PRAÇA DA PAZ


Moradores reúnem mais de 10 mil assinaturas contra metrô na Praça Nossa Senhora da Paz

Coordenadora da ONG Projeto Segurança de Ipanema ressalta que área é tombada pela prefeitura


Árvores da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema
Foto: Simone Marinho / O Globo
Árvores da Praça Nossa Senhora da Paz, em IpanemaSIMONE MARINHO / O GLOBO
RIO - Mais de dez mil assinaturas compõem um abaixo-assinado contra a instalação de uma estação do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Segundo Ignez Barreto, coordenadora da ONG Projeto Segurança de Ipanema, neste sábado, as assinaturas vão estar expostas em folhas penduradas em varais montados na praça. O bom humor não esconde a apreensão dos moradores, que chamam a atenção para o nome do espaço público.
— A paz da praça vai ficar totalmente comprometida com o metrô. Ipanema não é contra o metrô. Mas não quer o metrô na Praça Nossa Senhora da Paz. Há espaços no entorno, inclusive alguns imóveis comerciais vazios, onde poderia ser construída a nova estação. Trata-se do quintal das nossas crianças, da área de lazer dos idosos, do lugar de descanso das pessoas que trabalham no bairro, que tiram sua hora de almoço lá. No verão, a praça, com suas sombras, é um oásis. Uma estação de metrô é trânsito, gente indo e voltando rapidamente. São dois tipos de uso e de espaço completamente diferentes. Ipanema já tem a estação da Praça General Osório e terá uma no Jardim de Alah, na fronteira com o bairro do Leblon. Mas, se o governo achar que tem que haver ter uma estação no miolo do bairro, há outras formas de fazer isso — diz Ignez Barreto.
Ela ressalta que a praça é tombada pela prefeitura.
— Até este sábado, teremos mais de 12 mil assinaturas — diz Ignez, acrescentando que o projeto da estação do metrô prevê a derrubada de 113 árvores. — Hoje, a Praça General Osório, que tem um chafariz do Mestre Valentim do século XVIII, perdeu muito da sua força como espaço de convivência. Tememos que o mesmo ocorra com a Nossa Senhora da Paz.
Presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Carlos Monjardim afirma, porém, que a entidade fez uma pesquisa na qual ouviu cerca de 450 pessoas e 80% delas se disseram favoráveis à instalação da estação do metrô na praça.
— Somente a estação da General Osório não atende a população de Ipanema. É uma oportunidade que o bairro não pode perder — argumenta ele.
De acordo com a assessoria de imprensa do governo do estado, as entradas da estação ficarão localizadas nas laterais da praça, com acesso do público pelas ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre. Portanto, não será necessário entrar na área da praça para acessar a estação. Ainda segundo o governo do estado, a estação será construída no subsolo, e os acessos serão nas bordas, junto à calçada, ocupando 2% da área da praça. Quanto às árvores, das 309 ali existentes, 13 figueiras serão cortadas. Outras cem árvores da parte interna serão transplantadas para um horto, onde serão tratadas e replantadas na praça ao fim da obra.





2 comentários:

  1. Na atualidade aonde a preservação é um assunto de pauta em todo o mundo, mais uma vez nossos governantes nos surpreendem com a total falta de atenção e descaso com a nossa cidade!
    Será que é porque o Governador "mora" mais em Paris do q no Rio de Janeiro? Ou será porque obras sempre são grandes fontes de receitas irregulares para esses governantes sem escrúpulos?

    ResponderExcluir
  2. Não sou contra o metrô mas a proposta de integrar a Barra a linha já existente é uma falta de planejamento. Os moradores de Ipanema, Leblon, Copacabana e Botafogo não terão mais como usar o metro pois os trens já chegarão a essas estações lotados . O correto era implementar o projeto original ligando a Barra ao cEntro através da Gávea e Jardim Botanico.
    Sim ao metro! Mas NÃO ao metro sem planejamento urbano!

    ResponderExcluir