mais cedo sobre uma manifestação de moradores de Ipanema contra a dizimação de árvores centenárias e a descaracterização da Praça Nossa Senhora da Paz para a construção da nova estação do metrô.
Segue resposta enviada pela assessoria de comunicação da Linha 4, que vai ligar o bairro à Barra da Tijuca.
O governo do Estado do Rio de Janeiro deixa claro que o projeto da Linha 4 do metrô (que liga Ipanema à Barra da Tijuca) é inteiramente sustentável. Este projeto ambiental envolve a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde praticamente a totalidade das árvores será preservada nas obras para realizar a Linha 4. Além disso, haverá o replantio com mudas de árvores que precisarem ser removidas.
Vale destacar que toda a cobertura vegetal, ao fim das obras, será a mesma existente hoje em dia na Praça Nossa Senhora da Paz.
Todo o projeto da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), incluindo a localização dos acessos de cada estação, foi definido a partir de estudos técnicos que levaram em conta critérios de engenharia, segurança, comodidade para os usuários e demanda.
Por isso, as entradas da Estação Nossa Senhora da Paz - que será uma estação subterrânea -, serão construídas nas calçadas das ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre, do lado de fora da praça.
O metrô é o meio de transporte de massa mais ecologicamente correto: ele retira carros das ruas e impede a maior circulação de gás carbônico no ar que respiramos. Os estudos de demanda mostram que 300 mil passageiros por dia vão se beneficiar do percurso Ipanema-Barra da Tijuca (Linha 4 do metrô).
Assessoria de comunicação da Linha 4

2 comentários:

  1. Se não vai interferir na praça por que então as obras serão nela?

    ResponderExcluir
  2. Os moradores de Ipanema não são preconceituosos como os moradores do bairro nobre de Higienópolis, de São Paulo. Inclusive estamos propondo a estação no quarteirão seguinte, para poupar a Praça. Logo, não somos contra a vinda de pessoas de bairros distantes. Isto que disseram é uma calúnia e difamação.

    Não existe necessidade de uma plataforma grande na N.Sra. da Paz. Isto talvez tenha sido necessário na Gal. Osório, pois a estação é embaixo do morro e abriram três saídas, inclusive para Copacabana. Na Gal. Osório existe apenas rocha bruta sobre a estação, e não uma grande Praça (que é quase um parque). E para que lojas no subsolo? Para adensar ainda mais o bairro? A área de Ipanema e Leblon foram consideradas oficialmente, pela própria Prefeitura, áreas que não devem crescer mais do que já estão, para não adensar as mesmas. E que espécie de Prefeito é este que um dia reclama que a cidade tem excesso de concreto e no dia seguinte é favorável à destruição da Praça? Tempos atrás inclusive foi levantada a idéia de aproveitar as obras do metrô para fazer também um estacionamento subterrâneo - o que contradiz a afirmativa do governo de desafogar o trânsito das ruas.

    O metrô e a estação no bairro do Catete passa exatamente por baixo da Rua do Catete, e as escadas de saída e acesso para a rua ficam nas calçadas da Rua do Catete. Se os governantes insistirem na idéia de prolongar a linha do metrô em Ipanema, poderiam fazer a estação com as escadas de acesso nas calçadas da Visconde de Pirajá (entre as ruas Mª Quitéria e Garcia D'Ávila), que inclusive são mais largas e mais espaçosas que no Catete, e a própria Visconde é bem mais larga - logo, cabe os trilhos do trem, as plataformas de embarque, as bilheterias e escadas apenas na Visconde de Pirajá, sem necessidade de destruir a Praça N.Sra. da Paz. Qurem fechar e cortar centenas de árvores da Praça toda apenas para que ela se transforme num espaço para espalhar e estacionar máquinas, tratores, caminhões, material de obra. Porque não usam outro local para estacionamento e máquinas e estocagem de material? Quando as pessoas pensam, raciocinam, encontram uma solução alternativa. E o governo ainda alega que menos de 5% da Praça seria usada para o metrô - uma mentira!

    E porque o governo não divulga o projeto da estação na Praça? Por que está escondendo? Querem o metrô para as Olimpíadas, estão embromando, para depois dizer: "Agora necessitamos construir em caráter de urgência e não podemos mais debater o assunto - vamos construir na Praça mesmo".

    ResponderExcluir