VERÃO !



Postos da orla fechados para obra em pleno verão

Obras em banheiros do 5 e do 9 vão até o Carnaval. Calor deve bater recorde domingo

POR Diogo Dias


Rio - Banhistas que frequentam as areias de Copacabana e Ipanema estão de cabeça quente, e não é por causa das altas temperaturas do verão carioca, que amanhã deve bater recorde de calor, segundo previsão meteorológica. Em plena temporada de praia, dois postos de salvamento, o 5 e o 9, estão em reforma, impedindo o público de se lavar e se refrescar nas duchas ou de usar os banheiros públicos. Os postos vão ficar interditados pelo menos até o Carnaval.


Um dos pontos mais disputados da Praia de Ipanema, o Posto 9 está fechado desde outubro. Apertada para ir ao banheiro, a estudante Paula Braga, 21 anos, deu de cara com os tapumes da obra. Além de andar cerca de 800 metros, teve que encarar longa fila que se formou no Posto 8.“Aguentei o máximo que pude para chegar até aqui e me deparo com essa fila. Nunca vi tanta gente para usar o banheiro, ainda mais no meio de semana”, reclamou.A demanda pelos serviços do Posto 9 também reflete no vizinho Posto 10, onde a fila do banheiro impressionou as turistas argentinas Sofia Dartiguelongue, 22 anos, e Yuliana Nicolini, 21. Pela primeira vez no Brasil, as amigas criticaram a falta de estrutura para atender os banhistas.“A praia é um dos maiores cartões-postais da cidade. A gente esperava encontrar boa oferta de serviços. Nunca imaginei que ficaria tanto tempo esperando para ir o banheiro”, criticou Yuliana, depois de 15 minutos na fila.

Reforma do Posto 9 está a pleno vapor; promessa era de que estivesse pronta no fim do ano passado Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

No Posto 4, em Copacabana, os comentários não são diferentes. Longas filas estão se formando no local por causa da interdição do Posto 5. “Como não gosto de praia cheia, procuro vir sempre no meio de semana. Mas a facilidade para usar o banheiro acabou quando a obra começou”, reclama a dona de casa Salete Santana, 41 anos.Fila também para ducha de água doceA interdição dos postos 5 e 9 sobrecarregou as duchas dos postos vizinhos. Banhistas contam que, antes do início das obras, era raro encarar fila para o serviço. Para os usuários, a reforma deveria ter sido concluída antes do verão.“Gosto de tirar o sal do corpo antes de ir embora da praia. Acho legal fazer melhorias, mas a obra não deveria demorar tanto tempo”, comenta a estudante Thamires Cardoso, 18 anos. Ela e a amiga Dandara Martins, 18, utilizaram o serviço no Posto 8.Se depender do clima, as filas dos postos ficarão ainda maiores neste fim de semana. A previsão é de novo recorde de calor e de poucas ondas, com altura de até meio metro. A temperatura deve chegar hoje a 37 graus e, amanhã, a 39. Os termômetros variaram ontem entre 23 e 37 graus. Segundo o Climatempo, só na terça volta a chover.Depois de reabertos, mais dois em reformaDepois que as obras nos dois postos foram concluídas, outras duas unidades, em Copacabana e Leblon, serão interditadas para reforma. Vice-presidente da concessionária Orla Rio, João Marcello Barreto explica que a reforma vai ampliar o serviço oferecido nos postos e ressalta que, com a modernização, as filas devem diminuir.“Toda obra causa transtorno. Mas depois de inaugurada, a população vai contar com um serviço melhor e mais qualificado”. Hoje, cada posto tem um banheiro de homem e outro de mulher. Após a obra, haverá mais um masculino. Além das duchas, serão construídas cabines reservadas para banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário