PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

http://youtu.be/E2k8fekRT64

EM DEFESA DA PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

Espaços públicos devem servir ao povo, seu dono, e sua ocupação deve obedecer à vontade e às práticas culturais da população. Esta é a base da nossa luta pela preservação da Praça NS da Paz, que compõe a dinâmica urbana de Ipanema e da cidade do Rio de Janeiro. 

O governo do estado quer destruir Praça. Nós queremos preservar Praça. 

O governo do estado diz que é elitismo defender a Praça. Mas, ora, é elitismo defender a preservação de um espaço verde? É elitismo seguir a palavra de ordem mundial: “desenvolvimento com preservação”?

Não somos contra o metrô, somos usuários do metrô e entendemos que as medidas de proteção ao meio ambiente, que estão na pauta do governo brasileiro, devem pautar os caminhos do metrô.

Se para o governo do estado o subsolo da Praça NS da Paz é valioso para construir uma mega estação e estacionamento e lojas, para nós ele é valioso para abrigar as raízes das árvores centenárias, cujas sombras têm protegido sucessivas gerações de cariocas e turistas, cujos galhos têm abrigados sucessivas gerações de pássaros, bio-diversidade rica e rara no coração de um centro urbano do porte de Ipanema.

Se a questão do governo do estado é o acesso da população ao metrô, que se façam acessos ao longo do bairro – nas calçadas largas é possível construir acessos sem sequer tocar as raízes das árvores da Praça.

O governo do estado não explica porque quer destruir a praça, não explica porque não pode dar acesso ao metrô sem acabar com o coração verde que pulsa no bairro de Ipanema, não apresenta o projeto que pretende realizar no local e usa a mídia para dizer que “as árvores serão repostas”. Nós não temos as facilidades da máquina administrativa para divulgar nossos medos, não temos dinheiro público para gastar em defesa de nossa vontade, temos apenas consciência e tenacidade: não queremos passar para a História como os que assistiram impassíveis à destruição de um tesouro ecológico.

A evolução urbana deve acontecer com responsabilidade, não pode ser desculpa para o uso desordenado do espaço público ou servir a qualquer outro interesse que não o desejo e o bem estar de seus donos - nós, a população do Rio de Janeiro.

Não somos apenas ipanemenses que defendem a NS da Paz – pessoas dos mais diferentes bairros e cidades e países estão entre as milhares que vêm assinando o abaixo-assinado contra a destruição da Praça. Lutamos porque acreditamos ser este o nosso dever – o pulmão verde que é a NS da Paz não pode ser destruído pela falta de consciência dos que foram eleitos para nos representar e defender.

Esta é uma luta coletiva, pacífica e emocionada. Juntem-se a nós, enquanto é tempo. Depois que eles entrarem com as máquinas e arrancarem as árvores, só nos restará chorar e matar as saudades da NS da Paz em fotos que nos lembrarão da beleza que nós teremos permitido exterminar.

Sandra Lousada

Um comentário:

  1. Sandra, belíssima colocação do que
    todos nós, cidadãos conscientes, não alienados pela ganância, pensamos.
    Parabéns, vamos lutar até o fim.

    ResponderExcluir