MENSALÃO JÁ


Mutirão nacional pelo julgamento do Mensalão. RJ: 20/5, 11h, Posto 9
 

 

 
 
ESTE MUNDO POSSIVEL
RSS
TWITTER
LINKEDIN
FACEBOOK
MUTIRÃO NACIONAL PELO JULGAMENTO DO MENSALÃO JÁ!
Atos e coleta de assinaturas para a petição ao STF ocorrerão no dia 20 de maio
Rio de Janeiro: Posto 9, Ipanema, 11h
Um mutirão nacional pedindo agilidade no julgamento do Mensalão será realizado neste domingo, 20 de maio. A manifestação está sendo organizada pela rede de movimentos contra a corrupção e a impunidade. A meta principal é coletar mais assinaturas para a petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) por celeridade no processo. Já foram computadas 28 mil assinaturas, sendo 18 mil na Internet e 10 mil no papel, em diversos estados do país.
O processo do Mensalão no STF acaba de completar 4 anos e 6 meses e as denúncias ocorreram há mais de 7 anos.
Movimentos de doze cidades confirmaram (até 15/5) a participação no mutirão e os organizadores aguardam novas adesões. Estão programadas manifestações no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Vitória, Florianópolis, João Pessoa, Cascavel (PR), Botucatu (SP), Jaú (SP), Dracena (SP) e Panorama (SP).
Cadeia de frente para o mar
No Rio, o Movimento 31 de Julho contra a Corrupção realizará a manifestação no Posto 9, em Ipanema, às 11h. Será montada a alegoria de uma prisão de frente para o mar. Grupos de outras cidades também montarão suas réplicas de celas e cadeias. Segundo Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho, “não será por falta de xadrez que os juízes do STF terão motivo para atrasar ainda mais o julgamento”.
As manifestações são pacíficas, garantidas pela Constituição. Os organizadores recomendam que, a critério dos movimentos locais, seja requerida proteção policial com a necessária antecedência.
Incerteza sobre o julgamento
O motivo da mobilização é a dúvida sobre a realização do julgamento do Mensalão pelo STF neste semestre, abrindo a possibilidade de prescrição de diversos crimes e de candidaturas de acusados, que poderão escapar da Lei da Ficha Limpa. Ainda não é certo que o ministro Lewandowski concluirá a revisão do processo em tempo hábil e percebe-se que aumenta a pressão de áreas do governo para retardar o julgamento.

Na Internet, o abaixo-assinado pelo Julgamento do Mensalão está no Portal Petição Pública, no seguinte endereço:
Os termos da petição são os seguintes: “Aos Ministros do STF: Fazemos um apelo a V.Exas para não permitirem que os crimes do Mensalão prescrevam antes do julgamento e que pedidos de vistas e adiamentos beneficiem os acusados. O processo está em tramitação há muito tempo. Deixar que ocorra prescrição e que os acusados continuem a se aproveitar da demora do julgamento significará verdadeira oficialização da impunidade no Brasil”.
A petição tem o apoio de diferentes setores da sociedade. Entre as pessoas que aderiram estão: o príncipe D. João de O. E Bragança, os deputados Luiz Paulo Correa da Rocha, Chico Alencar e João Batista de Araújo (Baba), o ex-ministro Marcílio Marques Moreira, o empresário Ivan Botelho, o diretor de tevê Daniel Filho, a cantora Olívia Byinton e os economistas Paulo Guedes, Elena Landau e Pérsio Arida.
O abaixo-assinado será entregue em seguida no STF pelos movimentos Transparência Brasil e Queremos Ética na Política. O endereço para remessa das folhas com as assinaturas é:
Comissão Organizadora SOS STF / Missão Ampulheta em Brasília:
A/C: Sr. Rodrigo Netto
SHIS QI 13, conj. 12 casa 05
Lago Sul – BSB / DF – CEP: 71635-120
Informações atualizadas sobre o mutirão pelo julgamento do Mensalão no dia 20 de maio podem ser obtidas na página do evento no Facebook:
http://www.facebook.com/events/291176100966036/
Outras informações no Rio de Janeiro:
Marcelo Medeiros e Ana Luiza Archer
movimento31dejulho@gmail.com
Telefone: 21-8165-4444
Mutirão Nacional pelo Julgamento do Mensalão Já! Domingo, 20 de maio. Cidades confirmadas em 15/5:
- BELÉM (PA) - Basílica Santuário N S de Nazaré
- BELO HORIZONTE - Praça da Liberdade
- BOTUCATU (SP) - Praça do Bosque – Centro, 19/5, 10h
- CASCAVEL(PR) - Lago Municipal, 14h
- DRACENA (SP) - Praça Arthur Pagnozzi, 8h
- FLORIANÓPOLIS (SC) -Trapiche da Av. Beiramar Norte, 10h
- JAÚ (SP) - Praça da República, 17/5, 14h
- JOÃO PESSOA (PB) - Coleta itinerante
- PANORAMA (SP) - Em frente ao Mercado São João
- RIO DE JANEIRO (RJ) - POSTO 9 - 11h
- SÃO PAULO (SP) – MASP, 10h e Universidade Uninove
- VITÓRIA (ES) – Praia de Camburi (Hotel Aruan), 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário