MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA DA PAZ

Moradores protestam contra construção de


estação do metrô em praça de Ipanema

Manifestantes colheram 12 mil assinaturas, expostas no Varal Acima Assinado

.Do R7


...Moradores e frequentadores de Ipanema, bairro nobre da zona sul do Rio de Janeiro, fazem neste sábado (12) uma manifestação contra a instalação de uma estação do metrô na praça Nossa Senhora da Paz. No local será exposto um mural, batizado de Varal Acima Assinado, com 12 mil assinaturas pedindo o tombamento de 113 árvores centenárias, que deverão ser cortadas para a obra.

Os manifestantes pretendem entregar as assinaturas ao governador Sérgio Cabral, ao prefeito Eduardo Paes e ao Ministério Público Estadual, para que o órgão possa anexá-las à ação civil pública que tramita na 15ª Vara de Fazenda Pública da capital. A ação proposta pelo MP pede a paralisação das obras da linha 4, que ligará Ipanema a Barra da Tijuca, por suspostas irregularidades no licenciamento ambiental, entre outros problemas verificados pela Promotoria.

Segundo os moradores, a construção do metrô prejudica a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e ambiental de Ipanema.

Eles também alegam que o bairro já é servido pela estação General Osório e a praça é a principal área de lazer das famílias que vivem em Ipanema e de quem visita o bairro. Assim como Copacabana, Ipanema tem muitos moradores idosos que usam o local como ponto de encontro.

Para colher as assinaturas contrárias à obra, os organizadores do movimento se mobilizaram durante 45 dias, visitando escolas, igrejas, academias, lojas e até o calçadão da praia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário