Em que pé estamos em relação à estação de metrô N.
Sra. da Paz;
1) entramos com uma ação popular que segue em
anexo. nela pedimos uma liminar para que nada seja feito na praça até o governo
vir conversar com a população.
2) mandamos, como é do conhecimento de todos, um
convite para que os técnicos responsáveis pelo projeto da estação N. Sra. da paz
venham conversar com a população a respeito da nossa proposta.
Existe uma maneira de fazer a estação, inclusive
no sub solo da praça de forma totalmente subterrânea ( a aobra) . Qualquer
engenheiro, e consultamos vários, pode atestar isto. É o método shield que é
usar o próprio tatuzão que vai furando o tunel e já concretando. É o que vai ser
usado nesta linha. Então aproveitar o túnel já feito para passar o trem e nele
já fazer a estação. É uma obra totalmente subterrãnea quer seja no sub solo da
Visconde quer seja no da praça, ela não afeta em nada a parte de cima . O que
quer dizer - se for no sub solo da praça não é necessário tirar árvore, mexer em
nada - a obra é totalmente subterânea. Se for no sub solo da Visconde a mesma
coisa - não é necessa´rio interromper o trânsito, fechar o acesso aos carros dos
moradores - nada.
É um método muito usado no Brasil e mundo afora
para fazer obras públicas. Ontem um engenheiro e empreiteiro me disse que
recentemente fizeram um estacionamento subterrâneo embaixo do Champs Elysées,
com seis níveis, sem mexer em nada na superfície da avenida, sem tirar árvores,
interromper o trânsito, nada. É perfeitamente possível.
O governo pode alegar que é mais caro. mas como
julgar o que é mais caro em uma obra cuja perspectiva é de 200 anos adiante?
Como dizer o que é caro ou barato quando a prioridade tem de ser a preservação
ambiental, histórica, artística, arquitetônica e ambiental? Será que as pessoas
não percebem o preço altíssimo que a nossa cidade está pagando pela destruição
de seu patrimônio, exatamente por conta de um desenvolvimento predatório que se
fez sobretudo durante o século XX baseado na falsa premissa - desenvolvimento
contra preservação? O que é caro - tirar ou botar a Perimetral? E tantas outras
experiências que parece não estão ensinando nada a ninguém.
Fazendo a obra desta forma e colocando as entradas
e sáidas do metrô fora do entorno imediato da praça, preservando a em seu uso
comunitário e não transformando a em passagem, garantindo a segurança das
crianças que usam aquele espaço para suas bricadeiras da possibilidade que duas
saídas de escape rápido, exatamente no local, fatalmente estimularão todo tipo
de violência, e também fortalecendo o comércio de rua, uma das características
importantes do bairro, que terão os 40..000 usuários /dia saindo em frente às
suas lojas, fica tudo resolvido e muito bem resolvido. Ipanema vai ter o metrô e
vai ficar integralmente preservada.
É esta discussão que temos de ter com o governo.
os nossos argumentos são muito fortes e totalmente viáveis técnicamente. A
proposta do é atrasada em termos de engenharia e conceituais. Não há porque não
fazer a obra desta forma que estamos propondo.
3) Como o governo não respondeu ao nosso convite
eu o mandei para toda a mídia pedindo apoio na divulgação do mesmo, com o
objetivo de fazer o governo responder sim ou não e porque.
Só consegui uma nota "en passant" na matéria de
quinta feira do Globo e falei na radio Band na segunda.passada.A repercussão foi
mínima e não serviu para deixar o governo constarngido e responder.
Pensei em fazer o seguinte:
a) todos mandarmos cartas ao Globo dizendo que
temos a proposta correta, convidamos o governo para debater e não obtivemos
resposta, que a população quer debater com o governo, que uma obra deste porte
não pode ser resolvida nos gabinetes, a população tem de ser ouvida. É momento
de transparência, seriedade etc. no país e que Governo do Rio de Janeiro não
pode fugir à sua responsabilidade. Algo neste teor.Acho que se todos
escrevermos, o jornal não vai poder ignorar e vamos levantar a discussão.
obrigando o governo a vir debater.
as cartas têm de ser endereçadas a- cartas@oglobo.com .br - com nome completo,
endereço e telefone.
b) também pensei que cairia bem um artigo
publicado no Globo sobre o assunto. Como estamos em vésperas do julgamento do
mensalão, com a Lei da Ficha Limpa valendo para estas eleiçoes e com a Lei de
Acesso à Informação já vigente, acho que temos um bom gancho para chamar o
Governo do Rio de Janeiro à sua responsbilidade. Ele não pode simplesmente
ignorar a vonta de mais 16.000, tem de saber que uma obra desta magnitude não
pode ser feita nas sombras dos gabinetes. Eu peço a todos que se empenhem ou em
fazer o artigo ou pensar em alguém de prestígio que poderia fazê-lo.É
urgente.
c) colocar a nossa proposta nos face books e blogs
para ver se conseguimos levantar uma onda na rede.
4) estamos preparando uma representação junto ao
Ministério Público Federal porque a obra tem finaciamento do BNDES. Vai ser
protocolada na terça ou quarta feira.
A guerra está difícil, mas não vamos esmorecer.
Cada vez me convenço mais da absoluta razão que temos neste pleito.
Um abraço,
Ignez
Os moradores de Ipanema não são preconceituosos como os moradores do bairro nobre de Higienópolis, de São Paulo. Inclusive estamos propondo a estação no quarteirão seguinte, para poupar a Praça. Logo, não somos contra a vinda de pessoas de bairros distantes. Isto que disseram é uma calúnia e difamação. Somos apenas contra a destruição da Praça.
ResponderExcluirNão existe necessidade de uma plataforma grande na N.Sra. da Paz. Isto talvez tenha sido necessário na Gal. Osório, pois a estação é embaixo do morro e abriram três saídas, inclusive para Copacabana. Na Gal. Osório existe apenas rocha bruta sobre a estação, e não uma grande Praça (que é quase um parque). E para que lojas no subsolo? Para adensar ainda mais o bairro? A área de Ipanema e Leblon foram consideradas oficialmente, pela própria Prefeitura, áreas que não devem crescer mais do que já estão, para não adensar as mesmas. E que espécie de Prefeito é este que um dia reclama que a cidade tem excesso de concreto e no dia seguinte é favorável à destruição da Praça?
O metrô e a estação no bairro do Catete passa exatamente por baixo da Rua do Catete, e as escadas de saída e acesso para a rua ficam nas calçadas da Rua do Catete. Se os governantes insistirem na idéia de prolongar a linha do metrô em Ipanema, poderiam fazer a estação com as escadas de acesso nas calçadas da Visconde de Pirajá (entre as ruas Mª Quitéria e Garcia D'Ávila), que inclusive são mais largas e mais espaçosas que no Catete, e a própria Visconde é bem mais larga - logo, cabe os trilhos do trem, as plataformas de embarque, as bilheterias e escadas apenas na Visconde de Pirajá, sem necessidade de destruir a Praça N.Sra. da Paz. Qurem fechar e cortar centenas de árvores da Praça toda apenas para que ela se transforme num espaço para espalhar e estacionar máquinas, tratores, caminhões, material de obra. Porque não usam outro local para estacionamento e máquinas e estocagem de material? Quando as pessoas pensam, raciocinam, encontram uma solução alternativa. E o governo ainda alega que menos de 5% da Praça seria usada para o metrô - uma mentira!
E porque o governo não divulga o projeto da estação na Praça? Por que está escondendo? Querem o metrô para as Olimpíadas, estão embromando, para depois dizer: "Agora necessitamos construir em caráter de urgência e não podemos mais debater o assunto - vamos construir na Praça mesmo".
Os moradores de Ipanema não são preconceituosos como os moradores do bairro nobre de Higienópolis, de São Paulo. Inclusive estamos propondo a estação no quarteirão seguinte, para poupar a Praça. Logo, não somos contra a vinda de pessoas de bairros distantes. Isto que disseram é uma calúnia e difamação. Apenas somos contra a destruição da Praça.
ResponderExcluirNão existe necessidade de uma plataforma grande na N.Sra. da Paz. Isto talvez tenha sido necessário na Gal. Osório, pois a estação é embaixo do morro e abriram três saídas, inclusive para Copacabana. Na Gal. Osório existe apenas rocha bruta sobre a estação, e não uma grande Praça (que é quase um parque). E para que lojas no subsolo? Para adensar ainda mais o bairro? A área de Ipanema e Leblon foram consideradas oficialmente, pela própria Prefeitura, áreas que não devem crescer mais do que já estão, para não adensar as mesmas. E que espécie de Prefeito é este que um dia reclama que a cidade tem excesso de concreto e no dia seguinte é favorável à destruição da Praça?
O metrô e a estação no bairro do Catete passa exatamente por baixo da Rua do Catete, e as escadas de saída e acesso para a rua ficam nas calçadas da Rua do Catete. Se os governantes insistirem na idéia de prolongar a linha do metrô em Ipanema, poderiam fazer a estação com as escadas de acesso nas calçadas da Visconde de Pirajá (entre as ruas Mª Quitéria e Garcia D'Ávila), que inclusive são mais largas e mais espaçosas que no Catete, e a própria Visconde é bem mais larga - logo, cabe os trilhos do trem, as plataformas de embarque, as bilheterias e escadas apenas na Visconde de Pirajá, sem necessidade de destruir a Praça N.Sra. da Paz. Qurem fechar e cortar centenas de árvores da Praça toda apenas para que ela se transforme num espaço para espalhar e estacionar máquinas, tratores, caminhões, material de obra. Porque não usam outro local para estacionamento e máquinas e estocagem de material? Quando as pessoas pensam, raciocinam, encontram uma solução alternativa. E o governo ainda alega que menos de 5% da Praça seria usada para o metrô - uma mentira!
E porque o governo não divulga o projeto da estação na Praça? Por que está escondendo? Querem o metrô para as Olimpíadas, estão embromando, para depois dizer: "Agora necessitamos construir em caráter de urgência e não podemos mais debater o assunto - vamos construir na Praça mesmo".