BUEIRO EM IPANEMA

..Fumaça em bueiro assusta moradores de Ipanema


Por Carolina de Oliveira (carolina.ocastro@oglobo.com.
Agência O Globo – 3 horas atrás....

RIO- Um bueiro na esquina das ruas Farme de Amoedo e Nascimento Silva, em Ipanema, soltou muita fumaça na manhã desta quinta-feira. As pessoas ficaram assustadas e chamaram os bombeiros. Segundo a corporação, folhas secas acumuladas no bueiro teriam queimado, mas a causa do incêndio ainda é desconhecida, mas os bombeiros trabalham com o hipótese de que uma guimba de cigarro tenha provocado a combustão.

Desde junho as empresas responsáveis por bueiros que explodirem na cidade, causando vítimas ou danos, vão ter que pagar multa de R$ 500 mil. A quantia vale para todos os casos: se a explosão provocou ferimentos ou mortes e se causou danos ao patrimônio público ou privado. A lei, de autoria do vereador Carlos Alberto Saes Bercardino (PTC), foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes.

Após uma série de acidentes envolvendo explosões de bueiros, um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi firmado, em julho do ano passado, entre o Ministério Público estadual e as concessionárias, obrigadas, desde então, a pagar R$ 100 mil a cada explosão que cause morte, lesão corporal ou dano ao patrimônio. Desde então, ocorreram três explosões na cidade, mas apenas uma - relativa a um bueiro na Rua Conde Lages, na Glória, que foi pelos ares e danificou um carro - gerou multa. Ela foi paga há quatro meses pela Light.

Somente no ano passado, foram registrados diferentes tipos de problema em pelo menos 15 bueiros da cidade, como explosões, deslocamentos de tampa, e saída de fumaça. De agosto de 2001 a fevereiro passado, a prefeitura vistoriou 40.320 bueiros e encontrou 314 com alto risco de explosão.



....

Nenhum comentário:

Postar um comentário