PARQUE DOIS IRMÃOS

..Parque Dois Irmãos é redescoberto por moradores

Por Cibelle Brito (cibelle.brito@oglobo.com.br)

Agência O Globo –



Muitos moradores da Zona Sul não sabem, mas quem segue pelas rua Gabriel Mafarrej e Aperana, quase no final da movimentada Visconde Albuquerque, no Leblon, vê o cenário urbano mudar radicalmente para um local verde e repleto de pássaros. Para se ter uma ideia, somente no mês passado o presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon, Augusto Boisson, conheceu o Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos, que acaba de ter seu deque reformado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

- Tenho 50 anos de Leblon e não o conhecia. Fiquei extasiado e, agora, faço questão de divulgá-lo - diz.

Conservação e limpeza atraem visitantes

A coordenadora de proteção ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Isabela Lobato, responsável pelo parque, afirma que, assim como Boisson, muitos cariocas desconhecem lugares bonitos como o Penhasco Dois Irmãos.

- O carioca fica restrito à orla e esquece de explorar os parques da cidade. A frequência de visitantes é um sinal da melhoria da sensação de segurança proporcionada pela Guarda Municipal, pela limpeza e pela recente pacificação do Vidigal - argumenta Isabela.

Com cerca de 25 hectares, o espaço possui espécies remanescentes da Mata Atlântica, e um pequeno lago com vitórias-régias. São três mirantes com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, o Corcovado e as praias de Ipanema e do Leblon, com a de Copacabana ao fundo.

O parque foi escolhido pela companhia Air France para a construção do memorial em homenagem às vítimas da queda do avião que fazia o voo AF-447, em 2009. O monumento foi inaugurado numa missa celebrada em junho do ano passado.

- Os parentes das vítimas do acidente aéreo queriam um local próximo ao mar, na cidade do Rio. Os pássaros vistos no monumento são uma referência ao mar. O aspecto positivo é que a Air France se comprometeu a manter o espaço permanentemente preservado - conta Isabela.

..

Nenhum comentário:

Postar um comentário